especial semana da primavera - mariaclaro.org.br · lhando aspectos da dimensão da subjetividade...

Post on 14-Dec-2018

220 Views

Category:

Documents

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

Com o fim do inverno e o início da primavera, a nature-za renasce e se renova. É tempo de contemplar as

flores, as borboletas e a explosão de cores que tomam conta de jardins e canteiros.

As crianças da Creche Especial Maria Claro vivenciaram esse período de maneira muito especial durante a Festa da Primavera. Junto com suas famílias, formaram uma grande roda ao ar livre em um belo ritual cheio de alegria e esperança, soltaram no ar balões de gás que levavam cestinhas cheias de sementes de girassol, simbolizando o sentimento que todos ali reunidos gostariam de espalhar pelo mundo.

"Em cada balão uma cestinha cheia de sementes. Sobem ao céu com a esperança de que o que foi

semeado em cada coração, em cada alma, frutifique em bons atos pelo mundo afora”

“COMVIVER” NA PRIMAVERACompartilhar Vivências na Primavera

As atividades em grupo têm como objetivo incentivar a socialização, a convivência familiar e comunitária e o for-talecimento de vínculos. Neste prisma, pretende-se de-

Especial

Semana da Primavera

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

Comemoração

safiar os referidos usuários a interagir no seu coletivo, a fim de desenvolver e reforçar o senso crítico e reflexivo, atuando nos diversos tipos de estímulos, bem como es-tabelecer relações entre conhecimento de diversos gê-neros, a fim de potencializar sua autonomia frente as transformações do seu meio. Frente a esta metodologia, pretende-se trabalhar de forma lúdica, despertando a busca do conhecimento baseado em vivências de sua realidade, aliada às experiências adquiridas nas oficinas e atividades propostas pelos profissionais da equipe.

Resultados

Vale ressaltar que as atividades do Projeto “COMVIVER” NA PRIMAVERA - Compartilhar Vivências na Primavera” tiveram início no mês de setembro, finalizando no inicio do mês de outubro, com propostas voltadas às atividades lúdi-cas com a participação das famílias, por meio da interven-ção de atividades elaboradas pela equipe pedagógica, em prol do incentivo do contato com a natureza, o estreita-mento dos vínculos afetivos e o empoderamento da pers-pectiva do desenvolvimento da autonomia e a importância da interação entre criança e família. Nesta atividade, rece-bemos as famílias por etapas, sendo sugeridas atividades que contemplassem o contato com a terra, a água, estí-mulos sensoriais, dentre outros fatores que permitissem o convívio dos integrantes familiares.

Nestaedição

Mãos na massaAção Pueri Domus e

Projeto Sonshine

J a n / F e v / M a r - 2 0 1 8 - E d i ç ã o 4

Final de AnoComemorações

de Natal

Através de um evento anual, a Creche Maria Claro realiza ati-vidades sociais e culturais voltadas à comunidade envolvida no atendimento às pessoas com deficiência na região de Soroca-ba, enfatizando a importância do convívio social e comunitá-rio, do protagonismo e empoderamento das pessoas com de-ficiência nos espaços de convivência. Neste encontro foram oferecidas atividades voltadas à comunidade, bem como ações com os usuários e seus familiares e/ou cuidadores, sen-do priorizadas atividades através de dinâmicas, ressaltando a importância da inclusão de pessoas com deficiências na socie-dade, atividades lúdicas envolvendo cuidados básicos, traba-lhando aspectos da dimensão da subjetividade que se en-contram as diferenças das ações humanas, porém refletidas em descobertas e mudanças permanentes do indivíduo en-quanto protagonista de sua própria história.

Resultados

O evento que uniu pessoas da comunidade, incentivando a participação efetiva nas atividades propostas pela equipe, dis-pondo de atividades lúdicas, apresentação do Grupo de Dança

Comemoração

Dia Internacional da pessoa com deficiência

2

Felicidade Down, Banda da Creche Maria Claro, serviços vo-luntários que atenderam a demanda de orientação odon-tológica, equipe de estagiários do curso de Enfermagem e Psi-cologia. Divulgação do material confeccionado na oficina de artes da Maria Claro, estandes com materiais informativos dos serviços ofertados pelo CRAS e CREAS, participação da Coor-denadoria da Pessoa com Deficiência e de representantes do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência. Apresentação do espetáculo circense com profissionais de Terapia Ocupacio-nal onde puderam divulgar equipamentos suspensos adapta-dos às crianças com deficiências; voluntários oferecendo corte de cabelo, massoterapia, design de sobrancelha, bem como a participação de grupos voltados à causa das pessoas com de-ficiência, como Projeto LIA, com a atividade de skaterapia, que proporcionou o acesso ao skate a muitas crianças com inúme-ros comprometimentos e grupo de apoio familiar AMPARA. O evento trouxe um número significativo de participantes e pode ser divulgado à comunidade através da cobertura da Equipe do SBT/Noticidade e do canal Youtube "Gêmeos Treta" que nos ajudaram a registrar e divulgar o evento.

Informativo Acolher Jan/Fev/Mar - 2018 Edição 4

Mãos na Massa

3

Ação Pueri Domus

A Creche Especial Maria Claro teve a honra de receber a fotógrafa Cinthia Pecoraro e sua parceira Michele Bozelli, que através do lindo Projeto SonShine (“filho iluminado”) ofere-ceu para mais de 100 famílias a oportunidade de fotografar momentos de muita emoção. Sonshine é um projeto foto-gráfico de inclusão social, proporcionado à mães e familiares de pessoas com deficiência. Esse projeto nasceu em junho de 2017, com o objetivo de mostrar a sociedade que mães de pessoas com deficiência são, sim, mães de crianças especiais.

Projeto Sonshine

Assim como todo filho é especial. Querem mostrar que assim como qualquer criança, eles trazem alegrias, preocupações, esperanças e o melhor de tudo, a permissão da maternidade da maneira mais sincera, o verdadeiro doar sem esperar nada em troca.

O Projeto foi divulgado pela TV TEM e em rede nacional no Fantástico.

A Creche ganhou novos ambientes lindos e cheios de vida! Os alunos dos 8ºs anos do Colégio Pueri Domus passaram alguns dias por aqui, revitalizando o espaços e deixan-

do tudo ainda melhor para as crianças. Esse trabalho faz parte do Projeto de

Empreendedorismo Social do Colégio Pueri Domus de São Paulo, com o apoio da

equipe Terra Nativa, que também coloca em prática a proposta do "Mão na Massa",

como podemos ver nas fotos!!!

Nas imagens, é possível acompanhar os espaços que foram transformados e o

“antes e depois” das ações desses queridos alunos e dessa equipe contagiante que

deixará saudades!

Sala de Arte

Antes

Depois

Antes

Brinquedoteca

Parquinho

Antes

Depois

Fachada

Depois

Antes

Informativo Acolher Jan/Fev/Mar - 2018 Edição 4

Depois

Seguindo o planejamento de dezembro, propusemos uma confraternização com todas as famílias atendidas para o en-cerramento dos grupos psicossociais, que no último en-contro do ano, em parceria com o SESC Sorocaba, através das ações do Programa Mesa Brasil, recebemos a nutricio-nista Érica Ranzani, responsável pelas ações do programa em Sorocaba, para divulgação da Campanha “Compre um Chester e doe um Chester”, em parceria com a Perdigão e o Instituto BRF.

As famílias conheceram o projeto através de um vídeo e, con-sequentemente, receberam um Chester como brinde de Na-tal, que proporcionou a muitas famílias o acesso a um ali-mento que muitas não teriam possibilidade, pelo custo e si-tuação de vulnerabilidade que muitas vivenciam.

Final de Ano

4

Comemorações de Natal

O informativo Acolher é uma publicação da Creche Especial Maria Claro.

Carlos Kiva Janovitch Diretor Presidente

Erika Rabe Janovitch Voluntária

Larissa Correa Coordenadora

Thauana Malagrine Psicóloga

Andrea Marques Machado Orientadora Pedagógica

Projeto Gráfico e Diagramação N1 Comunicação

Circulação Trimestral

Tiragem 2.000 exemplares

Creche Especial Maria ClaroRua João Wagner Wey, 1240 - Jardim América - Sorocaba - SPTel.: (15) 3229-4949 - Fax: (15) 3229-4942www.mariaclaro.org.br

Concomitantemente à comemoração das festas de final de ano, a instituição proporcionou aos familiares e aos usuários, uma grande festa de natal, onde cada criança atendida pode trazer para festividade pais, irmãos, avós, tios, que assistiram às apresentações de todas as crianças e adolescentes aten-didos pela Maria Claro, bem como participaram de uma “Ceia de Confraternização” oferecida pela instituição, com um al-moço de Natal. Alcançando mais uma vez os objetivos em relação à valorização e fortalecimento dos usuários, pro-porcionando estreitamento de vínculos entre os familiares.

Apresentações da banda e dança Buscamos levar para além dos muros da instituição, a arte, alegria e inclusão, com apresenta-ções de banda e dança com cadeiras de rodas, mostrando o talento e ressaltando as habilida-des das nossas crianças.

Entre em contato com a Creche Especial Maria Claro! Agende a nossa apresentação!!!

O livro Ser diferente é legal ajuda a trabalhar a

diversidade em sala de aula e desmistifica

o processo de inclusão. Compre seu exemplar na Creche

Maria Claro. Mais informações,

ligue: 15 3229-4949

Informativo Acolher Jan/Fev/Mar - 2018 Edição 4

top related