ir 2014 despesas com educação - deduções

Post on 05-Jul-2015

204 Views

Category:

Business

1 Downloads

Preview:

Click to see full reader

DESCRIPTION

Nesta apresentação a HS Contábil esclarece algumas dúvidas comuns ao informar as despesas com educação na sua declaração do imposto de renda.

TRANSCRIPT

FACULDADE CURSOS TÉCNICOS CURSOS PROFISSIONALIZANTES

SAIBA MAIS SOBRE:

www.hscontabil.com.br

Nesta apresentação a HS Contábil esclarece algumas dúvidas comuns ao informar as despesas com educação na declaração do imposto de renda.

São as que compreendem: educação infantil (creches e pré-escolas), ensino fundamental, ensino médio, educação superior (cursos de graduação e pós-graduação) e a educação profissional (ensino técnico e tecnológico.)

A educação infantil é aquela que precede o ensino fundamental obrigatório, oferecida em creches ou entidades equivalentes e pré-escolas, compreendendo as despesas efetuadas com a educação de menores na faixa etária de zero a seis anos de idade.

A educação profissional compreende os seguintes níveis: I - técnico, destinado a proporcionar habilitação profissional a alunos matriculados ou egressos de ensino médio, e cuja titulação pressupõe a conclusão da educação básica de 11 anos; II - tecnológico, corresponde a cursos de nível superior na área tecnológica, destinados a egressos do ensino médio e técnico.

Considera-se curso de especialização aquele que se realiza após a graduação em curso superior e atende às exigências de instituições de ensino. Nesse conceito enquadram-se, por exemplo, os cursos de pós-graduação lato sensu.

Estas despesas não podem ser deduzidas por falta de previsão legal. E não se enquadram em nenhuma das possiblidades citadas no item anterior.

Também não existe previsão legal para este tipo de curso. As aulas de reforço escolar também não podem ser deduzidas.

Não se enquadram no conceito de despesas com instrução, por exemplo, as efetuadas com uniforme, transporte, material escolar e didático, com a aquisição de máquina de calcular e microcomputador.

O declarante poderá informar as despesas de educação de um filho/dependente somente até que ele complete 24 anos de idade.

Caso o dependente trabalhe, sua renda deve somar-se aos rendimentos do responsável por ele na declaração do IR.

OBSERVAÇÃO: esta soma de rendimentos poderá aumentar o imposto ao invés de diminuir, isto depende da renda do dependente.

http://pt.slideshare.net/HsContabil

https://www.facebook.com/hscont

https://twitter.com/HSCONTABIL

http://www.linkedin.com/company/hs-cont-bil-ltda?trk=company_name

https://plus.google.com/100898547803898217906/about

Evite transtornos e não fique em dúvida! Acompanhe nossas dicas e conte com a HS Contábil! E-mail: hs@hscontabil.com.br Telefone: (11) 4479-6500 – Fax: (11) 4479-2304

top related