modelo de mulher através dos tempos

Post on 07-Jun-2015

547 Views

Category:

Documents

2 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

Ìcones femininos através dos tempos

• Slides baseados na leitura do texto

• A imagem Corporal de Simone Castilho(2001)

• Silvia Marina Anaruma• UNESP – Campus de Rio Claro • 2011 Fev.2013

O nascimento de Venus de Butticelli (1485)IDADE MÉDIA

Sec. XIX – Dois modelos: a esguia e a voluptuosa

Formas voluptuosas de Renoir

Homem de Renoir

Kay Francis (1920)

SÉCULO XX

• Explodem os casos de transtornos alimentares (1926)

Greta Garbo

Década de 30

Grecy Kelly

Anos 50

Mulher Maçã

Gracy Kelly

Marilin Monrey

Anos 50

Marta Rocha

Quase Miss Universo em 1954

Twiggy 1971

Jane Fonda

Victoria Principal

Miss infantil

Onde está a infância?

Barby

Como uma bem-sucedida boneca pode nos ajudar a compreender como se estabelecem os padrões

de beleza na sociedade

Em 1997, o psicólogo Albert Magro, pesquisador da Faculdade Estadual de Fairmont, Virgínia do Oeste, conseguiu esclarecer o mistério. Ele mostrou a 495 indivíduos ilustrações e retratos de pessoas com diversas características e formatos do rosto e corpo. Os participantes deviam indicar quais aspectos consideravam mais atraentes.

Foi constatado que as pessoas detestam coxas curtas, pernas curvadas, dentes caninos grandes (sobretudo os pontiagudos), gengivas proeminentes, mãos longas, dedos curvados, polegares e pescoço curtos e maxilares excessivamente projetados. Entre as características mais apreciadas estão: pernas longas, pescoço comprido, lábios rosados e carnudos, olhos grandes, ombros eretos, dentes regulares, dedos afunilados, pele lisa e sem pêlos, ventre plano, arco da sola do pé acentuado, isto é, as mesmas características da Barbie. O estudo foi publicado na revista Perceptual and Motor Skills. Faltava, porém, explicar por que esses aspectos são tão atraentes.

• Albert Magro recorda que, ao longo da evolução da espécie, os traços hoje considerados atraentes desenvolveram-se quando as pessoas começaram a caminhar eretas, o que coincidiu com o aumento da inteligência, das habilidades manuais e com a dieta onívora. A adoção da marcha bípede, por exemplo, trouxe o alongamento das pernas e do pescoço e posicionou os ombros mais para trás. A alimentação variada modificou a forma do maxilar e da dentição. O desenvolvimento do córtex cerebral levou ao aumento do volume do crânio, ao passo que a inteligência ampliou a habilidade de usar utensílios, o que acarretou a modificação do formato das mãos. Quanto aos lábios, somos a única espécie cujas mucosas labiais são voltadas para fora, traço observado também em macacos, mas apenas no estágio fetal.

• “Testemunhamos uma perseguição frenética e cada vez maior dos ideais de beleza á medida em que se amplia a liberdade sexual, bem como à informação através, por exemplo, da internet.”

A evolução de Vênus

Magro constatou também que os aspectos que menos agradavam os participantes da pesquisa correspondiam às características de nossos antepassados mais primitivos e de alguns macacos modernos. Quando se olha para uma Barbie, nota-se que, não por acaso, a boneca é um condensado de traços evolutivos (corpo e rosto), sem nenhum traço primitivo. Seria este o segredo de sua popularidade?

Fev.2013

top related