lÍngua 2º ano portuguesa prof. josÉ francisco€¦ · realismo/naturalismo no brasil: contexto...

Post on 12-Nov-2020

1 Views

Category:

Documents

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

LÍNGUAPORTUGUESA

2º ANOENSINO MÉDIO

PROF. MARIO PAIXÃO

PROF. JOSÉ FRANCISCO

Unidade IIITrabalho – A trajetória humana nas produções e manifestações

CONTEÚDOS E HABILIDADES

2

Aula 21.2ConteúdoRealismo/Naturalismo no Brasil: contexto histórico e características

CONTEÚDOS E HABILIDADES

3

HabilidadeIdentificar as características das obras dos escritores Machado de Assis, Aluísio Azevedo e Raul Pompéia.

CONTEÚDOS E HABILIDADES

4

Termos independentes da oração

O vocativo é um termo que indica o “chamamento”, “invocação”, “interpelação” de uma pessoa (interlocutor) real ou fictícia.

REVISÃO

5

Formação do vocativoSubstantivo: Laís, faça o trabalho de casa.Adjuntos adnominais: Força, meu amor, nós conseguiremos.Pronome pessoal do caso reto: Atenção, você, diminua a velocidade.

O aposto é o nome que se dá ao termo que exemplifica ou especifica melhor outro de valor substantivo ou pronominal, já mencionado anteriormente na oração.

REVISÃO

6

Maria, irmã de Bernadete, vendeu todos seus bordados.Gosto de tudo o que servem no restaurante: os peixes, as carnes e as sobremesas.A Semana Santa de Sevilla (maior festa religiosa da Europa) é um dos eventos mais procurados pelos turistas na época das celebrações pascais.

REVISÃO

7

Características do Realismo

A literatura realista autoproclama-se instrumento de transformação social e moral; retratar os problemas do presente é sua missão.

REVISÃO

8

Linguagem do Realismo • direta • clara • culta • descritiva • detalhada • impessoal • universal • objetiva • realista.

REVISÃO

9

Como surgiram estestipos de moradias?

Por quais nomessão conhecidos?

Foto de anja_schindler/PIXABAY

DESAFIO DO DIA

10

Características da obra de Machado de Assis

• Enredo não linear; • Microcapítulos digressivos; • Metalinguagem; • Estilo antirretórico;

Características da obra de Machado de Assis

• Análise psicológica - psicanalítica das personagens;

• Humor sutil e permanente; Ironia fina e corrosiva;

Características da obra de Machado de Assis

• Visão metafísica relativista de todos os valores humanos (pessimismo);

• Personagem; • Processo narrativo;

Características da obra de Machado de Assis

• Pessimismo; • Linguagem; • Personagem feminino.

Machado de Assis: um cético analisa a sociedadeCom Memórias Póstumas de Brás Cubas, Machado de Assis profetiza a construção de um Realismo diferente daquele que surgiu com Gustave Flaubert e chegou ao Brasil com os romances de Eça de Queirós. Como avisou no prólogo, seu livro “é taça que pode ter lavores de igual escola, mas leva outro vinho”.

Capa de um exemplar de As Memórias Póstumas de Brás Cubas de Joaquim Maria Machado de Assis (1839 - 1908). Via WIKIMÉDIA.

AULA

15

Além dos romances e contos escreveu crônicas, poesia, peças teatrais, ensaios e críticas literárias.

Capa de um exemplar de As Memórias Póstumas de Brás Cubas de Joaquim Maria Machado de Assis (1839 - 1908). Via WIKIMÉDIA.

AULA

16

Machado de Assis: os primeiros romancesA carreira de Machado de Assis como escritor costuma ser dividida em duas fases, determinadas a partir da natureza dos romances que criou.

Machado de Assis

AULA

17

A primeira mostra um autor cuja genialidade já começou a aparecer. Fazem parte dessa fase Ressurreição (1872), seu primeiro livro; A Mão e a Luva (1874); Helena (1876) eIaiá Garcia (1878)

Machado de Assis

AULA

18

Machado de Assis – romances realistas: melancolia e sarcasmoSegunda fase (fase realista), Machado de Assis abre espaços para as questões psicológicas das personagens. É a fase em que o autor retrata muito bem as características do realismo literário. Machado faz uma análise profunda e realista do ser humano, destacando suas vontades, necessidades, defeitos e qualidades. Nesta fase destacam-se as seguintes obras:Memórias Póstumas de Brás Cubas (1881), Quincas Borba (1891), Dom Casmurro (1899), Esaú e Jacó (1904) e Memorial de Aires (1908).

AULA

19

A trama de todos desenvolve-se durante o Segundo Reinado, tendo como cenário a cidade do Rio de Janeiro, capital do Império.

AULA

20

O realismo machadiano é diferente dos outros, foge da crítica direta e fácil. De modo engenhoso, surpreende com um retrato fiel e sem retoques de um membro da elite brasileira. Ao apresentar Brás Cubas em toda a sua desfaçatez e arrogância, o que se percebe é que esse era o comportamento daqueles que ocupavam as altas posições em nossa sociedade.

AULA

21

Capítulo XI

O menino é pai do homem[...]Desde os cinco anos merecera eu a alcunha de “menino diabo”; e verdadeiramente não era outra cousa; fui dos mais malignos do meu tempo, arguto, indiscreto, traquinas e voluntarioso. Por exemplo, um dia quebrei a cabeça de uma escrava, porque me negara uma colher do doce de coco que estava fazendo, e, não contente com o malefício,

AULA

22

deitei um punhado de cinza ao tacho, e, não satisfeito da travessura, fui dizer à minha mãe que a escrava é que estragara o doce «por pirraça»; e eu tinha apenas seis anos. Prudêncio, um moleque de casa, era o meu cavalo de todos os dias; punha as mãos no chão, recebia um cordel nos queixos, à guisa de freio, eu trepava-lhe ao dorso, com uma varinha na mão, fustigava-o, dava mil voltas a um e outro lado, e ele obedecia, -- algumas vezes gemendo, mas obedecia sem dizer palavra, ou, quando muito, um -- “ai, nhonhô!” -- ao que eu retorquia: -- “Cala a boca, besta!” [...]

ASSIS, Machado de. Memórias Póstumas de Brás Cubas.

AULA

23

O senão do livro

[...] Mas o livro é enfadonho, cheira a sepulcro, traz certa contração cadavérica, vício grave, e aliás ínfimo, porque o maior defeito deste livro és tu leitor. Tu tens pressa de envelhecer, e o livro anda devagar, tu amas a narração direta e nutrida, o estilo regular e fluente, e este livro e o meu estilo são como os ébrios, guinam à direita e à esquerda, andam e param, resmungam, urram, gargalham, ameaçam o céu, escorregam e caem…[...]

AULA

24

Machado de Assis – os contos: o exercício crítico em narrativas curtasOs contos de Machado de Assis constituem pequenas obras-primas da literatura brasileira. Das várias coletâneas, quatro se destacam: Papéis avulsos (1882), Histórias sem data (1884), Várias histórias (1896) e Relíquias de casa velha (1906).

AULA

25

“Missa do Galo”, por exemplo, apresenta a sedução de um jovem por uma mulher mais velha. Nesse conto. Machado revela toda a sua capacidade de tratar do erotismo sem apelar para descrições de natureza sexual, algo que criticava ferozmente nos romances de Eça de Queirós.

AULA

26

Aluísio Azevedo

Aluísio Azevedo (1857 - 1913): o autor das “massas”Romancista, contista, cronista, diplomata, caricaturista e jornalista brasileiro; além de bom desenhista e discreto pintor. Chocou a tradicional sociedade de São Luís do Maranhão, sua terra natal, ao escrever seus primeiros artigos de jornal criticando os conservadores, o clero.

AULA

27

Após publicar O Mulato, ambientado em São Luís, com personagens preconceituosos e padres libertinos e assassinos, muda-se para o Rio de Janeiro, cenário de seus dois melhores romances: Casa de pensão (1884) e O cortiço (1890).

Aluísio Azevedo

AULA

28

Essas duas narrativas tematizam alguns dos problemas da realidade brasileira vividos pelas classes sociais mais desfavorecidas, na segunda metade do século XIX. Com eles, Aluísio Azevedo consagrou-se “o primeiro romancista de massas” da literatura brasileira.

Aluísio Azevedo

AULA

29

O mulato:

Alguns elementos naturalistas que estão presentes nesta obra são: a crítica social, através da sátira impiedosa dos tipos de São Luís: o comerciante rico e grosseiro, a velha beata e raivosa, o padre relaxado e assassino, e uma série de personagens que resvalam sempre para o imoral e para o grotesco.

AULA

30

O anticlericalismo projetado na figura do padre e depois cônego Diogo, devasso, hipócrita e assassino; a oposição ao preconceito racial que é a base de toda a trama; o aspecto sexual referido expressamente em relação à natureza carnal da paixão de Ana Rosa pelo mulato Raimundo; o triunfo do mal, pois, no desfecho, os crimes ficam impunes e os criminosos gratificados: a heroína acaba se casando com o assassino de Raimundo (grande amor de sua vida), e o padre Diogo, responsável por dois crimes, é promovido a cônego.

AULA

31

Raul Pompeia

Raul Pompéia (1863 - 1895)Algumas vezes a história literária dá exemplos de autores que se imortalizam pela publicação de uma obra em especial. Esse é o caso de Raul Pompéia e do romance “O Ateneu” (1888), consagrado pela crítica como uma das obras mais inteligentes da literatura brasileira.

AULA

32

O Ateneu (1888) com o subtítulo de “Crônica de saudades”, o livro conta a história da formação do menino Sérgio no internato Ateneu e se assemelha muito a um romance de memórias. O romance “O Ateneu” se diferencia das narrativas da época por apresentar um foco narrativo em primeira pessoa e por assumir um tom reflexivo que o afasta da objetividade.

Raul Pompeia

AULA

33

Raul Pompéia (1863 - 1895)Principais obras:

• “Uma Tragédia no Amazonas” (1880)

• “As Joias da Coroa” (1882) • “O Ateneu” (1888)

AULA

34

As principais características das obras de Raul Pompéia são:

• Vocabulário rico; • Linguagem objetiva e impessoal; • Narrativas longas e detalhadas; • Muitas descrições objetivas; • Traços psicológicos das personagens.

AULA

35

Fragmento de “O Ateneu”

“Vais encontrar o mundo”, disse-me meu pai, à porta do Ateneu. “Coragem para a luta.”Bastante experimentei depois a verdade desse aviso, que me despia num gesto, das ilusões de criança educada exoticamente na estufa de carinho que é o regime do amor doméstico, diferente do que se encontra fora, tão diferente que parece o poema dos cuidados maternos um artifício sentimental, com a vantagem única de fazer mais sensível a criatura à impressão rude do primeiro ensinamento, têmpera brusca da vitalidade na influência de um novo clima rigoroso. [...]

AULA

36

Ateneu era o grande colégio da época. Afamado por um sistema de nutrida reclame, mantido por um diretor que de tempos a tempos reformava o estabelecimento, pintando-o jeitosamente de novidade, como os negociantes que liquidam para recomeçar com artigos de última remessa; o Ateneu desde muito tinha consolidado crédito na preferência dos pais; sem levar em conta a simpatia da meninada, a cercar de aclamações o bombo vistoso dos anúncios. [...]

O Ateneu -

AULA

37

Leia:

“Marcela amou-me durante quinze meses e onze contos de réis; nada menos. Meu pai logo que teve aragem dos quinze contos sobressaltou-se deveras; achou que o caso excedia as raias de um capricho juvenil.— Dessa vez, disse ele, vais para Europa, vais cursar uma Universidade, provavelmente Coimbra, quero-te homem sério e não arruador e não gatuno.

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

38

E como eu fizesse um gesto de espanto:— Gatuno, sim senhor, não é outra coisa um filho que me faz isso.”

(Machado de Assis – Memórias póstumas de Brás Cubas)

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

39

De acordo com essa passagem da obra, pode-se antecipar a visão que Machado de Assis tinha sobre as pessoas e sobre a sociedade. A esse respeito, assinale a alternativa correta.

a) O amor é fruto de interesse e compõe o pilar das instituições hipócritas.

b) O amor, se sincero, supera todas as barreiras, inclusive as financeiras.

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

40

c) O caráter autoritarista moldava as relações familiares, principalmente entre pai e filho.

d) Havia medo de que a marginalidade envolvesse os jovens daquela época.

e) O amor era glorificado e apontado como o único caminho para redimir as pessoas.

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

41

PREVIEW

GabaritoResposta AUma das temáticas das obras machadianas, era a abordagem das relações motivadas pelo interesse financeiro. No trecho em destaque, Marcela, que era uma prostituta, amou Brás Cubas enquanto houve o recebimento de recursos financeiros. Além disso, Machado desmascara a hipocrisia dos personagens, dentro de uma sociedade mascarada pelos valores morais de sua época.

INTERATIVIDADE

42

Aposto

1. enumerativo

2. especificativo

3. explicativo

4. resumidor

RESUMO DO DIA

43

a) O professor José explicou o conteúdo.

b) Três coisas fundamentais: paz, saúde e amor.

c) Paz, saúde e amor, todos são importantes.

d) O sol, farol resplandecente, ressurgia.

RESUMO DO DIA

44

Aposto

1. enumerativo

2. especificativo

3. explicativo

4. resumidor

RESUMO DO DIA

45

a) O professor José explicou o conteúdo.

b) Três coisas fundamentais: paz, saúde e amor.

c) Paz, saúde e amor, todos são importantes.

d) O sol, farol resplandecente, ressurgia.

RESUMO DO DIA

46

VocativoChamar, invocar, interpelar o interlocutor (real ou fictícia).

a) Fala sério, pai!

b) Tenha esperanças, meu amigo!

c) Caros colegas, boas festas a todos!

d) Pedro, por favor, traga-me os documentos.

RESUMO DO DIA

47

VocativoChamar, invocar, interpelar o interlocutor (real ou fictícia).

a) Fala sério, pai!

b) Tenha esperanças, meu amigo!

c) Caros colegas, boas festas a todos!

d) Pedro, por favor, traga-me os documentos.

RESUMO DO DIA

48

Dois vocativos (Adélia Prado)“A maravilha dá de três cores:branca, lilás e amarela,seu outro nome é bonina.Eu sou de três jeitos:alegre, triste e mofina,mas meu outro nome eu não sei.Ó mistério profundo!Ó amor!”

RESUMO DO DIA

49

Machado de Assis: os primeiros romancesA carreira de Machado de Assis como escritor costuma ser dividida em duas fases, determinadas a partir da natureza dos romances que criou.

A primeira mostra um autor cuja genialidade já começou a aparecer. Fazem parte dessa fase ”Ressurreição” (1872), seu primeiro livro; “A Mão e a Luva” (1874); “Helena” (1876) e “Iaiá Garcia” (1878).

RESUMO DO DIA

50

Segunda fase (fase realista), Machado de Assis abre espaços para as questões psicológicas das personagens. É a fase em que o autor retrata muito bem as características do realismo literário. Machado faz uma análise profunda e realista do ser humano, destacando suas vontades, necessidades, defeitos e qualidades. Nesta fase destaca-se as seguintes obras: ”Memórias Póstumas de Brás Cubas” (1881), “Quincas Borba” (1891), “Dom Casmurro” (1899) “Esaú e Jacó” (1904) e “Memorial de Aires” (1908).

RESUMO DO DIA

51

Características das obras de Machado de Assis • Enredo não linear; • Microcapítulos digressivos. • Metalinguagem; • Estilo antirretórico; • Análise psicológica - psicanalítica das personagens; • Humor sutil e permanente; Ironia fina e corrosiva; • Visão metafísica relativista de todos os valores humanos

(pessimismo).

RESUMO DO DIA

52

No Brasil, o Naturalismo conquistou vários seguidores. O principal deles foi Aluísio Azevedo, que deu início ao movimento quando publicou, em 1881, o romance “O Mulato”.

Aluísio Azevedo (1857 – 1913)Chocou a tradicional sociedade de São Luís do Maranhão, sua terra natal, ao escrever seus primeiros artigos de jornal criticando os conservadores, o clero.

RESUMO DO DIA

53

Após publicar O Mulato, ambientado em São Luís, muda-se para o Rio de Janeiro e publica Casa de pensão (1884) e O cortiço (1890). Essas duas narrativas tematizam alguns dos problemas da realidade brasileira vividos pelas classes sociais mais desfavorecidas, na segunda metade do século XIX. Com eles, Aluísio Azevedo consagrou-se “o primeiro romancista de massas” da literatura brasileira.

RESUMO DO DIA

54

Raul Pompéia (1863 - 1895)O Ateneu (1888) com o subtítulo de “Crônica de saudades”, o livro conta a história da formação do menino Sérgio no internato Ateneu e se assemelha muito a um romance de memórias. Principais obras:

• “Uma Tragédia no Amazonas” (1880) • “As Joias da Coroa” (1882) • “O Ateneu” (1888)

RESUMO DO DIA

55

1. O que você compreendeu sobre os conteúdos abordados nas aulas de hoje?

2. Você possui alguma dúvida com relação aos conteúdos ministrados?

3. Você tem dúvidas sobre as DLIs realizadas?4. Como você realizou o desafio do dia?5. Há alguma contribuição que você gostaria de fazer com

relação à abordagem das aulas ou algum conteúdo específico?

PREVIEWINTERATIVIDADE

56

Observe as orações:

a) José, meu amigo fugiu.

b) José, meu amigo, fugiu.

A pontuação modifica completamente a intenção comunicativa das orações. Na comunicação diária, as duas estruturas são comuns? Pense em exemplos que podem explicar o seu raciocínio.

DESAFIO DO DIA

57

Como surgiram estes tipos de moradias?Por quais nomes são conhecidos?

DESAFIO DO DIA

58

top related