melanoma anorretal. apresentaÇÃo de … anorretal. apresentaÇÃo de trÊs casos e revisÃo da...

Post on 23-Dec-2018

214 Views

Category:

Documents

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

MELANOMA ANORRETAL.APRESENTAÇÃO DE TRÊS CASOS EREVISÃO DA LITERATURA

GERALDO MAGELA GOMES DA CRUZ - TSBCPILSON GERALDO DA SILVA - ASBCPRICARDO GUIMARÃES TEIXEIRA - FSBCPJOSÉ DE SOUZA ANDRADE FILHOGIL PATRUS MUNDIN PENA

RESUMO: Os tumores malignos do ânus e do canal anal são muitos raros, não ultrapassando a incidência de 2% de todos ostumores malignos anocolorretais, sendo que o melanoma não ultrapassa a incidência de 0,1 a 1% dos tumores malignos localiza-dos no anorreto, e, portanto, a experiência de qualquer hospital baseia-se em muito poucos casos ou em pequenas séries ou relatosde casos. O melanoma anorretal é um tumor de origem neuro-ectodérmica, oriundo de melanócitos da zona de transição acimada linha pectínea, crescendo para cima em direção ao reto ou para baixo em direção ao canal anal e o ânus. Em revisão feita pornós, em julho de 1998, após os 141 anos que separam a descrição, por Moore(47), em 1857, do primeiro caso de melanoma malig-no primário da região anorretal, encontramos apenas 562 casos registrados na literatura. Chamam a atenção dois aspectos dadoença: sua raridade e os elevadíssimos índices de péssimos prognósticos, mesmo com cirurgias agressivas. Os autores estudamtrês pacientes portadores de melanomas anorretais seguidos e operados, nos últimos dois anos, no Serviço de Coloproctologia daSanta Casa de Belo Horizonte. Os autores traçam um paralelo entre seus achados e os relatos da literatura, verificando a eleva-da raridade da doença, o diagnóstico geralmente em fase avançada, a pequena eficácia da cirurgia, a ineficácia da radioterapiae da quimioterapia, a evolução quase inexorável para óbito, fatos comprovados pelos baixíssimos índices de cura e elevadosíndices de mortalidade a curtíssimo prazo.

UNITERMS: melanoma anorretal; melanoma; câncer anorretal; tratamento cirúrgico; amputação abdominoperineal; ressecção local alargada.

top related