lÍngua 1º ano - centrodemidias.am.gov.brpoesia lírica filosófica a lírica filosófica de...

Post on 27-Jun-2020

4 Views

Category:

Documents

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

LÍNGUAPORTUGUESA

1º ANOENSINO MÉDIO

PROF.ª DINANCI SILVA

PROF. MÁRIO PAIXÃO

Unidade IICultura: a pluralidade na expressão humana

CONTEÚDOS E HABILIDADES

2

Aula 13.1ConteúdoClassicismo em Portugal

CONTEÚDOS E HABILIDADES

3

HabilidadeIdentificar temas e estruturas associados à lírica camoniana.

CONTEÚDOS E HABILIDADES

4

ClassicismoÉ o período literário que se desenvolve na Renascença, nos séculos XV e XVI. Em Portugal, tem início em 1527, com a volta do escritor Sá de Miranda da Itália, que passou a divulgar a “medida nova” (sonetos em versos decassílabos, de dez sílabas poéticas) na literatura.

REVISÃO

5

Classicismo: contexto histórico Influência do pensamento humanista e valorização do antropocentrismo (o homem como o centro do universo) do racionalismo (valorização da razão).

REVISÃO

6

Classicismo: projeto literário • Retomar os modelos da Antiguidade clássica;• Adotar a razão como parâmetro de observação e interpretação da realidade;• Afirmação da superioridade humana (antropocentrismo);• Valorização do esforço individual.

REVISÃO

7

Observe a imagem. Você conhece esse poeta e sua produção poética?

DESAFIO DO DIA

8

Classicismo em Portugal É o nome dado à literatura produzida durante a vigência do Renascimento, nos séculos XV e XVI. Valoriza os elementos da cultura greco-latina e restabelece o racionalismo na Europa.

AULA

9

Classicismo: contexto histórico O Renascimento é a expressão artística e cultural de uma época marcada por fatos decisivos, que acentuaram o declínio da Idade Média e deram origem à Era Moderna. Entre eles destacam-se:• As navegações e os descobrimentos, no final do século XV;• A formação dos Estados moderns;• A Reforma (1517);

AULA

10

• A Revolução Comercial, iniciada no século XV;• O fortalecimento da burguesia comercial;• A teoria heliocêntrica de Copérnico.

AULA

11

Luiz Vaz de Camões (1525? - 1580): poesia lírica É o principal nome do Classicismo português. Sua mais importante obra é o poema épico “Os Lusíadas”, mas também é extensa sua produção lírica. Seus poemas revelam o uso das novas formas poéticas - os sonetos, compostos na medida nova. Os temas mais frequentes da lírica camoniana são o sofrimento amoroso e o desconcerto do mundo.

AULA

12

ClassicismoLuiz Vaz de Camões (1525? - 1580): poesia lírica Predomina nos sonetos um sentimento de insatisfação e incompreensão, conhecido como “desconcerto do mundo”. Expressa-se por jogos verbais e conceituais requintados, trocadilhos, metáforas, hipérboles e personificações.

AULA

13

ClassicismoLuiz Vaz de Camões (1525? - 1580): poesia líricaEstruturasCamões dominou com excelência várias formas do gênero lírico. Escreveu sonetos, odes, éclogas e elegias. Usou, com maestria, os metros característicos da medida velha e da medida nova. Em todas as formas poéticas, o poeta português deixou a marca de sua genialidade.

AULA

14

Amor é Fogo Que Arde Sem Se Ver - Luiz Vaz de Camões

AULA

15

ClassicismoLuiz Vaz de Camões (1525? - 1580): poesia lírica filosófica A lírica filosófica de Camões tem por tema a reflexão sobre a vida, o homem e o mundo. Nela se destaca a consciência da incessante mudança verificada na realidade e da força implacável do tempo, cuja ação nem sempre é positiva, tanto para o eu lírico quanto para o mundo.

AULA

16

Ao desconcerto do mundo - Luís Vaz de Camões

AULA

17

ClassicismoLuiz Vaz de Camões (1525? - 1580): poesia lírica filosófica Camões dominou com excelência várias formas do gênero lírico. Escreveu sonetos, odes, éclogas e elegias. Usou, com maestria, os metros característicos da medida velha e da medida nova. em todas as formas poéticas, o poeta português deixou a marca de sua genialidade.

AULA

18

Mudam-se os tempos, Mudam-se as vontades -

Luiz Vaz de Camões

AULA

19

1. Identifique no poema o tema e as estruturas da lírica camoniana. Tanto de meu estado me acho incerto,Que em vivo ardor tremendo estou de frio;Sem causa, justamente choro e rio,O mundo todo abarco e nada aperto.

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

20

É tudo quanto sinto, um desconcerto;Da alma um fogo me sai, da vista um rio;Agora espero, agora desconfio,Agora desvario, agora acerto. Estando em terra, chego ao Céu voando;Numa hora acho mil anos, e é de jeitoQue em mil anos não posso achar uma hora.

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

21

Se me pergunta alguém por que assim ando,Respondo que não sei; porém suspeitoQue só porque vos vi, minha Senhora.

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

22

top related