lÍngua - centrodemidias.am.gov.br€¦ · por serem obcecados com a ideia de que existe um emprego...

Post on 01-Aug-2020

3 Views

Category:

Documents

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

ENSINO MÉDIO

CEMEAM CLASS

LÍNGUAPORTUGUESA

PROF.ª SHIRLEY VASCONCELOS

CEMAM CLASS – LÍNGUA PORTUGUESAConteúdoEfeito de sentido decorrente da escolha de uma determinada palavra ou expressão.

CONTEÚDOS E HABILIDADES

2

Habilidade • Descritor 18 - Reconhecer o efeito de sentido decorrente

da escolha de uma determinada palavra ou expressão.

CONTEÚDOS E HABILIDADES

3

O que significa efeito de sentido de uma palavra ou expressão dentro de um texto?

Texto é um objeto feito de palavras organizadas segundo regras e estratégias para expressar algum significado pretendido por seu enunciador. Cada palavra escolhida manifesta no leitor uma significação.

AULA

4

O que significa efeito de sentido de uma palavra ou expressão dentro de um texto?O significado que uma palavra ou expressão pode assumir na relação entre os interlocutores no uso da língua, frente às condições sociais de produção do enunciado, o contexto.

AULA

5

LeiteVocês, que têm mais de 15 anos, se lembram quando a gente comprava leite em garrafa, na leiteria da esquina? (...) Mas vocês não se lembram de nada, pô! Vai ver nem sabem o que é vaca. Nem o que é leite. Estou falando isso porque agora mesmo peguei um pacote de leite – leite em pacote, imagina, Tereza! – na porta dos fundos e estava escrito

AULA

6

que é pasteurizado, ou pasteurizado, sei lá, tem vitamina, é garantido pela embromatologia, foi enriquecido e o escambau.

AULA

7

Será que isso é mesmo leite? No dicionário diz que leite é outra coisa: ’Líquido branco, contendo água, proteína, açúcar e sais minerais’. Um alimento pra ninguém botar defeito. O ser humano o usa há mais de 5000 anos. É o único alimento só alimento. A carne serve pro animal andar, a fruta serve pra fazer outra fruta, o ovo serve pra fazer outra galinha (...).

AULA

8

O leite é só leite. Ou toma ou bota fora. Esse aqui, examinando bem, é só pra botar fora. Tem chumbo, tem benzina, tem mais água do que leite, tem serragem, sou capaz de jurar que nem vaca tem por trás desse negócio. Depois o pessoal ainda acha estranho que os meninos não gostem de leite. Mas, como não gostam? Não gostam como? Nunca tomaram! Múúúúúúú!

FERNANDES, Millôr. O Estado de São Paulo. 22/08/1999.

AULA

9

Ao criar a palavra “embromatologia”, o autor pretendeu ser

a) conciso.b) cordial.c) formal.d) irônico.e ) sério.

AULA

10

Fazer o que se gostaA escolha de uma profissão é o primeiro calvário de todo adolescente. Muitos tios, pais e orientadores vocacionais acabam recomendando “fazer o que se gosta”, um conselho confuso e equivocado.Empresas pagam profissionais para fazer o que a comunidade acha importante ser feito, não aquilo que os funcionários gostariam de fazer, que, normalmente, é jogar futebol, ler um livro ou tomar chope na praia.

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

11

Seria um mundo perfeito se as coisas que queremos fazer coincidissem exatamente com o que a sociedade acha importante ser feito. Mas, aí, quem tiraria o lixo, algo necessário, mas que ninguém quer fazer?

Se você não gosta do seu trabalho, tente fazê-lo bem feito. Seja o melhor na sua área, destaque-se pela sua precisão.

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

12

Você será aplaudido, valorizado, procurado e outras portas se abrirão. Você vai começar a gostar do que faz, vai começar até a ser criativo, inventando coisa nova, e isto é um raro prazer.

Fonte: http://aurismarqueiroz.blogspot.com.br/2012/01/ simulado-para-prova-brasil.html. Acesso em: 20 out. 2014 às 22:10 horas.

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

13

1. Sobre o texto acima, o autor escolheu a palavra “calvário” para se referir à escolha de uma profissão que todo jovem deve fazer. Qual é a ideia que essa palavra transmite?

a) Os profissionais estão insatisfeitos com o seu trabalho por serem obcecados com a ideia de que existe um emprego ideal.

b) Os profissionais exercem, com dedicação, as atividades que lhes são atribuídas em busca da felicidade.

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

14

c) Os profissionais fariam seu trabalho com mais prazer se estivessem mais bem preparados para exercer sua profissão.

d) Os profissionais optam por exercerem atividades de que não gostam para desenvolverem novas habilidades.

e) Os profissionais exercerem atividades que gostam somente para obter experiências.

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

15

Ninguém É Igual a Ninguém(CD Olha só quem vem aí...! Escola Stagium)

Não queira ser aquilo que o outro é,não queira ser aquilo que o outro éNem que o outro seja,hora veja tudo aquilo que você quer

AULA

16

Ninguém é igual a ninguém,ainda bem, ainda bem A gente mesmo se inverte no espelho,o que reflete exatamente esse conselho Não queira ser aquilo que o outro é,não queira ser aquilo que o outro éNem que o outro seja,hora veja tudo aquilo que você quer

AULA

17

Tem gente triste que anda mal-humorada,só vive resmungando sem dar uma risadaTem a nervosa que está sempre irritadaBriga por qualquer coisinha deixa a gente chateadaE a corajosa que enfrenta coisas novas,fazendo a vida ficar menos dolorosa

AULA

18

Ninguém é igual a ninguém,ainda bem, ainda bemNegro, branco, pardo ou amarelodeficiente, cego, surdo ou mudoEm tudo tem diferença desde nascença, no que a gente é, no que a gente faz,No que a gente pensa, todos tem diferença

AULA

19

desde nascençaa lista é imensa..viva a diferença!

AULA

20

Nesse texto, a expressão “...Ninguém é igual a ninguém” sugere que

a) as pessoas de mesma raças e culturas sejam iguais.

b) todas as pessoas devem ser diferentes porque são de culturas diferentes.

c) as pessoas tenham sua própria identidade e valores sem viver a cópia do outro.

AULA

21

d) igualdade na cidadania e educação dos jovens.

e) desigualdades, indiferenças na organização da sociedade.

AULA

22

Leia o texto abaixo: Um amigo meu me ensina a diferença entre “chatear” e “encher”.CHATEAR é assim: você telefona para um escritório qualquer na cidade:- Alô! Quer me chamar, por favor, o Valdemar?- Aqui não tem nenhum Valdemar.Daí a alguns minutos você liga de novo:

CHATEAR

ENCHER

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

23

CHATEAR

ENCHER

- O Valdemar, por obséquio.- Cavalheiro, aqui não trabalha nenhum Valdemar.

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

24

- Mas aí não é o número tal?- É, mas aqui nunca teve nenhum Valdemar.Mais cinco minutos, você liga o mesmo número:- Por favor, o Valdemar já chegou? Não!Já lhe disse que esse Valdemar nunca trabalhou aqui!- Mas ele mesmo me disse que trabalhava aí.- Não chateia!Daí a dez minutos, liga de novo.- Escute uma coisa. O Valdemar não deixou pelo menos um recado?

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

25

Desta vez o outro perde a compostura e diz coisas impublicáveis.

Pois bem, até aqui é CHATEAR!Para ENCHER, espere passar mais dez minutos e faça nova

ligação:- Alô! Quem fala?... Olha, eu sou o Valdemar. Alguém

telefonou pra mim?

CAMPOS, Paulo Mendes. Para gostar de ler. São Paulo: Ática, v.2, p. 35.

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

26

No trecho “Cavalheiro, aqui não trabalha nenhum Valdemar”, o emprego do termo sublinhado sugere que o personagem, no contexto,

a) era gentil.b) era curioso.c) desconhecia a outra pessoa.d) revelava impaciência.e) era alegre.

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

27

top related