histÓria 2º ano prof. eliedem farias ensino mÉdio prof ... · revoltas separatistas as revoltas...

Post on 24-Aug-2020

6 Views

Category:

Documents

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

HISTÓRIA PROF. ELIEDEM FARIAS

PROF. FELIPE CANTALICE2º ANOENSINO MÉDIO

Unidade IIDesdobramentos das Revoluções no Brasil colônia

CONTEÚDOS E HABILIDADES

2

Aula 7.2

ConteúdoBrasil Colonial: Rebeliões e revoltas contra Portugal

CONTEÚDOS E HABILIDADES

3

HabilidadeEntender as conjunturas políticas, econômicas e culturais que compuseram os conflitos ocorridos no Brasil colonial.

CONTEÚDOS E HABILIDADES

4

Brasil colonial: o ciclo do ouro

• Sociedade Mineradora

• Exploração, Fiscalização e Impostos

REVISÃO

5

Dia 21 de abril é feriado nacional. Dia de Tiradentes. Você sabe quem foi esse homem? Por que há um feriado em nosso calendário dedicado a homenageá-lo?

DESAFIO DO DIA

6

Revoltas NativistasAs revoltas nativistas foram aquelas que tiveram como causa principal o descontentamento dos colonos brasileiros com as medidas tomadas pela coroa portuguesa. Ocorreram entre o final do século XVII e início do XVIII. A maior parte destas revoltas foi reprimida com violência pela coroa portuguesa, como forma de controlar seu domínio sobre a colônia brasileira.

AULA

7

(Mapa do Brasil com a distribuição das Revoltas Nativistas)

AULA

8

Revolta de BeckmanTambém conhecida como Revolta dos Irmãos Beckman ou Revolta de Bequimão, ocorreu no Estado do Maranhão, em 1684.É tradicionalmente considerada como um movimento nativista pela historiografia em História do Brasil.

Revolta de Beckman

AULA

9

Guerra dos MascatesA Guerra dos Mascates ocorreu no ano de 1710 em Pernambuco e, aparentemente, foi um conflito entre senhores de engenho de Olinda e comerciantes do Recife. Estes últimos, denominados “mascates”, eram, em sua maioria, portugueses. Guerra dos Mascates

AULA

10

Guerra dos EmboabasA Guerra dos Emboabas foi um confronto travado de 1707 a 1709, pelo direito de exploração das recém-descobertas jazidas de ouro, na região das Minas Gerais, no Brasil.

Guerra dos Emboabas

AULA

11

Revolta de Felipe dos Santos ou Revolta de Vila Rica

Também conhecida como Revolta de Filipe dos Santos, a Revolta de Vila Rica foi uma das várias manifestações populares contra a Coroa Portuguesa no período colonial.

AULA

12

Revoltas Separatistas

As revoltas separatistas, assim como as nativistas, também ocorrem durante o período colonial, porém tinham a intenção de tornar independente de Portugal cada uma das regiões em que ocorreram.

AULA

13

Causas principais das Revoltas Separatistas • Cobrança elevada de impostos de Portugal sobre o

Brasil.

• Pacto Colonial.

• Privilégios que os portugueses tinham na colônia em relação aos brasileiros.

• Falta de autonomia política e jurídica, pois todas as ordens e leis vinham de Portugal.

AULA

14

• Punições violentas contra os colonos brasileiros que não seguiam as determinações de Portugal.

• Influência dos ideais do Iluminismo e dos movimentos separatistas ocorridos em outros países.

AULA

15

Inconfidência MineiraA queda da produção mineradora de ouro na segunda metade do século XVIII dificultou o pagamento dos tributos cobrados por Portugal. Acreditando que estavam a sonegar impostos, o governo português criou a derrama (os colonos que não conseguissem pagar o imposto anual pré-definido, teriam bens confiscados até que fosse alcançado o valor cobrado).

Bandeira da Inconfidência

AULA

16

Somado a isso, os colonos estavam revoltados com os altos preços cobrados por mercadorias simples que eram trazidas de fora, pois a colônia era proibida de produzir manufaturas. E ainda havia a proibição da impressão de jornais e livros.

Bandeira da Inconfidência

AULA

17

Nesse contexto, um grupo de colonos começou a se reunir secretamente, os inconfidentes (inconfidente significa traidor, conspirador) e passaram a preparar uma insurreição contra a Coroa.

Bandeira da Inconfidência

AULA

18

Reivindicavam um governo republicano, obrigatoriedade do serviço militar e apoio à manufatura e à industrialização. Não havia o interesse em libertar o Brasil, até porque ainda não existia o ideal de nação.

Enforcamento de Tiradentes

AULA

19

Os planos de eclosão da revolta foram sabotados por alguns dos participantes do grupo que os denunciaram. Os demais envolvidos, que negaram a participação na conspiração, foram condenados ao exílio em 1792. Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, o único a assumir a participação no grupo e por isso foi condenado e enforcado em 21 de abril de 1792.

Enforcamento de Tiradentes

AULA

20

Conjuração Baiana ou Rebelião dos Alfaiates

• Foi uma revolta social de caráter popular influenciada pelos ideais da Revolução Francesa.

• Além de ser emancipacionista, defendeu importantes mudanças sociais e políticas na sociedade.

Conjuração Baiana

AULA

21

Invasões Holandesas no Brasil

• Em meio ao auge da economia açucareira, a Holanda era responsável pelo refinamento e distribuição do açúcar português produzido no Brasil.

Maurício de Nassau

AULA

22

• Quando da União Ibérica (1580-1640), época em que as colônias portuguesas estavam sob o domínio da Espanha, o conflito de interesses entre espanhóis (católicos) e holandeses (protestantes) se acirrou.

Maurício de Nassau

AULA

23

• A Espanha era uma ferrenha opositora política do protestantismo holandês, passou a determinar o modo como os portugueses passariam a gerir seus engenhos de açúcar e a comercializar esse produto.

• Os holandeses, entre o fim do século XVI e o início do XVII, começaram a invadir e a pilhar as regiões da costa ocidental da África, então pertencentes a Portugal, bem como a colônia americana desse país, o Brasil.

AULA

24

25

Sobre as revoltas ocorridas no período colonial no Brasil, responda:

a) Por que são classificadas em nativistas e separatistas?

b) As revoltas separatistas tinham a intenção de tornar o Brasil independente de Portugal? Explique.

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

26

• Brasil Colonial: o ciclo do ouro.

• Sociedade Mineradora.

• Exploração, Fiscalização e Impostos.

• Brasil Colonial: Rebeliões e revoltas contra Portugal.

• Invasões estrangeiras no Brasil Colonial.

RESUMO DO DIA

Analise a imagem e relacione ao período da História do Brasil que a mesma corresponde.

DESAFIO DO DIA

27

Dia 21 de abril é feriado nacional. Dia de Tiradentes. Você sabe quem foi esse homem? Por que há um feriado em nosso calendário dedicado a homenageá-lo?

DESAFIO DO DIA

28

top related