farmacotécnica especial profa.ms.: larissa funabashi de toledo dias gÉis

Post on 07-Apr-2016

239 Views

Category:

Documents

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

Farmacotécnica

Especial

Profa.Ms.: Larissa Funabashi de Toledo Dias

GÉIS

GÉISGÉIS1 - Introdução

Géis ou geléias são sistemas semi-sólidos constituídos de pequenas partículas inorgânicas em suspensão ou por grandes moléculas orgânicas interpenetradas por um líquido.

GÉISGÉISSão bifásicos se as partículas dispersas forem grandes (magma),

São monofásicos quando não se observa limites entre a fase dispersa (macromoléculas sintéticas ou gomas naturais) e a fase contínua (água, óleo, hidroalcoólica).

A faixa de concentração usual dos agentes gelificantes situa-se entre 0,5 e 2%.

GÉISGÉISAlém do poder gelificante um gel pode conter outros componentes: Umectantes,Conservantes antimicrobianos (der. Parabenos, imidazolidiniluréia),Estabilizantes (EDTA), Filtros solares (benzofenona 4),

GÉISGÉISAgentes antipegajozidade (der.silicones),

Alcalinizantes (AMP, TEA, NOH).

Terminologia associada a fabricação de géis: intumescimento, embebição, sinérese (% de água liberada), tixotropismo (sol-gel, é uma propriedade coloidal que se carcteriza pela aproximação e afastamento de micelas, formando os estados sol e gel).

CLASSE DESCRIÇÃO EXEMPLOSInorgânicosFase dispersa

Geralmente bifásicos

Al(OH)3; magma bentonita

OrgânicosFase dispersa

Geralmente monofásicos

Carbopol, tragacanto

Hidrogéis Fase contínuaContém água

Metilcelulose, alginatos (colóides hidrofílcos)

Hidrogéis inorgânicos

Idem Gel de Bentonita; Veegum® (silicatos)

Hidrogéis orgânicos

Idem Pectina; CMC; Pluronic F127

Organogéis Fase continuaContém Hidrocarbonetos

Plastibase (polietileno+óleo mineral)

Organogéis hidrofílicos

PEGs alto PM (Pomada Carbowax)

2- CLASSIFICAÇÃO E TIPOS DE GÉIS2- CLASSIFICAÇÃO E TIPOS DE GÉIS

GÉISGÉISExemplos de substâncias gelificantes: Der. Celulose, Resinas carboméricas (derivadas do ácido acrílico), Alginatos (der. Do ác. Algínico – algas), Bentonita,Veegum (silicatos de Al e Mg), Dióxido silício coloidal (Aerosil®),Gelatina,Amido,Pectina,Gomas arábica, adraganta, xantana, Poloxameros (co-polímeros de polioxietileno-polioxipropileno).

GÉISGÉIS3 – PREPARAÇÃO

  Hidrogéis são liogéis são constituídos de matérias-primas sólidas que interagem e tem afinidade pela fase contínua (água) e podem ser formados por intumescimento ou por reação química de neutralização.

GÉISGÉIS3 – PREPARAÇÃO

  Polímeros solúveis em água têm a propriedade de gelificação térmica (sob aquecimento) enquanto as gomas naturais sob resfriamento (adraganto, pectina, gelatina, amido).

GÉISGÉIS3.1 Formação de géis por intumescimento: der. Celulósicos quando dispersados em água gelificam por inchamento formando estruturas arrendadas com água preenchendo seu interior.

O aquecimento do sistema acelera o intumescimento.

GÉISGÉIS3.2 Formação de Géis por Reação Química

Quando polímeros ácidos (carbômeros) são dispersos em água, suas estruturas assumem, inicialmente, conformações em hélice:Os sistemas formados por essas estruturas helicoidais e pela água resultam em líquidos viscosos e pegajosos (adesividade), devido ao fato de ainda não formarem esqueleto não podendo ser considerados como gel.

GÉISGÉIS3.2 Formação de Géis por Reação Química

Entretanto, após submeter o sistema a uma neutralização, as estruturas se distendem e enrijecem.

O gel formado tem estrutura interna linear formando um compartimento que aprisiona a água em seu interior:

GÉISGÉIS3.2 Formação de Géis por Reação QuímicaA técnica de preparo aplicada deve resultar em produto homogêneo. Várias técnicas tem sido apresentadas. Geralmente requer a dispersão do colóide em sistemas água-conservante-umectante sob agitação (ou repouso) com posterior neutralização. Fragrâncias devem ser escolhidas de acordo com sua maior hidrossolubilidade e sua dispersão auxiliada através da adição de solubilizantes.

GÉISGÉIS3.3 Técnica Modificada

 Para se fazer esta técnica deve-se saber (descobrir) qual é a quantidade total de álcali necessária para neutralizar o carbômero.

GÉISGÉIS3.3 Técnica Modificada

Técnica de Preparo:I . Misturar o propilenoglicol primeiramente com o conservante, homogeneizar;II- Adicionar, sob agitação, toda a quantidade de água;III . Verter toda a quantidade de álcali no sistema;IV . Polvilhar o carbômero agitando;V- Verter os ativos e a essência.

GÉISGÉIS3.3 Técnica Modificada

 

Quando as partículas de carbômero caem na solução alcalina, elas são desfeitas pela reação química de neutralização, o que acontece em poucos minutos quando o carbômero é novo.Dicas: 1,5% de carbômero pode ser parcialmente neutralizado com 1,2% de trietanolamina ou 0,7% de AMP 95 (caso se queira um valor de pH mais rígido deve-se quantificar a quantidade certa de álcali a ser usada).

GÉISGÉIS3.4 Cremes-Géis

A concepção de cremes-géis foi desenvolvida no Japão.

A idéia baseia-se em modificar a formulação de um creme clássico em que a porcentagem de ceras é diminuída sensivelmente e a viscosidade é compensada com pequena quantidade de agentes gelificantes.

GÉISGÉIS3.4 Cremes-Géis

3.4.1 Preparo por NeutralizaçãoInicialmente pesam-se os componentes da fase óleo (com menos quantidade de ceras).

Em seguida, os componentes da fase água são misturados e o agente gelificante é disperso. 

GÉISGÉIS3.4 Cremes-Géis

3.4.1 Preparo por NeutralizaçãoAs fases água e óleo aquecidas são misturadas segundo a técnica clássica de emulsionamentoQuando o sistema já emulsionou e está morno adiciona-se o álcali na quantidade certa para neutralizar o gelificante. 

GÉISGÉIS3.4 Cremes-Géis

3.4.2 Obtidos por Intumescimento - Aquecer a 75ºC os componentes da fase óleo;II- Aquecer a 77ºC os componentes da fase água;III- Verter a fase predominante sobre a outra fase;IV- Polvilhar o polímero celulósico (Natrosol®), aos poucos, sobre a emulsão ainda quente e homogeneizar até desengrumar (agitação moderada); 

GÉISGÉIS3.4 Cremes-Géis

3.4.2 Obtidos por Intumescimento - Aquecer a 75ºC os componentes da fase óleo;II- Aquecer a 77ºC os componentes da fase água;III- Verter a fase predominante sobre a outra fase;IV- Polvilhar o polímero celulósico (Natrosol®), aos poucos, sobre a emulsão ainda quente e homogeneizar até desengrumar (agitação moderada); 

top related