manual técnico do fundecitrus sobre o bicho furão

Post on 07-Jan-2017

222 Views

Category:

Documents

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

manual.pmd 4/10/2007, 11:091

02

Em áreas de climaquente pode

haver um númeromaior de gerações.

A ocorrência por região(nº gerações/ano)

Obicho furão (Gymnandrosomaaurantianum) é uma mari-posa que deposita ovos em

frutos. A lagarta se alimenta dapolpa e provoca o seu apodre-cimento e queda.

Quando a infestação éprecoce, os frutos ver-des também podem seratacados.

O inseto ocor-re durante to-do o ano, comp o p u l a ç ã oreduzida no outono em virtude damenor disponibilidade de frutos,principalmente maduros.

Barretos (8,3)

Bebedouro (7,3)

Limeira (7,1)

Araraquara (7,2)

São José do RioPreto (8,2)

manual.pmd 4/10/2007, 11:092

03

2. ovo

3 a 5 dias

3. lagarta

14 a 30 dias

1. mariposa

14 a 21 dias

4. Pupa

9 a 21 dias

1A fêmea (mariposa) coloca apenas um ovo por fruto, geralmente aoentardecer (a partir das 17 horas) - período ideal para o controle.

2Cada fêmea pode colocar até 200 ovos durante o ciclo, preferencialmenteem frutos que estão de 1 a 2 m do solo.

3Dos ovos saem lagartas de cabeça escura que penetram no fruto, apóscaminhar por aproximadamente 4 horas, e se alimentam da polpa provocando

o seu apodrecimento.

4Antes que o fruto caia, as lagartas tecem um fio para descer ao solo, ondepassam para a fase de pupa. Algumas vezes, a pupação pode ocorrer no

fruto.

Dura de 32 a 60 dias (ovo a adulto) e é mais rápido em regiões quentes(temperatura média de 30°C é a mais adequada para seu desenvolvimento)

manual.pmd 4/10/2007, 11:093

04

Não é difícil confundir o ataque do bicho furão com o da mosca-das-frutas.Saber a diferença, ajuda na escolha do método de controle adequado.

Os frutos atacados pelo bicho furãotornam-se mais amarelos que os demais,o que facilita a detecção do ataque.

Os frutos atacados, em sua maioria, caem.

O orifício de penetração da lagarta ficaevidente, e podem-se observar secreções, quesão restos de alimentação e excremento.

Esse excremento endurece e ficabem visível, grudado à abertura nacasca.

Fruto atacado pela mosca-das-frutas

Amosca-das-frutas ataca frutos maduros. O local atacado fica mole e apodrecido, enquanto que, o

atacado pelo bicho furão torna-se endurecido. A larva éde coloração esbranquiçada e não tem pernas.

Essa característica ajudaa identificar a presença do bicho

furão no pomar.

Fruto atacado pelo bicho furão

A principal diferença entre o ataque do bicho furão e o da mosca, é que, após penetrar no fruto, ele

lança excrementos e restos de alimentos para fora dacasca. Além disso, em altas populações, o bicho furãoconsegue se desenvolver em frutos verdes, ao contrárioda mosca-das-frutas. A lagarta apresenta pernas, linhasde cerdas e pintas no dorso e é de coloração creme amarrom.

manual.pmd 4/10/2007, 11:094

05

As pesquisas concluí-ram que é melhor monitorar a popu-

lação de adultos, antes decausarem danos aosfrutos.

É característica dessapraga ter aumentos popu-lacionais muito rápidos,que impedem o sucesso docontrole quando baseadoem número de frutosatacados.

Para maior eficiência,foi desenvolvido um méto-do de monitoramento demariposas do bicho furãopor meio de feromôniosexual sintetizado, empastilhas. O feromônioatrai os machos paraacasalamento.

Em propriedades complantio de variedades de

Veja o método maisindicado,

desenvolvido porpesquisas

Em épocas secas, o citricultor pode observar número altos de insetoscapturados na armadilha, sem haver danos nos frutos. Isso ocorreporque há a redução da capacidade do bicho furão colocar ovos com

umidade relativa abaixo de 50%. Nesse caso, consulte um engenheiroagrônomo.

FeromônioÉ uma substância químicaproduzida pelas fêmeas, que servepara atrair os machos para oacasalamento.

diferentes épocas de maturação e colheita, omonitoramento deve ser iniciado na mudança decoloração dos frutos e extende-se até a colheita. Nessaspropriedades o monitoramento deverá ser realizadodurante, praticamente todo o ano,somente deixando de se realizarnos meses de não disponi-bilidade de frutos e/ou quandoestes estiverem verdes.

ATENÇÃO

manual.pmd 4/10/2007, 11:095

06

Fenologia da planta x Périodo de ocorrência do bicho furão

Monitoramento

manual.pmd 4/10/2007, 11:096

07

Oferomônio é comercializado pela Coopercitrus, em um kit que contémuma pastilha com feromônio e uma armadilha, com paredesrevestidas com cola para captura dos insetos. A montagem da

armadilha é bastante simples (veja na página 09).

10 ha

r = 350m

10 ha

Nível de controleO monitoramento é feito pormeio do registro do número demachos adultos coletados nasarmadilhas a cada sete dias.O controle deve ser realizadoconforme faixa de cores (vejana página 08). Após a conta-gem, os insetos devem serretirados (com um graveto ouespátula) de dentro daarmadilha.

LocalElas devem ser colocadas nos ponteirosdas árvores, onde o bicho furãoacasala, e trocadas a cada 30 dias.

ÁreaCada armadilha cobre uma área de 10hectares (de 3 mil a 3,5 mil plantas).

EspaçamentoPara monitorar a praga, deve-se colocaruma armadilha a cada 350 m. Cadaarmadilha tem um raio de ação de 175m.

manual.pmd 4/10/2007, 11:097

08

Faixa verde – Livre (captura de 0 a 5 machos/armadilha/semana)Nesse caso, a faixa verde demonstra que existeuma baixa incidência da praga na área e oprodutor não precisa tomar medidas de controleno momento, mas deve continuar avaliandosemanalmente a armadilha para acompanhar aflutuação da praga.

Faixa amarela – Atenção (captura de 6 a 8machos/armadilha/semana)Neste caso, a faixa amarela demonstra que a áreaestá sob o risco de ataque, mas que a populaçãoda praga pode cair ou subir, dependendo dascondições locais de clima e inimigos naturais.Portanto, o produtor pode decidir por aguardarmais uma semana para tomar a decisão decontrolar ou não a praga.Se na próxima semana, a captura ficar novamenteentre 6 a 8 (faixa amarela – atenção), ou for acimade 8 (faixa vermelha – controle), o produtor deveentão controlar a praga, seja por método químicoou biológico.

Conheça melhor cada faixa de cor e o que fazer em cada caso

Faixa vermelha – Controle (captura de 9 ou maismachos/armadilha/semana)Indica que a área está com alta infestação dapraga. Neste caso, o produtor necessita realizaro controle imediatamente, pois a população dapraga está alta e poderá causar perdassignificativas de frutos na área.

manual.pmd 4/10/2007, 11:098

A montagem da armadilha é bem simples.Siga as instruções como indicado.

1 Segure a dobra em cima da armadilhacom uma das mãos e com a outra abra asabas da parte de baixo da armadilha para aslaterais.

3Tire a pastilha do Ferocitrus Furão do

papel alumínio, com cuidado para nãodanificar ou remover o papel e a películaplástica. Coloque-a no centro, localizada naparte de baixo da armadilha, conformeindicado na figura.

Puxe a dobra de baixo da armadilha,fazendo com que a mesma adquira o

formato de um losango ou diamante, com ocuidado para não puxar muito a ponto daslaterais se encontrarem.

2

Com o auxílio dos dedos da mão quesegura a armadilha na parte de baixo, vire

as abas laterais para dentro da armadilha,fechando as janelas laterais. Cuidado paranão amassar e não dobrar as janelas laterais,o que implicará na deformação da armadilha,danificando a captura dos insetos e dimi-nuindo a vida útil da mesma.

4

09

manual.pmd 4/10/2007, 11:109

Podem ser utilizados podutos químicos, biológicos oureguladores de crescimento de insetos (fisiológicos)

Hora certa – Qualquer método de controle escolhido deve serrealizado ao entardecer, horário em que a pragaacasala e coloca os ovos.

Quando pulverizar - As pulverizações devem ser feitas somente nostalhões que atingirem o nível de controle (pelomenos 6 machos/armadilha/cada semana).

Controle químico - O controle visa eliminar os adultos e a lagarta emtrânsito. Os inseticidas químicos podem ser usadosnos focos iniciais da praga.

Controle fisiológico - Os inseticidas fisiológicos têm efeito por até 30dias. A vantagem destes produtos é que eles sãomais seletivos em relação aos inimigos naturaisdo bicho furão, preservando aranhas, formigas,ácaros e outros predadores.

Produtos – O controle pode ser feito com produtos biológicosou químicos. O primeiro é indicado para infes-tações baixas (média de 8 machos/armadilha/semana). O segundo para baixas e altasinfestações.

Controle biológico – O objetivo é esperar a postura e fazer o controleantes que a lagarta penetre no fruto.Os inseticidas biológicos, à base de Bacillusthuringiensis, são eficientes no controle do bichofurão.A pulverização deve ser por cobertura, na plantatoda. Deve-se esperar de 7 a 8 dias após a conta-gem da armadilha atingir o nível de controle. Asegunda aplicação é feita 20 a 30 dias mais tarde.Esses inseticidas agem por mais tempo quandomisturados com óleo vegetal ou mineral.

Antes da aplicação dos defensivos, solicite a orientação de um agrônomopara conhecer as doses corretas, os produtos registrados,

seletividade aos inimigos naturais e uso de equipamentos de proteção.

10

manual.pmd 4/10/2007, 11:1010

Retire os frutos atacadosCom o objetivo de interromper o ciclode vida do inseto, todos os frutosatacados, tanto os que estiverem naárvore quanto os que já caíram, devemser apanhados.Embora a maioria dos frutos que cai dasárvores não tenha a lagarta, pois ela jádesceu ao solo para passar à fase depupa, recomenda-se, para maiorsegurança, que eles sejam tambémrecolhidos e triturados ou enterrados.

Triture ou enterreOs frutos atacados devem ser trituradosou enterrados. A trituração requermáquina específica e a calda resultantepode ser usada como fonte de nutri-entes para a planta e deve ser jogadanas ruas do pomar. Se jogada sob a saiadas árvores, na sombra, pode favorecero crescimento do fungo Penicillium. Eleprovoca o apodrecimento do fruto naplanta. Sem máquina de triturar, asolução é enterrar os frutos no meiodas ruas do pomar. Sobre eles, a camadade terra deve ser de, no mínimo, 30centímetros, para que as lagartas nãocheguem à superfície.

Colha mais rápidoCaso haja o ataque do bicho furão, acolheita deve ser feita o mais rapida-mente possível, para evitar que apopulação da praga cresça. A mariposacostuma passar de talhões com frutosmaduros e mais velhos para outros comfrutos em fase de amadurecimento.

Além das aplicações de inseticidas, o citricultor deve tomaralguns cuidados adicionais para controlar o bicho furão

11

manual.pmd 4/10/2007, 11:1011

Adolfo (SP)(17) 3814-1303adolfo@fundecitrus.com.brAltair (SP)(17) 3889-1302altair@fundecitrus.com.brÁlvares Machado (SP)(18) 3273-4141alvares@fundecitrus.com.brAraraquara (SP)(16) 3301-7035araraquara@fundecitrus.com.brAraras (SP)(19) 3541-0598araras@fundecitrus.com.brAssis (SP)(18) 3323-5464assis@fundecitrus.com.brBariri (SP)(14) 3662-8366bariri@fundecitrus.com.brBastos (SP)(14) 3478-6810bastos@fundecitrus.com.brBebedouro (SP)(17) 3342-4983bebedouro@fundecitrus.com.brBoa Esperança do Sul (SP)(16) 3346-1886boaesperanca@fundecitrus.com.brBorborema (SP)(16) 3266-2888borborema@fundecitrus.com.brBrotas (SP)(14) 3653-4359brotas@fundecitrus.com.brBuritama (SP)(18) 3691-1833buritama@fundecitrus.com.brCasa Branca (SP)(19) 3671-2466casabranca@fundecitrus.com.brColômbia (SP)(17) 3335-0981bebedouro@fundecitrus.com.brDescalvado (SP)(19) 3853-3251descalvado@fundecitrus.com.brEngenheiro Coelho (SP)(19) 3857-9793araras@fundecitrus.com.brFrutal (MG)(34) 3421-9511frutal@fundecitrus.com.brGeneral Salgado (SP)(17) 3832-3400generalsalgado@fundecitrus.com.br

Getulina (SP)(14) 3552-3060getulina@fundecitrus.com.brGuaraci (SP)(17) 3815-1866guaraci@fundecitrus.com.brGuarantã (SP)(14) 3586-1131guaranta@fundecitrus.com.brIbirá (SP)(17) 3551-1338ibira@fundecitrus.com.brIcém (SP)(17) 3282-2507icem@fundecitrus.com.brIrapuru (SP)(18) 3861-1101irapuru@fundecitrus.com.brItapetininga (SP)(15) 3272-2979itapetininga@fundecitrus.com.brItápolis (SP)(16) 3262-2182 / 3262-7477itapolis@fundecitrus.com.brJales (SP)(17) 3632-6561jales@fundecitrus.com.brJosé Bonifácio (SP)(17) 3245-2766josebon@fundecitrus.com.brMarília (SP)(14) 3454-1897marilia@fundecitrus.com.brMartinópolis (SP)(18) 3275-3071alvares@fundecitrus.com.brMatão (SP)(16) 3384-1561matão@fundecitrus.com.brMirandópolis (SP)(18) 3701-1912mirandopolis@fundecitrus.com.brMogi Mirim (SP)(19) 3805-3006mogimirim@fundecitrus.com.brNova Granada (SP)(17) 3262-3730novagranada@fundecitrus.com.brNovo Horizonte (SP)(17) 3543-3466novohorizonte@fundecitrus.com.brOlímpia (SP)(17) 3281-4797olimpia@fundecitrus.com.brPalmeira D Oeste (SP)(17) 3651-1782palmeiradoeste@fundecitrus.com.br

Paraguaçu Paulista (SP)(18) 3361-1256assis@fundecitrus.com.brPenápolis (SP)(18) 3653-7907penapolis@fundecitrus.com.brPiraju (SP)(14) 3351-1174scriopardo@fundecitrus.com.brPresidente Venceslau (SP)(18) 3272-3062pvenceslau@fundecitrus.com.brReginópolis (SP)(14) 3589-1555reginopolis@fundecitrus.com.brSanta Cruz do Rio Pardo (SP)(14) 3373-1634scriopardo@fundecitrus.com.brSanta Fé do Sul (SP)(17) 3631-7292santafe@fundecitrus.com.brSão Manoel (SP)(14) 3841-4503saomanuel@fundecitrus.com.brSão Pedro do Turvo (SP)(14) 3373-1144scriopardo@fundecitrus.com.brSud Menucci (SP)(18) 3786-1717sudmenucci@fundecitrus.com.brTabatinga (SP)(16) 3385-2221tabatinga@fundecitrus.com.brTanabi (SP)(17) 3272-3813tanabi@fundecitrus.com.brTaquaritinga (SP)(16) 3253-3237taquaritinga@fundecitrus.com.brTeodoro Sampaio (SP)(18) 3282-3185tsampaio@fundecitrus.com.brUbarana (SP)(17) 3807-1271ubarana@fundecitrus.com.brUbirajara (SP)(14) 3472-1395ubirajara@fundecitrus.com.brVotuporanga (SP)(17) 3422-7221votuporanga@fundecitrus.com.br

Ligue grátis - 0800 112155www.fundecitrus.com.br

Fundecitrus na sua região

Créditos:Pedro Takao Yamamoto,pesquisador do Fundecitrus; JoséMaurício S. Bento e José RobertoPostali Parra, professores daEsalq/USP.

manual.pmd 4/10/2007, 11:1012

top related