faraós

Post on 15-Jun-2015

1.077 Views

Category:

Documents

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

Faraós

• Introdução 

Os faraós eram os reis do Egito Antigo. Possuíam poderes absolutos na sociedade, decidindo sobre a vida política, religiosa, econômica e militar. Como a transmissão de poder no Egito era hereditária, o faraó não era escolhido através de voto, mas sim por ter sido filho de outro faraó. Desta forma, muitas dinastias perduraram centenas de anos no poder.

tutankamon

• Tutankamon (1336-1327 AC) Tutankamon, o ultimo rei da 18a dinastia, governou menos do que dez anos e morreu traumaticamente ainda adolescente, ainda assim ele permanece como um dos faraós mais famosos do Egito.

• Isso graças aos incríveis tesouros encontrados em sua tumba, incluindo o sarcófago, a máscara funerária dourada e mais 5.000 em outros tipos de tesouros. A descoberta é também ligada a várias mortes inexplicadas entre aqueles associados a escavação, que muitos atribuem como uma maldição. Na verdade, Tutankamon fez muito durante o seu curto reinado para reparar os danos causados por seu pai Akhenaton, incluindo a restauração da antiga religião e levando a capital de volta para Memphis.

• DADO CURIOSO Um feijão encontrado na tumba do rei Tutankamon brotou depois de 3400 anos.

Cleópatra

Elizabeth Taylor (1963))

• Cleópatra VII ( 51-30 AC ) Cleópatra não era egípcia mas membro da dinastia macedônia de governantes dos Ptolomeus. Apesar de seus dois irmãos terem co-governado uma vez, como eles eram novos, ela efetivamente governou sozinha aos 17 anos.

• Sua aliança política com o líder romano Julio Cesar ajudou que ela vencesse a guerra civil do Egito. Ela cimentou esta relação dando a ele um filho, Caesarion que morreu mais tarde. Mas seu grande amor foi o general romano, Marco Antonio, que lutou ao seu lado em Actium contra o imperador Octaviano. Eles foram derrotados e Cleópatra se envenenou - talvez com uma cobra venenosa – dias após o suicídio de Marco Antonio.

Deuses

• Introdução :• Os egípcios antigos adoravam literalmente

centenas de divindades, cada uma governando aspectos diferentes de sua vida espiritual. Não havia um deus ‘chefe’ e vários cultos dominavam através dos tempos – apesar de que os deuses criadores Amon e Rá chegaram perto da supremacia.

Osíris

• Osiris• Osíris era um dos filhos de Nut e Geb, ao lado de sua

irmã Ísis (com quem se casou) e seu irmão ciumento Seth, que mais tarde o matou.Osíris aparece como uma múmia de barba, carregando um gancho como poder supremo. Ele usava a coroa branca do Alto Egito, com penas vermelhas. Sua pele é verde para representar a vegetação – como rei, ele ensinou os egípcios a ser fazendeiro.Apesar dele ser o deus do submundo, ele não é um demônio ou um deus obscuro. Ao contrário, ele representa a esperança dos egípcios em viver em glória para sempre na vida depois da morte.

Rá tinha várias formas durante o dia. Ele era um deus vivo de dia e morto à noite. Ele nascia de manhã como uma pequena criança, se transformava em homem no meio do dia e era um velho ao pôr-do-sol – para então renascer na manhã seguinte. Durante este tempo, ele navegava pelo paraíso em um barco chamado ‘Barca de Milhões de Anos’. Dessa forma, os egípcios explicavam o movimento do sol no céu. O culto de Rá ao sol era baseado em Heliopolis. Acredita-se que ele tenha sido o pai dos reis e de todos os deuses importantes.

Hórus

• Horus era originalmente o deus do céu, voando sobre o Egito como um falcão para proteger seu pai, o rei Osíris. Quando Horus derrotou o assassino de seu pai, Seth, ele se transformou no rei de todo o Egito, e ele é descrito usando uma coroa com uma parte superior branca para representar o Alto Egito e uma parte vermelha inferior para representar o Baixo Egito. Por esta razão, os governantes do Egito sempre se identificaram com Horus na vida, se transformando na personificação de Osíris quando eles morriam.Horus era adorado em centros de cultos em Behdet, Hirakonpolis e Edfu e o olho de Horus era considerado um amuleto poderoso.

Bastet

• Quando os gregos chegaram no Egito, eles associaram Bastet com Artemis e ela deixou de ser a deusa do sol para ser a deusa da lua.Com o tempo, ela também perdeu sua cabeça original de gato selvagem do deserto ou leão e ganhou a cabeça de um gato doméstico. Os gatos eram muito importantes para os egípcios, porque protegiam os grãos dos animais daninhos, e acreditava-se que Bastet os protegia. Quem matasse um gato era punido com a morte. Quando os gatos morriam, as famílias raspavam a sobrancelha como luto e às vezes seus gatos eram mumificados. Bastet era freqüentemente associada com Sakhmet, a deusa de cabeça de leão de Memphis.

Vida após a morte

• Introdução • Nada era mais importante para os egípcios do

que alcançar a vida eterna e eles faziam de tudo para chegar até lá. De feitiços rituais, a embalsamamento e construção de tumbas magnifícas, quanto mais dinheiro eles tinham, mais eles gastavam nas suas preparações para a morte.

Mumificação

• Mumificação O primeiro passo da mumificação era remover os órgãos internos através de um corte no lado. O coração – reconhecido como o centro da inteligência e força da vida – era mantido no lugar mas o cérebro era retirado através do nariz e jogado fora. Os órgãos remanescentes eram armazenados em jarras de canopo.Em seguida, o corpo era empacotado e coberto com natro, um tipo de sal, e largado para desidratar durante 40 dias. Então era empacotado com linho ensopado de resina, natro e aromáticos e as cavidades do corpo eram tapadas. Finalmente, ele era coberto de resina e enfaixado, com os padres colocando amuletos entre as camadas. Todo o processo – acompanhado de orações e encantos – levava cerca de 70 dias mas preservava os corpos durante milhares de anos.

• DADO CURIOSO Egípcios comuns não eram mumificados, mas enterrados em sepulturas, onde as condições do deserto quente e seco mumificavam os corpos naturalmente.

Pirâmides

• As pirâmides construídas por Snefru, seu filho Khufu e seu filho Khafre são os maiores restantes das dinastias do Antigo Reino. Arquitetonicamente, as pirâmides se dividem em dois tipos: a pirâmide de degraus e a pirâmide de verdade. As primeiras pirâmides de degraus, como o complexo Djoser da 3ª Dinastia construída pelo mestre arquiteto Imhotep em Saggara, evoluiu de tumbas mastabas. No começo da 4ª Dinastia, elas foram aplainadas: a Pirâmide Vermelha em Dahshur é a primeira pirâmide verdadeira. Elas também cresceram em proporções colossais e evoluíram se tornando complexos funerários completos com mortuário e templos de vales, uma calçada entre duas, e pirâmides menores subdisiárias. Os maiores e melhores exemplos são a as Pirâmides de Gizé, construídas por Khufu na 4ª Dinastia.

GRUPO• Ananda• Pablo• Marcos• Raian• Emerson• Samara• Julius• Sabrina

IFBA Informática – Vespertino 2011

top related