lÍngua 1º ano...história em quadrinhos, ou hq, constitui um sistema narrativo composto pela...

Post on 18-Jan-2021

5 Views

Category:

Documents

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

LÍNGUAPORTUGUESA

1º ANOENSINO MÉDIO

PROF.ª DINANCI SILVA

PROF. MARIO PAIXÃO

Unidade IVCiências: o homem na construção do conhecimento

CONTEÚDOS E HABILIDADES

2

Aula 28.1ConteúdoEstudos textuais: cartum, charge, tira e quadrinho.

CONTEÚDOS E HABILIDADES

3

HabilidadeIdentificar os efeitos de humor e ironia em textos diversos.

CONTEÚDOS E HABILIDADES

4

Verbo Verbo é a palavra que indica ação, movimento, estado ou fenômeno meteorológico. Pode sofrer variações de acordo com suas flexões.

REVISÃO

5

Predicação verbal

É o tipo de relação que o verbo mantém com o sujeito da oração. De acordo com essa relação, há dois tipos de verbos: os de estado ou de ligação e os significativos, lexicais ou nocionais.

REVISÃO

6

Predicação verbal: quanto à predicação verbal

Os verbos podem ser:

• significativos, lexicais (ou nocionais), isto é, verbos dotados de conteúdo semântico, que nos remetem a noções presentes em nosso universo;

• de ligação (ou gramaticais), que são aqueles que exprimem estado ou mudança de estado.

REVISÃO

7

Haja coraçãoA professora pergunta:— Quantos corações nós temos?O aluno:— Temos dois, professora!— Dois?— Sim: o meu e o seu! De acordo com a leitura da piada, diga o efeito de humor contido no texto.Foto de s4svisuals/SHUTTERSTOCK

DESAFIO DO DIA

8

Cartum, charge e quadrinhoHumor

Em determinados contextos, esse humor não é explicitado levando-se em consideração o seu sentido literal. Há ocorrências em que ele é retratado com o objetivo de suscitar uma crítica, para interpretá-los, é necessário que o leitor tenha um conhecimento de mundo mais abrangente.

AULA

9

Cartum, charge e quadrinhoHumor

É nesse discurso que está implícito que as críticas, mascaradas pelo humor, se escondem. Nem sempre os textos visam propor uma solução para os diversos problemas abordados, mas sim, suscitar a reflexão e o olhar crítico do leitor para a realidade na qual está inserido.

AULA

10

Cartum, charge e quadrinhoHumor

O humor pode ser desenvolvido a partir de situações do cotidiano e também como forma de criticar situações sociais e políticas. Muitas vezes, é retirado de pequenos detalhes que, quando bem combinados, mostram-se divertidos. O humor está justamente na quebra de expectativa.

AULA

11

Cartum, charge e quadrinhoCartum

É um gênero textual que tem como uma de suas características promover uma reflexão crítica sobre situações políticas, econômicas e sociais da atualidade.Desenho, caricato ou humorístico, que ridiculariza pessoas ou comportamentos humanos, normalmente divulgados em jornais, revistas, etc.

AULA

12

Cartum, charge e quadrinhoChargeÉ uma ilustração humorística que envolve a caricatura de um ou mais personagens, feita com o objetivo de satirizar algum acontecimento da atualidade.Palavra de origem francesa (charger) que significa “carga”. Foi criada no século XIX por pessoas opostas a governos ou críticos políticos que queriam se expressar de forma inusitada. Foram reprimidos por governos imperiais, porém ganharam grande popularidade acarretando sua existência até os dias de hoje.

AULA

13

O presente

A mãe de Juca estava grávida e perguntou a ele o que preferia ganhar: um irmãozinho ou uma irmãzinha.Juca respondeu:— Mamãe, se não for pedir muito eu preferiria uma bicicleta.

AULA

14

Na piada, o riso nasce da resposta inesperada dada pelo filho a uma pergunta da mãe. Trata-se, portanto, de um humor gerado pela questão tematizada: a reação de filhos à notícia de que “ganharão” um irmão ou uma irmã de “presente”.

AULA

15

Histórias em QuadrinhosCompõem o quadro dos chamados textos narrativos, onde a história se passa com diferentes tipos de personagens, ocorridas em determinado local, durante certo espaço de tempo. Geralmente, o objetivo maior é o entretenimento como forma de divertir, causar o humor.

AULA

16

Histórias em Quadrinhos As HQ também podem transmitir uma informação, uma alerta à população. Como é o caso das famosas campanhas comunitárias relacionadas a riscos de doenças, ao desperdício de água, aos problemas causados pelo trânsito, entre outros.

AULA

17

História em quadrinhos, ou HQ, constitui um sistema narrativo composto pela interação entre a linguagem visual e verbal.

a) A linguagem visual (icônica): a imagem desenhada é o elemento básico das histórias em quadrinhos. Ela se mostra como uma sequência de quadros que trazem uma mensagem ao leitor, normalmente uma narrativa.

AULA

18

b) A Linguagem verbal: é utilizada para expressar a fala ou o pensamento dos personagens (através do balão), a voz do narrador (através da legenda) e os sons envolvidos nas narrativas (através das onomatopeias).

AULA

19

Características das histórias em quadrinhos

Apresentam os elementos básicos de uma narrativa – enredo, personagens, tempo, lugar e desfecho.

AULA

20

Características das histórias em quadrinhos • Os balões de formas e tipos variados servem de suporte para os diálogos dos personagens ou para que eles mostrem suas ideias;

AULA

21

Características das histórias em quadrinhos • Os balões devem ser entendidos como representação de fala ou pensamentos de um determinado personagem nos quadrinhos.

AULA

22

Características das histórias em quadrinhos

• O emprego de recursos expressivos como onomatopeias, letras de tipos diferentes e sinais de pontuação é frequente nas histórias em quadrinhos;

AULA

23

1. Leia:VerbosA professora pergunta para a Mariazinha:— Mariazinha, me dê um exemplo de verbo.— Bicicreta! — respondeu a menina.— Não se diz “bicicreta”, e sim “bicicleta”. Além disso, bicicleta não é verbo. Pedro, me diga você um verbo.— Prástico! — disse o garoto.— É “plástico”, não “prástico”. E também não é verbo.

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

24

Laura, é sua vez: me dê um exemplo correto de verbo — pediu a professora.— Hospedar! — respondeu Laura.— Muito bem! — disse a professora. Agora, forme uma frase com este verbo.

— Os pedar da bicicreta é de prástico!

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

25

top related