obj · fabricante:imbel,brasil. utilização:técnica de tiro da vbr ee 9 cascavel. ......

Post on 25-Oct-2020

9 Views

Category:

Documents

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

Obj:- Apresentar presentar noções

básicas sobre Simulação de Combate,sobre a perspectiva de seu empregono adestramento de tropas blindadase mecanizadas

SUMÁRIO

I. Introdução

II. Desenvolvimento

a. Conceitos básicos;

b. Histórico da simulação militar;

c. O sistema de simulação militar do Exército Brasileiro (SSEB);

d. Emprego da simulação no adestramento;

III. Conclusão

- Comandante do CA - Sul, 28 Jan 2019;- Incorporado às fileiras do Exército em 15 Fev 1992, Escola Preparatória de Cadetes doExército;- Declarado Aspirante-a-oficial de Cavalaria em 30 Nov 1996, CFO/AMAN - Bacheral emCiências Militares;- Oficial subalterno do 1º RCC;- Instrutor do Curso de Cavalaria da AMAN;- Curso de Aperfeiçoamento, EsAO -Mestrado em Ciências Militares;- Instrutor do Centro de Instrução de Blindados;- Supervisor de Segurança Pessoal no Departamento de Segurança do Gabinete deSegurança Institucional da Presidência da República;- Comandante do 23º Esquadrão de Cavalaria de Selva;- CCEM, na ECEME - Especialização em Bases Geo-Históricas para formulaçãoEstratégica;- Oficial de Estado-Maior da 4ª Bda Inf L (Mth);- Oficial de Estado-Maior da Brigada do Reino da Espanha na Força Interina da ONU noLíbano (UNIFIL);- Gabinete do Comandante do Exército, Assessoria Parlamentar do Gab Cmt Ex (A/4);

MISSÃOContribuir no adestramento de tropas

de qualquer natureza, preferencialmenteblindadas e mecanizadas, para asOperações no Amplo Espectro, pormeio da imitação do combate, comênfase na utilização de meios desimulação.

VÍDEO

DIVISÃO DE ADESTRAMENTO

EUAJoint ReadinessTraining Center

National Training Center

CENTROS DE OUTROS PAÍSES

AlemanhaTruppenübungsplatz

Altmark (CTC Altmark)

MagdeburgSachsen-Anhalt

EspanhaCentro Nacional de Adiestramiento de Chinchilla (CENAD)

San GregórioGerona

FrançaCentre

d’Entraînement AuCombat (CENTAC)

Mailly-le-CampAube

Referências:✔ Portaria Normativa Nr 1.873, do MD, de 20 Jun 2013, Dispõesobre a integração de simuladores entre as Forças Armadas;✔Portaria nº 55 – EME, de 27 Mar 14, Sistema de Simulação do EB;✔Portaria nº 233 – CMT EB, de 15 Mar 16, Sistemas e Materiais deEmprego Militar;✔Portaria nº 134 – EME, de 8 Ago 18, Sistema Operacional MilitarTerrestre;✔Portaria n° 157 – EME, de 13 Ago 18, Diretriz para funcionamentodo Sistema de Simulação do EB.

●Referências:

●Referências:

CONCEITOS BÁSICOS

CONCEITOS BÁSICOS

Simulação:✔ É a representação de um equipamento ou deuma atividade, mediante a utilização de modelosque reproduzam, com variados graus defidelidade, o comportamento e o desempenhodaquilo que se pretende simular.

CONCEITOS BÁSICOS

CONCEITOS BÁSICOS

Simulação:✔ É, também, um método técnico que possibilitarepresentar uma atividade ou evento real, pormeio de modelos, com o auxílio de sistemasinformatizados, mecânicos, hidráulicos, ou desistemas combinados.

Simulador:✔ É um equipamento, ou dispositivo, ou softwareou sistema que reproduz as características e ocomportamento de equipamento ou atividade real.

CONCEITOS BÁSICOS

Modelagem:✔ É a representação lógica do sistema real a sersimulado.

CONCEITOS BÁSICOS

Pesquisa Operacional:✔ É a coleta e análise de dados de sistemascomplexos com o objetivo da melhoria ouotimização da performance dos mesmos.✔ Utiliza modelos matemáticos, estatísticos ealgorítimos, buscando uma maior compreensão,gerência e exploração desses fenômenos.✔ Busca insumos para a tomada de decisão.✔ É uma ferramenta de desenvolvimento dadoutrina militar.

CONCEITOS BÁSICOS

Pesquisa Operacional:✔ Experimentação Doutrinária✔ Equipamentos específicos, composição,organização ou dotação de tropas.✔ Apoio ao planejamento✔ Reconhecimento virtual.✔ Ensaios e matriz de sincronização.✔ Emissão de ordens.✔ Comparação das Linhas de Ação ou "Jogo daGuerra".

CONCEITOS BÁSICOS

Simulação Militar:

✔ É a reprodução de aspectos específicos da

atividade militar ou da operação de sistemas e

materiais de emprego militar, utilizando um

conjunto de equipamentos, softwares e

infraestrutura características das operações

militares.

CONCEITOS BÁSICOS

Modalidades de SimulaçãoCONCEITOS BÁSICOS

Simulação VivaTropas reais, operando sistemas (armas,viaturas e equipamentos) reais nomundo real.

Modalidades de Simulação

Simulação VirtualTropas reais, operando sistemassimulados, num cenário virtual.

Simulação Construtiva Tropas simuladas, operando sistemassimulados, num cenário simulado,controlados por pessoas reais.

CONCEITOS BÁSICOS

• Simulação Construtiva:✔Modalidade que envolve tropas e elementossimulados, operando sistemas simulados,controlados por agentes reais, normalmentes emuma situação de comandos constituídos.✔Também é conhecida pelo termo "Jogos deGuerra".

CONCEITOS BÁSICOS

Simulação Virtual:✔ Modalidade na qual são envolvidos agentesreais, operando sistemas simulados, em cenáriosgerados por computador.

CONCEITOS BÁSICOS

Simulação Viva:✔ Modalidade na qual são envolvidos agentesreais, operando sistemas reais, no mundo real,com apoio de sensores, dispositivos apontadoreslaser e outros instrumentos que permitamacompanhar as ações destes agentes e simularos efeitos dos engajamentos em que eles seenvolverem.

CONCEITOS BÁSICOS

FATORES

TIPO

PESSOAS EQUIPAMENTO EFEITOS

Simulação ConstrutivaSimulado Simulado Simulado

Simulação VirtualReal Simulado Simulado

Simulação VivaReal Real Simulado

CONCEITOS BÁSICOS

HISTÓRICO DA SIMULAÇÃO MILITAR NO EXÉRCITO BRASILEIRO

HISTÓRICO DA SIMULAÇÃO

• BE Nº 450, de 16 de Abril de 1916:“O Sr. General de Divisão Ministro da Guerra, por aviso n. 529, de6 do corrente, dirigido a esta Chefia, mandou recommendar anecessidade de desenvolver não só nos quarteis generaes comonos corpos de tropa, o jogo de guerra e declarou que sendo elleuma manobra de dupla ação sobre a carta, constitue um dosexercicios mais uteis, acostumando os officiaes a reflexão,recordando conhecimentos theoricos, desenvolvendo o espirito dedecisão, acostumando a contar com vontade contraria a sua, einteressando-se pelos effeitos das disposições tomadas e dasordens dadas.”

Simulador de Tiro do Cascavel:Fabricante: IMBEL, Brasil.Utilização: técnica de tiro da VBR EE 9 Cascavel.Período: 1994 a 2010.

HISTÓRICO DA SIMULAÇÃO

Tank Level Aiming and Firing Trainer(TALAFIT):Fabricante: SABCA, Bélgica.Utilização: técnica de tiro da VBC Leopard 1A1.Período: 1996 a 2009.

HISTÓRICO DA SIMULAÇÃO

Firearms Training Simulator (FATS):Fabricante: Meggitt, Estados Unidos.Utilização: técnica de tiro de fuzil e pistola.Período: década de 90 a 2007.

HISTÓRICO DA SIMULAÇÃO

Sistema de Simulação Viva:Fabricante: Royal Ordnance, Reino Unido.Utilização: simulação viva para pelotão deinfantaria.Período: 1986 a 1996.

HISTÓRICO DA SIMULAÇÃO

• Sistema de Simulação Viva:• Fabricante: Lockheed Martin, Estados Unidos.• Utilização: simulação viva para companhia deinfantaria.• Período: 1997 a 2003.

HISTÓRICO DA SIMULAÇÃO

Sistema de Simulação Viva:Fabricante: Cubic Defense, Estados Unidos.Utilização: simulação viva para companhia deinfantaria.Período: 2003 a 2009.

HISTÓRICO DA SIMULAÇÃO

Softwares Precursores da SimulaçãoConstrutiva:Desenvolvedor: Exército Brasileiro.Utilização: exercícios escolares de EM naECEME.AZUVER ou SPADA: utilizado de 1990 a 1997.Guarini: utilizado de 2000 a 2004.

HISTÓRICO DA SIMULAÇÃO

Sistema de Simulação Tático de Brigada(SISTAB):Desenvolvedor: Exército Brasileiro.Utilização: adestramento de EM de nível brigadae superiores.Período: 2005 a 2012.

HISTÓRICO DA SIMULAÇÃO

Sistema de Adestramento de Batalhões eRegimentos do Exército (SABRE):Desenvolvedor: Exército Brasileiro.Utilização: adestramento de EM de nível unidade.Período: 2005 a 2011.

HISTÓRICO DA SIMULAÇÃO

O SISTEMA DE SIMULAÇÃO DO EXÉRCITO BRASILEIRO (SSEB)

O SISTEMA DE SIMULAÇÃO DO EXÉRCITO BRASILEIRO

• Portaria nº 55 – EME, de 27 Mar 14:✔Aprovou a Diretriz para o Funcionamento doSistema de Simulação do Exército Brasileiro(SSEB)

• Definição:✔O Sistema de Simulação do Exército Brasileiro(SSEB) engloba o conjunto de recursos humanos,aplicativos, equipamentos de simulaçãoempregados no adestramento, treinamento,instrução, ensino militar e no suporte à tomada dedecisão.

O SISTEMA DE SIMULAÇÃO DO EXÉRCITO BRASILEIRO

• Finalidade:O SISTEMA DE SIMULAÇÃO DO EXÉRCITO BRASILEIRO

• Estrutura:O SISTEMA DE SIMULAÇÃO DO EXÉRCITO BRASILEIRO

• Atribuições do Estado-Maior do Exército:✔Orientar o emprego dos simuladores.✔Emitir diretrizes para os projetos de simuladores.✔Aprovar a obtenção de simuladores e sistemas.✔Buscar a interoperabilidade, integração ecooperação com a FAB e MB.✔Aprovar requisitos.✔Alocar recursos orçamentários.

O SISTEMA DE SIMULAÇÃO DO EXÉRCITO BRASILEIRO

• Atribuições do Comando de OperaçõesTerrestres (COTER):✔Coordenar o emprego dos simuladores.✔Consolidar as propostas de obtenção.✔Coordenar a integração entre os sistemas.✔Avaliar propostas.✔Estabelecer Requisitos Operacionais (RO).✔Coordenar o processo de obtenção poraquisição.

O SISTEMA DE SIMULAÇÃO DO EXÉRCITO BRASILEIRO

• Atribuições do Departamento de Ciência eTecnologia (DCT):✔Desenvolver ou integrar tecnologias.✔Capacitar recursos humanos.✔Avaliar propostas de obtenção.✔Estabelecer Requisitos Técnicos, Logísticos eIndustriais (RTLI).✔Coordenar o processo de obtenção pordesenvolvimento.✔Prestar apoio técnico ao COTER.

O SISTEMA DE SIMULAÇÃO DO EXÉRCITO BRASILEIRO

EMPREGO DA SIMULAÇÃO CONSTRUTIVA

EMPREGO DA SIMULAÇÃO CONSTRUTIVA

• Comando Aplicador:✔É o Grande Comando (G Cmdo) encarregado demontar e conduzir um Jogo de Guerra.• Comando Executante:✔É o Comando que realizará o exercício, ou seja,estará sendo adestrado.

• Execução de um Jogo de Guerra:

Comando Executante e Estado-MaiorControladores e Operadores

EMPREGO DA SIMULAÇÃO CONSTRUTIVA

• Direção do Exercício (DIREx):✔É a equipe que realiza a condução tática doexercício.• Controlador:✔É o militar que tem o conhecimento da manobraplanejada pelo Comando Executante, fazendo asvezes de um comandante de tropa no terreno.• Operador:✔É o militar que recebe as ordens do Controladore as insere no sistema de simulação. É treinadoanteriormente na operação do software.

EMPREGO DA SIMULAÇÃO CONSTRUTIVA

VÍDEO

• Elaboração de um Jogo de Guerra:EMPREGO DA SIMULAÇÃO CONSTRUTIVA

• Execução de um Jogo de Guerra:EMPREGO DA SIMULAÇÃO CONSTRUTIVA

VÍDEO

• O Software COMBATER:✔Fabricante: MASA (Sword), França.✔Customizado no Brasil pela RustCon, Brasil.✔Características:✔Inteligência Artificial – forças automatizadas✔Adaptado à doutrina do EB✔Utilização em cenários de não-guerra✔All-in-one solution: servidor, cliente, ferramentas decenário, análise pós-ação, etc✔Compatibilidade HLA

EMPREGO DA SIMULAÇÃO CONSTRUTIVA

VÍDEO

• A Simulação Contrutiva é empregada:✔Para adestrar decisores e Estados-Maiores emdiversos níveis nos processos de tomada dedecisão✔Para adestrar os diversos sistemas de Comandoe Controle nas atividades inerentes ao fluxo deinformações✔Como ferramenta de pesquisa operacional

EMPREGO DA SIMULAÇÃO CONSTRUTIVA

EMPREGO DA SIMULAÇÃO VIRTUAL

VÍDEO

EMPREGO DA SIMULAÇÃO VIRTUAL

• Simuladores de Procedimentos:✔São equipamentos que reproduzem com altonível de fidelidade os sistemas e materiais deemprego militar reais.✔Visam o treinamento integral do funcionamento eda operação do equipamento.✔Utilizam uma réplica em tamanho natural doequipamento, da cabine ou compartimentosimulado.✔Dispões de instrumentos, painéis e controlesidênticos ao equipamento real.

• Simuladores de Procedimentos:✔Apresenta um sistema proporciona retorno deinformações ou de forças equivalentes aoequipamento real.✔Visa o treinamento técnico individual ou deguarnição

EMPREGO DA SIMULAÇÃO VIRTUAL

• Simuladores Sintéticos:✔São equipamentos que reproduzem de formacompacta o equipamento real, seu funcionamentoe operação.✔Integra um cenário virtual a equipamento compainéis, instrumentos e controles similares aoSMEM simulado com diferentes níveis defidelidade.✔Visa o treinamento técnico e tático de guarniçõese pequenas frações.

EMPREGO DA SIMULAÇÃO VIRTUAL

• Simuladores de Procedimentos x Simuladores Sintéticos:

SP Mot Leopard 1 A5 SSB Leopard 1 A5

EMPREGO DA SIMULAÇÃO VIRTUAL

• Simuladores de Procedimentos x Simuladores Sintéticos:

Simulador SHEFE (SP) Esquilo/FENNEC (SS)

EMPREGO DA SIMULAÇÃO VIRTUAL

• Simuladores de Procedimentos x Simuladores Sintéticos:

FATOR

TIPO

NÍVEL DE FIDELIDADE

PÚBLICO-ALVO

Simuladores de Procedimentos

Maior Indivíduo ou Guarnição

Simuladores Sintéticos

Menor Guarnição ou Pelotão

EMPREGO DA SIMULAÇÃO VIRTUAL

• Simulador Virtual Tático:✔São programas profissionais de simulaçãoinstalados em computadores comerciais quepossibilitam o treinamento no nível tático emdiversos escalões.✔Não há a necessidade de utilização deperiféricos especiais ou similiares ao real.

EMPREGO DA SIMULAÇÃO VIRTUAL

• Treinamento Baseado em Computador (TBC):✔Qualquer treinamento disponível por meio docomputador.✔Também conhecido como Computer BasedTraining (CBT).✔Disponível para Desktop, Tablet, Smartphone,Web ou qualquer outro meio compatível.✔Amplamente utilizado no ensino à distância.

EMPREGO DA SIMULAÇÃO VIRTUAL

• Simuladores de Tiro:✔Técnica de Tiro✔Regras de Engajamento

EMPREGO DA SIMULAÇÃO VIRTUAL

• Elaboração de Cenários de Simulação Virtual:EMPREGO DA SIMULAÇÃO VIRTUAL

• Força Adestrada:✔É a tropa que executa o exercício deadestramento.• Força Oponente:✔É uma tropa altamente adestrada e não utiliza adoutrina de emprego do EB.✔Possui efetivo fixo estacionado junto ao Centrode Adestramento.

EMPREGO DA SIMULAÇÃO VIRTUAL

• Observador, Controlador e Avaliador (OCA):✔É o militar designado para o acompanhadeterminada tropa e auxilia na coordenação doexercício.• Análise Pós-Ação:✔É um método analítico, de caráter formativo, quevisa, com a participação ativa dos próprioselementos avaliados, apontar procedimentos etécnicas operacionais que, se retificados,permitirão o aperfeiçoamento das atividades depreparo e emprego.

EMPREGO DA SIMULAÇÃO VIRTUAL

VÍDEO

• Análise Pós-Ação:✔Permite reunir conhecimentos de qualidade,quando ainda estão frescos na mente dosmilitares, e o terreno, os meios e as condições deexecução estão à vista dos comandantes,instrutores e observadores.

EMPREGO DA SIMULAÇÃO VIRTUAL

• Planejamento de Exercícios de SimulaçãoVirtual

EMPREGO DA SIMULAÇÃO VIRTUAL

• Planejamento de Exercícios de SimulaçãoVirtual:

EMPREGO DA SIMULAÇÃO VIRTUAL

• O Software VBS3:✔Fabricante: Bohemia Interactive, RepúblicaCheca.✔Características:✔Inteligência Artificial✔Ferramentas de Edição de Cenários✔Ferramentas de Análise Pós-Ação✔Extensão e customização✔Ferramentas de Comunicações✔Compatibilidade HLA

EMPREGO DA SIMULAÇÃO VIRTUAL

VÍDEO

• A Simulação Virtual é empregada:✔Para adestrar indivíduos, guarnições, frações,subunidades e unidades nas Técnicas, Táticas eProcedimentos em operações✔Para treinamento de procedimentos queenvolvam Alto Risco ou Alto Custo✔Para a obtenção de habilidades técnicas nomanuseio de SMEM✔Para certificação de tropas✔Como ferramenta de apoio à pesquisaoperacional

EMPREGO DA SIMULAÇÃO VIRTUAL

• Simulador de Apoio de Fogo (SIMAF):✔Fabricante: Tecnobit, Espanha✔Desenvolvido pelo Exército Brasileiro✔Entrou em operação em 2016

EMPREGO DA SIMULAÇÃO VIRTUAL

• Simulador de Apoio de Fogo (SIMAF):✔Técnica de Tiro de Morteiros e Obuseiros✔Condução de Missões de Tiro✔Missões de Inteligência e Busca de Alvos

PO C Tir LF

EMPREGO DA SIMULAÇÃO VIRTUAL

VÍDEO

EMPREGO DA SIMULAÇÃO VIVA

VÍDEO

EMPREGO DA SIMULAÇÃO VIVA

• Força Adestrada:✔É a tropa que executa o exercício deadestramento.• Força Oponente:✔É uma tropa altamente adestrada e não utiliza adoutrina de emprego do EB.✔Possui efetivo fixo estacionado junto ao Centrode Adestramento.

• Observador, Controlador e Avaliador (OCA):✔É o militar designado para o acompanhadeterminada tropa e auxilia na coordenação doexercício.• Dispositivo de Simulação e EngajamentoTático (DSET):✔É o equipamento que simula os efeitos dosengajamentos.

EMPREGO DA SIMULAÇÃO VIVA

• Análise Pós-Ação:✔É um método analítico, de caráter formativo, quevisa, com a participação ativa dos próprioselementos avaliados, apontar procedimentos etécnicas operacionais que, se retificados,permitirão o aperfeiçoamento das atividades depreparo e emprego.✔Permite reunir conhecimentos de qualidade,quando ainda estão frescos na mente dosmilitares, e o terreno, os meios e as condições deexecução estão à vista dos comandantes,instrutores e observadores.

EMPREGO DA SIMULAÇÃO VIVA

• Equipamentos de Simulação Viva:EMPREGO DA SIMULAÇÃO VIVA

• Sensores para Pessoal:✔Colete de sensores, faixa de sensores para ocapacete, periféricos e acessórios necessáriospara instrumentar um soldado.

EMPREGO DA SIMULAÇÃO VIVA

• Sensores para Viaturas:✔Sensores, periféricos e acessórios necessáriospara instrumentar uma viatura.

EMPREGO DA SIMULAÇÃO VIVA

• Emissores Laser:✔Emissor laser, periféricos e acessóriosnecessários para instrumentar um armamentoleve, uma arma anticarro ou um armamentopesado.

EMPREGO DA SIMULAÇÃO VIVA

• Arma Controle:✔Emissor laser, periféricos e acessórios utilizadospelo OCA para auxiliar na condução do exercício.

EMPREGO DA SIMULAÇÃO VIVA

• Controle do Exercício:✔Equipamentos, periféricos e softwaresnecessários ao gerenciamento e condução doexercício.

EMPREGO DA SIMULAÇÃO VIVA

• Comunicações:✔Equipamentos, antenas e softwares necessáriosa transmissão de dados do sistema.

EMPREGO DA SIMULAÇÃO VIVA

• Equipamentos Específicos:✔Equipamentos que permitem simular situaçõesespecíficas em um exercício.

Granadas QBRN Edificações Saúde

DesminagemIEDColete ExplosivoArmadilhas

EMPREGO DA SIMULAÇÃO VIVA

• Planejamento de Exercícios de SimulaçãoViva

EMPREGO DA SIMULAÇÃO VIVA

• Planejamento de Exercícios de SimulaçãoViva:

EMPREGO DA SIMULAÇÃO VIVA

VÍDEO

• A Simulação Viva é empregada:✔Para adestrar guarnições, frações, subunidadese unidades nas Técnicas, Táticas eProcedimentos em operações.✔No desenvolvimento da Liderança.✔Para atingir o Poder de Combate.✔Para certificação de tropas.✔Como ferramenta de apoio à pesquisaoperacional.

EMPREGO DA SIMULAÇÃO VIVA

CONCLUSÃO

BENEFÍCIOS DA SIMULAÇÃO

BENEFÍCIOS DA SIMULAÇÃO

Cinco diferentes tipos de exercícios de simulação: ✓ Exercício de Adestramento de Pelotão de Morteiro Pesado;✓ Exercício de Adestramento de Grupo de Artilharia de Campanha;✓ Exercício de Planejamento e Coordenação de Fogos nível Brigada ou superior;✓ Exercício de Adestramento de Observadores dos Grupos de Artilharia de

Campanha; ✓ Estágio de Observadores de Qualquer Arma.

Economia com o SIMAF

Os GAC têm recebido entre 40 e 50 granadas por ano;Valor total economizado em munição no ano de 2017: R$ 137 milhõesMinimiza gastos de combustível e desgaste de material de emprego militar.Serão realizados 18 Atividades Simuladas (Exercícios de GAC, Mrt P, OA, PCI EE)

Economia com o SIMAF

Diagonal da Realidade

www.casul.eb.mil.br

top related