hidrografia geral e do brasileira

Post on 18-Jan-2017

94 Views

Category:

Education

1 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

Hidrografia Hidrografia geralgeral

e do Brasil e do BrasilProf. J. Artur Lara

CONCEITOS BÁSICOS Afluente ou tributário ou rio secundário: rio que não

atinge diretamente o mar, fazendo–o somente através do rio principal.

Bacia hidrográfica: área drenada pela rede hidrográfica. Sua análise envolve os aspectos físicos, os humanos e os econômicos.

Canal Fluvial: sulco feito no relevo pelos rios, através de seus processos erosivos, ao se instalarem na natureza.

Esquema de uma bacia hidrográfica

Curso: canal de escoamento que se estende desde a nascente até a foz.

Vazão: quantidade de água que um rio escoa em um ponto qualquer de seu curso. O débito é medido em metros cúbicos por segundo (m³/s) varia:

a) ao longo do curso, aumentando o débito da nascente para a foz;

b) ao longo do ano, sofrendo maior ou menor variação da vazão de acordo com as estações.

Leito: trecho recoberto pelas aguas ao escoarem, sendo de largu variável, normalmente, aumentando das nascentes para a foz, conforme a quantidade de água existente no canal fluvial.

Margens, terraço ou várzeas: partes laterais que demarcam o leito fluvial. Conforme o sentido de escoamento das águas, da nascente para a foz, distingue-se a margem esquerda e a direita.

Meandro: curva do traçado do rio. Os rios meandrantes são típicos de áreas onde o relevo é pouco movimentado, a exemplo das planícies e secundariamente, em alguns planaltos.

Nascente: locais onde se iniciam os rios.

Rede Hidrográfica: conjunto formado pelo rio principal e todos os afluentes e subafluentes.

Rio principal: rio que coleta as águas de todos os afluentes e subafluentes, transportando-as até a foz. Normalmente, o nome da bacia hidrográfica corresponde ao rio principal.

TIPOS DE DRENAGENS

Exorréicas: quando o escoamento das águas é aberto, voltado para os oceanos e mares.

Endorréicas: quando a drenagem é interna, os rios desembocam em lagos ou mares fechados.

Arréicas: quando não se distingue a direção da drenagem, são típicos das áreas desérticas e semi-áridas.

Criptorréicas: quando os cursos fluviais apresentam –se subterrâneos, como nas áreas calcárias.

Bacias Hidrográficas do Brasil

1 Bacia Amazônica1 Bacia Amazônica  É considerada a maior bacia hidrográfica do planeta, responsável por drenar água de uma área de aproximadamente 7 milhões de quilômetros quadrados. No Brasil, ela compreende uma área de 3.870.000 km², apresentando grande potencial para geração de energia hidrelétrica, além de possuir características propícias para o transporte fluvial. 

Rio Amazonas - AM

2 Bacia Hidrográfica do 2 Bacia Hidrográfica do Tocantins-Araguaia Tocantins-Araguaia 

Com 967.059 quilômetros quadrados, essa é a maior bacia hidrográfica exclusivamente brasileira. Seu potencial energético é explorado, possuindo uma usina de grande porte

Rio Araguaia - GO

3 Bacia Hidrográfica do 3 Bacia Hidrográfica do Atlântico Norte/NordesteAtlântico Norte/Nordeste

A primeira parte é composta Situada nos estados do Maranhão e Pará, essa bacia hidrográfica possui 254.100 quilômetros quadrados. Os principais rios perenes são: Mearim, Itapecuru e Turiaçu. A segunda parte é responsável por drenar água de uma área de 287.348 quilômetros quadrados, compreendendo os estados do Rio Grande do Norte, Ceará, Paraíba, Pernambuco e Alagoas. Os principais rios são o Beberibe e Capibaribe, além do Jaguaribe, considerado o maior rio intermitente (temporário) do mundo.  

Casa de Palafita – Rio Grande do Norte

4 Bacia Hidrográfica do São Francisco 

Importante meio de ligação entre as Regiões Nordeste e Sudeste, a bacia do São Francisco possui cerca de 640 mil quilômetros quadrados. Apresenta extensos trechos navegáveis, além de grande potencial hidrelétrico. O garimpo, a mineração, a irrigação e a poluição hídrica ameaçam a qualidade dos rios dessa região.

Piranhas - AL

5 Bacia Hidrográfica 5 Bacia Hidrográfica Atlântico Leste Atlântico Leste 

A bacia do Atlântico Leste, com 374.677 quilômetros quadrados, abrange territórios de Sergipe, Bahia, Minas Gerais e Espírito Santo. O Rio Jequitinhonha se destaca nessa área de drenagem.

Rio Jequitinhonha

6 Bacia Hidrográfica do 6 Bacia Hidrográfica do Paraná Paraná A bacia do Paraná, presente no Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, possui rios de planalto e encachoeirados, perfeitos para a instalação de hidrelétricas. Esse potencial é aproveitado pelas usinas de Ilha Solteira, Itaipu, Capivari, Engenheiro Sérgio Mota, Água Vermelha, etc. 

Usina Itaipu Binacional

O Rio Uruguai, o principal dessa região hidrográfica, nasce da junção dos rios Canoas e Pelotas, na divisa entre os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Posteriormente, ele percorre 1.770 quilômetros, desaguando no Rio da Prata. Outros rios de grande importância são: Ijuí, Chapecó e do Peixe.

7 Bacia do Rio Uruguai7 Bacia do Rio Uruguai

Rio do Peixe – Joaçaba SC

8 Bacia Hidrográfica 8 Bacia Hidrográfica do Atlântico Sudeste do Atlântico Sudeste Está localizada em uma área altamente industrializada, nos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná, o que faz com que esta bacia seja bastante utilizada pela população e indústrias locais. Possui 229.972 km² e é formada pelo rio Doce, Itapemirim, São Mateus, Iguape, Paraíba do Sul, entre outros.

9 Bacia Hidrográfica 9 Bacia Hidrográfica do Atlântico Sul do Atlântico Sul 

A Região Hidrográfica Atlântico Sul destaca-se por abrigar um expressivo contingente populacional, pelo desenvolvimento econômico e por sua importância para o turismo. A região se inicia ao norte, próximo à divisa dos estados de São Paulo e Paraná, e se estende até o arroio Chuí, ao sul. Possui uma área total de 187.522 Km², o equivalente a 2,2% do País.

Bacias Hidrográficas do BrasilBacia

HidrográficoPotencial Existente

(MW)

Potencial Aproveitado

(MW)Bacia do

Amazonas 105.410 592Bacia do Rio

Tocantins 27.540 5.394Bacia do Rio

São Francisco 26.319 10.473Bacia do Rio

Paraná 60.378 38.580Fonte: Aneel

top related