ensino fundamental€¦ · cultural, baseadas nas tradições de um grupo ou de indivíduos, ......

Post on 23-Jul-2020

3 Views

Category:

Documents

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

PROF.ª ARLENE AZULAY

PROF.ª GABRIELA DACIOARTES 7º ANOENSINO FUNDAMENTAL

Unidade IVCiência – O homem na construção do conhecimento

Aula 8.2Revisão e Avaliação

REVISÃO DOS CONTEÚDOS

2

Desde 1982, no dia 29 de abril, comemora-se o dia internacional da dança, instituído pela UNESCO em homenagem ao criador do balé moderno, Jean-Georges Noverre.A Dança é a arte de mexer o corpo, através de uma cadência de movimentos e ritmos, criando uma harmonia própria.

REVISÃO

3

A história da dança retrata que seu surgimento se deu ainda na Pré-História, quando os homens batiam os pés no chão. Aos poucos, foram dando mais intensidade aos sons, descobrindo que podiam fazer outros ritmos, conjugando os passos com as mãos, através das palmas.

REVISÃO

4

Alpha – Homens pré-históricos

REVISÃO

5

O surgimento das danças em grupo aconteceu através dos rituais religiosos, em que as pessoas faziam agradecimentos ou pediam aos deuses o sol e a chuva. Os primeiros registros dessas danças mostram que elas surgiram no Egito, há dois mil anos antes de Cristo.

REVISÃO

6

Mais tarde, já perdendo o costume religioso, as danças apareceram na Grécia, em virtude das comemorações aos jogos olímpicos.O Japão preservou o caráter religioso das danças. Até hoje, elas são feitas nas cerimônias dos tempos primitivos.

REVISÃO

7

Nas cortes do período renascentista, as danças voltaram a ter caráter teatral, que estava se perdendo no tempo, pois ninguém a praticava com esse propósito.

REVISÃO

8

As danças indígenas brasileiras são de grande importância e inspiração para a cultura e folclore nacional. Afinal, muitas das danças folclóricas ou mesmo festas populares foram inspiradas pelas mesmas.

REVISÃO

9

Alpha - Índios

REVISÃO

10

Sempre presentes no cotidiano das tribos, apresentam movimentos e balanços caracterizados principalmente pela inspiração na fauna e flora brasileiras, pois as danças indígenas são as principais conexões entre os índios com as entidades e espíritos da floresta.

REVISÃO

11

Esses tipos de dança podem ser realizados em diversos eventos: desde a celebração de uma pesca bem-sucedida, até um ritual fúnebre. Podem ser realizadas em grupos ou mesmo por um único indivíduo, entretanto, algumas das danças indígenas sagradas são exclusivamente destinadas aos homens da tribo, ficando as mulheres de fora.

REVISÃO

12

Vários são os apetrechos utilizados: desde colares e amuletos até máscaras e pinturas específicas para determinada celebração. A seguir, apresentaremos alguns exemplos de danças indígenas brasileiras.

REVISÃO

13

Dança do toréA dança do toré apresenta como significado a união entre os índios. É realizada geralmente em uma clareira, e os dançarinos distribuem-se formando um grande círculo. A dança inicia-se com o tocar dos maracás (chocalhos tribais confeccionados a partir de uma cabaça oca, contendo grãos, sementes ou pedriscos em seu interior).

REVISÃO

14

A partir de então, os dançarinos iniciam os movimentos, caracterizados por pequenos passos para os lados, de modo que o círculo comece a “girar” em torno do próprio eixo. Tudo isso sempre tocando os maracás, com as cabeças baixas e sempre cantando.

REVISÃO

15

REVISÃO

16

AtiaruA dança do atiaru é uma das muitas danças indígenas brasileiras que possui um significado espiritual: é dançada para afastar os maus espíritos, para então atrair os bons. Apesar de ser uma dança espiritual, é permitida a participação de homens e mulheres.

REVISÃO

17

O evento inicia-se próximo ao pôr do sol, e os dançarinos caracterizam-se pelas vestimentas muito bem elaboradas: grandes cocares de plumas, colares, pulseiras e chocalhos amarrados nos tornozelos.

REVISÃO

18

Os dançarinos são distribuídos em trios: no meio, um índio tocando um yapurutu (flauta tribal com cerca de 1 metro de comprimento), com um índio de cada lado, ambos com a mão apoiada no ombro do que vai no meio. Os movimentos são rápidos, com passadas para a direita e esquerda, acompanhando o ritmo do chocalho.

REVISÃO

19

REVISÃO

20

JacundáA dança do jacundá é uma das danças indígenas brasileiras dedicadas à representação da pescaria. Os dançarinos distribuem-se de maneira que formem um círculo, sempre alternando entre homens e mulheres.

REVISÃO

21

No centro do círculo, um índio e uma índia dançam como se fossem um peixe e, no meio da dança, tentam fugir para fora do círculo. Caso um dos índios que compõem o círculo não consiga impedir a fuga de um deles, deverá substituir o fujão. É uma dança muito divertida e onde todos dão gargalhadas, sendo muito utilizada para o lazer e entretenimento.

REVISÃO

22

KuarupDanças indígenas em homenagem aos mortos.Essa dança faz parte de um ritual tribal em homenagem aos mortos, celebrando assim suas memórias.

REVISÃO

23

Apesar do tema, é uma das mais alegres danças indígenas brasileiras, pois, de acordo com a cultura das tribos, os finados não gostariam de seus companheiros vivos tristes por sua passagem.

REVISÃO

24

A dança do kuarup está relacionada às tribos que habitam a região do Alto Xingu, em Mato Grosso do Sul. Kuarup é o nome de uma espécie de madeira encontrada na região, sendo este material uma representação dos espíritos de seus antepassados.

REVISÃO

25

Algumas toras de kuarup são ornamentadas com pinturas em referência aos finados e, em seguida, estacadas ao chão de maneira que formem uma linha.

REVISÃO

26

Inicia-se então a dança: homens e mulheres, com os corpos pintados, iniciam os passos, de acordo com o ritmo dos maracás e das cantigas. A velocidade dos passos vai aumentando conforme a intensidade dos maracás.

REVISÃO

27

Kuarup

REVISÃO

28

Kahê-TuagêKahe-tuagê é uma das danças indígenas brasileiras que evocam as entidades que controlam o tempo. É dançada na época de secas, e seu objetivo é trazer a chuva.

REVISÃO

29

Diferente da maioria das danças indígenas, o kahê-tuagê tem como personagem principal uma mulher, pois, segundo a cultura indígena, a entidade que controla a seca é feminina.

REVISÃO

30

A dança é composta da seguinte maneira: a índia posiciona-se no meio de uma fila composta por outras índias que nunca tiveram filhos. Ao ritmo do maracá, as índias permanecem na mesma posição, mas balançando os braços e o corpo para frente e para trás, batendo palmas, e com os joelhos levemente flexionados.

REVISÃO

31

Kahê-Tuagê

REVISÃO

32

Chroma - Folclore

REVISÃO

33

O folclore é o conjunto das criações de uma comunidade cultural, baseadas nas tradições de um grupo ou de indivíduos, que expressam sua identidade cultural e social, além dos costumes e valores que se transmitem oralmente, passando de geração em geração.

REVISÃO

34

O Folclore Brasileiro é o conjunto de expressões culturais populares que englobam aspectos da identidade nacional.São exemplos mitos, lendas, brincadeiras, danças, festas, comidas típicas e demais costumes que são transmitidos de geração para geração.

REVISÃO

35

Principais Lendas BrasileirasIara, também conhecida como Mãe D’Água, é uma sereia, ou seja, possui o torso de mulher e cauda de peixe. Tal qual em outras lendas de sereias, é muito bela e seu canto atrai os homens afim de assassiná-los.

REVISÃO

36

Alpha – Iara

REVISÃO

37

O Curupira é um protetor implacável da fauna e da flora que persegue e mata todos que a agridem. Surge na forma de um menino de cabelo vermelho e com os pés virados para trás.

REVISÃO

38

Alpha – Curupira

REVISÃO

39

O Boitatá representa uma cobra de fogo, considerada a guardiã da fauna e da flora, implacável na caça daqueles que desrespeitam a natureza.

REVISÃO

40

Alpha – Boitatá

REVISÃO

41

O Boto ou boto cor-de-rosa é um dos personagens folclóricos que emerge dos rios na forma de um jovem bonito. Seu objetivo é seduzir as mulheres para engravidá-las.

REVISÃO

42

Alpha – Boto cor-de-rosa

REVISÃO

43

Danças Folclóricas e Populares do BrasilAs danças folclóricas brasileiras estão ligadas a aspectos sacros, lendas, fatos históricos, festas típicas e brincadeiras, curtidas ao som de músicas animadas.

REVISÃO

44

As principais delas são o Samba de Roda, onde se dança numa roda ao som de sambas, acompanhado de batida de palmas e cantos.

REVISÃO

45

No Maracatu, os dançarinos representam personagens históricos. Já no Frevo, se dança uma marchinha acelerada tocada por uma banda ao estilo dos blocos carnavalescos.

REVISÃO

46

Outro ritmo musical da região nordeste é o Baião, uma dança em pares semelhante ao forró.

REVISÃO

47

Na região Sul e Sudeste, temos a Catira, caracterizada pelas batidas de pés e palmas dos dançarinos.

REVISÃO

48

A Quadrilha é uma dança típica de festas juninas, onde um dos oradores proclamam frases que determinam os movimentos da dança.

REVISÃO

49

top related