interações droga-nutrintes

Post on 13-Aug-2015

2.480 Views

Category:

Documents

1 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

INTERAÇÃO MEDICAMENTO X INTERAÇÃO MEDICAMENTO X ALIMENTOALIMENTO

DISCENTES:

ALEX CASTRO JOSELITA TORQUATO

ANA RITA ALVES LIVIA SAYANNE

AYALLA MATOS RITA DE CÁSSIA

CLAUDINA PINTO ORIANA PÓLVORA

INGRID SOUZA

JACIMARA RODRIGUES

DIPIRONA SÓDICADIPIRONA SÓDICA

Indicação :

Dipirona sódica é indicada como analgésico e antipirético.

Ação:

É utilizada no tratamento das manifestações dolorosas e da febre.

Os efeitos analgésico e antipirético podem ser esperados em 30 a 60 minutos após a administração e geralmente duram aproximadamente 4 horas.

DIPIRONA SÓDICADIPIRONA SÓDICA

Posologia :

Adultos e adolescentes acima de 15 anos: 20 a 40 gotas em administração única ou até o máximo de 40 gotas 4 vezes ao dia.

Crianças: Conforme o peso, deve-se seguir a orientação da tabela a seguir:

Crianças menores de 3 meses de idade ou pesando menos de 5 kg não devem ser tratadas com dipirona sódica. Doses maiores, somente a critério médico.

Administração:

A princípio, a dose escolhida depende do efeito analgésico desejado e das condições do paciente. Quando for necessário um efeito analgésico de início rápido ou quando a administração por via oral é contra-indicada, recomenda-se a administração por via intravenosa ou intramuscular.

Em pacientes com insuficiência renal ou hepática, desaconselha-se o uso de altas doses de dipirona sódica, visto que a taxa de eliminação é reduzida nestes pacientes. Entretanto, para tratamento a curto prazo não é necessária redução da dose. Não existe experiência com o uso de dipirona sódica a longo prazo em pacientes com insuficiência renal ou hepática.

DIPIRONA SÓDICADIPIRONA SÓDICA

Contra indicação:

É contra-indicado em caso de hipersensibilidade conhecida à dipirona sódica e/ou demais componentes da formulação e/ou a outras pirazonas.

Asma analgésica ou intolerância analgésica do tipo urticária-angioedema.

Crianças menores de 3 meses de idade ou pesando menos de 5 kg.

ORLISTATEORLISTATE

Indicação:

Indicado para o tratamento a longo prazo de pacientes com sobrepeso ou obesidade, incluindo pacientes com fatores de risco associados à obesidade, em conjunto com uma dieta levemente hipocalórica.

Preparação para cirurgia em casos de obesidade mórbida.

ORLISTATEORLISTATE

Ação:

Atua no lúmen gastrointestinal, inibindo a atividade das lípases gástrica e pancreática.

Reage especificamente com um resíduo de serina da lípase pancreática. As lípases reconhecem o inibidor como um substrato normal e catalisam a abertura do anel beta-lactâmico, ocorrendo acilação do grupo hidroxila da serina no sítio ativo.

ORLISTATEORLISTATE

Posologia:

Deve ser administrado por via oral, na dose de 120 mg, três vezes ao dia, durante ou até 1 hora após as principais refeições.

Interação Droga-Nutriente

Diminuição da absorção da vitamina D, E e beta-caroteno foi observada quando administradas em conjunto com Xenical® (orlistate).

ORLISTATEORLISTATE

Contra-indicações :

É contra-indicado em pacientes com síndrome de má absorção crônica, colestase e em pacientes com hipersensibilidade conhecida ao orlistat ou a qualquer um dos componentes contidos na fórmula. 

ORLISTATEORLISTATE

Sintomas gastrintestinais

Incluem, principalmente fezes líquidas, oleosas e incontinência fecal; dores abdominais, flatulência,

náuseas e vômitos ocorrem com menor freqüência, diminuindo a incidência após a 12ª semana ou desaparecendo após o término do tratamento.

BROMAZEPAMBROMAZEPAM

Indicação:

Ansiedade, tensão e outras queixas somáticas ou psicológicas associadas à síndrome de ansiedade. Uso adjuvante no tratamento de ansiedade e agitação associadas a transtornos psiquiátricos, como transtornos do humor e esquizofrenia.

Distúrbios funcionais gastrintestinais, como: Síndrome de cólon irritável, colite ulcerativa, dor epigástrica, espasmos, distensão abdominal e diarréia;

BROMAZEPAMBROMAZEPAM

Ação:

Reduz seletivamente a tensão e a ansiedade; em doses altas, promove efeito sedativo e músculo-relaxante.Sua ação se faz sentir após cerca de 20 minutos de sua administração.

BROMAZEPAMBROMAZEPAM

Posologia:

Dose média para o tratamento de pacientes ambulatoriais: 1,5 a 3 mg até 3 vezes ao dia.

Casos graves, especialmente em hospital: 6 a 12 mg, 2 ou 3 vezes ao dia.

O tratamento de pacientes ambulatoriais deve ser iniciado com doses baixas, aumentadas gradualmente, até se atingir a dose ideal.

BROMAZEPAMBROMAZEPAM

Contra-indicação:

Não deve ser administrado a pacientes com reconhecida hipersensibilidade aos benzodiazepínicos, insuficiência respiratória grave, insuficiência hepática grave (benzodiazepínicos não são indicados para tratar pacientes com insuficiência hepática grave, pelo risco de encefalopatia) ou síndrome de apneia do sono.

REFERÊNCIASREFERÊNCIAS

http://www.medicinanet.com.br

http://www.moreirajr.com.br/revistas

http://www.bulas.med.br/bula

top related