família, comunidade de amor. Índice definição de família; tipos de organização familiar;...

Post on 07-Apr-2016

221 Views

Category:

Documents

1 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

Família, comunidade de

amor

ÍndiceDefinição de família;Tipos de organização familiar;Família de Jesus;Função socializada da família;Tarefas familiares;Os mais velhos na família;Quando não se tem família em

criança;

IntroduçãoEste trabalho foi-nos proposto pelo

professor José António, da disciplina de educação moral.

Esperemos que gostem!!!

Definição de Família

Para saber mais:A palavra «família» deriva de famulus, que significa «servidor».

Designa-se por família o conjunto de pessoas que possuem grau de parentesco entre si e vivem na mesma casa formando um lar.

Uma família tradicional é normalmente formada pelo pai , mãe e por um ou mais filhos.

Tipos de organização familiar

Tradicionalmente, a definição  de  família era feita com base nos critérios da residência comum, do parentesco e dos laços de casamento.Uma família, não é o facto de duas pessoas que viverem na mesma casa, numa residência  comum, não é o suficiente para constituir uma família.

Casamento: O casamento é o conceito mais consensual para a definição de família, embora não represente todos os tipos de famílias nas sociedades do nosso tempo.

Parentesco: O parentesco é também um critério importante, mas não definido. Pois, as crianças adotadas também fazem parte de uma família, apesar de não terem laços de sangue com os outros elementos.

Família de JesusJesus, como todos nós também

teve uma família, constituída por sua mãe Maria e seu pai José.

Função socializada da família

A família é o lugar adequado à transmissão da vida. Nascendo num espaço familiar, a criança tem mais possibilidades de se sentir acolhida e amada.

Tarefas familiaresA vida diária da família implica

inúmeras tarefas e responsabilidades. Preparar os alimentos, lavar a louça, cuidar da roupa, limpar a casa, etc. Se cada uma destas tarefas estiverem divididas será tudo mais fácil e mais rápido do que se for só um. Por isso, a necessidade da divisão das tarefas familiares.

Os mais velhos na família

Em cada momento da vida, o ser humano está em constante evolução, adquire e acumula experiências que o vão tornando cada vez mais rico em sabedoria. Os idosos são os grandes portadores de sabedoria, cultura e valores. o idoso também desempenha um papel importante na transmissão dos afectos, através da atenção dada aos netos. A contribuição dos avós na formação dos netos é fundamental pois é determinante e enriquecedora.

Para saber mais:O idoso, nas culturas africanas, continua a ocupar um grande destaque na sociedade.

Quando não se tem família em criança É devido a dificuldades

económicas graves, alcoolismo, toxicodependência, etc. que o Estado e outros desencadeiam formas de apoio para fornecer à criança o maior conforto possível, sendo a mais drástica forma a institucionalização das crianças ou a sua adoção por outras famílias.

ConclusãoCom este trabalho adquirimos mais

conhecimentos sobre o valor da família e a sua importância.

Esperemos que tenham gostado!

Trabalho elaborado

por:Célia Sousa Nº6Inês Santos Nº9Rita Moreira

Nº17

FIM

top related