jornal capital das nascentes - edição especial

8
JORNAL CAPITAL DAS NASCENTES Onde nascem grandes rios e grandes amizades Março - 2014 CADERNO ESPECIAL - DIACAVALO AO PINGUIRITO - CADERNO ESPECIAL 9

Upload: mauro-demarchi

Post on 06-Apr-2016

222 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Jornal Capital das Nascentes - Edição Especial - Diacavalo ao Pinguirito - 16ª Cavalgada

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Capital das Nascentes - Edição Especial

JORNAL CAPITAL DAS NASCENTESOnde nascem grandes rios e grandes amizades

Março - 2014 CADERNO ESPECIAL - DIACAVALO AO PINGUIRITO - CADERNO ESPECIAL 9

Page 2: Jornal Capital das Nascentes - Edição Especial

JORNAL CAPITAL DAS NASCENTES“Onde nascem grandes rios e grandes amizades”

Março - 201410 CADERNO ESPECIAL - DIACAVALO AO PINGUIRITO - CADERNO ESPECIAL

Desde muito antigamente, sentia-se a ne-cessidade de uma ligação entre Desterro (Florianó-polis), capital da província de Santa Catarina, e a vila de Nossa Senhora dos Prazeres das Lages (La-ges), na Serra. Foi por isso que em 1787. Abriu-se a pri-meira picada, ou picadão, como mencionado no artigo publicado na parte histórica desta Revista do Cinqüentenário. Dentre os feitores deste caminho, desta-cava-se o alferes Antônio Marques de Arzão, que mais tarde (1792) viria a adquiri uma propriedade no começo dos campos de Lages. Graças ao clima ameno e a aprazibilidade do lugar, Arzão denomi-nou as suas terras de “Bom Retiro”.

Com a estrada aberta, iniciou o tráfego de tropeiros e andantes, que desenvolveram o comércio entre as duas cidade. A ausência de povoações, que impli-cou no conflito com os índios, motivou o Império a criar em 1853, a Colônia Militar de Santa Tereza, hoje Catuíra no Município de Alfredo Wagner. Reconhecendo a bravura dos primeiros tro-peiros, tentamos hoje reproduzir a saga destes des-bravadores, realizando a “Tropeada” Diacavalo ao Pinguirito. No percurso da cavalgada, passava-se pra-ticamente pelo mesmo trecho da bicentenária pi-cada. Por estes lugares históricos: a Colônia Militar de Santa Tereza; o Cadeado – campestre cercado

Camilo Cechetto [email protected]

A HISTÓRIA DA CAVALGADA

Cavaleiros em foto antiga, fins do Século XIX e início do XX

por dois peraus, que facilitava a permanência das tropas para a sesteada; Avencal e Pinhal trilham os tropeiros de Alfredo Wagner. Já os de Bom Retiro passam pela Entrada; Gato do Mato; Guarda Ve-lha, destacamento militar antes da Colônia Santa Tereza; pela Calçada de Pedras, construída pelos escravos e pelo lendário Costão do Frade, onde por muito tempo se refugiaram os Padres Jesuítas.Maior Cavalgada fora de estrada do Brasil

Percorrendo caminhos históricos, cavalei-ros e amazonas levam em média cinco horas para fazer todo o percurso. Antes da partida, um farto café da manhã é servido gratuitamente aos partici-pantes logo pela manhã. Após o café a dupla Ca-valgada parte simultaneamente de Bom Retiro e de Alfredo Wagner se encontrando antes da chegada na localidade de Pinguirito. Na última edição da Cavalgada cerca de três mil cavaleiros e amazonas se encontraram em Pinguirito para a festa que atrai em média a cada edição uma média de seis mil pes-soas.

Diacavalo ao Pinguirito em 2004

Diacavalo ao Pinguirito iniciou no ano de 1986 com 82 cavaleiros integrantes do Piquete Tro-peiros do Barracão e hoje detém o título de um im-portante evento turístico do Estado Catarinense. Nos dias 03/04/05 de outubro de 1986, rea-lizou-se a 1ª Festa do Barracão, quando era Prefeito Municipal de Alfredo Wagner o Sr. Ivan Dorneles Andersen. Nesta data foi inaugurado o Parque de Exposições do Município e para homenagear o Go-vernador do Estado Sr. Espiridião Amin que estava inaugurando trechos concluídos da BR 282 Lages a Florianópolis. A 1ª Festa do Barracão foi aberta oficial-mente no sábado dia 4 de outubro de 1986 com a chegada de Cavaleiros vindo dos municípios da Grande Florianópolis (litoral), da Serra Catarinen-se e do Vale do Itajaí, denominada “Última Caval-gada da Serra ao Litoral” antes da BR 282 ser asfal-tada.

Diacavalo ao Pinguirito em 2010

Deste Evento consagrado como a maior fes-ta regional na época e pela emocionante chegada da Cavalgada no trevo da BR 282 próximo a Igreja Matriz de Alfredo Wagner, e mais tarde ao meio dia a chegada da Calvagada no Parque de Exposições e que despertou nos Alfredenses interesses maiores por cavalgadas e gostar de cavalos. Em dezembro de 1986 um grupo formado por 82 cavaleiros, com o nome Tropeiros do Barra-cão, saiu do Parque de Exposições de Alfredo Wag-ner, dormindo, sexta-feira, no Pinguirito na fazen-da do Seu Pide, seguiu no sábado até Matador no município de Bom Retiro, na propriedade da anti-ga Raia do Wilineckel, seguindo no domingo para a Guarda Velha, na propriedade do Sr. Adão Maciel e na segunda-feira chegando de volta ao Parque de Exposições em Alfredo Wagner. Esta foi a 1ª Caval-gada do Pinguirito. Após este evento começaram a surgir vá-rias cavalgadas na Fazenda do Seu Pide, Alcebíades Frederico Andersen,. Algumas vindas de Bom Re-tiro e outras de Alfredo Wagner. Mais um evento marcante foi a inauguração da Casa de Pedra e da Gruta de Nossa Senhora Aparecida na propriedade do Ivan Dorneles Andersen em 12 de outubro de 1991. Destacamos ainda a 1º Cavalgada “Diaca-valo ao Pingurito” realizada na 1ª Festa da comu-nidade religiosa católica de Pinguirito, com 232 cavaleiros e amazonas quando foram festeiros Luiz Carlos Cabral e Alcebíades Frederico Andersen em 15 de maio de 2001. Desta data em diante surgiu a competição dos irmãos Zezé e Ivan que disputam quem reúne o maior número de cavaleiros partindo de Bom Re-tiro ou de Alfredo Wagner para a Cavalgada “Dia-cavalo ao Pinguirito”. Cada ano o número de participantes se multiplica, de 200 para 500, de 500 para 800, de 800 para 1500, chegando a maio de 2010 com mais de 3000 cavaleiros e público de mais de 10000 pessoas prestigiando e festejando a chegada da maior Ca-valgada pela Natureza do Sul do Brasil.

Diacavalo ao Pinguirito em 2010

Diacavalo ao Pinguirito em 2010

Diacavalo ao Pinguirito em 2010

Page 3: Jornal Capital das Nascentes - Edição Especial

JORNAL CAPITAL DAS NASCENTESGente nossa escrevendo para nossa gente

Março - 2014 11 CADERNO ESPECIAL - DIACAVALO AO PINGUIRITO - CADERNO ESPECIAL

Page 4: Jornal Capital das Nascentes - Edição Especial

JORNAL CAPITAL DAS NASCENTES“Onde nascem grandes rios e grandes amizades”

Março - 201412 CADERNO ESPECIAL - DIACAVALO AO PINGUIRITO - CADERNO ESPECIAL

Page 5: Jornal Capital das Nascentes - Edição Especial

JORNAL CAPITAL DAS NASCENTESGente nossa escrevendo para nossa gente

Março - 2014 13 CADERNO ESPECIAL - DIACAVALO AO PINGUIRITO - CADERNO ESPECIAL

DIACAVALO AO PINGUIRITOFlashes da Cavalgada

Saída do Parque Municipal - Foto: Pedro Jayme dos Santos

Saída do Parque Municipal Foto: Pedro Jayme dos Santos

Chegada Lomba Alta - Foto: Maria Rufina

Chegada Lomba AltaRecepção aos CavaleirosFoto: Maria Rufina

Page 6: Jornal Capital das Nascentes - Edição Especial

JORNAL CAPITAL DAS NASCENTES“Onde nascem grandes rios e grandes amizades”

Março - 201414 CADERNO ESPECIAL - DIACAVALO AO PINGUIRITO - CADERNO ESPECIAL

Flashes da Cavalgada

Orival Maffei e Cleiton Maffei aproveitaram o percurso para uma visitinha aos avós Elias e Nilza.

Page 7: Jornal Capital das Nascentes - Edição Especial

JORNAL CAPITAL DAS NASCENTESGente nossa escrevendo para nossa gente

Março - 2014 15 CADERNO ESPECIAL - DIACAVALO AO PINGUIRITO - CADERNO ESPECIAL

Flashes da Cavalgada

Page 8: Jornal Capital das Nascentes - Edição Especial

JORNAL CAPITAL DAS NASCENTES“Onde nascem grandes rios e grandes amizades”

Março - 201416 CADERNO ESPECIAL - DIACAVALO AO PINGUIRITO - CADERNO ESPECIAL

As Princesas e a Rainha de Bocaina do Sul es-tivam presentes e aproveitaram para convidar

o público para a 34ª Mostra do Campo.Marieli, Janaina e Sabrina

Percorrendo caminhos históricos, cer-ca de 3 mil cavaleiros e amazonas de 100 mu-nicípios dos Estados de Santa Catarina, Pa-raná, Rio Grande do Sul e São Paulo levaram em média 4 horas para fazer todo o percurso. Antes, um farto café da manhã foi servido aos participantes. Diacavalo ao Pinguirito iniciou em 1986 com 82 Cavaleiros do Piquete Tropeiros do Barracão e hoje detem o título de um im-portante evento turistico catarinense.