jongo rafael e thais

Post on 14-Jul-2015

172 Views

Category:

Education

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

Rafael Netto 31Thais LessaTurma 701

Origem

Pesquisas históricas indicam que o Jongo possui, na sua origem, relações com o hábito

recorrente das culturas africanas de expressão bantu, durante o período colonial, de criar

diversas comunidades, semelhantes a sociedades secretas e seitas político-religiosas especializadas, dentre as quais podemos citar

até mesmo irmandades católicas, como a Congada. Estas fraternidades tiveram

importante papel na resistência à escravidão, como modo de comunicação e organização, e até mesmo comprando e alforriando escravos.

Características

Uma característica essencial da linguagem do Jongo é a utilização de símbolos que, além de manter o sentido cifrado, possuem função supostamente mágica, provocando, supostamente, fenômenos paranormais. Dentre os mais evidentes pode-se citar o fogo, com o qual são afinados os instrumentos; os tambores, que são consagrados e considerados como ancestrais da comunidade; a dança em círculos com um casal ao centro, que remete à fertilidade; sem esquecer, é claro, as ricas metáforas utilizadas pelos jongueiros para compor seus "pontos" e cujo sentido é inacessível para os não iniciados.

AtabaqueAtabaqueTambor

Chocalho

Coreografia

Padrões rítmicos e coreografia adquirem diferentes características, segundo a comunidade, das evoluções de um solista ou par solista ao centro da roda a um simples giro anti-horário dos participantes em torno dos tambores.

Músicas

top related