info 05 - resumo do livro - princípios da balneoterapia ozonizada

Post on 06-Mar-2016

255 Views

Category:

Documents

14 Downloads

Preview:

Click to see full reader

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

E.U. MIAN Diretor do Instituto

de Clínica Dermatológica

G. AGOSTINI Professor Associado

de Hidrologia Médica

UNIVERSIDADE DE ESTUDOS DE PISA

PRINCÍPIOS DA BALNEOTERAPIA

OZONIZADA

F o r a m r e p o r t a d a s a s á r e a s estatisticamente mais propensas ao aparecimento de úlceras de compressão em pacientes anciões, obrigados a longos períodos de imobilização.

Evolução planimétrica de uma lesão ulcerativa em uma paciente (B.C.B.) submetida à balneoterapia ozonizada. A reepitelização é mais surpreendente uma vez que a paciente (de 81 anos) apresentava também c a r d i o p a t i a a r t e r i o s c l e r ó t i c a e calcificações vasculares difusas nos botões aórticos e nos membros inferiores.

Evolução planimétrica de uma lesão ulcerativa e m p a c i e n t e i n t e r n a d a n a C l i n i c a Dermatológica de Pisa por pioderma gangrenoso e submetida ao autoenxerto de pele após a balneoterapia ozonizada (N.W.M., 68 anos, sexo F). A lesão, com ap rox imadamen te 18 cm de ma io r diâmetro, localizada no terço inferior da superfície lateral da perna esquerda, mostra, na sua linha externa, o bordo da úlcera no seu tamanho máximo. A linha interna pontilhada corresponde à área de pele enxertada. A superfície entre as duas linhas representa a área espontaneamente reepitelizada com os banhos.

O paciente apresentava numerosas úlceras distróficas com áreas necróticas evidentes que atingiam inclusive a região tendínea (extensor longo dos dedos) para as quais foi indicada excisão cirúrgica. As terapias convencionais tinham se mostrado insuficientes para a resolução incruenta do caso.

Paciente após balneoterapia ozonizada. Observa-se o completo desaparecimento das áreas necróticas e uma clara inversão do trofismo do fundo ulceroso. Neste estágio o paciente pode ser submetido ao intervento cirúrgico de cobertura. A nossa casuística a esse propósito é numerosa e mostra resultados muito interessantes.

RESUMO. Foram estudados 15 pacientes

internados nos departamentos da Clinica

Dermatológica da Universidade de Pisa e

tratados com balneoterapia ozonizada utilizando

água potável comum. Os pacientes foram

escolhidos entre os que apresentavam lesões

particularmente tórpidas e que, portanto,

deveriam receber alta sem melhora. Ao invés

disso, durante o tratamento mostram uma grande

melhora do fundo das úlceras, com o

aparecimento de brotos celulares, redução do

exsudato, dos processos infecciosos e

necrobióticos e retomada da reepitelização seja

das margens que do fundo. A melhora foi

documentada pelos resultados gráficos,

fotográficos e teletermográficos.

top related