frasco chapman

Post on 29-Nov-2015

58 Views

Category:

Documents

7 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

UNIPAM CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS

CURSO DE ENGENHARIA CIVILRESISTÊNCIA DOS MATERIAIS II

DETERMINAÇÃO DA MASSA ESPECÍFICA DO AGREGADO MIÚDO POR MEIODO FRASCO CHAPMAN - NBR 9776

Grupo: Alex Henrique; Pedro Henrique; Jean Carlos; Diego Rodrigues; Rafael Caixeta; Cássio Silva,

Graduandos em Engenharia Civil-6º período- Turma A, do Centro Universitário de Patos de Minas - UNIPAM;

SHEILLA PEREIRA VIEIRA, professor do curso de Engenharia Civil, matéria TECNOLOGIA DE

MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO I do Centro Universitário de Patos de Minas – UNIPAM.

INTRODUÇÃO

A massa específica é a relação entre a massa do agregado seco e sem volume, excluindo os poros permeáveis, então é a densidade do agregado sem nenhum vazio, que não possui espaços entre os grãos. A massa específica é como se o agregado fosse totalmente comprimido de forma que não houvesse nenhum espaço (tanto internamente quanto externamente). Considerando a norma estabelecida e as observações foi possível determinar a massa específica do agregado miúdo por meio do frasco Chapman. Este relatório tem como objetivo o aprendizado e o conhecimento de como determinar a massa específica do agregado miúdo por meio do frasco Chapman, realizando o experimento necessário.

MATERIAL E MÉTODOS

APARELHAGEM• balança com capacidade de 1 kg e resolução de 1g; • frasco de Chapman. AMOSTRA 500 g do material seco em estufa (105ºC - 110ºC) até constância de massa. ENSAIO • Colocar água no frasco (até marca de 200 cm3); • Introduzir 500g de agregado seco; • Agitar até eliminar as bolhas de ar; • Efetuar a leitura do nível atingido pela água.

RESULTADOS

UNIPAM CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS

CURSO DE ENGENHARIA CIVILRESISTÊNCIA DOS MATERIAIS II

A massa específica do agregado miúdo é calculada pela seguinte expressão:

onde: ρ = massa específica do agregado miúdo expressa em kg/dm3; Ms = massa do material seco (500 g); Lo = leitura inicial do frasco (200 cm3); L = leitura final do frasco. A umidade do agregado miúdo é calculada pela seguinte expressão:

h=( (L−200 )∗ρ )−500

ρ (700−L)onde: h = teor de umidade (%);ρ = massa específica do agregado miúdo expressa em kg/dm3; L = leitura do frasco (cm³).

DETERMINAÇÃO 1º 2ºMs MASSA DE AREIA SECA (g) 500 500Lo LEITURA INICIAL (cm³) 200 200L LEITURA FINAL (cm³) 393 390

ρMASSA ESPECÍFICA (Kg/dm³) 2,591 2,632

VALOR MÉDIO (Kg/dm³) 2,611

DETERMINAÇÃO 1º 2ºMs MASSA DE AREIA SECA (g) 500 500Lo LEITURA INICIAL (cm³) 200 200L LEITURA FINAL (cm³) 393 390ρ MASSA ESPECÍFICA (Kg/dm³) 2,611 2,611

hUMIDADE (%) 62,90 61,30

VALOR MÉDIO (%) 62,10

UNIPAM CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS

CURSO DE ENGENHARIA CIVILRESISTÊNCIA DOS MATERIAIS II

Portanto: ρ = 2,611(Kg/dm³) e h = 62,10%

CONCLUSÕES

A massa específica é a relação entre a massa do agregado seco e sem volume, excluindo os poros permeáveis, então é a densidade do agregado sem nenhum vazio, que não possui espaços entre os grãos. A massa específica é como se o agregado fosse totalmente comprimido de forma que não houvesse nenhum espaço (tanto internamente quanto externamente). Considerando a norma estabelecida e as observações foi possível determinar a massa específica do agregado miúdo e a umidade por meio do frasco Chapman. 

REFERÊNCIAS

* ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas - NBR 9776 - Agregados - Determinação da massa específica de agregados miúdos por meio do frasco Chapman.* ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas - NBR 7211 - Agregados para concreto - Especificação.* ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas - NBR 7216 - Amostragem de agregados - Procedimento.

top related