figuras de linguagem na idecan

Post on 16-Apr-2017

3.580 Views

Category:

Education

1 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

questões sobre compreensão textual na IDECAN Figuras de linguagem

Manoel Neves

QUESTÃO 01 compreensão textual na IDECAN: figuras de linguagem

Marque a alternativa em que a figura de linguagem corresponde à fraseapresentada:a)Pedroéumatartaruganotrânsito:metáfora.b)Paulosofreuumacidenteepassoudestaparamelhor:hipérbato.c)Enquantodirigia,Mariacomeuumacaixadechocolate:catacrese.d)QuandofoiaoDETRAN,Mariachorouriosdelágrimas:eufemismo.

SOLUÇÃO COMENTADA compreensão textual na IDECAN: figuras de linguagem

Deve-se assinalar a alternativa “a”, pois nela há presença de analogia [Pedro/tartaruga]semtermocomparante.

QUESTÃO 02 compreensão textual na IDECAN: figuras de linguagem

Marqueaalternativaemqueafiguradelinguagemestácorreta:a)Mariaécomocomooaçúcar:metáfora.b)Opédacadeirasujoudeaçúcar:hipérbato.c)Sevocêcomertodooaçúcardopote,ficarádoente:antítese.d)Oaçúcarpuloueseesparramoupelochãodacasa:eufemismo.e)Dizemque,nopaísdosolnascente,aspessoasnãocomemmuitoaçúcar:perífrase

SOLUÇÃO COMENTADA compreensão textual na IDECAN: figuras de linguagem

Analisando as alternativas, temos: a) comparação [analogia com termocomparante]; b) catacrese [metáfora desgastada pelo uso cotidiano]; c) não hálinguagem figurada; d) personificação [termo inanimado adquire característicashumanas];e)perífrase[empregodeumaexpressãonolugardeoutra:paísdosolnascente:Japão].Marque-se,pois,aletra“e”.

QUESTÃO 03 compreensão textual na IDECAN: figuras de linguagem

02.Perífrase01.Metonímia 03.Hipérbole04.Metáfora 05.Eufemismo

()RubemBragadeveserfácilouimpossíveldeler.()Oescritorcapixabaajudouaenxugaralínguaportuguesa.()OléxicodeBragaéumamochiladeescoteiros.Asequênciacorretaestáem:a)5,3,2.b)1,4,4.c)5,5,2d)3,2,4.e)1,2,5.

SOLUÇÃO COMENTADA compreensão textual na IDECAN: figuras de linguagem

Na primeira frase, o nome do autor está substituindo a obra. Trata-se demetonímia. No segundo e no terceiro enunciados, há elementos díspares queforamaproximados[analogia]:enxugar/línguae léxico/mochila.Trata-se,pois,demetáforas.Assinale-se,portanto,aalternativa“b”.

QUESTÃO 04 compreensão textual na IDECAN: figuras de linguagem

Apesardeotextoapresentadopossuirpredominantementedenotativa,épossívelidentificarconotaçãoem:a)“Issorecairásobreosestabelecimentoscomerciais”b)“...nãoécriminalizarofumantenemtornarsuavidauminferno”.c)“OdecretodapresidenteDilmaRoussefdeveráserpublicadoamanhã”.d)“...aproibiçãodofumoemlocaisfechadosedeusocoletivoemtodoopaís”.e) “O consumo de cigarros, cigarrilhas, charutos, cachimbos, narguilés e outrosprodutosligadosaofumoestáproibido”.

SOLUÇÃO COMENTADA compreensão textual na IDECAN: figuras de linguagem

Comonãosesabeo referentedopronome“isso”presentena frase transcritanaalternativa “a”, deve-se assinalar a alternativa “b”, pois “tornar sua vida uminferno” é umametáfora. Em tempo: o vocábulo “inferno” foi usado em sentidoconotativo, figurado e indica que a vida do fumante será transformada em algoruim,tortuoso,difícil.

QUESTÃO 05 compreensão textual na IDECAN: figuras de linguagem

Ao se referir ao ambiente das organizações, o autor caracteriza-o como um“ambienteminado”,demonstrandoousodeumalinguagem:a)denotativa,própriadalinguagemjornalística.b)denotativa,emqueháumacomparaçãoexplícita.c)conotativa,emqueaobrigatoriedadedainformaçãoéassegurada.d)conotativa,emqueháumexageropropositalemtalqualificação.e)conotativa,emqueapalavraestásendoempregadaforadosentidousual.

SOLUÇÃO COMENTADA compreensão textual na IDECAN: figuras de linguagem

Postoque“empresas”e“minas”[bomba]nãoapresentamcontiguidadesemântica,há, na construção em análise, uma analogia [metáfora]. Posto isso, deve-seassinalaraalternativa“e”.

QUESTÃO 06 compreensão textual na IDECAN: figuras de linguagem

“As estações se equivocaram e o Inverno, de barbas brancas, insiste com aPrimaveraemqueoseu tempoaindanãopassou”.Oexcertoanteriorconstituioexemplodefiguradelinguagemdenominada:a)antíteseb)paráfrasec)metonímiad)personificação

SOLUÇÃO COMENTADA compreensão textual na IDECAN: figuras de linguagem

No fragmento em análise, atribui-se traço humano [barba] a algo inanimado[inverno].Há,pois,personificação.Marque-sealetra“d”.

QUESTÃO 07 compreensão textual na IDECAN: figuras de linguagem

“Mas com os tais engenhos que perfuram o espaço, embora tãomiseráveis, emrelaçãoaouniversocomoumespinhonopédeumelefante,creioquesemprehádistúrbios”.Afiguradelinguagempresentenoperíodoanterioré:a)catacreseb)sinédoquec)comparaçãod)antonomásia

SOLUÇÃO COMENTADA compreensão textual na IDECAN: figuras de linguagem

Na enunciado transcrito, há presença de comparação [analogia com termocomparante]: “como um espinho no pé de um elefante”.Marque-se, portanto, aalternativa“c”.

QUESTÃO 08 compreensão textual na IDECAN: figuras de linguagem

Metáforaéumafiguradelinguagemqueconsistenoempregodeumapalavraforade seu sentidonormal, por efeitodeanalogia.Assinale a alternativaque contémumametáfora:a)“Amimnãomecausavanenhummedo”b)“omundoeradelas,ocometaeraparaelas”c)“Deviasemprehaverumcometanocéu,comohálua,sol,estrelas”d)“Eraumpavãobranco,pousadonoar,porcimadostelhados”e)“omundonãoseacabou,talveztenhaficadoumpoucotriste”

SOLUÇÃO COMENTADA compreensão textual na IDECAN: figuras de linguagem

Hámetáforanofragmentotranscritonaalternativa“d”,poispavãonãovoa.Logo,nãopodeficarimóvelnoar.

QUESTÃO 09 compreensão textual na IDECAN: figuras de linguagem

Prosopopeiaéumafiguradelinguagemqueconsistenaatribuiçãodequalidadesesentimentoshumanosaseres irracionaise inanimados.Assinaleaalternativaquecontémumexemplodeprosopopeia:a)Nadadissoseentendiacomigo:omundoeradelas,ocometaeraparaelas.b)Tudoissosaberemosemuitomaisdoquecabenosenumerarnumacrônica.c)Eraumanoiva,quecaminhavapelanoite,sozinha,aoencontrodasuafesta.d)insignificantesquesomos,natremendagrandiosidadetotal.e) Aquilo que até então nãome interessara nada, que nem, vencia preguiça dosmeusolhos,pareceu-me,derepente,maravilhoso.

SOLUÇÃO COMENTADA compreensão textual na IDECAN: figuras de linguagem

No fragmento transcrito na alternativa “e”, atribui-se traço humano aos olhos.Trata-se,pois,deumapersonificaçãoouprosopopeia.

QUESTÃO 10 compreensão textual na IDECAN: figuras de linguagem

“Exerceucomcalmaferocidadeseusadismo”.Ocorrenestefragmentoumexemplode:a)antíteseb)hipérbolec)gradaçãod)apóstrofee)prosopopeia

SOLUÇÃO COMENTADA compreensão textual na IDECAN: figuras de linguagem

No trecho em análise, há palavras que se opõem semanticamente: “calma” e“ferocidade” [se é calmo, não é feroz]. Como os opostos convivem [possuemapenasumreferente]edãoorigemaumaideiaaparentementeabsurda,ocorretoseriadenominartalraciocíniodeparadoxo.Posto que existem autores que consideram o paradoxo uma modalidade deantítese, pode-se assinalar a alternativa “a”. Em tempo: na antítese, os opostospossuemdoisreferentes.Veja:“Julianaémoça,Antônioévelho”.

top related