glossário

Post on 15-Jun-2015

566 Views

Category:

Education

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

Glossário

Protecção Civil

O QUE É A PROTECÇÃO CIVIL?

A protecção civil é a actividade desenvolvida pelo Estado, Regiões Autónomas e Autarquias Locais, pelos cidadãos e por todas as entidades públicas e privadas, com a finalidade de prevenir riscos colectivos inerentes a situações de acidente grave ou catástrofe, de atenuar os seus efeitos, proteger e socorrer as pessoas e bens em perigo quando aquelas situações ocorram.

Mais informações: http://www.prociv.pt/SistemaNacional/ProteccaoCivil/Pages/default.aspx

O QUE É UM ACIDENTE GRAVE?

Um acidente grave é acontecimento inusitado com efeitos relativamente limitados no tempo e no espaço, susceptível de atingir as pessoas e outros seres vivos, os bens ou o ambiente.

Mais informações: http://www.prociv.pt/InformacaoPublica/Pages/Apresentacao.aspx

O QUE É UMA CATÁSTROFE?

Uma catástrofe é o acidente grave ou a série de acidentes graves susceptíveis de provocarem elevados prejuízos materiais e, eventualmente, vítimas, afectando intensamente as condições de vida e o tecido socioeconómico em áreas ou na totalidade do território nacional.

Mais informações: http://www.prociv.pt/InformacaoPublica/Pages/Apresentacao.aspx

QUEM SÃO OS AGENTES DE PROTECÇÃO CIVIL?

São agentes de protecção civil, de acordo com as suas atribuições próprias:

Os corpos de bombeiros;As forças de segurança;As Forças Armadas;As autoridades marítima e aeronáutica;O INEM e demais serviços de saúde;Os sapadores florestais.A Cruz Vermelha Portuguesa exerce, em cooperação com os

demais agentes e de harmonia com o seu estatuto próprio, funções de protecção civil nos domínios da intervenção, apoio, socorro e assistência sanitária e social.

Mais informações: http://www.prociv.pt/SistemaNacional/SistemaNacional/Pages/default.aspx

QUAL É A ESTRUTURA À QUAL O CIDADÃO SE DEVE DIRIGIR NUMA SITUAÇÃO DE

EMERGÊNCIA NO DOMÍNIO DA PROTECÇÃO CIVIL?

O cidadão deverá dirigir-se ao Serviço Municipal /Gabinete de Protecção Civil da área da sua residência, estrutura que depende da respectiva câmara municipal.

Se a situação extravasar os limites do município ou os meios locais se mostrem insuficientes para a combater, a estrutura distrital deverá intervir, mas sempre por solicitação do presidente da câmara municipal.

Mais informações: http://www.prociv.pt/SistemaNacional/SistemaNacional/Pages/default.aspx

O QUE É O SISTEMA INTEGRADO DE OPERAÇÕES DE PROTECÇÃO E

SOCORRO - SIOPS?

O SIOPS – Sistema Integrado de Operações de Protecção e Socorro é o conjunto de estruturas, normas e procedimentos que asseguram que todos os agentes de protecção civil actuam, no plano operacional, articuladamente sob um comando único, sem prejuízo da respectiva dependência hierárquica e funcional, conforme Decreto-Lei n.º 134/2006, de 25 de Julho.

Mais informações: http://www.prociv.pt/AutoridadeNacional/siops/Pages/SIOPS.aspx

ONDE POSSO ENCONTRAR INFORMAÇÃO SOBRE RISCOS NATURAIS E ACIDENTES

TECNOLÓGICOS?

A informação sobre os riscos em questão pode ser obtida em:

http://www.prociv.pt/PrevencaoProteccao/Pages/Apresentacao.aspx e emhttp://www.prociv.pt/InformacaoPublica/RecInformativosPedagogicos/Pages/

Folhetos.aspx

ONDE POSSO OBTER OS CONTACTOS DOS COMANDOS DISTRITAIS DE

PROTECÇÃO CIVIL?

Os contactos dos CDOS podem ser obtidos clicando no mapa de Portugal no lado esquerdo da página de entrada (www.prociv.pt), na informação por distrito.

Trabalho realiza

do pelos

alunos do

8º B

na

disciplin

a de Formação

Cívica

top related