fÍsica 3º ano prof. nelson bezerra ensino ......( ) o campo magnético é uma grandeza escalar...

Post on 25-Oct-2020

0 Views

Category:

Documents

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

FÍSICA PROF. NELSON BEZERRA

PROF. WILLIAM COSTA3º ANOENSINO MÉDIO

Unidade IIITecnologia

CONTEÚDOS E HABILIDADES

2

Aula 13.1Conteúdos

• Magnetismo – Campo magnético e suas características • Os fenômenos magnéticos – Experiência de Oersted

CONTEÚDOS E HABILIDADES

3

Habilidade • Reconhecer as características do campo magnético e

entender a experiência de Oersted.

CONTEÚDOS E HABILIDADES

4

Em nossa aula anterior estudamos os princípios básicos do magnetismo.A palavra “magnetismo” está relacionada a “Magnésia”, região da Ásia onde foi encontrada, pela primeira vez, a magnetita, mineral que tem a propriedade de atrair e de ser atraído por pedaços de ferro.

REVISÃO

5

Ímãs naturais

REVISÃO

6

Eletroímãs

REVISÃO

7

Representação de um ímã

Polo Sul: S Polo Norte: N

S N

REVISÃO

8

Ímãs elementares

S N

REVISÃO

9

Ímãs elementares

REVISÃO

10

É bastante comum ouvirmos o ditado popular que diz “os opostos se atraem”, fazendo uma analogia com os ímãs naturais, os quais possuem dois polos, norte e sul. Na sua opinião para que dois ímãs sejam atraídos um pelo outro devemos aproximar seus polos iguais ou seus polos opostos?

S N S SN S N N

DESAFIO DO DIA

11

Campo magnéticoPara definir o campo magnético vamos lembrar do que estudamos a respeito do campo elétrico e gravitacional.

AULA

12

Nesses dois casos definimos um campo gravitacional ou um campo elétrico como sendo a modificação no espaço em função da presença de massa ou de cargas elétricas.

AULA

13

Definimos o campo magnético como sendo a região do espaço onde um ímã, seja ele em forma de barra ou de ferradura, manifesta sua ação.

AULA

14

O campo magnético é representado por um vetor chamado de vetor indução magnética, que pode ser representado por:

AULA

15

Usamos como unidade de medida do campo magnético o símbolo T, denominado tesla. Portanto, no SI a unidade é o tesla (T).

AULA

16

Campo magnético dos ímãsUm ímã em forma de barra que cria à sua volta um campo magnético, observe a figura:

AULA

17

Espalhando limalha de ferro à sua volta temos uma noção de como se comporta o campo magnético em torno desse ímã. Podemos ver que o campo é mais intenso nas extremidades do ímã.

AULA

18

A figura nos mostra uma representação gráfica do comportamento das linhas de indução magnética de um ímã. Por convenção adotou-se que as linhas de indução saem do polo norte do ímã e chegam ao polo sul.

AULA

19

Campo magnético uniformeÍmã em ferradura ou em U:

Campo magnético uniforme é aquele no qual, em todos os pontos, o vetor B tem a mesma direção, o mesmo sentido e a mesma intensidade.

P1

P2

P3

AULA

20

Exemplo resolvido:(ITA) Um pedaço de ferro é posto nas proximidades de um ímã, conforme o esquema abaixo.

S N Fe

AULA

21

Qual é a única afirmação correta relativa à situação em apreço?a) É o ímã que atrai o ferro.b) É o ferro que atrai o ímã.c) A atração do ferro pelo ímã é mais intensa do que a atração do ímã pelo ferro.d) A atração do ímã pelo ferro é mais intensa do que a atração do ferro pelo ímã.e) A atração do ferro pelo ímã é igual à atração do ímã pelo ferro.

AULA

22

Solução: a) É o ímã que atrai o ferro.b) É o ferro que atrai o ímã.c) A atração do ferro pelo ímã é mais intensa do que a atração do ímã pelo ferro.d) A atração do ímã pelo ferro é mais intensa do que a atração do ferro pelo ímã.e) A atração do ferro pelo ímã é igual à atração do ímã pelo ferro.

PREVIEWAULA

23

A experiência de OerstedAinda no ano de 1820, os cientistas do mundo todo acreditam que os fenômenos elétricos e magnéticos eram totalmente independentes um do outro. No entanto, o físico dinamarquês H. Oersted notou que isso não era verdade.

AULA

24

Ao realizar diversas experiências, Oersted observou que uma corrente elétrica, passando por um condutor, desvia uma agulha magnética colocada na sua vizinhança, de tal modo que a agulha assumia uma posição diferente ao plano definido pelo fio e pelo centro da agulha.

ARTE 16

AULA

25

Assim, ele concluiu que a corrente elétrica no fio se comportava como um imã colocado próximo à agulha magnética. Ou seja, a corrente elétrica estabeleceu um campo magnético no espaço em torno dela, e esse campo foi o agente responsável pelo desvio da agulha magnética.

ARTE 17

AULA

26

Podemos concluir que as cargas elétricas em movimento criam, numa região do espaço próximo a ela, um campo magnético.Assim, o aparecimento de um campo magnético juntamente com a passagem da corrente elétrica foi pela primeira vez observado.

AULA

27

Experiência de Oersted

AULA

28

1. Nas afirmações sobre as características do campo magnético escreva V para as verdadeiras e F para as falsas.

( ) O campo magnético é uma grandeza vetorial, pois é representado pelo vetor indução magnética.( ) O campo magnético se origina no polo norte de um ímã e se dirige para o polo sul.

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

29

( ) O campo magnético é uma grandeza escalar pois não precisa de direção e sentido.( ) Nos ímãs em forma de ferradura as linhas de indução saem do polo sul e se dirigem para o polo norte.( ) O campo magnético é a região do espaço onde um ímã, seja ele em forma de barra ou de ferradura, manifesta sua ação.

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

30

2. Qual foi a conclusão da experiência de Oersted com relação ao campo magnético?

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

31

Gabarito1. V, V, F, F, V

2. Podemos concluir que as cargas elétricas em movimento criam, numa região do espaço próximo a ela, um campo magnético.

INTERATIVIDADE

32

top related