francione santos de lima costa. 1. a aa apresentação: a escola municipal josé benjamim,...

Post on 18-Apr-2015

104 Views

Category:

Documents

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

FRANCIONE SANTOS DE LIMA COSTA

Relato de Experiências

1. Apresentação:A Escola Municipal José Benjamim, contemplada com o Programa de Inclusão das PNEEs, possui um laboratório de Informática adequado, com 10 computadores, acesso à Internet, para desenvolver as atividades de inclusão por meio dos recursos tecnológicos.

2. Exercitando a Ordem Crescente dos Números Naturais

2.1. Apresentação do Aluno:

Nissey, 13 anos, portador de Síndrome de Down, é aluno do 6º ano do Ensino Fundamental. Recebe acompanhamen- to da APAE, é bastante inteligente, tem facilidade de observação e concentração, possui um bom nível sócio-afetivo e já consegue ler textos pequenos e contar histórias seqüenciadas. Apresenta dificuldade na resolução das operações fundamentais de adição e subtração, necessitando de recursos concretos para absorver os conteúdos estudados.

2.2. Proposta:Identificar a ordem crescente dos numerais estudados e associar as idéias de adição e de subtração, interagindo com o Software Menino Curioso.

2.3. Realização:Utilizando o Software Menino Curioso, o aluno deverá , com a ajuda da Profª Francione, colocar em ordem crescente os números estudados.

2.4. Avaliação:Durante a execução da atividade, pudemos observar que aluno possui uma boa integração com o mouse ;o seu envolvimento e seu poder de concentração fizeram com que nossos objetivos fossem alcançados.

2.5. Conclusão:

No decorrer da atividade foi constatada uma satisfatória integração do aluno com o programa. As imagens coloridas e o incentivo de vencer os obstáculos conquistaram o discente, que interagiu com o programa de forma descontraída e prazerosa, envolvendo o lúdico com o pedagógico.

3.1. As atividades desenvolvidas no software são possíveis de serem utilizadas com os alunos no laboratório de informática da escola, pois as mesmas enriquecem os conteúdos estudados, de forma lúdica e prazerosa. A professora do laboratório de informática está capacitada para ajudar na aplicação das atividades desenvolvidas.

3. Reflexão

3.2. No decorrer das atividades pudemos observar a satisfação dos professores, pois as atividades estendem-se a um reforço lúdico que facilita o desenvolvimento cognitivo das crianças.

4. ConclusãoApós trabalharmos com o software, pudemos observar os benefícios que o mesmo traz para reforçar os conteúdos trabalhados de forma prazerosa, incluente, que sociabilizará os discentes e fortalecerá o processo de ensino/aprendizagem, em que os docentes participarão das atividades planejadas, através de um plano de intervenção que lhes possibilitará vencer os obstáculos e superar as dificuldades detectadas.

top related