fragmentos, documentos, arquivos: relações entre ... · as relações estabelecidas a partir da...

Post on 11-Feb-2019

214 Views

Category:

Documents

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

Fragmentos, documentos, arquivos:

relações entre universidade e cidade de 1946 a 1964

Bolsistas: Elisa Lago, João Caribé, Maria Mariana Costa, Marina Muniz, Nikolle Soares e Sofia Costa.

Orientador: Junia Mortimer

LABORATÓRIO URBANO

Grupo de Pesquisa cadastrado no CNPq desde 2002, que se inscreve nalinha de Pesquisa “Processos Urbanos Contemporâneos” do Programade Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Faculdade deArquitetura da UFBA (PPG-AU/FAUFBA),e mantém interlocução eparcerias nacionais e internacionais em torno do seu principal tema depesquisa e estudos: a cidade e o urbanismo contemporâneos.

O Laboratório Urbano investiga a complexidade da cidadecontemporânea a partir de três canteiros de reflexão (linha depesquisa) articulados entre si:

Apreensão Crítica da Cidade ContemporâneaEstética, Corpo e CidadeHistoriografia e Pensamento Urbanístico

De uma carta enviada por Lina Bo Bardi a Edgard Santosnasceu este projeto de extensão e de pesquisa que tem comoobjetivo, a partir desta descoberta, levar à tona relaçõesestabelecidas entre a então Universidade da Bahia e a cidadede Salvador. Buscamos entender o interesse pelo popularcomo mote para produção de conhecimento, de criação e deexperiência da cidade, tendo como recorte inicialmente operíodo compreendido entre 1946 e 1964.

OBJETIVOS

MÉTODOS

MÉTODOS

MÉTODOS

MÉTODOS

Nebulosa

MÉTODOS

Nebulosa de documentos

MÉTODOS

Exposição UFBA 70 anoslevar a público todo o arquivo encontrado nos acervo visitados.

Fotos feitas por Junia Mortimer

RESULTADOS GERADOS DA PESQUISA

Exposição CORPOCIDADEarquivos dos acervos, entrevistas,

intervenções na cidade.período da exposição: 05 a 14 de

dezembro // local: Teatro Castro Alves.

RESULTADOS GERADOS DA PESQUISA

#MODERNOPOPULAR

RESULTADOS GERADOS DA PESQUISA

#MODERNOPOPULAR

RESULTADOS GERADOS DA PESQUISA

#MODERNOPOPULAR

RESULTADOS GERADOS DA PESQUISA

#MODERNOPOPULAR

RESULTADOS GERADOS DA PESQUISA

A partir dos documentos e de todo oembasamento teórico que tivemos, percebemos queas relações estabelecidas a partir da criação daUniversidade da Bahia, em 1946, estavam ligadas aosanseios de modernização da capital baiana, atravésda realização de manifestações vinculadas aomovimento moderno, espacialmente nas artescênicas, dança, música e arquitetura. Manifestaçõesvinculadas à vinda de intelectuais, convidados paraserem diretores e professores das Escolas da novaUniversidade, e que trouxeram para Salvador, essasensação de progresso, inovação e vanguarda.

Com a leitura dos documentos, percebemosque esta vanguarda possuía um envolvimento estritoentre a produção acadêmico/intelectual e o popular.Nos documentos, por exemplo, do CEAO, Agostinhoda Silva tenta fazer um intercâmbio cultural entrecidades do mundo inteiro. A ideia dele, era de fazerum Museu do Atlântico Sul que nunca chegou a serrealizado. Também temos o exemplo de toda a

influência que a Yanka Rudzka tinha das danças afro ecomo a Escola de Dança manteve uma estreitarelação com as danças populares, mas sempre deforma que aquela dança se tornasse algo novo.

Para que pudéssemos ter a relação com acidade também, e por ser um projeto de extensão, aideia de fazer as exposições foi de justamente dar aver todas essas ligações e associações que poderiamser feitas a partir dos arquivos encontrados. Alémdisso, levamos para as ruas frases retiradas tambémdesses arquivos, em forma de Lambe, que nos levamaté a segunda exposição que ocorrerá para finalizartodo o processo.

CONCLUSÃO

top related