jornal capital das nascentes - edição especial

Post on 06-Apr-2016

222 Views

Category:

Documents

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

DESCRIPTION

Jornal Capital das Nascentes - Edição Especial - Diacavalo ao Pinguirito - 16ª Cavalgada

TRANSCRIPT

JORNAL CAPITAL DAS NASCENTESOnde nascem grandes rios e grandes amizades

Março - 2014 CADERNO ESPECIAL - DIACAVALO AO PINGUIRITO - CADERNO ESPECIAL 9

JORNAL CAPITAL DAS NASCENTES“Onde nascem grandes rios e grandes amizades”

Março - 201410 CADERNO ESPECIAL - DIACAVALO AO PINGUIRITO - CADERNO ESPECIAL

Desde muito antigamente, sentia-se a ne-cessidade de uma ligação entre Desterro (Florianó-polis), capital da província de Santa Catarina, e a vila de Nossa Senhora dos Prazeres das Lages (La-ges), na Serra. Foi por isso que em 1787. Abriu-se a pri-meira picada, ou picadão, como mencionado no artigo publicado na parte histórica desta Revista do Cinqüentenário. Dentre os feitores deste caminho, desta-cava-se o alferes Antônio Marques de Arzão, que mais tarde (1792) viria a adquiri uma propriedade no começo dos campos de Lages. Graças ao clima ameno e a aprazibilidade do lugar, Arzão denomi-nou as suas terras de “Bom Retiro”.

Com a estrada aberta, iniciou o tráfego de tropeiros e andantes, que desenvolveram o comércio entre as duas cidade. A ausência de povoações, que impli-cou no conflito com os índios, motivou o Império a criar em 1853, a Colônia Militar de Santa Tereza, hoje Catuíra no Município de Alfredo Wagner. Reconhecendo a bravura dos primeiros tro-peiros, tentamos hoje reproduzir a saga destes des-bravadores, realizando a “Tropeada” Diacavalo ao Pinguirito. No percurso da cavalgada, passava-se pra-ticamente pelo mesmo trecho da bicentenária pi-cada. Por estes lugares históricos: a Colônia Militar de Santa Tereza; o Cadeado – campestre cercado

Camilo Cechetto Andersencamilo.andersen@jornalaw.com.br

A HISTÓRIA DA CAVALGADA

Cavaleiros em foto antiga, fins do Século XIX e início do XX

por dois peraus, que facilitava a permanência das tropas para a sesteada; Avencal e Pinhal trilham os tropeiros de Alfredo Wagner. Já os de Bom Retiro passam pela Entrada; Gato do Mato; Guarda Ve-lha, destacamento militar antes da Colônia Santa Tereza; pela Calçada de Pedras, construída pelos escravos e pelo lendário Costão do Frade, onde por muito tempo se refugiaram os Padres Jesuítas.Maior Cavalgada fora de estrada do Brasil

Percorrendo caminhos históricos, cavalei-ros e amazonas levam em média cinco horas para fazer todo o percurso. Antes da partida, um farto café da manhã é servido gratuitamente aos partici-pantes logo pela manhã. Após o café a dupla Ca-valgada parte simultaneamente de Bom Retiro e de Alfredo Wagner se encontrando antes da chegada na localidade de Pinguirito. Na última edição da Cavalgada cerca de três mil cavaleiros e amazonas se encontraram em Pinguirito para a festa que atrai em média a cada edição uma média de seis mil pes-soas.

Diacavalo ao Pinguirito em 2004

Diacavalo ao Pinguirito iniciou no ano de 1986 com 82 cavaleiros integrantes do Piquete Tro-peiros do Barracão e hoje detém o título de um im-portante evento turístico do Estado Catarinense. Nos dias 03/04/05 de outubro de 1986, rea-lizou-se a 1ª Festa do Barracão, quando era Prefeito Municipal de Alfredo Wagner o Sr. Ivan Dorneles Andersen. Nesta data foi inaugurado o Parque de Exposições do Município e para homenagear o Go-vernador do Estado Sr. Espiridião Amin que estava inaugurando trechos concluídos da BR 282 Lages a Florianópolis. A 1ª Festa do Barracão foi aberta oficial-mente no sábado dia 4 de outubro de 1986 com a chegada de Cavaleiros vindo dos municípios da Grande Florianópolis (litoral), da Serra Catarinen-se e do Vale do Itajaí, denominada “Última Caval-gada da Serra ao Litoral” antes da BR 282 ser asfal-tada.

Diacavalo ao Pinguirito em 2010

Deste Evento consagrado como a maior fes-ta regional na época e pela emocionante chegada da Cavalgada no trevo da BR 282 próximo a Igreja Matriz de Alfredo Wagner, e mais tarde ao meio dia a chegada da Calvagada no Parque de Exposições e que despertou nos Alfredenses interesses maiores por cavalgadas e gostar de cavalos. Em dezembro de 1986 um grupo formado por 82 cavaleiros, com o nome Tropeiros do Barra-cão, saiu do Parque de Exposições de Alfredo Wag-ner, dormindo, sexta-feira, no Pinguirito na fazen-da do Seu Pide, seguiu no sábado até Matador no município de Bom Retiro, na propriedade da anti-ga Raia do Wilineckel, seguindo no domingo para a Guarda Velha, na propriedade do Sr. Adão Maciel e na segunda-feira chegando de volta ao Parque de Exposições em Alfredo Wagner. Esta foi a 1ª Caval-gada do Pinguirito. Após este evento começaram a surgir vá-rias cavalgadas na Fazenda do Seu Pide, Alcebíades Frederico Andersen,. Algumas vindas de Bom Re-tiro e outras de Alfredo Wagner. Mais um evento marcante foi a inauguração da Casa de Pedra e da Gruta de Nossa Senhora Aparecida na propriedade do Ivan Dorneles Andersen em 12 de outubro de 1991. Destacamos ainda a 1º Cavalgada “Diaca-valo ao Pingurito” realizada na 1ª Festa da comu-nidade religiosa católica de Pinguirito, com 232 cavaleiros e amazonas quando foram festeiros Luiz Carlos Cabral e Alcebíades Frederico Andersen em 15 de maio de 2001. Desta data em diante surgiu a competição dos irmãos Zezé e Ivan que disputam quem reúne o maior número de cavaleiros partindo de Bom Re-tiro ou de Alfredo Wagner para a Cavalgada “Dia-cavalo ao Pinguirito”. Cada ano o número de participantes se multiplica, de 200 para 500, de 500 para 800, de 800 para 1500, chegando a maio de 2010 com mais de 3000 cavaleiros e público de mais de 10000 pessoas prestigiando e festejando a chegada da maior Ca-valgada pela Natureza do Sul do Brasil.

Diacavalo ao Pinguirito em 2010

Diacavalo ao Pinguirito em 2010

Diacavalo ao Pinguirito em 2010

JORNAL CAPITAL DAS NASCENTESGente nossa escrevendo para nossa gente

Março - 2014 11 CADERNO ESPECIAL - DIACAVALO AO PINGUIRITO - CADERNO ESPECIAL

JORNAL CAPITAL DAS NASCENTES“Onde nascem grandes rios e grandes amizades”

Março - 201412 CADERNO ESPECIAL - DIACAVALO AO PINGUIRITO - CADERNO ESPECIAL

JORNAL CAPITAL DAS NASCENTESGente nossa escrevendo para nossa gente

Março - 2014 13 CADERNO ESPECIAL - DIACAVALO AO PINGUIRITO - CADERNO ESPECIAL

DIACAVALO AO PINGUIRITOFlashes da Cavalgada

Saída do Parque Municipal - Foto: Pedro Jayme dos Santos

Saída do Parque Municipal Foto: Pedro Jayme dos Santos

Chegada Lomba Alta - Foto: Maria Rufina

Chegada Lomba AltaRecepção aos CavaleirosFoto: Maria Rufina

JORNAL CAPITAL DAS NASCENTES“Onde nascem grandes rios e grandes amizades”

Março - 201414 CADERNO ESPECIAL - DIACAVALO AO PINGUIRITO - CADERNO ESPECIAL

Flashes da Cavalgada

Orival Maffei e Cleiton Maffei aproveitaram o percurso para uma visitinha aos avós Elias e Nilza.

JORNAL CAPITAL DAS NASCENTESGente nossa escrevendo para nossa gente

Março - 2014 15 CADERNO ESPECIAL - DIACAVALO AO PINGUIRITO - CADERNO ESPECIAL

Flashes da Cavalgada

JORNAL CAPITAL DAS NASCENTES“Onde nascem grandes rios e grandes amizades”

Março - 201416 CADERNO ESPECIAL - DIACAVALO AO PINGUIRITO - CADERNO ESPECIAL

As Princesas e a Rainha de Bocaina do Sul es-tivam presentes e aproveitaram para convidar

o público para a 34ª Mostra do Campo.Marieli, Janaina e Sabrina

Percorrendo caminhos históricos, cer-ca de 3 mil cavaleiros e amazonas de 100 mu-nicípios dos Estados de Santa Catarina, Pa-raná, Rio Grande do Sul e São Paulo levaram em média 4 horas para fazer todo o percurso. Antes, um farto café da manhã foi servido aos participantes. Diacavalo ao Pinguirito iniciou em 1986 com 82 Cavaleiros do Piquete Tropeiros do Barracão e hoje detem o título de um im-portante evento turistico catarinense.

top related