exercÍcios de fixaÇÃo -...

Post on 26-Sep-2018

217 Views

Category:

Documents

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

Apostilas Objetivas - www.digshop.com.br - Página: 1 de 30

EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃONessa coletânea, temos 2 baterias de exercícios.

No final de cada bateria, você encontra o gabarito correspondente.

BATERIA 1

01) Incompetência é um defeito ou vício do ato administrativo, que ocorre: A) na omissão ou na observância incompleta ou irregular de formalidades indispensáveis àexistência ou seriedade do ato. B) no ato que não se inclui nas atribuições legais do agente que o pratica. C) nos casos em que o resultado pretendido pelo ato importa violação da Constituição, da leiou de outro preceito. D) nos casos em que a matéria de fato ou de direito, em que se fundamenta o ato, ématerialmente inexistente ou juridicamente inadequada ao resultado obtido.

02) Dentre outros, são requisitos dos atos administrativos, A) a forma e o objeto. B) o tempo e o local. C) a territorialidade e a forma. D) os sujeitos e a territorialidade.

03) O ato administrativo de atuação interna que visa normatizar o funcionamento deórgãos colegiados e corporações legislativas é denominado: A) Resolução. B) Regimento. C) Regulamento. D) Deliberação.

04) Pedido de anulação ou modificação do ato administrativo, dirigido à autoridadesuperior dentro do mesmo órgão em que foi praticado o ato, constitui: A) pedido de reconsideração. B) representação. C) recurso hierárquico impróprio. D) recurso hierárquico próprio.

05) A revogação do ato administrativo pressupõe: A) Ato viciado que ainda não produziu efeitos. B) Ato válido, independentemente da produção ou não de efeitos. C) Ato simplesmente anulável. D) Ato inexistente. E) Ato viciado que já produziu efeitos.

06) Assinale a alternativa correta: O ato pelo qual é aplicada pena disciplinar aoservidor público: A)É ato vinculado da Administração. B)É ato discricionário e de efeitos externos da Administração. C) Não é ato sujeito à apreciação judicial. D) Não é ato administrativo. E)É ato discricionário.

07) Assinale a alternativa incorreta. A) A inobservância da forma do ato administrativo acarreta a sua nulidade. B) Quanto à composição da vontade, diz-se que o ato administrativo é complexo, sedepender da vontade de órgãos diversos, como é exemplo a nomeação do Procurador-Geralde Justiça. C) Há revogação do ato administrativo, quando a retirada do mesmo se funda em razões de

Apostilas Objetivas - www.digshop.com.br - Página: 2 de 30

conveniência e ilegalidade. D) A recusa e a renúncia são as únicas causas promovidas por particular, que levam àextinção do ato administrativo. E) O ato administrativo válido e eficaz produz efeitos até sua revogação.

08) Tendo em vista a Teoria dos Motivos Determinantes, é possível afirmar: A) Todos os atos administrativos devem ser motivados. B) Os atos administrativos deverão apresentar motivação apenas quando expressamenteexigida por lei. C) Exigindo a lei a motivação, nulo será o ato que apresentar motivos falsos. D) Mesmo quando não exigida por lei a motivação, uma vez motivado o ato, este só seráválido se os motivos apontados forem verdadeiros e o justificarem.

09) Quanto à extinção do ato administrativo, é correto afirmar: A) Oportunidade e conveniência justificam a cassação do ato administrativo. B) A anulação pode dar-se por ato administrativo ou judicial. C) Os efeitos da revogação retroagem à data inicial de validade do ato revogado. D)É factível a convalidação de todo ato administrativo.

10) Ato administrativo complexo é: A) aquele que versa sobre questões de difícil alcance. B) aquele que resulta da manifestação de dois ou mais órgãos, em que a vontade de um éinstrumental em relação a de outro, que edita o ato principal. C) aquele que depende da manifestação de vontade de um órgão colegiado. D) aquele que depende da manifestação de vontade de um ou mais órgãos colegiados. E) aquele que resulta da manifestação de dois ou mais órgãos, sejam eles singulares oucolegiados, cuja vontade se funde para formar um ato único.

11) Ato administrativo inexistente é: A) ato administrativo que não foi praticado. B) ato administrativo que não chega a entrar no mundo jurídico por falta de um elementoessencial e que, em conseqüência, não é passível de convalidação. C) ato administrativo que embora padeça de graves vícios na sua formação é passível de serobjeto de convalidação. D) ato praticado com defeito de forma. E) ato praticado com defeito de competência, podendo ser ratificado pela autoridade superior.

12) Na administração pública, os atos praticados devem atender à finalidade legal,atendendo ao princípio da: A) abrangência B) disponibilidade C) impessoalidade D) hierarquia administrativa E) eficiência

13) Com relação ao ato administrativo discricionário, é CORRETO afirmar que: A) não pode haver, em hipótese alguma, controle judicial e a administração tem liberdadepara atuar; B) o controle judicial é possível, mas terá que respeitar a discricionariedade administrativanos limites em que ela é assegurada à administração pela lei; C) a administração age compelida por motivos de força maior ou em estado de necessidade,sem o controle judicial; D) a administração se vincula apenas a uma lei de ordem pública, não podendo haver ocontrole judicial.

14) O ato administrativo que resulta da vontade única de um órgão, mas depende daverificação por parte de outro para se tornar exeqüível, denomina-se: A) ato administrativo composto; B) ato administrativo superior;

Apostilas Objetivas - www.digshop.com.br - Página: 3 de 30

C) ato administrativo simples; D) ato administrativo complexo.

15) Com relação aos atos administrativos, analise as afirmativas : I - A Administração Pública, de oficio, tem competência para revogar e anular seus atos. II - O Poder Judiciário, quando provocado, pode revogar e anular atos administrativospraticados por qualquer poder. III - A anulação do ato administrativo produz efeitos ex tunc, retroagindo à data de elaboraçãodo ato. São verdadeiras somente as afirmativas: A) I e II; B) I e III; C) II e III; D) I, II e III; E) nenhuma.

16) De acordo com Hely Lopes Meirelles, o ato administrativo que ''resulta da vontadeúnica de um órgão, mas depende da verificação por parte de outro, para se tornarexeqüível'', é denominado: A) complexo; B) composto; C) constitutivo; D) abdicativo; E) suspensível.

17) A espécie de ato administrativo compatível com a licença é: A) ato enunciativo; B) ato negocial; C) ato ordinatório; D) ato discricionário; E) ato normativo.

18) A modalidade de extinção do ato administrativo que tem como fundamento areavaliação de critérios de conveniência e oportunidade é denominada: A) retificação; B) revogação; C) anulação; D) caducidade; E) sanatória.

19) Assinale a alternativa que NÃO indica um dos elementos do ato administrativo: A) competência; B) finalidade; C) objeto; D) capacidade; E) forma.

20) Na divisão dos atos administrativos em espécies, a certidão administrativa éconsiderada um ato: A) enunciativo; B) negocial; C) normativo; D) ordinatório; E) punitivo.

21) O ato discricionário: A) não se vincula à lei. B) confunde-se com ''arbitrariedade''. C)é próprio dos sistemas autoritários. D)é legalmente concedido à Administração Pública. E)é o mesmo que ato vinculado.

Apostilas Objetivas - www.digshop.com.br - Página: 4 de 30

22) Em relação ao ato administrativo típico, pode-se afirmar: I. É conseqüência do ato jurídico. II. É gênero, do qual o ato jurídico é espécie. III. É manifestação volitiva da Administração Pública. Está(ão) correta(s) A) apenas I B) apenas II C) apenas III D) apenas II e III E) apenas I e III

23) No que concerne ao ato administrativo, é INCORRETO afirmar: A) A motivação deve apontar a causa e os elementos determinantes da prática do atoadministrativo, bem como o dispositivo legal em que se funda. B) A motivação será dispensável em certos atos administrativos oriundos do poderdiscricionário, bastando apenas evidenciar a competência para o exercício desse poder e aconformação do ato com o interesse público. C) O ato é inválido, havendo desconformidade entre os motivos determinantes e a realidade. D) A teoria dos motivos determinantes funda-se na consideração de que os atosadministrativos, quando tiverem sua prática motivada, ficam vinculados aos motivosexpostos, para todos os efeitos jurídicos. E) O ato não motivado, quando o devia ser, presume-se executado, se realizado na esfera decompetência funcional do agente.

24) Os atos administrativos para os quais a lei estabelece, rigorosamente, osrequisitos e as condições para sua realização, denominam-se: A) vinculados B) declaratórios C) expeditivos D) imperativos E) discricionários

25) A revogação de um ato administrativo, quando parcial, chama-se: A) repristinação B) cassação C) retificação D) derrogação E) ab-rogação

26) Assinalar a alternativa correta. A autoridade administrativa, usando de suacompetência discricionária, em hipótese prevista em lei, pratica determinado ato edeclara o motivo que o justifica. A) A revelação dos motivos do ato discricionário é irrelevante, pois a lei confere atuaçãodiscricionária ao administrador. B) O ato discricionário nunca perde tal condição, mesmo provada a inexistência do motivo. C) A discricionariedade foi afastada da esfera administrativa pela Carta Política de 1988, poistodos os atos são plenamente vinculados. D) Exposto o motivo, o ato administrativo discricionário tem a sua validade condicionada àverificação concreta do motivo declarado.

27) O desvio de poder, em matéria de atos administrativos, configura vício relativo aoelemento: A) agente. B) forma. C) objeto. D) motivo. E) finalidade.

28) A revogação de um ato administrativo de caráter normativo geral: A) não é possível.

Apostilas Objetivas - www.digshop.com.br - Página: 5 de 30

B) só pode ser feita pela própria Administração, de ofício ou mediante a provocação dequalquer interessado. C) só pode ser feita pelo Poder Judiciário, mediante a provocação de qualquer interessado. D) só pode ser feita pelo Poder Judiciário, mediante a provocação da própria Administração. E) pode ser feita pela própria Administração, de ofício ou mediante a provocação de qualquerinteressado, ou pelo Poder Judiciário, mediante a provocação de qualquer interessado.

29) O atributo pelo qual o ato administrativo pode ser realizado pela própriaAdministração Pública denomina-se: A) legalidade; B) imperatividade; C) coercibilidade; D) auto-executoriedade; E) discricionariedade.

30) São sempre vinculados, nos atos administrativos, os requisitos, tambémdenominados elementos: A) motivo e sujeito; B) objeto e forma; C) sujeito e finalidade; D) motivo e objeto; E) finalidade e motivo.

31) O desfazimento do ato administrativo, em virtude de determinação judicial, porrazões de ilegalidade, denomina-se: A) rescisão; B) anulação; C) conversão; D) revogação; E) caducidade.

32) Diz-se que os atos administrativos são vinculados quando: A) a autoridade incompetente deixa de observar dispositivo constitucional obrigatório quandodeveria fazê-lo; B) a sentença judicial é proferida por Juiz competente que determina o desfazimento do atoem processo judicial; C) observam corretamente os princípios constitucionais da moralidade administrativa e darazoabilidade; D) a lei estabelece que, diante de determinados requisitos, a Administração deve agir dedeterminada forma; E) o administrador público os pratica com independência do voto do Conselheiro Presidentedo Tribunal de Contas.

33) O ato administrativo que resulta da manifestação de dois ou mais órgãos, sejameles singulares ou colegiados, cuja vontade se funde para formar um ato único, édenominado: A) complexo; B) de império; C) de admissão; D) constitutivo; E) enunciativo.

34) O mérito é aspecto do ato administrativo que, particularmente, diz respeito à(ao): A) conveniência de sua prática. B) sua forma legal. C) sua motivação fática. D) princípio da legalidade. E) poder vinculado.

35) Considerando as noções doutrinariamente fixadas acerca dos atos administrativos

Apostilas Objetivas - www.digshop.com.br - Página: 6 de 30

em espécie, identifique a alternativa INCORRETA: A) autorização é ato administrativo discricionário baseado no Poder de Polícia do Estadosobre a atividade privada; B) aprovação é o ato unilateral e vinculado pelo qual se exerce o exame a priori ou aposteriori de um outro ato administrativo; C) homologação é o ato unilateral e vinculado pelo qual a Administração Pública reconhece alegalidade de um ato jurídico; D) admissão é ato administrativo vinculado que confere ao indivíduo, desde que preenchidosos requisitos legais, o direito de receber um serviço público; E) através de um ato administrativo de permissão a Administração pode delegar a umparticular, sempre através de prévia licitação, a prestação de um serviço público.

36) A nomeação de ministro do Superior Tribunal de Justiça, porque a escolha estásujeita a uma lista tríplice e aprovação pelo Senado Federal, contando assim com aparticipação de órgãos independentes entre si, configura a hipótese específica de umato administrativo: A) complexo B) composto C) bilateral D) discricionário E) multilateral

37) O ato administrativo, a que falte um dos elementos essenciais de validade: A)é considerado inexistente, independente de qualquer decisão administrativa ou judicial B) goza da presunção de legalidade, até decisão em contrário C) deve por isso ser revogado pela própria Administração D) só pode ser anulado por decisão judicial E) não pode ser anulado pela própria Administração

38) São efeitos do ato administrativo: A) Próprios e impróprios. B) Imperatividade e auto-executoriedade. C) Exigibilidade e presunção de legitimidade. D) Ordinários e especiais.

39) Com relação à revogação do ato administrativo, é incorreto afirmarmos que: A) Pode ser total ou parcial. B) A revogação só pode dar-se por outro ato administrativo da mesma natureza, vigorandodesta forma o ''princípio do paralelismo''. C) Atos que geram direitos adquiridos não são revogáveis. D) O ato administrativo ilegal é passível de revogação, sendo esta a forma mais adequadapara sua extinção.

40) Ato administrativo complexo é: A) aquele que versa sobre questões de difícil alcance. B) aquele que resulta da manifestação de dois ou mais órgãos, em que a vontade de um éinstrumental em relação a de outro, que edita o ato principal. C) aquele que depende da manifestação de vontade de um órgão colegiado. D) aquele que depende da manifestação de vontade de um ou mais órgãos colegiados. E) aquele que resulta da manifestação de dois ou mais órgãos, sejam eles singulares oucolegiados, cuja vontade se funde para formar um ato único.

41) Ato administrativo inexistente é: A) ato administrativo que não foi praticado. B) ato administrativo que não chega a entrar no mundo jurídico por falta de um elementoessencial e que, em conseqüência, não é passível de convalidação. C) ato administrativo que embora padeça de graves vícios na sua formação é passível de serobjeto de convalidação. D) ato praticado com defeito de forma. E) ato praticado com defeito de competência, podendo ser ratificado pela autoridade superior.

Apostilas Objetivas - www.digshop.com.br - Página: 7 de 30

42) Analise as afirmações abaixo, com respeito aos atos administrativos.I - A licença é ato discricionário.II - A permissão é ato vinculado e precário, podendo ser gratuita ou onerosa.III - O decreto é ato de competência exclusiva do Chefe do Poder Executivo.IV -O parecer é obrigatório para a Administração quando a lei o exige como pressuposto paraa prática do ato, não podendo ser contrariado pela autoridade competente para prolatar adecisão.V - Denomina-se visto o ato administrativo pelo qual a Administração controla outro atoemanado dela própria ou do administrado aferindo sua legitimidade formal para dar-lheexeqüibilidade.Estão corretas as afirmações:A) II e IV, apenas.B) III e IV, apenas.C) III e V, apenas.D) I, II e III, apenas.E) I, IV e V, apenas.

43) Sobre os atos administrativos é INCORRETO afirmar:A) Independentemente da análise da classificação em discricionário ou vinculado, todos osatos administrativos são passíveis de exame pelo Poder Judiciário, sem qualquer distinção esob qualquer fundamento.

B) O sujeito, o objeto, a forma, o motivo e a finalidade são elementos do ato administrativo.

C) A presunção de legitimidade e veracidade, a imperatividade, a auto-executoriedade, e atipicidade são atributos que diferem os atos administrativos dos atos de direito privado.

D) São espécies de atos administrativos a autorização, a permissão, o parecer, o alvará e odecreto.

E) A revogação de um ato administrativo só poderá ser realizada pela Administração Públicae os seus efeitos somente se produzirão a partir da data da revogação, não retroagindo.

44) Caso o agente público explicite a motivação de um ato administrativodiscricionário, como por exemplo, a destituição de servidor ocupante de cargo deconfiança, os motivos:A) passarão a ser determinantes no exame de validade e eficácia do ato pelo poder judiciário,vinculando a administração aos motivos declarados no ato;B) vinculam o ato somente quanto à declaração e extinção dos fundamentos de fato e dedireito;C) determinam a vinculação somente quanto aos fundamentos de direito;D) não vinculam o ato, seja em relação aos fundamentos de fato ou de direito;E) vinculam o ato somente quanto à exposição dos fundamentos de fato.

45) Admitindo-se o critério de classificação dos atos administrativos entrediscricionários e vinculados, a opção que contém somente atos vinculados é:A) autorização para porte de arma e admissão;B) licença para construir e autorização para porte de arma;C) admissão e licença para construir;D) admissão e aprovação;E) autorização para porte de arma e aprovação.

46) O ato administrativo que cria nova situação jurídica individual para seusdestinatários em relação à Administração chama-se:A) alienativo;B) constitutivo;C) modificativo;D) declaratório;

Apostilas Objetivas - www.digshop.com.br - Página: 8 de 30

E) extensivo.

47) A atividade da Administração Pública que, limitando ou disciplinando direitos,interesses ou liberdades individuais, regula a prática de ato ou abstenção de fato, emrazão do interesse público, nos limites da lei e com observância do devido processolegal, constitui mais propriamente o exercício do poder:a) de domíniob) de políciac) disciplinard) hierárquicoe) regulamentar

48)Um ato administrativo estará caracterizando desvio de poder, por faltar-lhe oelemento relativo à finalidade de interesse público, quando quem o praticou violou oprincípio básico da:a) economicidadeb) eficiênciac) impessoalidaded) legalidadee) moralidade

49) Quando a valoração da conveniência e oportunidade fica ao talante daAdministração, para decidir sobre a prática de determinado ato, isto consubstancia nasua essência:a) a sua eficáciab) a sua executoriedadec) a sua motivaçãod) o poder vinculadoe) o mérito administrativo

50) A nomeação de ministro do Superior Tribunal de Justiça, porque a escolha estásujeita a uma lista tríplice e aprovação pelo Senado Federal, contando assim com aparticipação de órgãos independentes entre si, configura a hipótese específica de umato administrativo:a) complexob) compostoc) bilaterald) discricionárioe) multilateral 51) O ato administrativo, a que falte um dos elementos essenciais de validade,a) é considerado inexistente, independente de qualquer decisão administrativa ou judicialb) goza da presunção de legalidade, até decisão em contrárioc) deve por isso ser revogado pela própria Administraçãod) só pode ser anulado por decisão judiciale) não pode ser anulado pela própria Administração

52) O ato administrativo que não está apto para produzir os seus efeitos jurídicos,porque não completou todas as etapas necessárias para a sua formação, denomina-se:a) ato pendenteb) ato inválidoc) ato compostod) ato imperfeitoe) ato consumado

53) A revogação é a invalidação do ato administrativo: a) viciadob) baixado por autoridade incompetentec) sem motivod) que se tornou inconveniente

Apostilas Objetivas - www.digshop.com.br - Página: 9 de 30

e) com desvio de finalidade

54) No que concerne à competência para sua edição o ato administrativo será sempre:a) composto;b) informal;c) discricionário;d) vinculado;e) complexo.

55) O jurista italiano Oreste Ranelletti, citado por Hely Lopes Meirelles (Direitoadministrativo brasileiro), afirma que, se a causa do ato administrativo, apontada pelaadministração, falta, ou é falsa, ou ilícita, o ato é ilegítimo e, portanto, inválido. Essaassertiva justifica a anulação do ato administrativo com base, especificamente,A) na teoria dos motivos determinantes.B) no princípio da legalidade.C) na teoria do desvio de poder (détournement de pouvoir).D) no princípio da finalidade.E) na teoria do abuso de poder.

56) Com relação aos atos administrativos, assinale a opção correta.A) Todos os atos praticados pela administração pública submetem-se ao regime dos atosadministrativos.B) Só se pode considerar ato administrativo aquele praticado por servidor públicoregularmente nomeado.C) Em razão do princípio da legalidade, apenas os agentes públicos competentes podempraticar, validamente, atos administrativos, sendo que, devido ao mesmo princípio, acompetência de um agente não pode, em hipótese alguma, ser objeto de delegação ouavocação.D) Enquanto o motivo indica a situação que dá ensejo à prática do ato administrativo, o móvelcorresponde à intenção do agente que o praticou.E) A revogação do ato administrativo só pode ser total, não parcial.

57) A anulação do ato administrativo se dá em razão de: a) ilegalidade, produzindo efeito ex tunc;b) inconveniência, produzindo efeito ex nunc;c) ilegalidade, produzindo efeito ex nunc;d) inconveniência, produzindo efeito ex tunc;e) inoportunidade, produzindo efeito ex tunc.

58) A prática de atos administrativos cabe:A) exclusivamente aos órgãos executivos.B) somente aos órgãos do Poder Executivo e do Legislativo.C) somente aos órgãos do Poder Executivo e do Judiciário.D) aos órgãos executivos, em princípio e normalmente, mas as autoridades judiciárias e asmesas legislativas podem também praticá-los restritamente.E) somente às autoridades integrantes de qualquer dos Poderes da República.

59) A Secretaria de Vigilância Sanitária, do Ministério da Saúde, realizou inspeção emabatedouro de bovinos para comércio interestadual, descobrindo gravesirregularidades em suas condições de higiene. Ante o quadro do local e cumpridos osprocedimentos legais, a autoridade administrativa decidiu interditar o estabelecimento,independentemente de ordem judicial, até a sanação das deficiências. Segundo CelsoAntônio Bandeira de Mello, o atributo que caracteriza esse ato administrativo deinterdição é:A) a executoriedade. B) a imperatividade. C) a exigibilidade. D) a presunção de validade.E) o poder de polícia.

Apostilas Objetivas - www.digshop.com.br - Página: 10 de 30

60) A permissão para uso de boxe no mercado municipal classifica-se como atoadministrativo:a) .( ) ordinatório b) .( ) negocial estávelc) .( ) negocial precáriod) .( ) negocial bilaterale) .( ) enunciativo

61) O ato administrativo pelo qual a Administração extingue o ato válido, por motivosde conveniência e oportunidade, denomina-se:a) .( ) convalidaçãob) .( ) invalidaçãoc) .( ) revogaçãod) .( ) anulaçãoe) .( ) notificação

62) Entre os requisitos do ato administrativo há um que diz respeito ao poder legalpara praticá-lo. Este requisito diz respeito à (ao):A).( )objeto.B).( )competência.C).( )forma.D).( )motivo.E).( )finalidade.

63)Os atos administrativos que se destinam a dar andamento aos processos e papéisque tramitam pelas repartições públicas, preparando-os para a decisão da autoridadeadministrativa são atos:A.( )de expediente.B.( )de gestão.C.( )de império.D.( )internos.E.( )vinculados. 64) A retirada do ato administrativo, que permitia a exploração de parque de diversões,por particular, em razão de superveniente lei de zoneamento que proíbe tal atividade,denomina-se:a) revogação;b) caducidade;c) invalidação;d) contraposição;e) renúncia.

65) Entre os elementos sempre essenciais à validade dos atos administrativos não seinclui o da:A) Forma própria B) motivação C) condição resolutiva D) finalidade E) autoridade competente

66) Um dos princípios do direito administrativo é o da motivação. Cumpre-seexigência de motivar atos administrativos, enunciando: A) a intenção com que o agente expede o ato. B) o dispositivo legal que se entende aplicável à espécie. C) o fato que, em face da lei, enseja a expedição do ato. D) o dispositivo legal aplicável e a intenção do agente.

67) São atributos do ato administrativo: A) discricionariedade, impessoalidade e coercibilidade. B) discricionariedade, impessoalidade e moralidade.

Apostilas Objetivas - www.digshop.com.br - Página: 11 de 30

C) discricionariedade, auto-executoriedade e coercibilidade. D) legalidade, moralidade e coercibilidade. 68) A revogação de um ato administrativo discricionário pelo Poder Judiciário: A) pode ocorrer apenas em razão de vicio de forma B) pode ocorrer apenas em razão de vicio de competência do agente. C) pode ocorrer apenas em razão de ilegalidade do abjeta. D) pode ocorrer apenas em razão de desvio de finalidade. E) não pode ocorrer

69) Se o ato administrativo contiver o vício de ilegalidade ou de ilegitimidade ensejaráa: A) reversão B) revogação C) retrocessao D) anulação E) rescisão 70) A extinção do ato administrativo em virtude do auto-controle dos atos praticadospelo Poder Executivo se dá por: A) legalidade, gerando efeitos retroativos B) decisão judicial, sem gerar qualquer efeito C) conveniência e oportunidade, gerando efeitos retroativos D) decisão do Tribunal de Contas, gerando efeitos declaratórios imediatos E) legalidade, gerando efeitos declaratórios imediatos 71) Um exemplo de ato de descentralização administrativa é: A) a delegação de tarefa do Controlador- -Geral para seu substituto B) a delegação do serviço de cadastro por Secretário para Departamento da Secretaria C) a delegação legal do serviço de fiscalização do trânsito para a Empresa de Vigilância daGuarda Municipal D) a delegação de tarefa do Prefeito para seus Secretários E) o convênio para execução conjunta de serviço público de interesse do Estado e doMunicípio.

72) A presunção de veracidade e legitimidade dos atos administrativos acarreta: A) que apenas o Judiciário, após produção de prova em contrário, poderá decretar ainvalidade do ato administrativo B) a celeridade no cumprimento das leis C) que, nem com a produção de prova em contrário, poderá ser decretada a invalidade do atoadministrativo D) que não poderão ser questionados os aspectos legais do ato administrativo E) a impessoalidade e a informalidade dos procedimentos administrativos

73) Em relação à invalidação dos atos administrativos pode-se dizer que: I) no caso de ilegalidade do ato, a própria Administração pode anulá-lo; II) ocorrendo revogação de ato administrativo, são válidos os efeitos por ele produzidos até omomento de sua revogação; III) o Poder Judiciário pode revogar atos praticados pela Administração. São corretas A) apenas as afirmativas I e II. B) apenas as afirmativas I e III. C) apenas as afirmativas II e III. D) todas as afirmativas.

74) Pedido de anulação ou modificação do ato administrativo, dirigido à autoridadesuperior dentro do mesmo órgão em que foi praticado o ato, constitui: A) pedido de reconsideração. B) representação. C) recurso hierárquico impróprio. D) recurso hierárquico próprio.

Apostilas Objetivas - www.digshop.com.br - Página: 12 de 30

75) Um ato administrativo estará caracterizando desvio de poder, por faltar-lhe oelemento relativo à finalidade de interesse público, quando quem o praticou violou oprincípio básico da: A) economicidade B) eficiência C) impessoalidade D) legalidade E) moralidade 76) Quando a valoração da conveniência e oportunidade fica ao talante daAdministração, para decidir sobre a prática de determinado ato, isto consubstancia nasua essência: A) a sua eficácia B) a sua executoriedade C) a sua motivação D) o poder vinculado E) o mérito administrativo

77) A nomeação de ministro do Superior Tribunal de Justiça, porque a escolha estásujeita a uma lista tríplice e aprovação pelo Senado Federal, contando assim com aparticipação de órgãos independentes entre si, configura a hipótese específica de umato administrativo: A) complexo B) composto C) bilateral D) discricionário E) multilateral 78) O ato administrativo, a que falte um dos elementos essenciais de validade, A)é considerado inexistente, independente de qualquer decisão administrativa ou judicial B) goza da presunção de legalidade, até decisão em contrário C) deve por isso ser revogado pela própria Administração D) só pode ser anulado por decisão judicial E) não pode ser anulado pela própria Administração

79) Assinale a letra que contenha a ordem que expresse a correlação correta. 1- ato vinculado 2- ato discricionário ( )aposentadoria compulsória por implemento de idade ( )gradação depenalidade em processo administrativo ( )revogação de processo licitatório ( )exoneração deservidor em estágio probatório ( )concessão de alvará para atividade comercial A) 2/1/1/2/2 B) 1/2/2/1/1 C) 2/2/2/1/1 D) 1/2/1/2/1 E) 1/1/2/2/2

80) Quanto à extinção do ato administrativo, é correto afirmar: A)é factível a convalidação de todo ato administrativo B) os efeitos da revogação retroagem à data inicial de validade do ato revogado C) a caducidade do ato ocorre por razões de ilegalidade D) a anulação pode-se dar por ato administrativo ou judicial E) oportunidade e conveniência justificam a cassação do ato administrativo

81) O ato administrativo que resulta da manifestação de dois ou mais órgãos, cujasvontades se unem para formar um ato único, denomina-se: A) ato complexo B) ato procedimental C) ato singular D) ato duplo

Apostilas Objetivas - www.digshop.com.br - Página: 13 de 30

E) ato composto

82) Os atos administrativos têm como elementos essenciais de sua validade, entreoutros: A) agente capaz, termo e modo B) motivação e finalidade de interesse público C) discricionariedade na escolha do objeto e do seu destinatário D) presunção de legalidade e auto-executoriedade E) prática por agente da Administração Pública direta ou indireta em geral

83) O atributo pelo qual o ato administrativo é imposto ao administrado, independenteda sua anuência, intitula-se: A) exigibilidade. B) presunção de legitimidade. C) auto-executoriedade. D) imperatividade. 84) Os atos administrativos, regidos que são pelas normas de direito público, gozamda presunção de legalidade e do atributo de auto-executoriedade, podendo ser comotais praticados por autoridade competente de órgão e autarquia. A) Correta a assertiva. B) Incorreta a assertiva, porque tais atos só são praticados por autoridade de órgão e não deautarquia. C) Incorreta a assertiva, porque podem ser praticados por qualquer autoridade de órgão ouentidade. D) Incorreta a assertiva, porque tais atos não gozam da presunção de legalidade. E) Incorreta a assertiva, porque tais atos não são dotados do atributo de auto-executoriedade.

85) A Administração Pública pode anular, a qualquer tempo, os seus próprios atos,quando eivados de vício de legalidade, dos quais decorram efeitos favoráveis aos seusdestinatários. A) Correta a assertiva, porque esse direito de anular seus atos não incorre em decadência ouprescrição. B) Incorreta a assertiva, porque a Administração decai desse direito de anular seus atos em 2anos. C) Incorreta a assertiva, porque a Administração decai desse direito em 5 anos. D) Incorreta a assertiva, porque a Administração decai desse direito em 7 anos. E) Incorreta a assertiva, porque a Administração decai desse direito em 10 anos.

86) Em relação à invalidação dos atos administrativos pode-se dizer que: I) no caso de ilegalidade do ato, a própria Administração pode anulá-lo; II) ocorrendo revogação de ato administrativo, são válidos os efeitos por ele produzidos até omomento de sua revogação; III) o Poder Judiciário pode revogar atos praticados pela Administração. São corretas A) apenas as afirmativas I e II. B) apenas as afirmativas I e III. C) apenas as afirmativas II e III. D) todas as afirmativas.

87) Pedido de anulação ou modificação do ato administrativo, dirigido à autoridadesuperior dentro do mesmo órgão em que foi praticado o ato, constitui: A) pedido de reconsideração. B) representação. C) recurso hierárquico impróprio. D) recurso hierárquico próprio.

88) Dentre outros, são requisitos dos atos administrativos, A) a forma e o objeto. B) o tempo e o local.

Apostilas Objetivas - www.digshop.com.br - Página: 14 de 30

C) a territorialidade e a forma. D) os sujeitos e a territorialidade.

89) O ato administrativo de atuação interna que visa normatizar o funcionamento deórgãos colegiados e corporações legislativas é denominado: A) Resolução. B) Regimento. C) Regulamento. D) Deliberação.

90) Aponte, entre os atos administrativos abaixo, aquele que se classifica comoenunciativo: A) portaria; B) parecer; C) licença; D) autorização; E) ordem de serviço.

91) ''Ato administrativo unilateral e vinculado pelo qual a Administração faculta àqueleque preencha os requisitos legais o exercício de uma atividade'' é: A) autorização. B) licença. C) concessão. D) permissão.

92) A faculdade da Administração Pública de decidir e executar, diretamente, asmedidas ou sanções de polícia administrativa por seus próprios meios, semintervenção ou autorização prévia do Poder Judiciário, caracteriza o atributo do atoadministrativo conhecido como: A) auto-executoriedade. B) imperatividade. C) exigibilidade. D) exeqüibilidade.

93) Aponte, entre os atos administrativos abaixo, aquele que se classifica comoenunciativo: A) portaria; B) parecer; C) licença; D) autorização; E) ordem de serviço.

94) ''Ato administrativo unilateral e vinculado pelo qual a Administração faculta àqueleque preencha os requisitos legais o exercício de uma atividade'' é: A) autorização. B) licença. C) concessão. D) permissão.

95) Em qualquer dos três Poderes Públicos, o ato administrativo: A)é dito vinculado, por estar restrito ao exame de conveniência e oportunidade, a ser feitopela autoridade administrativa competente. B) traduz abuso de poder ou desvio de finalidade, se praticado por autoridade incompetente,o que o torna marcado de nulidade e passível de revogação. C) está sujeito a recurso hierárquico, previamente à apreciação judicial provocada por açãopopular ou ação civil pública. D) pressupõe motivação expressa, como um requisito de validade, se apresentacaracterística decisória. E) qualifica-se como discricionário, por sua subordinação a requisitos impostos por lei aoadministrador.

Apostilas Objetivas - www.digshop.com.br - Página: 15 de 30

96) O ato administrativo pode apresentar diversos vícios. Tratando-se de vício relativoao sujeito, temos que, quando o agente público extrapola os limites de suacompetência, ocorre: A) desvio de poder B) função de fato C) excesso de poder D) usurpação de função E) desvio de finalidade

97) O ato administrativo que supre vício existente em um ato ilegal, com efeitosretroativos à data em que foi praticado, denomina-se: A) invalidação. B) retificação. C) convalidação. D) conversão.

98) O ato revogador de um ato administrativo tem natureza: A) declaratória. B) constitutiva. C) negativa. D) extintiva.

99) Assinale a resposta incorreta. Os atos ordinários, espécie dos atosadministrativos, são os que: A) visam a regular o funcionamento da Administração. B) visam a orientar o servidor público no exercício de suas atribuições. C) visam a orientar o administrativo em suas relações com a Administração. D) incluem as ''instruções'' como uma de suas espécies.

100) Entre os meios de controle judicial dos atos administrativos incluem-se, exceto: A) a ação de inconstitucionalidade por omissão. B) o habeas-data. C) mandado de segurança individual. D) ação de indenização por dano causado por agente público.

101) Com relação aos Servidores Públicos, analise as afirmativas a seguir:I - A exoneração do servidor não é punição.II - Durante o estágio probatório, o servidor não pode responder a processo administrativodisciplinar.III - Por ser discricionário, não há necessidade de motivação do ato que exonera o servidornão aprovado no estágio probatório.A(s) afirmativa(s) verdadeira(s) é/são somente:a) I;b) II;c) III;d) I e II;e) nenhuma.

Nas questões seguintes, responda se " certo - C " ou " errado - E"

102) Julgue os itens que se seguem, acerca de atos administrativos.• Atos de gestão são os praticados pela administração pública, sem a utilização do atributode império de poder público.• Atos administrativos complexos são aqueles cuja prática depende do concurso davontade de, pelo menos dois agentes públicos.• Por serem exteriorizações do poder público, ao qual cabe cuidar dos interesses coletivos,todos os atos administrativos possuem a característica da imperatividade.

Apostilas Objetivas - www.digshop.com.br - Página: 16 de 30

• Entende-se por procedimento administrativo uma seqüência de atos administrativosligados entre si pelo objetivo da produção de um ato final da administração.• Os atos administrativos carecem de auto-executoriedade.

103) A respeito dos atos administrativos, julgue os itens que se seguem.(1) A nomeação de Ministro do Supremo Tribunal Federal caracteriza um ato administrativocomplexo.(2) A escolha do Diretor-Geral do Senado Federal caracteriza um ato administrativodiscricionário.(3) O ato administrativo discricionário é insuscetível de controle judicial.(4) A anulação do ato administrativo é o desfazimento do ato inoportuno ou inconveniente, ou,em outras palavras, é o desfazimento do ato por vício de mérito.(5) Além da própria Administração, editora do ato, o Poder competente para a revogação doato administrativo é o Judiciário.

104) Em relação aos atos administrativos, julgue os itens seguintes.(1) a auto-executoriedade é o atributo pelo qual os atos administrativos impõem-se a terceiros, independentemente de sua concordância.(2) A revogação do ato administrativo pode ser realizada, excepcionalmente, peloEstado-Juiz, tendo em vista o acolhimento, no ordenamento jurídico pátrio, da teoria domotivos determinantes.(3) Considerando a classificação dos atos administrativos, quanto ao aspecto de suaformação, em simples, complexo ou compostos, segundo o Prof. Hely Lopes Meirellles , écorreto afirmar que a nomeação do Presidente do BACEN caracteriza um exemplo de atocomplexo.(4) A decretação de nulidade do ato administrativo produz efeitos ex tunc .(5) Os atos da gestão são os praticados pela administração com todas as prerrogativas eprivilégios de autoridade e impostos unilateral e coercitivamente ao particular,independentemente de autorização judicial, sendo regido por um direito especial, exorbitantedo direito comum.

105) Tendo em vista a disciplina legislativa e as lições da doutrina jurídica acerca docontrole dos atos administrativos, julgue os itens abaixo.

(1) O Congresso Nacional pode, ouvido previamente o Tribunal de Contas da União, decretara suspensão de ato normativo do Presidente da República que exorbite do poderregulamentar. (2) É inconcebível, lógica e juridicamente, a existência de controle administrativo de atosadministrativos, haja vista a idealização de um controle pressupor que ele seja exercido poruma estrutura externa à fiscalizada.(3) A Constituição Federal admite a hipótese de controle popular das contas públicas,determinando que as contas do Município fiquem, anualmente, durante sessenta dias, àdisposição de qualquer contribuinte.(4) O controle judiciário dos atos administrativos é exercido pelos órgãos do Poder Judiciárioe pelo Tribunal de Contas da União.(5) A legalidade de todo e qualquer ato de concessão de aposentadoria, a servidores e amembros do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, é apreciada pelo Tribunal deContas da União.

GABARITOS

01- B 02- A 03- B 04- D 05- B 06- A 07- C 08- D 09- B 10- E11- B 12- C 13- B 14- A 15- B 16- B 17- A 18- B 19- D 20- A21- D 22- C 23- E 24- A 25- D 26- D 27- D 28- B 29- D 30- C31- B 32- D 33- A 34- A 35- B 36- A 37- B 38- A 39- D 40- E41- B 42- E 43-A 44- A 45- C 46- B 47- B 48- C 49-E 50- A51- B 52- D 53- D 54- D 55- A 56- D 57- A 58- D 59- A 60- C61- C 62- B 63- A 64- B 65- C 66- C 67- C 68- E 69- D 70- A71- C 72- B 73- A 74- D 75- C 76- E 77- A 78- B 79- B 80- D

Apostilas Objetivas - www.digshop.com.br - Página: 17 de 30

81- A 82- B 83- D 84- A 85- C 86- A 87- D 88- A 89- B 90- B91- B 92- A 93- B 94- B 95- D 96- C 97- C 98- B 99- C 100- D101 - A102- EECCE 103 - CCEEE 104 - EECCE 105 - ECCEE

Olha aqui! Mais uma bateria de exercícios pra você.

BATERIA 2

01) "Atividade do Estado consistente em limitar o exercício dos direitos individuais embenefício do interesse público". É o conceito moderno do poder:A) disciplinar;B) discricionário;C) regulamentar;D) de polícia;E) hierárquico.

02) A assertiva correta está na opção:A) a responsabilidade civil do agente público não decorre de culpa ou dolo;B) a responsabilidade civil do agente público é objetiva;C) a regra de responsabilidade objetiva exige, segundo o artigo 37, parágrafo 6º daConstituição, que se trate de pessoa jurídica de direito público ou de direito privadoprestadora de serviços públicos;D) hodiernamente vige a responsabilidade objetiva do Estado consubstanciada na teoria dorisco integral;E) não cabe ação regressiva contra o agente causador do dano ainda que comprovadamentetenha agido com dolo.

03) A distribuição interna de competências administrativas entre os diversos órgãosque integram a estrutura de um dos entes estatais denomina-se:a) desconcentração;b) descentralização;c) desmembramento;d) desdobramento;e) especialização.

04) O ato de retirar, sem prévia anuência da autoridade competente, qualquerdocumento ou objeto da repartição, será punido com a pena de:a) suspensão.b) demissão.c) multa.d) destituição de cargo em comissão.e) advertência.

05) No Capítulo referente à Administração Pública, preceitua a Constituição Federalque:a) o direito de greve será exercido nos termos e nos limites definidos em lei complementar.b) os cargos em comissão, exercidos exclusivamente por servidores ocupantes de cargoefetivo, e as funções de confiança, a serem preenchidas por servidores de carreira noscasos, condições e percentuais mínimos previstos em lei, destinam-se às atribuições dedireção, chefia e assessoramento.c) a remuneração dos servidores públicos somente poderá ser fixada ou alterada por leiespecífica, observada a iniciativa privativa em cada caso, assegurada a revisão geral anual,sempre na mesma data e sem distinção de índices.d) somente por lei específica poderá ser criada autarquia e autorizada a instituição de

Apostilas Objetivas - www.digshop.com.br - Página: 18 de 30

empresa pública e de sociedade de economia mista, cabendo à lei complementar definir asáreas de suas atuações.e) os cargos, empregos e funções públicas são acessíveis somente aos brasileiros, natos ounaturalizados, que preencham os requisitos estabelecidos em lei.

06) Os princípios previstos no "caput" do art. 37 da Constituição Federal:a) serão obedecidos apenas pela administração pública direta e indireta do Poder Executivoda União, dos Estados e dos Municípios.b) não serão obedecidos pela administração pública direta dos Estados e Municípios.c) serão obedecidos apenas pela administração pública direta e indireta de qualquer dosPoderes da União.d) não serão obedecidos pela administração pública indireta dos Estados e Municípios.e) serão obedecidos pela administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderesdos Municípios.

07) Quando a lei deixa certa margem para atividade pessoal do administrador naescolha da oportunidade ou da conveniência do ato, a exemplo da determinação demão única ou mão dupla de trânsito numa via pública, está presente o atoadministrativo: a) de gestão.b) arbitrário.c) vinculado.d) discricionário.e) atípico.

08) Assinale a alternativa correta sobre o pedido de reconsideração na esferaadministrativa: a) O pedido de reconsideração só será cabível quando contiver novos argumentos e serásempre dirigido à autoridade a que estiver imediatamente subordinado a que tenha expedidoo ato ou proferido a decisão. b) Nenhum pedido de reconsideração poderá ser renovado. c) O pedido de reconsideração deverá ser decidido no prazo máximo de 15 (quinze) dias. d) Do ato que apreciar o pedido de reconsideração não caberá nenhum recurso. e) O interessado pode formular pedido de reconsideração e interpor recursosimultaneamente.

09) Os pedidos de reconsideração e os recursos, quando cabíveis, e apresentadosdentro do prazo previsto em lei, interrompem a prescrição: a) até 2 (duas) vezes no máximo, determinando a contagem de novos prazos, a partir dapublicação oficial do despacho denegatório ou restritivo do pedido. b) uma única vez, determinando a suspensão da contagem do prazo, a partir da interposiçãodo recurso ou do pedido de reconsideração. c) até 2 (duas) vezes no máximo, determinando a contagem de novos prazos, a partir dapublicação oficial do despacho que recebeu o recurso ou o pedido de reconsideração. d) uma única vez, determinando a contagem de novo prazo, a partir da publicação oficial dodespacho denegatório ou restritivo do pedido. e) até 3 (três) vezes no máximo, determinando a suspensão da contagem dos prazos, a partirda interposição do recurso ou do pedido de reconsideração.

10) Nenhuma solicitação, qualquer que seja a sua forma, poderá ser: a) dirigida à autoridade que tiver proferido a decisão, cuja reforma pretender. b) dirigida mais de uma vez à mesma autoridade, se se tratar de recurso. c) encaminhada por intermédio da autoridade a que estiver imediatamente subordinado ofuncionário. d) dirigida à autoridade competente para decidi-la. e) realizada se contiver argumentos novos relativamente a anterior solicitação sobre omesmo assunto.

11) Julgue os itens abaixo e assinale a alternativa correta: I - O Governador tem competência para aplicar a pena disciplinar de suspensão, até o limite

Apostilas Objetivas - www.digshop.com.br - Página: 19 de 30

de 90 (noventa) dias. II - Será aplicada a pena de demissão a bem do serviço público ao funcionário que aplicarindevidamente o dinheiro público. III - Somente a juízo do Governador do Estado a pena de suspensão poderá ser convertidaem pena de multa, na base de 50% (cinqüenta por cento) por dia de vencimento ouremuneração, sendo o funcionário, nesse caso, obrigado a permanecer em serviço. a) Todos os itens estão corretos. b) Somente estão corretos os itens II e III. c) Somente está correto o item I. d) Somente está correto o item II. e) Somente está correto o item III.

12) As Emendas Constitucionais nos 19 e 20 alteraram alguns dispositivos daConstituição brasileira relativos aos servidores públicos. Com relação a esse tema,assinale a opção correta.a) Os magistrados e membros do Ministério Público serão remunerados de acordo com osmesmos critérios de remuneração aplicáveis aos demais servidores públicos.b) Foi extinta a estabilidade dos servidores públicos.c) A aposentadoria compulsória se dará aos setenta e cinco anos de idade.d) Foi mantida a aposentadoria voluntária proporcional por tempo de serviço.e) A aposentadoria voluntária pressupõe, tanto para homens quanto para mulheres, tempomínimo de dez anos de efetivo exercício no serviço público e cinco anos no cargo eletivo emque se dará a aposentadoria.

13) Em face da atuação de determinado agente público, agindo nessa qualidade, foramverificados prejuízos patrimoniais e lesões corporais em particular. Em face dessasituação, julgue os seguintes itens, assinalando a incorreta.a) A responsabilidade civil da administração perante o particular será apurada de acordo coma teoria do risco administrativo.b) Se, após a instauração de processo penal, ficar demonstrado que não foi aquele agente oresponsável pela conduta que resultou no prejuízo para o particular, a responsabilidadeadministrativa restará automaticamente afastada.c) A condenação do agente no processo penal legitima a administração a demandarregressivamente contra esse agente para ressarcir-se do prejuízo sofrido.d) Se restar comprovada a culpa exclusiva do particular, a administração não responderácivilmente pelo prejuízo.e) A responsabilidade civil do agente, regressivamente perante a administração, seráobjetiva.

14) A responsabilidade civil do Estado, pelos danos causados por seus agentes aterceiros, é hoje tida por ser:a) subjetiva passível de regresso;b) objetiva insusceptível de regresso;c) objetiva passível de regresso;d) subjetiva insusceptível de regresso;e) dependente de culpa do agente.

15) Em relação à disciplina dos atos administrativos, assinale a opção incorreta.a) Os regimentos dos tribunais são atos normativos e equiparam-se às leis para efeito decontrole judicial.b) A presunção de legitimidade é um atributo que gera a transferência do ônus da prova paraquem argüir a respectiva nulidade.c) A licença distingue-se da autorização, pois aquela é ato vinculado e esta é atodiscricionário.d) O ato discricionário está imune à revisão do Poder Judiciário, porque nele se aloja o méritoadministrativo, que se traduz em razões de conveniência e oportunidade só valoradas peloadministrador.e) A auto-executoriedade é um atributo que permite à administração utilizar o seu poder depolícia para executar medidas tipicamente administrativas, sem mandado judicial, como, porexemplo, a demolição de uma obra sem licença.

Apostilas Objetivas - www.digshop.com.br - Página: 20 de 30

16) Decompondo-se o ato administrativo, pode-se localizar a discricionariedade emseus elementos. Com referência a esse assunto, assinale a opção incorreta.a) Quanto ao sujeito - aquele a quem a lei atribui competência para a prática do ato -, nãoexiste discricionariedade, pois ele só pode exercer as atribuições que lhe forem conferidaspor lei. b) O objeto do ato administrativo está relacionado aos seus efeitos jurídicos possíveis; nesseâmbito, é incoerente falar-se em discricionariedade, pois a administração sempre estácondicionada a um poder-dever de agir, nunca a uma faculdade.c) A não ser que a lei imponha à administração a obrigatoriedade de obediência adeterminada forma, há liberdade para o administrador escolher aquela que julgue maisadequada à realização dos efeitos jurídicos do ato.d) O motivo do ato pode ensejar discricionariedade, sobretudo quando o legislador não odefine ou o faz por meio de conceitos vagos.e) O administrador está limitado à finalidade prevista em lei para cada ato administrativo;nesse sentido, a doutrina majoritária não aceita discricionariedade em relação ao fim.

17) Assinale a opção correta com relação aos atos administrativos.a) Ato administrativo eficaz é aquele apto à produção dos efeitos que lhe são próprios, porhaver-se produzido em conformidade com a ordem jurídica.b) Todos os atos administrativos só são válidos quando a vontade do agente, isto é, o móveldo ato, for jurídica e moralmente legítima.c) Em certos casos, um ato administrativo pode ser declarado juridicamente inválido mesmoque atenda ao interesse público.d) A presunção de legitimidade dos atos administrativos em geral cria em favor delespresunção absoluta de validade jurídica, a qual somente pode ser afastada mediante provarobusta e desde que na via judicial.e) A revogação dos atos administrativos deve ser explícita, por significar contraposição àdecisão de agente público tomada no exercício de competência legalmente estabelecida.

18) A Súmula nº 473 do STF consigna o entendimento pacífico na doutrina ejurisprudência de que a administração "pode anular seus próprios atos, quandoeivados de vícios que os tornem ilegais, porque deles não se originam direitos; ourevogá-los, por motivo de conveniência e oportunidade, respeitados os direitosadquiridos, e ressalvada, em todos os casos, a apreciação judicial". Nesse caso, há dese considerar que o(a):a) faculdade de revisão ou invalidação dos atos administrativos pelo Judiciário é bem maisampla que aquela concedida à administração, tendo em vista o cânone constitucionaldispondo que a lei não excluirá da apreciação do Poder Judiciário lesão ou ameaça a direito;b) mudança de interpretação da norma traz como conseqüência a anulação dos atosanteriormente produzidos sob orientação diversa, em atenção ao princípio da igualdade, quereclama idêntico tratamento aos administrados;c) revogação dos atos administrativos opera efeitos ex tunc.d) ato nulo não vincula as partes e tampouco produz efeitos em relação a terceiros;e) dever de anulação dos atos ilegais tem como limite a ocorrência da prescrição.

19) Em determinadas situações, a lei conferiu ao administrador público certa margemde liberdade de atuação. Assim, poderá o administrador adotar, conforme adiversidade de situações a serem enfrentadas, a providência mais adequada,valendo-se de seu juízo de oportunidade e conveniência. Com a outorga dadiscricionariedade administrativa, visa-se à obtenção da medida mais apropriada paracada caso. Acerca dessa importante classificação dos atos administrativos, que osdivide em discricionários e vinculados, assinale a opção correta.a) O ato discricionário caracteriza-se por permitir que o administrador possa escolher-lhe aforma.b) A discricionariedade administrativa decorre da ausência de lei.c) Ainda que esteja o administrador, em tese, diante de atuação discricionária, se suaatuação, no caso concreto, for considerada desarrazoada, o ato respectivo será passível de

Apostilas Objetivas - www.digshop.com.br - Página: 21 de 30

anulação.d) Diante do ato vinculado, o administrador ficará livre na escolha do motivo e do objeto doato.e) O ato discricionário não é passível de controle judicial.

20) Assinale a assertiva correta sobre autarquias.a) Autarquia é um serviço autônomo, criado por lei específica, com personalidade jurídica,patrimônio e receitas próprias, para executar atividades típicas da Administração Pública querequeiram, para seu melhor funcionamento, gestão administrativa e financeiradescentralizada.b) A criação de autarquia independe de lei específica, podendo ser instituída por decretoexpedido pelo chefe do Poder Executivo no uso de seu poder regulamentar.c) Considerando que as autarquias são pessoas jurídicas de direito público integrantes daAdministração Indireta, não se aplicam a elas as regras e preceitos de direito administrativo,devendo ser consideradas para todos os efeitos como se entidades privadas fossem.d) Autarquias são entidades da Administração Pública que envolvem a associação do capitalpúblico e privado, destacando-se que a participação pública deverá ser sempre majoritária,sob pena de desconfigurar a natureza da instituição.

21) Acerca do processo administrativo, no âmbito da Administração Pública Federal,não é correto afirmar: a) Os preceitos aplicados para os órgãos do Poder Executivo da União, também se aplicamaos Órgãos dos Poderes Legislativo e Judiciário da União, quando no desempenho de funçãoadministrativa. b) O processo administrativo somente poderá iniciar-se de ofício. c) É vedada à Administração a recusa imotivada e recebimento de documentos, devendo oservidor orientar o interessado quanto ao suprimento de eventuais falhas. d) Inexistindo competência legal específica, o processo administrativo deverá ser iniciadoperante a autoridade de menor grau hierárquico para decidir.

22) Ainda com relação ao Processo Administrativo no âmbito da AdministraçãoPública Federal, não é correto afirmar: a) Os prazos expressos em dias não podem ser contados de modo contínuo. b) Os prazos fixados em meses ou anos contam-se de data a data. Se no mês dovencimento não houver o dia equivalente àquele do início do prazo, tem-se como termo oúltimo dia do mês. c) Os prazos começam a correr a partir da data da cientificação oficial, excluindo-se dacontagem o dia do começo e incluindo-se o do vencimento. d) Considera-se prorrogado o prazo até o primeiro dia útil seguinte se o vencimento cair emdia em que não houver expediente ou este for encerrado antes da hora normal.

23) Assinale a proposição correta: a) Não pode haver delegação de poderes no âmbito da Administração Pública. b) Não pode o superior hierárquico avocar a prática de atos de competência de inferiorhierárquico. c) O poder disciplinar é discricionário. d) A punição administrativa afasta a criminal, pois não pode haver dupla punição pela mesmafalta.

24) A titulação genérica de Administração Pública, usada pelo legislador constituintede 1988, ao tratar da Organização do Estado, para efeito de sujeição dos seus atos àobediência de determinados princípios fundamentais e à observância de outrasexigências, restrições ou limitações ali declinadas, abrange e alcança: a) os órgãos públicos, exceto os dos Poderes Legislativo e Judiciário b) os órgãos públicos federais, estaduais e municipais, exceto dos Poderes Legislativo eJudiciário c) os órgãos dos Três Poderes, quer os da União, dos Estados, do Distrito Federal como osdos Municípios d) os órgãos dos Três Poderes e as entidades descentralizadas, exceto dos Estados eMunicípios

Apostilas Objetivas - www.digshop.com.br - Página: 22 de 30

e) as autarquias, excetuando as empresas públicas e sociedades de economia mista

25) O regime jurídico administrativo, posto em relação com o direito privado, acarretaa assertiva de que: a) os poderes administrativos são insusceptíveis de controle judicial b) o interesse particular sobrepõe-se ao da Administração pública c) o poder de polícia não interfere nos direitos e nas liberdades individuais d) só Lei pode desconstituir o ato jurídico perfeito e acabado e) o interesse público sobrepõe-se ao dos particulares 26) Quais as entidades da administração indireta que são sempre constituídas sem aobrigatoriedade de fins lucrativos?a) Empresas concessionárias b) Empresas públicas c) Sociedades de economia mista d) Empresas permissionárias e) Fundações autárquicas

27) Pedido de anulação ou modificação do ato administrativo, dirigido à autoridadesuperior dentro do mesmo órgão em que foi praticado o ato, constitui: a) pedido de reconsideração. b) representação. c) recurso hierárquico impróprio. d) recurso hierárquico próprio. e) n . d . a

28) Leia atentamente as proposições abaixo.I - Excesso de poder e desvio de poder são espécies de abuso de poder.II - A presunção de legitimidade é juris tantum.III - A nulidade do ato administrativo, vale dizer, com vício insanável, opera ex nunc.IV - À administração é facultado anular ex-officio os próprios atos por motivo de ilegitimidadeou ilegalidade.Pode-se dizer que:A) estão corretas as proposições I e III;B) apenas está correta a proposição IV;C) todas as proposições estão corretas;D) apenas está correta a proposição II;E) estão corretas as proposições I, II e IV.

29) São atributos do poder de polícia:A) forma rígida, eficiência e publicidade;B) discricionariedade, auto-executoriedade e coercibilidade;C) vinculação, livre arbítrio e precariedade;D) celeridade, coercibilidade e publicidade;E) imperatividade, eficácia e vinculação.

30) Entre os poderes da Administração, NÃO se pode relacionar:A) o poder normativo-regulamentar, exercido privativamente pelo Chefe do Poder Executivo,que consiste na regulamentação das leis por meio da expedição de decretos e regulamentospara sua fiel execução;B) o poder normativo-interno, decorrente da relação hierárquica, o qual consiste na expediçãode atos normativos, como resoluções, portarias e instruções, com o objetivo de ordenar aatuação dos órgãos subordinados;C) o poder hierárquico de avocar atribuições, desde que estas não sejam da competênciaexclusiva do órgão subordinado;D) o poder normativo do Chefe do Poder Executivo para a regulamentação das leis, por meioda expedição de decretos e regulamentos para sua fiel execução;E) o poder normativo-autônomo, exercido privativamente pelo Chefe do Poder Executivoconsistindo na expedição de decretos autônomos sobre matéria de sua competência, ainda

Apostilas Objetivas - www.digshop.com.br - Página: 23 de 30

não disciplinada por lei.

31) A entidade da Administração Indireta, com personalidade jurídica de direitoprivado, capital exclusivamente público, criada para desempenhar atividadeseconômicas de interesse do Estado ou para prestar serviços públicos, denomina-se:a) autarquia;b) fundação pública;c) sociedade de economia mista;d) empresa pública;e) agência executiva.

32) Em razão do poder hierárquico existente no âmbito da Administração Pública,analise as afirmativas:I. Uma autoridade pode controlar o mérito e a legalidade dos atos praticados por seussubordinados.II. Haverá hierarquia no Poder Judiciário e no Poder Legislativo quando eles estiveremdesempenhando a função administrativa.III. Um agente público pode deixar de cumprir a ordem de seu superior hierárquico quandoconstatar que a mesma é manifestamente ilegal.São verdadeiras somente as afirmativas:a) I e II;b) I e III;c) II e III;d) I, II e III;e) nenhuma.

33) De acordo com a classificação dos agentes públicos em razão das suas atribuiçõese responsabilidades, os servidores públicos são considerados agentes:a) honoríficos;b) políticos;c) credenciados;d) administrativos;e) delegados.

34) Um dos tributos que podem ser cobrados no Brasil tem como fato gerador oexercício do poder de polícia. Assinale a alternativa que indica essa modalidadetributária:a) imposto;b) contribuição de melhoria;c) taxa;d) pedágio;e) preço público.

35) A Administração Pública pode impor ao administrado cumprimento ou execuçãodos atos administrativos. Esse atributo do ato administrativo denomina-se:a) imperatividade;b) presunção de legitimidade;c) auto-executoriedade;d) eficiência;e) discricionariedade.

36) Em relação aos órgãos públicos, analise as afirmativas:I. Os órgãos públicos têm personalidade jurídica própria, mas o ente estatal a que estãovinculados responde subsidiariamente por danos resultantes de sua atuação.II. Os órgãos independentes são aqueles que desempenham as funções típicas do Estado enão estão subordinados hierarquicamente a nenhum outro órgão.III. Os órgãos singulares são aqueles que se manifestam pela vontade de um único agente.São verdadeiras somente as afirmativas:a) I e II;

Apostilas Objetivas - www.digshop.com.br - Página: 24 de 30

b) I e III;c) II e III;d) I, II e III;e) nenhuma.

37) Entre os princípios a serem observados pela administração pública de qualquerdos poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, NÃO seinclui:a) legalidade;b) pessoalidade;c) publicidade;d) eficiência;e) moralidade.

38) O servidor público da administração direta, autárquica e fundacional, no exercíciodo mandato eletivo, perceberá as vantagens de seu cargo, sem prejuízo daremuneração do cargo eletivo, tratando-se de mandato de:a) Vereador;b) Prefeito;c) Deputado Estadual;d) Deputado Federal;e) Senador.

39) Uma das conseqüências da prática de atos de improbidade administrativa, deacordo com a Constituição, é:A) cassação de direitos políticos;B) perda de direitos políticos;C) destituição de direitos políticos;D) suspensão de direitos políticos;E) anulação de direitos políticos.

40) Um dos traços mais característicos da Administração Pública é:A) a prevalência do interesse público sobre o interesse privado.B) o monopólio da prática dos atos administrativos pelo Poder Executivo.C) a reserva constitucional de isonomia entre os interesses públicos e os privados.D) o uso legal da arbitrariedade pelo Administrador na prática do ato administrativo.E) a possibilidade de o Poder Judiciário rever qualquer ato administrativo.

41) Por ter presenciado o fato, um servidor público tomou conhecimento de abuso depoder praticado por um colega de trabalho. Nesse caso:A) o dever de representar só ocorre se mais dois servidores também foram testemunhaspresenciais do fato.B) não se configura o dever de representar, que tem outro objetivo, mas o servidor estáobrigado a depor, se for chamado.C) é seu dever representar e a representação será apreciada pela autoridade superior àquelacontra a qual é formulada.D) ao servidor é facultado representar e a apreciação será por qualquer autoridade superioràquela contra a qual é formulada.E) a interpretação do fato e a representação contra o abuso de poder são assuntos da esferaíntima do próprio servidor.

42) A autoridade teve ciência de irregularidade no serviço público e promoveu a suaapuração mediante sindicância. Dessa sindicância resultou provado o fato ilícitopraticado por servidor, o que dá ensejo à imposição da penalidade de destituição decargo em comissão. Nesse caso:A) a autoridade que presidiu a sindicância deve representar à autoridade superior para queesta imponha a pena indicada.B) a destituição do cargo em comissão será imposta desde logo pela autoridade que presidiua apuração.

Apostilas Objetivas - www.digshop.com.br - Página: 25 de 30

C) o procedimento é nulo porque nenhuma apuração de irregularidade no serviço públicopode ser feita mediante sindicância.D) será obrigatória a instauração de processo administrativo disciplinar para apuração do fatoe imposição da pena.E) o servidor sindicado deve ser exonerado em razão da verdade sabida porque o cargo é delivre provimento e nomeação.

43) Sou servidor público e, para atuar, recebi um processo administrativo de interessede meu sobrinho. Nesse caso:A) posso atuar somente se ninguém alegar que ocorre a suspeição.B) não há impedimento legal e devo atuar normalmente.C) devo comunicar o fato à autoridade competente e abster-me de atuar.D) tenho a faculdade de atuar ou não, segundo meu exclusivo critério.E) devo atuar, mas sou obrigado a comunicar o fato, para controle, à autoridade competente.

44) São entidades estatais:A) as Empresas Públicas.B) as Autarquias.C) as Fundações de direito público.D) os Municípios.E) os Territórios Federais.

45) Uma das possíveis aplicações do princípio da impessoalidade é:A) considerar que o servidor age em nome da Administração, de modo que a Administraçãose responsabiliza pelos atos do servidor, e este não possui responsabilidade.B) proibir que constem, na publicidade das obras e serviços públicos, nomes, símbolos ouimagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades.C) impedir que servidores públicos se identifiquem pessoalmente como autores dos atosadministrativos que praticam.D) impedir que determinadas pessoas recebam tratamento favorecido em concursospúblicos, em razão de deficiência física.E) considerar inconstitucionais os critérios de títulos em concursos para provimento decargos públicos.

46) A organização da Administração Pública Federal distingue a Administração diretada indireta. São exemplos de integrantes da Administração direta e da indireta,respectivamente:A) a Presidência da República e um Ministério.B) um Ministério e uma empresa pública.C) uma autarquia e uma sociedade de economia mista.D) uma autarquia e uma empresa privada concessionária de serviço público.E) uma fundação pública e uma fundação privada.

47) É exemplo de exercício do poder hierárquico da Administração a:A) aplicação de uma multa de trânsito.B) aplicação de uma sanção contratual pela Administração em um contrato Administrativo.C) revogação de um ato administrativo pela autoridade superior ao agente administrativo queo praticou.D) anulação de um ato administrativo pelo Poder Judiciário.E) anulação de um ato administrativo pelo próprio agente que o praticou.

48) Dos atos da Administração Pública, nos casos de anulação ou revogação delicitação:a) não cabe recurso.b) cabe recurso, no prazo de oito dias, que necessariamente terá efeito suspensivo.c) cabe recurso, no prazo de cinco dias, que não terá, necessariamente, efeito suspensivo.d) só cabe pedido de reconsideração, no prazo de dez dias.e) o recurso deve ser decidido no prazo de 48 horas, prescindindo de audiência dos demaislicitantes.

Apostilas Objetivas - www.digshop.com.br - Página: 26 de 30

49) A Administração pode anular os seus próprios atos, eivados de vícios insanáveisque os tornem ilegais, ou também revogá-los por motivo de interesse público,superveniente, mas sempre com efeito ex nunc.

a) Incorreta, porque a administração pode anular seus atos, por motivo de interesse públicocom efeito ex nunc (doravante).

b) Incorreta, porque tanto a anulação como a revogação operam efeitos ex tunc(retroativamente).

c) Incorreta, porque a anulação opera ex tunc e a revogação ex nunc.

d) Correta a assertiva.

e) Incorreta a assertiva, porque a Administração não pode anular os seus atos, mesmo sendoilegais.

50) A contratação direta de profissional de notória especialização pressupõe aocorrência simultânea dos seguintes elementos: a) prestação de serviços técnicos especializados, singularidade do objeto e preço compatívelcom o de mercado.b) notoriedade do contratado, prestação de serviços técnicos especializados e singularidadedo objeto.c) singularidade do objeto, preço compatível com o de mercado e notoriedade do contratado.d) notoriedade do contratado, preço compatível com o de mercado e prestação de serviçostécnicos especializados.e) singularidade do objeto, prestação de serviços técnicos especializados, notoriedade docontratado e preço compatível com o de mercado.

51) Em relação ao regime constitucional dos servidores públicos, é correto afirmar:a) os cargos de provimento em comissão são privativos dos servidores de carreirab) é permitida a vinculação para o efeito de remuneração no serviço públicoc) é vedado o direito de greve aos servidores públicosd) a admissão de pessoas portadoras de deficiência, para cargos efetivos, independe deconcurso público.e) os casos de contratação por tempo determinado são destinados, exclusivamente, aoatendimento de necessidade temporária de excepcional interesse público.

52) Sobre a organização administrativa da União, marque a alternativa correta. a) As autarquias, pessoas jurídicas de direito privado, só por lei podem ser criadas esujeitam-se ao controle feito pelo Tribunal de Contas da União. b) Empresa pública federal é pessoa jurídica criada por lei, com personalidade jurídica dedireito público e capital formado unicamente por recursos provenientes da esfera federal. c) As empresas públicas podem adotar qualquer forma societária entre as em Direitoadmitidas, ao passo que as sociedades de economia mista terão obrigatoriamente a forma desociedade anônima. d) Tanto as autarquias quanto as empresas públicas têm personalidade jurídica de direitopúblico, sendo que nestas o capital é exclusivamente público e naquelas há uma conjugaçãode recursos públicos e privados.

53) A autarquia, na organização administrativa, faz parte: a) da administração direta. b) do setor privado da administração. c) de um corpo à parte da administração. d) da administração indireta.

54) Segundo a teoria do risco administrativo, a administração pode excluir ou atenuarsua responsabilidade, provando:

Apostilas Objetivas - www.digshop.com.br - Página: 27 de 30

I. que não houve nexo de causalidade vinculando seu comportamento ao dano;II. que não houve mau funcionamento ou retardamento do serviço;III. que o dano ocorreu por culpa exclusiva ou parcial da vítima.Pode-se afirmar que apenas: a) os itens I e III estão corretos. b) o item I está correto. c) o item II está correto. d) o item III está correto.

55) De acordo com as normas legais vigentes, as chamadas fundações públicas, naárea federal, são: a) equiparadas às empresas públicas. b) entidades privadas fora da Administração. c) entidades da Administração Indireta. d) regidas por disposições do Código Civil.

56) Assinalar a alternativa que não seja característica do órgão administrativo: a) Poderes funcionais. b) Personalidade jurídica. c) Estrutura. d) Competência.

57) As organizações sociais são: a) órgãos pertencentes á Administração direta, tendo por objeto o desenvolvimento deatividades relacionadas ao ensino, á pesquisa científica, ao desenvolvimento tecnológico, àproteção e à preservação do meio ambiente, à cultura e à saúde. b) autarquias, declaradas entidades de interesse social e utilidade pública pana todos osefeitos legais. c) sociedades de economia mista, criadas por lei ou decreto, sem fins lucrativos,administradas por conselho do qual participam representantes do poder público. d) pessoas jurídicas de direto privado que, preenchendo os requisitos legais, podem celebrarcontratos de gestão com o poder público para a formação de parceria na fomento e execuçãode determinadas atividades.

58) Entre as garantias dos direitos fundamentais que o Estado de Direito oferece comomeios especiais de controle judicial da Administração Pública estáa) a ação popular, em processo de iniciativa do cidadão ou do Órgão do Ministério Público,para a invalidação de atos administrativos lesivos ao patrimônio público, considerado comobens ou direitos de valor econômico, artístico, estético, histórico ou turístico.b) a ação civil pública destinada a aferir também responsabilidade de agentes públicos pordanos morais e patrimoniais causados, entre outros, ao meio ambiente, ao consumidor, àordem econômica, à economia popular, a bens e direitos de valor histórico e a qualquer outrointeresse difuso ou coletivo.c) o habeas data, que, como proteção ao direito à informação, é voltado contra atos lesivosde qualquer órgão do Poder Executivo e tem prioridade em relação aos outros processos.d) o mandado de segurança coletivo, que pode ser impetrado por partido político, sindicato,associação ou pelo Ministério Público contra ato administrativo que contenha ilegalidade,abuso de poder ou prejuízo a direito líquido e certo individual ou coletivo;

59) O poder regulamentar atribuído pela Constituição Federal ao Chefe do PoderExecutivo.A) aplica-se para regular qualquer matéria em relação a qual o Poder Legislativo não tenhalegislado.B) define a atividade do Poder Legislativo quando se exercer sobre matéria originariamenteatribuída ao Poder Executivo, em termos de iniciativa legislativa.C) retira fundamento diretamente da Constituição federal, prescindindo, portanto, delegislação ordinária que lhe seja preexistente.D) limita-se à atividade de viabilizar a aplicação de lei ordinária.E) compreende a edição de atos normativos com conteúdo material de lei, mas de hierarquiainfralegal.

Apostilas Objetivas - www.digshop.com.br - Página: 28 de 30

60) A respeito da responsabilidade do Estado e sua evolução na legislação pátria,pode-se afirmar que o ordenamento jurídico brasileiro.A) evoluiu da teoria da responsabilidade subjetiva para a objetiva, incluindo, atualmente, apossibilidade de responsabilização do Estado pela prática de atos lícitos e por danos morais.B) adota a teoria da responsabilidade objetiva, mas a Constituição federal de 1988 continua aexigir a demonstração da culpa do agente para a responsabilização do Estado por danosmorais.C) sempre adotou a teoria da responsabilidade objetiva, que foi sensivelmente ampliada coma promulgação da Constituição federal de 1988, quando se passou a admitir aresponsabilização por danos morais.D) passou, com a Constituição federal de 1988, a adotar a teoria da responsabilidade objetivapara as hipóteses de erro judiciário, exigindo a demonstração da culpa do agente pela práticade atos lícitos.E) passou a adotar, com a Constituição federal de 1988, a teoria da responsabilidade objetivado Estado.

61) O regime jurídico administrativo possui peculiaridades, dentre as quais podem serdestacados alguns princípios fundamentais que o tipificam. Em relação a estes,pode-se afirmar que o princípio da: A) supremacia do interesse público informa as atividades da administração pública, tendoevoluído parasomente ser aplicado aos atos discricionários.B) supremacia do interesse público informa as atividades da administração pública e podeser aplicado para excepcionar o princípio da legalidade estrita, a fim de melhor representar atutela do interesse comum.C) legalidade estrita significa que a administração pública deve observar o conteúdo dasnormas impostas exclusivamente por meio de leis formais.D) indisponibilidade do interesse público destina-se a restringir a edição de atosdiscricionários, que só podem ser realizados com expressa autorização legislativa.E) indisponibilidade do interesse público destina-se a restringir a atuação da administraçãopública, que deve agir nas hipóteses e limites constitucionais e legais.

62) Para a configuração de ato de improbidade é necessário, dentre outros requisitos,que tenhaA) sido praticado por pessoa física ou jurídica, desde que integrante da Administração Diretaou Indireta.B) havido obtenção de vantagem pecuniária indevida.C) sido praticado por agente público, prescindindo da obtenção de vantagem pecuniáriaindevida.D) sido praticado por agente público e que tenha havido, necessariamente, vantagempecuniária indevida.E) gerado prejuízo concreto ao erário, ainda que praticado exclusivamente por particular

63) Organizações sociais, à luz da legislação federal, é qualificação atribuível a: A) pessoa jurídica de direito privado criada especificamente com esta finalidade, para a qualnão podemser transferidos recursos públicos.B) associação civil sem fins lucrativos ou fundação, formalizando-se o vínculo com o PoderPúblico por meio da celebração de contrato de gestão.C) sociedades de economia mista, em razão de sua natureza jurídica de direito privado.D) sociedades de economia mista ou empresas públicas, formalizando-se o vínculo comPoder Público por meio da celebração de contrato de gestão.E) modalidade societária especificamente criada para a prestação de serviço público,formalizando-se o vínculo com o Poder Público por meio da celebração de contrato degestão.

64) Em relação às limitações constitucionais à remuneração dos servidores, tem-seque o estabelecimento de teto remuneratório:A) é analisado conjuntamente entre cargos acumulados por um mesmo servidor em

Apostilas Objetivas - www.digshop.com.br - Página: 29 de 30

diferentes esferas da federação.B) só alcançou os ocupantes de cargos que ingressaram nos quadros públicos após a ediçãoda normainstituidora da limitação.C) é analisado isoladamente entre cargos acumulados por um mesmo servidor na mesmaesfera, desde que esta acumulação seja constitucionalmente permitida.D) atingiu os servidores que já ocupavam cargos à época da edição da norma instituidora dalimitação.E) não alcança vantagens pessoais, somente verbas indenizatórias.

65) Acerca da Administração Pública e da estrutura administrativa, assinale a opçãocorreta.A) Administração Pública é um conjunto de órgãos e de entidades que realizam a atividadeadministrativa, visando à satisfação das necessidades coletivas.B) O Estado possui, em regra, personalidade jurídica de direito público, salvo quando atua naesfera do direito privado.C) Povo, governo e tripartição de poderes são os elementos indissociáveis e indispensáveispara umEstado independente.D) O Estado manifesta sua vontade por meio dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário,sendo que, entre eles, existe dependência e subordinação hierárquica.

66) Em relação à organização administrativa, assinale a opção INCORRETA.A) A organização do Estado é tema previsto na sua respectiva Constituição, que deveráprever, por exemplo, a divisão política do território, a estruturação dos poderes, a forma degoverno, o modo de investidura dos governantes, os direitos e garantias dos governados. Jáa organização administrativa será tratada, em regra, por lei.B) União, Estados-membros, Distrito Federal e Municípios são entidades políticas com plenaautonomia, pois possuem poderes políticos e administrativos.C) A organização administrativa do Estado do Pará é determinada pela União, em lei federal,por se tratar de matéria de interesse federal definida de forma padronizada pela União paratodos os estados membros.D) Organização administrativa refere-se à estruturação das entidades e órgãos quedesenvolverão as funções por meio de seus agentes públicos.

67) A administração pública dispõe de algumas prerrogativas para o melhordesempenho de suas funções. Essas prerrogativas instrumentais são os poderesadministrativos, entre os quais estão os poderes: A) legislativo, executivo e judiciário.B) hierárquico, autoritário e de polícia.C) disciplinar, centralizador e regulamentar.D) hierárquico, disciplinar e de polícia.

68) João e Pedro são servidores públicos e, no exercício de suas funções, cometeramalgumas infrações funcionais apuradas por meio de uma sindicância. José, superiorhierárquico de João e de Pedro, entendeu cabível a aplicação de suspensão comopenalidade aos agentes faltosos, tendo motivado adequadamente o ato de imposiçãoda penalidade.Considerando o caso hipotético acima, é correto afirmar que foi utilizado o: A) poder hierárquico.B) poder disciplinar.C) poder de polícia.D) poder regulamentar.

69) Os atos administrativos são atos jurídicos realizados pela Administração Pública,que visam adquirir, resguardar, transferir, modificar ou extinguir direitos. Sãorequisitos de validade dos atos administrativos: a competência, o objeto, a finalidade,a forma e o motivo. Assinale a opção que indica o significado de cada um dessesrequisitos, respectivamente.A) Quem? O quê? Para quê? Como? Por quê?

Apostilas Objetivas - www.digshop.com.br - Página: 30 de 30

B) Quanto? Para quê? Por quê? Como? O quê?C) Quais? Onde? Como? Quando? Por quê?D) Quem? Para quê? Como? O quê? Quais?

70) "Atividade da administração pública que, limitando ou disciplinando direito,interesse ou liberdade, regula a prática de ato ou abstenção de fato, em razão deinteresse público concernente à segurança, à higiene, à ordem, aos costumes, àdisciplina da produção e do mercado, ao exercício de atividades econômicasdependentes de concessão ou autorização do Poder Público, à tranqüilidade públicaou ao respeito à propriedade e aos direitos individuais ou coletivos."Este texto corresponde à definição de poder: A) disciplinar, sendo tal noção conflitante com a atual Constituição federal, na medida em queapenas lei pode limitar o exercício de direito ou liberdade.B) normativo, sendo tal noção compatível com a atual Constituição federal, posto não haver oordenamento constitucional acolhido o princípio da reserva legal absoluta.C) de polícia, sendo tal noção compatível com a atual Constituição federal, pois é normal quehaja limitação ao exercício de direitos e liberdades em defesa de outros direitos ou valoresconstitucionalmente tutelados.D) hierárquico, sendo tal noção conflitante com a atual Constituição federal, posto quepertinente a um regime autoritário, incompatível com o Estado Democrático de Direito.E) regulador, sendo tal noção compatível com a atual Constituição federal, dada a afirmaçãoda função social dos direitos, integrante da ordem econômica constitucional.

GABARITO01 - D 02 - C 03 - A 04 - E 05 - C 06 - E 07 - D 08 - B 09 - A 10 - B11 - C 12 - E 13 - E 14 - C 15 - D 16 - B 17 - C 18 - E 19 - C 20 - A21 - B 22 - A 23 - C 24 - C 25 - E 26 - C 27 - D 28 - E 29 - B 30 - E31 - D 32 - D 33 - D 34 - C 35 - A 36 - C 37 - B 38 - A 39 - D 40 - A41 - C 42 - D 43 - C 44 - D 45 - B 46 - B 47 - C 48 - C 49 - A 50 - B51 - E 52 - C 53 - D 54 - A 55 - C 56 - B 57 - D 58 - B 59 - E 60 - A61 - E 62 - C 63 - B 64 - D 65 - A 66 - C 67 - D 68 - B 69 - A 70 - C

top related