linguagem comunicaÇÃo e interaÇÃo professora margarete ossoski

Post on 17-Apr-2015

105 Views

Category:

Documents

1 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

LINGUAGEM LINGUAGEM COMUNICAÇÃO E COMUNICAÇÃO E

INTERAÇÃOINTERAÇÃO

Professora Margarete OssoskiProfessora Margarete Ossoski

comunicaçãocomunicação

Comunicação: ocorre Comunicação: ocorre quando interagimos com quando interagimos com outras pessoas outras pessoas utilizando a linguagem.utilizando a linguagem.

linguagemlinguagemÉ um processo É um processo comunicativo pelo comunicativo pelo qual as pessoas qual as pessoas interagem entre si.interagem entre si.

interlocutoresinterlocutoresSão as pessoas que São as pessoas que participam do participam do processo de interação processo de interação por meio da por meio da linguagem.linguagem.

CódigoCódigoÉ um conjunto de É um conjunto de sinais convencionados sinais convencionados socialmente para a socialmente para a construção e a construção e a transmissão de transmissão de mensagens.mensagens.

A línguaA línguaLíngua é um código Língua é um código

formado por signos formado por signos (palavras) e leis (palavras) e leis combinatórias por meio do combinatórias por meio do qual as pessoas se qual as pessoas se comunicam e interagem comunicam e interagem entre si.entre si.

O que é signo lingüístico?O que é signo lingüístico?Signo é um sinal convencional, é Signo é um sinal convencional, é

uma unidade de um tipo de uma unidade de um tipo de linguagem ou sistema de linguagem ou sistema de comunicação. Assim, o signo comunicação. Assim, o signo lingüístico nada mais é do que a lingüístico nada mais é do que a palavra, unidade básica da palavra, unidade básica da linguagem verbal. No código do linguagem verbal. No código do trânsito, um sinal vermelho é um trânsito, um sinal vermelho é um signo.signo.

Variedades lingüísticasVariedades lingüísticas

São as variações que uma São as variações que uma língua apresenta, de língua apresenta, de acordo com as condições acordo com as condições sociais, culturais, regionais sociais, culturais, regionais e históricas em que é e históricas em que é utilizada.utilizada.

Variedade padrãoVariedade padrão

Língua padrão ou norma Língua padrão ou norma culta- é a variedade culta- é a variedade lingüística de maior prestígio lingüística de maior prestígio social.social.

Variedade não padrãoVariedade não padrão

Língua não padrão – são Língua não padrão – são todas as variedades todas as variedades lingüísticas diferentes da lingüísticas diferentes da padrão.padrão.

Dialetos e registrosDialetos e registros

São variações lingüísticas, originadas São variações lingüísticas, originadas das diferenças de região ou das diferenças de região ou território, de idade, de sexo, de território, de idade, de sexo, de classes ou grupos sociais e da classes ou grupos sociais e da própria evolução histórica da língua. própria evolução histórica da língua.

A gíriaA gíria

É uma das variedades que uma É uma das variedades que uma língua pode apresentar. Quase língua pode apresentar. Quase sempre é criada por um grupo social, sempre é criada por um grupo social, como o dos fãs de rap, de funk, de como o dos fãs de rap, de funk, de heavy metal, dos sufistas, skatistas, heavy metal, dos sufistas, skatistas, dos grafiteiros, dos marginais etc.dos grafiteiros, dos marginais etc.

Quando é restrita a uma profissão, a Quando é restrita a uma profissão, a gíria é chamada de gíria é chamada de jargão.jargão.

top related