hospital santa rosália recebe auditoria periódica da...

Post on 05-Jul-2020

3 Views

Category:

Documents

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

ANO IX • NÚMERO 55 • TEÓFILO OTONI • NOVEMBRO/DEZEMBRO DE 2014

• Editorial: A saúde pede ajuda Pág.2

• HSR credencia novos leitos de UTI e Cirurgia Vascular para o SUS Pág. 4

• Com a palavra: O Secretário Municipal da Saúde de Teófilo Otoni Fernando Barbosa Pág.7

LEIA AINDA NESTA EDIÇÃO:

Hospital Santa Rosália recebe Auditoria Periódica da ISO

Ajudar está no sangue.Seja você também um doador

Diretor Técnico do HSR recebe Comenda Teófilo Otoni

Página 05

Página 03 Página 04

2 Informativo Santa Rosália em Foco Novembro | z 2014EDITORIAL

EXPEDIENTE

EDITORIALA saúde pede ajuda

PROVEDORIAProvedor: Dr. Eduardo Bamberg de Campos

1º vice-provedor: Silas José Barbosa 2º vice-provedor: Dr. José Eduardo Regadas Nogueira

1º Tesoureiro: Gustavo Henrique Gazzineli2º Tesoureiro: João Carlos da Cunha Melo

1º secretário: Cesário Rios de Castro 2º secretário: Aloyzo Ramos Murta

DIREÇÃO EXECUTIVASuperintendente - João Carlos Corrêa

Diretor Técnico: Dr. Ilter Volmer MartinsDiretor Clínico. Dr. Guilherme de Oliveira Carvalho

CONSELHO EDITORIAL

“Gerente de Marketing e Planejamento - Ana Paula Duarte Viana Superintendente - João Carlos Corrêa

Médica Coordenadora da UTI - Christiane Corrêa R. CiminiSupervisora de Marketing - Mariana Ferreira Batista

JORNALISTA RESPONSÁVEL: Mariana Ferreira Batista • Reg. 12224/MG

PROJETO GRÁFICO: Gráfica Modelo

IMPRESSÃOArtes Gráficas Modelo • Rua Marcelo Guedes, 170 • CentroTel.: 33.3522.3070 • Teófilo Otoni - MG • www.graficamodelo.com

TIRAGEM: 1.300 exemplares

ASSOCIAÇÃO HOSPITALAR SANTA ROSÁLIA Alto da Catedral, s/nº - Centro - Tel.: (33) 3529.1638 - T. Otoni - MG

marketing@hospitalsantarosalia.com.br - Fax: (33) 3529.1601

Este é um momento de chamarmos aten-ção do governo e da população sobre esta cri-se que ameaça a sobrevivência dos hospitais filantrópicos que prestam serviços ao SUS, o HSR que também compartilha dessa situação espera uma solução para essa dramática rea-lidade.

Acompanhamos e vivenciamos o proble-ma do sub-financiamento do setor filantrópi-co da saúde. Além da tabela do SUS que está congelada há mais de 10 anos, o repasse rea-lizado pelo governo é insuficiente, e os hospi-tais filantrópicos acabam operando acima de sua capacidade e não recebem por isso, pro-vocando assim baixa remuneração e o acú-mulo de pendências financeiras.

As causas não são isoladas, elas são mui-to mais complexas do que as aqui apresenta-das. Lutamos contra as constantes ameaças que nos cercam, como falta de recursos, crise financeira e risco de interrupção de nossos serviços. É necessário que haja repasses de forma justa, digna, contínua, e comprometi-mento de todas as esferas governamentais.

Somos favoráveis em discutir como me-lhorar o sistema de saúde de forma que pos-samos assegurar repasse de verbas, para melhorar o desempenho dos nossos procedi-mentos, o acesso e a resolutividade da assis-tência à saúde para a população.

3Informativo Santa Rosália em FocoNovembro | Dezembro 2014EM FOCO

Ajudar está no sangue.Seja você também um doador

Visando mobilizar a po-pulação e aumentar o número de doadores, do dia 24 de no-vembro a 22 de dezembro foi realizada a campanha anual de doação de sangue do HSR.

Esta campanha teve como foco mobilizar a popula-ção para que realize a doação de sangue de forma conscien-te e habitual, principalmente em períodos críticos como feriados de natal, réveillon, carnaval, entre outros, onde o estoque de sangue fica baixo e é preciso que as doações acon-teçam regularmente para que a instituição possa atender às demandas com tranquilidade.

Segundo o responsável técnico da Unidade, o médico Dr. José Eduardo Regadas No-gueira, o ato traz benefícios para todos: hospitais, pacien-tes e sociedade, pois dá mais segurança ao cidadão que a qualquer momento pode necessitar do procedimento transfusional. Mesmo quem não pode doar, poderá con-tribuir conscientizando outras pessoas sobre a importância e necessidade desse grande ges-to de amor ao próximo.

Segundo a coordenado-ra do Núcleo de Hemoterapia, Sarah Gazel, a parceria com as empresas da região tem sido muito importante para conse-guir manter o estoque de san-gue. Existem grandes parceiros que conscientizam os funcio-

nários, liberando-os durante o horário de trabalho para reali-zarem a doação, promovendo cidadania e solidariedade.

“O Núcleo de Hemotera-pia recebe e agradece a solida-

riedade de todas as empresas interessadas em ser parceiras. Entretanto, para prestar um atendimento com mais quali-dade e eficiência aos funcio-nários candidatos à doação, é

necessário fazer contato com o Setor de Captação de Doa-dores para programar o aten-dimento, registrá-lo e fornecer orientações essenciais para a doação”. Destacou Sarah Gazel.

MObILIzAçãO nASREDES SOCIAIS

A blogueira Vivi Ribeiro marcou presença no Núcleo de Hemoterapia e com um gesto nobre de solidarie-dade abraçou a causa e foi a gran-de incentivadora da Campanha que mobilizou as redes sociais. Ela lançou um desafio incentivando os inter-nautas a postarem uma foto no ato

da doação e assim incentivar a rede de amigos a participar da campanha.

“Adorei participar da campanha, com tão pouco a gente ajuda tanto, é um gesto tão simples e tão grandioso”. Destacou Vivi Ribeiro.

4 Informativo Santa Rosália em Foco Novembro | Dezembro 2014EM FOCO

HSR credencia novos leitos de UTI e Cirurgia Vascular para o SUS

Modernidade e Inovação são focos do Hospital Santa Rosália, que não poupa es-forços para oferecer os melhores recursos em saúde para a população. Concretizan-do mais uma etapa desta busca contínua, o Ministério da Saúde credenciou mais dois leitos para UTI Adulto, um leito para UTI Neonatal e a Cirurgia Vascular ao HSR.

A Portaria 1.387 de 03 de dezembro de 2014, que habilita os leitos de UTI, vem suprir um vazio assistencial na oferta de leitos, uma vez que o Hospital Santa Rosá-

lia é referência na Macrorregião Nordeste de Minas Gerais.

“Essa conquista contribui, é um passo importante na melhoria do nosso suporte assistencial e reafirma a nossa qualidade e segurança nos serviços que já são prestados”. Destacou o superintendente João Carlos Corrêa.

A Portaria 1.336 de 28 de novembro de 2014, que habilita o Hospital Santa Rosália como Unidade de Assistência em Alta Complexidade Cardiovascular para

pacientes do SUS, é a comprovação que o Hospital está preparado para implantação de técnicas e procedimentos pioneiros, bem como oferecer alta qualidade em ser-viços hospitalares.

“Este credenciamento vem reafirmar nosso compromisso em disponibilizar os me-lhores recursos e resolutividade nos serviços prestados ao SUS, nos mantendo firmes em nosso propósito de desenvolvimento, inova-ção e segurança em nossos procedimentos”. Disse o provedor Dr. Eduardo Bamberg.

No dia 1º de dezembro foi realizada no Expominas, a solenidade de entrega da Comenda Teófilo Ottoni. Nesta oitava edição a comenda agraciou a 83 persona-lidades, entre empresários, políticos, ser-vidores públicos e profissionais liberais. O governador Alberto pinto Coelho, ideali-zador da medalha, foi representado pelo chefe do Gabinete Militar do Governador, coronel Alex de Melo. A defensora pública geral do Estado de Minas Gerais, Christia-ne Neves Procópio Malard, foi a oradora oficial do evento.

O Diretor Técnico do HSR Dr. Ilter Vol-mer Martins foi agraciado com a Comen-da Teófilo Ottoni. “Receber esta home-nagem é motivo de muita satisfação, me sinto honrado e privilegiado pelo reco-nhecimento e também poder contribuir com o desenvolvimento da nossa região.”

A Comenda Teófilo Ottoni foi criada em 2007, por meio da Lei 16.920, por ini-ciativa do então deputado Alberto Pinto

Coelho, presidente da Assembleia Legis-lativa de Minas Gerais. A honraria home-nageia pessoas e instituições que tenham se dedicado ao desenvolvimento político, cultural, econômico e social dos Vales do

Jequitinhonha e Mucuri e do Norte de Mi-nas. A solenidade, pela lei, é realizada anu-almente e de forma alternada nos municí-pios do Serro e de Teófilo Otoni.

Diretor Técnico do Santa Rosáliarecebe a comenda Teófilo Ottoni

Solenidade de Entrega da Comenda

5Informativo Santa Rosália em FocoNovembro | Dezembro 2014DESTAQUE

Hospital Santa Rosália renova a certificação ISO

Unicred Três Vales (33) 3522-2209 www.unicred3vales.com.br Rua Padre Virgulino, 687 - Centro - Teófilo Otoni/MG

IPVA IPTU ANUIDADES DE CONSELHOS MATRÍCULA E MATERIAL ESCOLAR

DESPESAS PESSOAIS COMPRASLICENCIAMENTO DE VEÍCULOS

Para que o fim de ano seja ainda melhor, a Unicred traz para você a promoção SuperVirada 2015, o crédito para tudo que precisar, sempre com as melhores condições do mercado.

IOF Diário Reduzido!

SÓ PARA QUEM É COOPERADO UNICRED

Processo ágil e sem burocracia

Participação na distribuição de sobras

Procure seu gerente e contrate a linha de crédito que já virou tradição.

O HSR recebeu nos dias 11 e 12 de dezembro a audi-toria de manutenção do cer-tificado ISO, realizada pelos auditores Eduardo Ramos Ferraz e Lívia Vasconcellos da empresa DNV/GL –líder mundial em certificação. O objetivo foi evidenciar as conformidades dos pro-cessos de acordo com os requisitos da Norma ISO 9001:2008 – Sistema de Ges-tão da Qualidade.

A ISO é uma norma in-ternacional aplicável a qual-quer tipo de organização que especifica requisitos para um Sistema de Gestão da Qualidade e está focada na eficácia em atender às

necessidades dos clientes, incluindo melhoria contínua dos processos, produtos e serviços.

O Hospital Santa Rosá-lia foi auditado com suces-so e manteve a certificação, obtida em abril de 2013. “Acompanhamos de perto todas as fases de implemen-tação da ISO e sempre que necessário avaliamos e rea-lizamos ações de melhorias, mais uma vez, atestamos o nosso compromisso com a excelência e qualidade e bem-estar dos pacientes.” Disse a gerente do Setor de Qualidade e representante do SGQ do HSR Ana Paula Duarte Viana.

Segundo o superinten-dente João Carlos Corrêa, os resultados vêm sendo colhidos ao longo do tem-po e essa auditoria reforça a posição do HSR como re-ferência na oferta de quali-dade assistencial.

“Os resultados da audi-

toria foram muito positivos, agradecemos o empenho dos colaboradores do hos-pital pela realização de um trabalho com excelência.” Destacou o provedor Dr. Eduardo Bamberg.

Equipe do setor da Qualidade e Diretoria juntamente com auditores DNV após o anúncio da renovação do certificado.

6 Informativo Santa Rosália em Foco Novembro | Dezembro 2014DESTAQUE

Fórum reúne Escritórios da QualidadeNo dia 6 de novembro o

IAG Saúde promoveu o 1º Fó-rum IAG Saúde para Escritórios da Qualidade em Belo Horizon-te.Na ocasião foram discutidos temas de maior impacto para a melhoria do sistema de gestão da qualidade, escolhidos pe-los gerentes dos escritórios da qualidade dos hospitais clien-tes do IAG Saúde.

Além das palestras, foi realizada uma homenagem com entrega de placas de re-conhecimento pela eficiência na implantação do sistema de gestão das instituições que conquistaram certificações ou passaram por auditorias de manutenção de certificação no biênio 2013-2014. O certifi-cado é um reconhecimento do IAG pela excelência da gestão alcançada por seus clientes.

JUSTIÇA FEDERAL DETERMINA DATA LIMITE PARA REPASSE AOS HOSPITAIS

FILANTRÓPICOS MINEIROSA ação movida pela

Federassantas contra a União obteve uma vitó-ria importante para os filantrópicos. A Justiça Federal acatou, no dia 24 de dezembro, o pedido dos hospitais mineiros, e determinou que o res-tante do repasse (30%) referente à média e alta complexidade (MAC) seja efetuado até o dia 5 de janeiro de 2015 (ao invés de a partir desta data, como desejava a União).  A medida foi tomada pela federação após o Fundo Nacional de Saúde anunciar que o repasse das verbas do bloco MAC que já estavam em atraso

desde o dia 10 de dezem-bro, não teriam data limi-te para ser quitado inte-gralmente.

Além das dificulda-des enfrentadas diaria-mente pelos hospitais filantrópicos de todo o país, o fim de 2014 trouxe mais um problema para estas instituições. O re-passe que deveria ser fei-to pelo Fundo Nacional de Saúde não ocorreu na data de costume e após alguns dias de atraso o governo anunciou o pa-gamento de apenas 70% do montante, sem deter-minar a data limite para o pagamento do restan-te. Para as instituições de

saúde, que para serem fi-lantrópicas precisam ga-rantir o mínimo de 60% atendimento para o SUS, a falta do repasse do FNS significa um rombo enor-me no orçamento, tais recursos são indispensá-veis para que os hospitais dêem continuidade aos atendimentos regulares.

O juiz federal res-ponsável por julgar a ação, Guilherme Mendonça,decidiu aca-tar o pedido de tutela e considerou a iniciati-va do Fundo Nacional de Saúde (Ministério da Saúde) inconstitucional e  ilegal, além de abusiva e arbitrária. O magistra-

do lembrou ainda que a transferência de recursos entre fundos não decorre de boa vontade e/ou po-lítica de assistência social adotada por qualquer governo, mas sim de im-perativo constitucional.

Caso o Ministro da Saúde, Arthur Chioro, não adote as providên-cias necessárias para o repasse dos 30% restan-tes até o dia 5 de janei-ro/15, a União terá que pagar multa no valor de R$ 50 mil por dia, a partir do dia 6 de janeiro/15.

Fonte:Site do Federasantas

A Gerente do Escritório da Qualidade Ana Paula Viana recebendo homenagem dos Diretores do IAG Saúde Dra. Tânia Grillo e Dr. Renato Couto

7Informativo Santa Rosália em FocoNovembro I Dezembro 2014ENTREVISTA

TEMA: O Santa Rosália em Foco abriu um espaço para o Secretário Municipal que falou sobre a parceria com o Hospital e as perspectivas para 2015.

O Hospital Santa Rosália passou a disponibilizar o Ser-viço de Ressonância Magnética para os pacientes do SUS e re-centemente foi credenciando mais quatro leitos da UTI adul-to, e a Cirurgia vascular. Qual a relevância dessas conquistas para a população?

A Ressonância Magnética do Hospital Santa Rosália está con-tratualizada, mas ainda não está habilitada pelo SUS. O HSR nos disponibilizou 250 vagas gratui-tamente para exames do SUS, o que vem a diminuir os custos e os transtornos que o TFD (Tratamen-to Fora do Domicílio) traz a popu-lação que muitas vezes é obrigada a conviver com viagens para ter acesso a exames e tratamentos.

A história do HSR se confunde com a de Teófilo Otoni, qualquer avanço do Hospital é também um ganho para a população de toda região. Hoje esses credenciamen-tos vêm contribuir, e muito, para cobrir este vazio assistencial que ainda é grande, mas estamos tra-balhando incessantemente para melhorá-lo.

Podemos dizer que o ano 2014 foi um ano de dificuldades na saúde. O que tem sido feito para minimizar esses transtor-nos?

Esse ano foi atípico em rela-ção à saúde, tivemos vários hos-

pitais de cidades vizinhas fecha-dos ou funcionando com baixa estrutura e resolutividade, resul-tando num trabalho feito através da “ambulâncioterapia”, que é o envio destes pacientes sem re-gulação para outras instituições, sobrecarregando as Unidades Teófilo Otoni. Visando melhorar os atendimentos, foi discutido um novo fluxo assistencial para a rede de Teófilo Otoni, definindo a vocação de cada Unidade e publi-cado em uma cartilha que orienta a população sobre onde procurar os serviços em cada caso de saúde específico, explicando claramente qual o papel de cada Unidade de Saúde do Município.

Já existe um prazo para en-trega do Hospital Regional e o que a população pode esperar com a inauguração desta nova Unidade de Saúde?

Há uma expectativa muito grande em relação ao Hospital Re-gional, que vem para atender a to-dos os anseios em relação à saúde da região. O prazo para sua con-cretização é até o final de 2015. Teremos uma mudança de gover-no, mas esperamos que seja man-tida a mesma linha de trabalho.

Paralelo a isso, estamos tra-balhando fortemente para ha-bilitação do Hospital do Câncer que hoje já realiza atendimentos, nosso objetivo é que venha suprir

toda a demanda da região. Esta-mos focados no fortalecimento dos nossos serviços e atualmen-te possuímos 32 postos de saúde com médicos, inclusive na zona rural, onde todos foram reestru-turados, ganharam equipamen-tos e mobiliários novos. Temos investido pesado na estruturação da atenção secundária que é a dis-ponibilização de exames de forma geral, buscando a otimização da policlínica, diminuição do TFD vi-sando melhorar o acesso à saúde para a população.

Quais são os as perspecti-vas da Secretaria para 2015 e da parceria com o Hospital Santa Rosália?

A expectativa é muito gran-de, novos governos, novas ideias, e principalmente pela vinda do Hospital Regional, esperamos que o governo tenha um carinho es-pecial com saúde que é um dos pilares da qualidade de vida, que possamos ter recursos para me-lhorar e torná-la mais humanizada e acessível à população.

O HSR é o nosso grande par-ceiro e o maior prestador de ser-viços. Sabemos das dificuldades das Santas Casas e como sempre estaremos discutindo, apoiando, juntos daremos continuidade na busca por mais recursos e melhor estrutura para a saúde de nossa região.

O Secretário Municipal da Saúde de Teófilo Otoni Fernando Barbosa

8 Informativo Santa Rosália em Foco Novembro | Dezembro 2014EM FOCO

Natal da Esperança Levar o espírito do Natal para

dentro do hospital e oferecer mo-mentos de alegria e descontração aos pacientes e colaboradores, esse é o objetivo do Natal da Es-perança que acontece há quatorze anos no Hospital Santa Rosália.

O evento teve início dia 14 e encerrou dia 24 de dezembro, con-tando com uma vasta programa-ção que envolveu apresentações de corais, voz e violão, serestas, oficinas de beleza, curso de au-tomaquiagem, missa em ação de graças, comemoração na pedia-tria e hemodiálise entre outras ati-vidades. Toda a programação foi

DOAÇÃO DEÓRGÃOS

uma corridapela vida

Seja um doador de órgãos

:

realizada em parceria com o grupo de voluntários, e apoio dos Setores de Recursos Humanos, Serviço de Nutrição, SESMT, Marketing sob a coordenação do Serviço Social e Psicologia.

A ação envolveu e comoveu a comunidade hospitalar e contri-buiu para que esses dias fossem refletidos sobre o verdadeiro sen-tindo do Natal, que é solidarieda-de, união e amor entre as pessoas.

top related