livro dos mediuns - estudo capitulos 11 e 12

Post on 22-Jan-2016

264 Views

Category:

Documents

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

DESCRIPTION

Espiritismo

TRANSCRIPT

(O Livro dos Médiuns – cap.XI - DA SEMATOLOGIA E DA TIPTOLOGIA - Linguagem dossinais e das pancadas - Tiptologia alfabética, item 144)

Delphine de Girardin (1804-1855)

Foi poetisa. Casou-se com Émile de Girardin, jornalista e políticofrancês, passando então a ser conhecida como Sra. Émile deGirardin.Tomou contato com as mesas girantes nos salões literários,ponto de encontro de celebridades no mundo das letras e dasartes. Logo se convenceu das manifestações dos espíritos pelamesa. Ainda em Paris encontrou-se pessoalmente com oprofessor Rivail..Amiga pessoal de Victor Hugo, que foi exilado devido osacontecimentos políticos do ano de 1851, acontecimento esseque lhe causava muito sofrimento e em 6 de setembro de 1853desembarcou em Jersey, uma pequena ilha de 116 quilômetrosquadrados local do exílio do amigo. A viagem lhe foi penosa,pois já estava doente, com câncer. No transcorrer de sua visitarelata as notícias de Paris e dentre elas se referiu às mesasgirantes. Embora experiências com as mesas já tivessem sidofeitas sem sucesso na ilha, o amigo, embora cético, aderiu àsreuniões somente para não desgostar a amiga. Não tiveramsucesso nos primeiros cinco dias, mas a 11 de setembro de1853, através da mesa comunicou-se Leopoldine, filha do poetamorta durante a lua-de-mel, afogada em um lago, num passeiode barco com o marido.Em "O Evangelho Segundo o Espiritismo" o Espírito Delphine deGirardin assina a mensagem "A desgraça real" no capítulo V(Bem aventurados os aflitos), item 24.

Planchette

Utilizada para escrita direta as planchettes apareceram em 1853. Mezinha em forma decoração com um lápis preso em uma de suas pernas. Em O Livro Os Médiuns háreferência a esse artefato no capítulo XIII item 152.

Tábua de OUIJA

Após o aparecimento das planchettes surgiu, projetada por William Fuld. O termo OUIJAorigina-se de OUI (sim em francês) e JA (sim em alemão). A bandeja que serve de base éconfigurada com as letras do alfabeto, as palavras sim e não, adeus, bem como com aosalgarismos de 0 a 9 . Apresenta um complemento como se pode visualizar na ilustraçãoabaixo, onde os operadores colocam os dedos das mãos.

Parece que este artefato é usado até os dias de hoje, pois a 6 de janeiro de 2007apareceu em O Estado de São Paulo uma charge de Calvin que apresentamos a seguir.

Dispositivo do Dr. Hare

Judge Robert Hare químico e inventor tinha o propósito de desmascarar as manifestaçõesque os médiuns faziam através das mesas girantes que considerava que semovimentavam pelo esforço muscular dos mesmos. Concebeu e construiu uma mesa aqual juntou esferas de cobre sobre uma placa de zinco o que impediria a aderência dasmãos e, portanto a fraude estaria comprovada se a mesa não se mexesse, entretanto amesa se mexeu. Criou então o dispositivo (Hare Spiritoscope)que recebeu seu nome paraprovar que o que ocorria era a transmissão do pensamento. Consistia o novo invento deum disco preso a uma mesa, neste havia, como em outros artefatos, as letras do alfabeto,os números de 1 a 10, as palavras sim e não e as frases que parecia ser as seguintes,por não estarem legíveis na figura: dont know (não sei), spell over (soletre), mistake(engano, erro), must go (devo ir), e think so (penso que sim). Uma agulha móvel erafixada no centro do disco com a função de indicar a letra, número ou frase escolhida. Omédium só podia ver a parte detrás do dispositivo. Através deste artefato o Dr Hareestabeleceu contato com seu filho primogênito que havia falecido com dois anos econvenceu-se da possibilidade da comunicação com os mortos.A psicografia e a psicofonia já eram conhecidas desde 1854, mas esses artefatoscontinuaram e parece ainda serem usados.

PNEUMATOGRAFIA OU ESCRITA DIRETA – PNEUMATOFONIA

Número 13 e 14 - A Escrita direta obtida pelo Barão deGuldenstubbé

Nr.13: A escrita grega no "dialeto iônico" obtido em uma folha depapel conforme observou, enquanto os escritos apareceram por

meios desconhecidosNr.14: O desenho do "Tripé Pythic do Oráculo de Delfos" obtido

durante um experimento no Louvre a 04 de novembro de 1856

Número 15 e 16 - A Escrita direta obtida pelo Barão deGuldenstubbé

Nr.15: Sob a presença de dois amigos russos convidando aspalavras: Fé, amor, esperança, com a assinatura do poeta russo

Pushkin russo que apareceu em 20 de novembro de 1856Nr.16: A 10 de dezembro de 1864 "escrita de espírito" foi obtida

dizendo: A moralidade é mais do que poder aquisitivo ou umnascimento elitista

Número 23 e 24 - A Escrita direta obtida pelo Barão de

GuldenstubbéNr.23: Os parentes da falecida escritora que nesta carta

amigável escrita identificou a letra dela, quando este textoapareceu a 20 de fevereiro de 1857.

Nr.24: A letra do falecido padrinho de Ludwig era tãoimpressionantemente idêntico que mesmo a passar dos anos,

os seus antigos amigos da agência do governo, onde foipresidente, falaram apaixonadamente sobre o acontecimento.

Número 26 e 27 e 28 - A Escrita direta obtida pelo Barão de

GuldenstubbéNr.26: Obteve o 03 de setembro, em grego a palavra

"Apolônio" no "Glyptothek" de MuniqueNr.27: Na mesma data, a palavra "Hannibal" recebeu no

"Glyptothek"Nr.28: O nome de "Livia" obtido no Louvre

Fontes: Barão de Guldenstubbe - La ralit des esprits et lephnomene merveilleux de leur criture directe - Cap. Final -

Explication des criture directe

top related