enteropatias disabsortivas e enterocolites. síndromes malabsortivas são causadas por, pelo...

Post on 16-Apr-2015

118 Views

Category:

Documents

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

Enteropatias Enteropatias disabsortivas e disabsortivas e enterocolitesenterocolites

Síndromes MalabsortivasSíndromes Malabsortivas São causadas por, pelo menos,um destes São causadas por, pelo menos,um destes

fatoresfatores

- Digestão intraluminal deficiente.Digestão intraluminal deficiente.- Digestão terminal deficiente.Digestão terminal deficiente.- Transporte trans-epitelial deficiente.Transporte trans-epitelial deficiente.

Síndromes MalabsortivasSíndromes MalabsortivasConsequências:Consequências:

- Trato digestivo:Trato digestivo:. Diarréia, dor abdominal, flatulência, perda . Diarréia, dor abdominal, flatulência, perda

ponderal,mucositeponderal,mucosite

- Sistema hematopoiético:Sistema hematopoiético:

. Anemia ferropriva e por deficiência de piridoxina, . Anemia ferropriva e por deficiência de piridoxina, folato e vitamina B12, sangramentos devido a folato e vitamina B12, sangramentos devido a deficiência de vitamina K.deficiência de vitamina K.

- Sistema músculo-esquelético:Sistema músculo-esquelético:. Osteopenia, Tetania por deficiência de absorção de . Osteopenia, Tetania por deficiência de absorção de

cálcio, magnésio, vitamina D e proteinas.cálcio, magnésio, vitamina D e proteinas.

Síndromes MalabsortivasSíndromes Malabsortivas- Sistema endócrino:Sistema endócrino:. . Amenorréia, impotência e infertilidade. Amenorréia, impotência e infertilidade.

Hiperparatireoidismo devido a deficiência Hiperparatireoidismo devido a deficiência de cálcio e vitamina Dde cálcio e vitamina D

- Epiderme:Epiderme:. . Púrpura e petéquias devido a deficiência de Púrpura e petéquias devido a deficiência de

vitamina K. Edema devido a deficiência de vitamina K. Edema devido a deficiência de proteinas. Hiperceratose devido a proteinas. Hiperceratose devido a deficiência de vitamina A, Zinco, ácidos deficiência de vitamina A, Zinco, ácidos graxos essenciais e niacina.graxos essenciais e niacina.

Síndromes MalabsortivasSíndromes Malabsortivas

Sistema nervosoSistema nervoso

- - Neuropatia periférica pela deficiência Neuropatia periférica pela deficiência de vitaminas A e B12.de vitaminas A e B12.

Doença CelíacaDoença CelíacaSamuel Gee em 1888 descreveu uma Samuel Gee em 1888 descreveu uma forma de má absorção intestinal, de forma de má absorção intestinal, de início gradual na infância, início gradual na infância, denominada afecção celíaca.denominada afecção celíaca.Em 1950, Willem Karel Dicke, na Em 1950, Willem Karel Dicke, na Holanda, estabeleceu a relação do Holanda, estabeleceu a relação do trigo e do centeio com a patogênese trigo e do centeio com a patogênese da doença, identificando nestes da doença, identificando nestes cereais a proteína (glúten) como o cereais a proteína (glúten) como o principal fator agressor da mucosa principal fator agressor da mucosa intestinal. intestinal.

Doença CelíacaDoença Celíaca

Atualmente, a doença celíaca é Atualmente, a doença celíaca é definida como uma enteropatia definida como uma enteropatia crônica mediada por auto-anticorpos, crônica mediada por auto-anticorpos, desencadeada pelo glúten.desencadeada pelo glúten.

Doença CelíacaDoença CelíacaNo Brasil, em estudo populacional realizado No Brasil, em estudo populacional realizado em doadores de sangue em 1999, através em doadores de sangue em 1999, através do anticorpo anti-gliadina e anti-endomísio, do anticorpo anti-gliadina e anti-endomísio, Gandolfi e al. evidenciaram prevalência de Gandolfi e al. evidenciaram prevalência de 1:6148. 1:6148.

Oliveira realizou triagem em 3000 doadores Oliveira realizou triagem em 3000 doadores de sangue em São Paulo, utilizando o de sangue em São Paulo, utilizando o anticorpo anti-transglutaminase tecidual, anticorpo anti-transglutaminase tecidual, encontrando a prevalência de 1:21410.encontrando a prevalência de 1:21410.

A real prevalência da doença celíaca varia A real prevalência da doença celíaca varia de acordo com a área geográfica e a seleção de acordo com a área geográfica e a seleção dos grupos de indivíduos a serem dos grupos de indivíduos a serem estudadosestudados..

Doença celíacaDoença celíaca(esprue não tropical)(esprue não tropical)

Esprue TropicalEsprue Tropical

A doença é assim chamada por A doença é assim chamada por estar restrita às áreas situadas a estar restrita às áreas situadas a 30 graus ao norte ou ao sul do 30 graus ao norte ou ao sul do equador.equador.

Foi descrita primeiramente por Foi descrita primeiramente por William Hillary em William Hillary em 1759.1759.

Esprue TropicalEsprue TropicalDoença de causa ainda não muito Doença de causa ainda não muito conhecida.conhecida.

Provavelmente de causa infecciosa, Provavelmente de causa infecciosa, porém o agente causal ainda não foi porém o agente causal ainda não foi descoberto.descoberto.

Pode estar relacionada com Pode estar relacionada com parasitoses intestinais.parasitoses intestinais.

The Face of Tropical Sprue in 2010 Mashal Jatoi Bathejaa Jonathan Leightona, Ainara Azuetab, Russell HeighCase Rep Gastroenterol 2010;4:168–172

Esprue tropicalEsprue tropical

GiardíaseGiardíase

Doença de WhippleDoença de Whipple

Doença sistêmica rara que pode Doença sistêmica rara que pode afetar diversos órgãos, mas afeta afetar diversos órgãos, mas afeta principalmente intestinos, sistema principalmente intestinos, sistema nervoso central e articulações.nervoso central e articulações.

O agente causal é um actinomiceto O agente causal é um actinomiceto gram positivo chamado gram positivo chamado Tropheryma Tropheryma whippeliiwhippelii . .

Doença de WhippleDoença de Whipple

Doença de Crohon

DiarréiasDiarréias

DiarréiasDiarréias

AltaAlta

Baixa (disenteria)Baixa (disenteria)

Diarréias SecretorasDiarréias Secretoras

Infecciosas: lesão direta da mucosaInfecciosas: lesão direta da mucosa

- RotavirusRotavirus- Virus NorwalkVirus Norwalk- Adenovirus entéricosAdenovirus entéricos

Diarréias SecretorasDiarréias Secretoras

Infecciosas mediadas por enterotoxinasInfecciosas mediadas por enterotoxinas

- Vibrio choleraeVibrio cholerae- Escherichia coliEscherichia coli- Bacillus cereusBacillus cereus- Clostridium perfringensClostridium perfringens

Diarréias SecretorasDiarréias Secretoras

NeoplásicasNeoplásicas

-Tumores produtores de peptideos, -Tumores produtores de peptideos, serotonina e prostaglandinasserotonina e prostaglandinas

- Adenoma viloso do colon distal (não Adenoma viloso do colon distal (não mediado por hormônios)mediado por hormônios)

- Excesso de laxantesExcesso de laxantes

CarcinóideCarcinóide

Diarréias OsmóticasDiarréias Osmóticas

Deficiência de dissacaridasesDeficiência de dissacaridases

Terapia com LactuloseTerapia com Lactulose

Lavagens intestinaisLavagens intestinais

Antiácidos (alguns sais de magnésio)Antiácidos (alguns sais de magnésio)

Malabsorção primária de ácidos biliaresMalabsorção primária de ácidos biliares

Diarréias ExudativasDiarréias Exudativas

Infecciosas: lesão direta ao epitélioInfecciosas: lesão direta ao epitélio- ShigellaShigella- SalmonellaSalmonella- CampylobacterCampylobacter- E.histolyticaE.histolytica

Doenças inflamatórias idiopáticasDoenças inflamatórias idiopáticas

Tiflite (colite neutropênica do Tiflite (colite neutropênica do imunodeficiente)imunodeficiente)

top related