intro direÇÃo de cinema

Post on 07-Jun-2015

1.733 Views

Category:

Documents

2 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

Curso: Cinema DigitalIntrodução à Direção de Cinema – 2007Professor José Augusto De Blasiis

Ementa:

Estudar os princípios básicos da direção cinematográfica, desenvolvendo o conceito de realizador de cinema. Abordar a conceituação de todas as áreas envolvidas no processo de produção de cinema e vídeo. Analisar exemplos de produção de documentários, filmes de ficção de curta e longa metragem, sob o ponto de vista técnico e estético. Enfocar a linguagem cinematográfica aplicada aos processos de produção audiovisual. Exemplificar os aspectos técnicos com a analise das mais importantes obras da cinematografia mundial e brasileira.

Avaliação:

A avaliação será de um conjunto de atividades:Relatório de atividades com analise de textos da bibliografia (em grupo)Trabalho das analises dos filmes exibidos (em grupo)Exercícios práticos em estúdio (em grupo)Trabalho final em vídeo (em grupo)

Objetivos:

O curso visa introduzir o aluno no universo técnico e estético da direção de cinema e vídeo. A disciplina analisará os diferentes aspectos técnicos e estéticos da captação da direção de cinema e em vídeo. Estudaremos os diferentes aspectos que compõem o trabalho do diretor de cinema. Da roteirização ao plano de produção, passando pelo trabalho com os atores, a relação com a equipe de trabalho no set de filmagem, do diretor de fotografia, passando pela cenografia, direção de arte, técnicos de som e todo o restante da equipe técnica de um projeto rodado em película ou em filme. Depois nos processos de pós-produção trabalharemos com os processos de edição e montagem a finalização e lançamento comercial dos projetos em cinema e vídeo. Trabalhando em estúdio e em sala de aula multimídia veremos como a linguagem cinematografia se realiza nos meios técnicos do cinema e do vídeo.

1

Metodologia:

Trabalhando com exercícios práticos de direção de cinema e vídeo em estúdio o curso abordará com os alunos os meios técnicos da narrativa cinematográfica. Em sala de aula teremos a parte teórica em aulas multimídia. Completando a metodologia o curso se utilizará exibição de filmes para analise dos alunos. Através da exibição de filmes se avaliará a conseqüência técnica dos conceitos trabalhados teoricamente e praticamente através dos exercícios gerados em estúdio. Teremos quatro cineastas que terão suas obras analisadas através dos trabalhos publicados em livro por estes diretores que se preocuparam em escrever sobre o fazer cinema:

Andrei TarkovskiClaude ChabrolDavid MametSidney Lumet

Avaliação:Trabalhos teóricosTrabalhos práticos Resenhas

Filmes exibidos no semestre:Trechos de vários filmes dos cineastas estudados no semestre

Carga horária: 40

Dias Conteúdo Atividade/Bibliografia Espaço Equipamento Quantidade funcionários

obs

1 02.08 Apresentação da disciplina e da Expositiva Sala MM

2

bibliografia.Montagem dos grupos e das estratégias de aula.Escolha dos diretores a serem trabalhados no semestre.

2 09.08 Identidade Artística:O Trabalho do diretorComo um diretor identifica seus temasComo desenvolver suas idéias para histórias

RABIGER, Michael. Direção de Cinema – Técnica e Estética. Editora Campus: Rio de Janeiro, 2007. Págs.3-27.

Sala MM DVD Player Reservar DVD

3 16.08 Cinematografia:As práticas cinematográficas do diretorComo enxergar com os olhos de um cineastaProjetos de filmagem

RABIGER, Michael. Direção de Cinema – Técnica e Estética. Editora Campus: Rio de Janeiro, 2007. Págs. 29-78.

Sala MM DVD Player Reservar DVD

4 23.08 Analise em trabalho conjunto com todos os grupos dos diferentes aspectos que envolvem o trabalho do diretor de cinema visto pela ótica dos diretores estudados no semestre:Direção GeralRoteiroEscolha de elencoDireção de AtoresDireção de arte e cenografiaFigurinoProduçãoPlanejamentoDecupagemFotografiaMontagemComercialização - Lançamento

LUMET, Sidney. Fazendo Filmes. Rocco: Rio de Janeiro, 1998.MAMET, David. Sobre Direção de Cinema. Civilização Brasileira: Rio de Janeiro, 2002.CHABROL, Claude– GUÉRIF, François (colaboração). Como se hace uma película. Alianza Editorial: Madrid, 2005TARKOVSKI, Andrei. Esculpir o Tempo. Martins Fontes: São Paulo, 2002.

Sala MM DVD Player Reservar DVD

3

5 06.09 Analise em trabalho conjunto com todos os grupos dos diferentes aspectos que envolvem o trabalho do diretor de cinema visto pela ótica dos diretores estudados no semestre:Direção GeralRoteiroEscolha de elencoDireção de AtoresDireção de arte e cenografiaFigurinoProduçãoPlanejamentoDecupagemFotografiaMontagemComercialização - Lançamento

LUMET, Sidney. Fazendo Filmes. Rocco: Rio de Janeiro, 1998.MAMET, David. Sobre Direção de Cinema. Civilização Brasileira: Rio de Janeiro, 2002.CHABROL, Claude– GUÉRIF, François (colaboração). Como se hace uma película. Alianza Editorial: Madrid, 2005. TARKOVSKI, Andrei. Esculpir o Tempo. Martins Fontes: São Paulo, 2002.

Sala MM DVD Player Reservar DVD

6 13.09 Analise em trabalho conjunto com todos os grupos dos diferentes aspectos que envolvem o trabalho do diretor de cinema visto pela ótica dos diretores estudados no semestre:Direção GeralRoteiroEscolha de elencoDireção de AtoresDireção de arte e cenografiaFigurinoProduçãoPlanejamentoDecupagemFotografiaMontagemComercialização - Lançamento

LUMET, Sidney. Fazendo Filmes. Rocco: Rio de Janeiro, 1998.MAMET, David. Sobre Direção de Cinema. Civilização Brasileira: Rio de Janeiro, 2002.CHABROL, Claude– GUÉRIF, François (colaboração). Como se hace uma película. Alianza Editorial: Madrid, 2005.TARKOVSKI, Andrei. Esculpir o Tempo. Martins Fontes: São Paulo, 2002.

Sala MM DVD Player Reservar DVD

4

7 20.09 Analise em trabalho conjunto com todos os grupos dos diferentes aspectos que envolvem o trabalho do diretor de cinema visto pela ótica dos diretores estudados no semestre:Direção GeralRoteiroEscolha de elencoDireção de AtoresDireção de arte e cenografiaFigurinoProduçãoPlanejamentoDecupagemFotografiaMontagemComercialização - Lançamento

LUMET, Sidney. Fazendo Filmes. Rocco: Rio de Janeiro, 1998.MAMET, David. Sobre Direção de Cinema. Civilização Brasileira: Rio de Janeiro, 2002.CHABROL, Claude– GUÉRIF, François (colaboração). Como se hace uma película. Alianza Editorial: Madrid, 2005.TARKOVSKI, Andrei. Esculpir o Tempo. Martins Fontes: São Paulo, 2002.

Sala MM DVD Player Reservar DVD

8 27.09 Gravação Grupo I Gravação e assessoria a grupos.

Estudio A TV PlasmaNotebook1câmera HVX 200Iluminação completa

4

9 04.10 Gravação Grupo II Gravação e assessoria a grupos.

Estudio A TV PlasmaNotebook1câmera HVX 200Iluminação completa

4

10 18.10 Gravação Grupo III Gravação e assessoria a grupos.

Estudio A TV PlasmaNotebook1câmeras HVX 200Iluminação

4

5

completa11 25.10 Gravação Grupo IV Gravação e assessoria a

grupos.Estudio A TV Plasma

Notebook1câmeras HVX 200Iluminação completa

4

12 01.11 Assessoria aos grupos e edição dos trabalhos da seqüência dirigida.

Assessoria e edição de trabalhos.

Sala MM Ilha de edição HD – Final Cut.

1 Editor

13 08.11 Assessoria aos grupos e edição dos trabalhos da seqüência dirigida.

Assessoria e edição de trabalhos.

Sala MM Ilha de edição HD – Final Cut.

1 Editor

14 22.11 Apresentação dos trabalhos da seqüência dirigida – CHABROL, MAMET, LUMET E TARKOVSKI.

Apresentação de trabalhos. Sala MM TV PlasmaNotebookDVD Player

1 Reservar DVD Player

15 29.11 Apresentação dos seminários dos grupos 1 e 2.

Apresentação de trabalhos. Sala MM TV PlasmaNotebookDVD Player

1 Reservar DVD Player

16 06.12 Apresentação dos seminários dos grupos 3 e 4.

Apresentação de trabalhos. Sala MM TV PlasmaNotebookDVD Player

1 Reservar DVD Player

17 13.12 Avaliação final. Avaliação. Sala MM

Bibliografia Básica:

MARNER, Terence St. John. A Direção Cinematográfica. Edições 70: Lisboa, 2004.LUMET, Sidney. Fazendo Filmes. Rocco: Rio de Janeiro, 1998.MAMET, David. Sobre Direção de Cinema. Civilização Brasileira: Rio de Janeiro, 2002.

Bibliografia Complementar:

6

WAJDA, Andrzey. Um Cinema Chamado Desejo. Editora Campus: Rio de Janeiro, 1989.TARKOVSKI, Andrei. Esculpir o Tempo. Martins Fontes: São Paulo, 2002.COSTA, Antonio. Compreender o Cinema. Editora Globo: São Paulo, 1989.AUMONT, Jacques. A estética do filme. São Paulo, Papirus, 1995.CARRIÈRE, Jean-Claude. A Linguagem Secreta do Cinema. Editora Nova Fronteira: Rio de Janeiro, 1995.SANTOS, Nelson Pereira dos. Um Olhar Neo-Realista. Edusp: São Paulo, 1994.DIEGUES, Carlos. Cinema Brasileiro – Idéias e Imagens. Editora da Universidade: Porto Alegre, 1988.ROCHA, Glauber. Roteiros do Terceiro Mundo. Alhanbra: Rio de Janeiro, 1985.GOTTLIEB, Sidney. Hitchcoock por Hitchcook. Imago: Rio de Janeiro, 1998.BUNUEL, Luis. Meu último Suspiro. Editora Nova Fronteira: Rio de Janeiro, 1982.MAURO, Humberto. Sua vida,sua arte, sua trajetória no cinema- Depoimentos sobre a riqueza da filmografia maureana e sua importância na moderna cultura brasileira. Artenova: Rio de Janeiro, 1978.

Bibliografia Indicadar:

RABIGER, Michael. Direção de Cinema – Técnica e Estética. Editora Campus: Rio de Janeiro, 2007CHABROL, Claude– GUÉRIF, François (colaboração). Como se hace uma película. Alianza Editorial: Madrid, 2005.

7

top related