história do câncer – atores, cenários e políticas públicas

Post on 22-Apr-2015

109 Views

Category:

Documents

3 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

História do Câncer – atores, cenários e políticas públicas

História do Câncer – atores, cenários e políticas públicas é um projeto em parceria entre a Casa de Oswaldo Cruz e o Instituto Nacional de Câncer e se propõe a elaborar conhecimentos históricos sobre a trajetória das ações de controle do câncer no Brasil, assim como, produzir, coletar e organizar acervos de fontes orais, documentais e iconográficas relevantes para o estudo do tema.

Antecedentes

http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/doenca_desconhecida_saude_publica.pdf

• O projeto se articula ao esforço mais geral da Fiocruz de ampliar suas ações no campo das doenças crônico-degenerativas e negligenciadas. Além disso, visa contribuir para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), sobretudo ao produzir conteúdos pertinentes à formação de recursos humanos para a Rede de Atenção Oncológica e integrar-se a uma rede de produção de conhecimentos e tecnologias em parceria com o Instituto Nacional de Câncer. Por fim, deve ser visto como uma contribuição ao campo da história das ciências e da saúde, em particular ao campo da história das doenças.

Financiamento

O projeto contou em diversos momentos com os seguintes financiamentos•Edital COC 2019-2011•Edital Observatório de Recursos Humanos / OPAS•FAPERJ:

– Edital Jovem Cientista do Nosso Estado 2009-2012– Edital Apoio a publicação 2009– Edital Apoio a publicação 2011

•CNPq: Edital Universal 2010-2012

•Fiocruz: Edital PAPES 2012-2014

AçõesPesquisa histórica•Sob a perspectiva da história social das doenças, da história das políticas públicas e da história das instituições e grupos profissionais são realizadas diversas investigações, voltadas especialmente para o controle dos cânceres femininos no país. O resultado dos trabalhos desenvolvidos são publicados em artigos em periódicos científicos indexados e em livros autorais.

Uma importante atividade do projeto se relaciona às ações de divulgação científica. Nesse campo, seguindo os passos do que se convencionou chamar de ‘História Pública’ buscamos levar os conhecimentos produzidos a diferentes públicos através de seminários, exposições e palestras.

Preservação de acervo documental•A pesquisa de fontes primárias relevantes para a melhor compreensão das ações de controle do câncer e da história do câncer no Brasil é realizada em em bibliotecas, arquivos institucionais e pessoais, museus e centros de memória. Nesses locais são identificados e, em determinados casos obtida a guarda de fundos documentais que, após organizados, passam a constituir o acervo sobre a memória do câncer no Brasil.

Pesquisa iconográfica•Pesquisa imagens das campanhas, das instituições e dos personagens relevantes para as ações de controle do câncer e da história do câncer no Brasil. Por meio de pesquisas em bibliotecas, arquivos institucionais e pessoais, museus e centros de memória são identificados e organizados esses documentos, para constituição de um acervo iconográfico sobre a memória do câncer no Brasil.•http://www.historiadocancer.coc.fiocruz.br/cgi-bin/wxis.exe/iah/scripts/?IsisScript=iah.xis&lang=pt&base=campanhaseducativas

História oral•Registra os depoimentos de personagens importantes para a história do controle do câncer no Brasil. As entrevistas, gravadas em áudio e vídeo, representam uma fonte inestimável para o resgate e preservação da memória dos principais atores, instituições e política públicas desenvolvidas ao longo das décadas sobre o controle do câncer.

http://www.historiadocancer.coc.fiocruz.br/

http://www.historiadocancer.coc.fiocruz.br/

top related