em novembro de 2013 o colégio estadual o · pdf fileo colégio estadual carlos...

Post on 18-Feb-2018

215 Views

Category:

Documents

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

COLÉGIO ESTADUAL CARLOS GOMES ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

Volume 1, edição 1

Setembro / 2013

“ARRAIÁ” DO CARLOS GOMES DIVERSÃO, ALEGRIA E DESCONTRAÇÃO pg. 2

BOLETIM CARLOS GOMES

BOLETIM CARLOS GOMES

EM NOVEMBRO DE 2013 EM NOVEMBRO DE 2013 EM NOVEMBRO DE 2013 O COLÉGIO ESTADUAL O COLÉGIO ESTADUAL O COLÉGIO ESTADUAL

CARLOS GOMES COMPLETCARLOS GOMES COMPLETCARLOS GOMES COMPLETARÁ 35 ANOS.ARÁ 35 ANOS.ARÁ 35 ANOS. LEIA MAIS....

ENSINO MÉDIO INOVADOR pg. 4

Estamos na Web Acesse

www.pbccarlosgomes.seed.pr.gov.br

REFORMAS E MELHORIAS: PAVIMENTAÇÃO NO PÁTIO

DA ESCOLA. pg. 3

35 Anos

O Colégio Estadual Carlos Gomes surgiu da ansiedade e luta da população do Bairro Santo Antônio que, em 1978, através de mobilização da comunidade, reivindicou a construção de um estabelecimento escolar público para atender a demanda edu-cacional existente. No final do mesmo ano foi construído o pri-meiro bloco, concretizando um antigo sonho.

No seu primeiro ano letivo, em 1979, o Colégio funcionou como uma extensão da Escola Rui Barbosa, atendendo inicialmente a demanda de 1ª a 4ª série. Em 1981, através da resolução 31/81, surgiu oficialmente o Colégio Estadual Carlos Gomes, atenden-do a demanda da 1ª a 8ª série do Primeiro Grau. Somente em 1989, através da resolução 2.362/89, é autorizado o funciona-mento e posteriormente sendo reconhecido o 2° Grau - Educa-ção Geral.

Atualmente, o Colégio oferta o Ensino Fundamental, fase || (6° ao 9°ano) nos períodos da manhã e tarde, e o Ensino Médio em Blocos, nos períodos da manhã e noite, tendo a participação efetiva de pais, professores e alunos, através dos colegiados instituídos legalmente:

* Conselho Escolar: formado por pais, membros da comunidade, professores, funcionários e alunos, eleitos democraticamente a cada (2) anos.

* APMF: Associação de Pais, Mestres e Funcionários.

* Grêmio Estudantil: órgão máximo de representação dos estu-dantes do estabelecimento de ensino.

Além da participação nos colegiados, o coletivo escolar (professor, alunos, pais) tem a oportunidade de participar das decisões administrativas e pedagógicas quando participam das semanas pedagógicas (Fevereiro e Julho), nos dias de replane-jamento escolar, nos conselhos de classes bimestrais e nas reu-niões bimestrais da comunidade.

Esta mesma comunidade realizou, nos anos de 2012 e 2013 a comunidade realizou melhorias nos banheiros, na sala dos pro-fessores, salas de aula, quadra esportiva, pátio e cozinha. Em 2013 foi encaminhado dois projetos solicitando a construção de um refeitório, dois banheiros e quatro salas de aula. Ainda não

se tem o espaço físico que necessitamos, porém as melhorias feitas tornaram a escola mais atrativa e alegre.

Com as melhorias do espaço físico e do qua-dro de recursos humanos, o principal desafio nos próximos anos é melhorar o ensino e a aprendizagem. Nossa comunidade escolar priorizou a inclusão, a afetividade e o acolhi-mento, mas ainda temos que fazer um grande esforço coletivo na busca da missão maior de uma escola que é: “ensino de qualidade para que os alunos adquiram os conhecimentos necessários para a conquista da cidadania plena, vivendo livres e de forma digna na so-ciedade onde estão inseridos”.

Autoria: Bruna Ramos Machado - 2B

Os alunos animadamente participaram no dia 10/ 07 da festa julina. Divertiram-se muito na ca-ma elástica, escorregador e pescaria, além de saborearem bolos, cachorro-quente, pipoca, quentão e refrigerante. Nesse dia também acon-teceram várias apresentações: quadrilha, casa-mento caipira, danças e o concurso da miss e do mister jeca. No final das apresentações os alunos dançaram à vontade. Autoria: Ellen Pacífico da Silva - 2B

Diana Iung Dal`Olmo - 1A

Col. Est. Carlos gomes

1978—2013 35 ANOS

Festa julina 2013

Os pátios de pedra brita do Colégio Estadual Carlos Gomes foram substituídos por pavers. A ideia da pavimentação intertravada era um sonho antigo das gestões escolares e também da comuni-dade, pois a falta de um espaço decente para os alunos dificultava a convivência tanto no recreio quanto nas aulas de Educação Físi-ca.

“Há muito tempo era o nosso sonho colocarmos pavers nos pátios” - informou Dirceu Giovanaz, diretor do Colégio Estadual Carlos Gomes - “porém havia dificuldades financeiras, as quais fo-ram sanadas com a implementação das cotas extras do fundo rotati-vo estadual que nos disponibilizou R$ 14.000,00 possibilitando a realização de um projeto que era a pavimentação do pátio” - conclu-iu o diretor.

O projeto contou com a participação do Conselho Escolar onde os alunos são representados pelo Grêmio Estudantil e pela APMF (Associação de País, Mestres e Funcionários), e os comentá-rios dos alunos sobre o novo espaço são de muita satisfação, pois agora eles estão tendo um local para jogarem e se divertirem, além de ter facilitado o processo de limpeza do pátio.

AUTORIA: Ellen Pacífico da Silva - 2B

Humor Charge : Tico estava passeando pelo Colégio Estadual Carlos Gomes, quando se encontrou com sua amiga Belinha … rolou um romance na hora, os olhinhos de noite serena brilharam e encheram de coraçãozinho. Hahaha... Mas logo passou, esses começaram a conversar :

Tico perguntou para Belinha : - Hola, Tudo bem ?

Ela : - Oii, tudo certíssimo … E tu miguxo ?

Ele : - “Má ou meno, má vamo levando de boa.” Hehehe. Que você acha desses protestos que o povo ta fazendo para lutar pelos seus direitos miga ?

Ela : - Eu acho legal, só acho injusto a maneira como algumas pessoas protestam … Mas também não quero nem saber muito disso.

Ele: - Eu não quero nem me importar com esses tumultos, só vou curtir a vida, comer muito feijão com leite para fortalecer e cuidar do meu trabalho.

Ela : - Hum. Concordo um pouquinho com você. Mas não plenamente, porque esses acontecimentos históricos marcados apenas por 20 centavos ?

Ele : - Sei la !!! Acho que esse povo biruta esta só perdendo tempo. Haha, o que são 20 centavinhos Belinha ?

Ela : - Não são apenas 20 centavinhos não seu fedorento, é o “dindim” que nós poderia comprar “Paçoca” seu burrinho; haha ![…]

Ele : - Hum. Verdade! Mas também da pra comprar uma banana né ?

Ela : - Dá sim, mas pra que banana seu idiota ?

Ele : - Pois é “Pa soca” no buraco. Haha […]

Ela : - Noooosssaaaa !!! Que buraco é esse irmão ?

Ele : - ÓÓÓÓ … AS ideias !!! Pois é no buraco da minha garganta! Sua maliciosa … hahaha […]

Ele : - E thu … o que vai fazer com sua “paçoca” s2 ?

Ela : - Hum safadinho, você quer mesmo saber ?

Ele : - Sim … sua chata !!! hehe …

Ela : - Então tá, pois é “Pa çoca” tudinho na tua boca, seu sem graça

MELHORIAS NAS DEPENDÊNCIAS DO COLÉGIO

PAVIMENTAÇÃO DO PÁTIO

… kakakaka […]

Ele : - Só que pá, Belinha. Kakakaka […]

Ela : - Chorei largado !!! :)

Ele : - Té, mais sua palhaçinha sem graça;

Ela : - Té, seu palhação de meia tijela […] hahaha …

Ele : - Beijus … é na boquinha sua miga? Hehehe.

Ela : -Eu digo a mesma migo, só que não né ! Haha; te dou um tapinha na cara no lugar do beijo. Feito? Haha

Ele : Haaa ! Va va va ; “só um tapinha não dói, um tapinha não dói, só um tapinha” hehe.

Ela : -Humm, dando uma de cantor agora então migo. Hahaha.

Ele : -Sim, sim, hehe; pois é só pra mim dar uma cantada em você.

Ela : Nóóóssaaa … com essa, to indo. Té mais.

Ele : -Té […]

Autoria: Diego Felipe de Oliveira—1C

CENTENÁRIO DE VINÍCIUS DE MORAES NO COLÉGIO ESTADUAL CARLOS GOMES

Em homenagem ao Centenário de Vinícius de Moraes, os alunos do

Programa Ensino Médio Inovador:

Literatura e Mídias recriaram poe-

sias retiradas do livro "A Arca de

Noé". Para expô-las, foram usados

materiais alternativos: caixas de

leite e papelão, sob a orientação

das professoras Nádia Maria Fatini Getten e Tânia Mara Guarneri.

A VISITA DO PAPA AO BRASIL

O Papa Francisco chegou ao Brasil dia 22 de julho de 2013 por ocasião da Jornada Mundial da Juventude( JMJ). Desde que foi criada, em 1985, todo Domingo de Ramos ela é cele-brada em âmbito de dioceses e, em intervalos de dois a três anos, são feitos os encontros internacional. O Rio de Janeiro, capital flumi-nense, foi a 12ª cidade a sediar o encontro in-ternacional. O Papa, muito contente, disse que o Brasil é um dos países mais acolhedores e animados do mundo. Sem muita cerimonia, o Papa sensibilizou a todos com atitudes de hu-mildade e simplicidade nos sete dias de JMJ, sendo que o que ficou de mais marcante para os jovens, inclusive para os 100 jovens pato-branquenses que estiveram presentes, foi o lema “ide e fazei discípulos entre todas as na-ções”.

Autoria: Andriele Motta Minosso - 1E

Expediente R e a l i z a ç ã o : C o l é g i o E s t a d u a l C a r l o s G o m e s G e s t o r : P r o f ª . N á d i a M a r i a F a t i n i G e t t e n P r o f ª . T a n i a M a r a G u a r n e r i R e d a ç ã o : P r o f ª . S a n d r a M a r a B a s s é g g i o G r e s e l e D i a g r a m a ç ã o : E v e r s o n J o s é L o p e s Colaboradores: Ari Núncio Jr. 1B , Felipe De Valle 1A, Marino Cichelero 1C.A ndriele Motta Minosso - 1E Emanuel Augusto Chaves de Almeida - 1A Bruna Ramos Machado - 2B Ellen Pacífico da Silva - 2B Diana Iung Dal`Olmo - 1A Diego Felipe de Oliveira—1C

F o n t e : F o n t e s v a r i a d a s C o n t a t o s : 4 6 — 3 2 2 3 - 1 1 0 6 p b c c a r l o s g o m e s @ s e e d . p r . g o v . b r

Ensino médio inovador

O Ensino Médio Inovador do Colégio Estadual Carlos Gomes tem muitos projetos, entre eles estão: literatura e produção de texto, mídias, iniciação científi-ca, dança e teatro. O projeto de literatura leva os alu-nos a um universo literário, procura “abrir” as portas e ampliar os horizontes do saber através da leitura, escri-ta e da interpretação, além de analisar diversos gêne-ros textuais, sendo que isso faz com que haja o cresci-mento intelectual do aluno e seus enriquecimento no currículo escolar.

Já o Projeto de Mídias procura levar os alunos a tomar conhecimento do que são as mídias e de como elas fazem parte do dia a dia, sendo que esse mundo tecnológico gira ao nosso redor através de notícias, músicas, entretenimento e isso só é possível devido às mídias que são um veículo de comunicação.

Então, alunos, não percam mais tempo, pois o tempo está passando e, no futuro, só terão prosperida-de aqueles que já estão se preparando para decolar, e é isso que o EMI está fazendo, proporcionando para o aluno um ótimo voo para crescer.

Autoria: Emanuel Augusto Chaves de Almeida - 1A

ATIVIDADES FÍSICAS - BENEFÍCIOS

A atividade física é muito importante para as pessoas, pois auxilia as que praticam na sociabilidade, permitindo que elas conheçam outras pessoas, e assim troquem expe-riências e conhecimentos. Porém, ela é também muito importante para a saúde, fazendo com que as pessoas tenham benefícios físicos e psicológicos, pois as que prati-cam fortalecem os ossos e músculos e, consequentemente, o crescimento físico; também ajuda na concentração, na coordenação motora e na disciplina ao respeitar regras, fazendo com que tenham integração e sociabilidade entre as pessoas e, o que é muito importante: energia ao invés de ficarem na frente do computador e da televisão,

Em entrevista com profesores de Educação Física do colégio a respeito das atividades físicas e seus benefícios, o profissional Écio Ivan Verona mencionou que “ faz bem para o corpo e para a mente e que é vital para a criança, os adolescentes, pois contribui para o desenvolvimento dos músculos e fortalecimento dos ossos, evitando a sedentari-edade”. A professora Karen Cristina Silvestre acrescentou que as atividades físicas trazem benefícios para a saúde, tais como condicionamento físisco, coordenação motora, agilidade e o mais importante foco, segundo ela, está na socialização.

Todos os alunos, ao serem entrevistados, disseram ter conhecimento da importância da atividade física para uma melhor qualidade de vida e todos demonstraram preocupa-ção, pois têm consciência de que passam muito tempo na frente do computador e da televisão, mesmo sabendo que isso fará mal para a saúde deles.

Autoria: Ari Núncio Jr. 1B , Felipe De Valle 1A, Marino Cichelero 1C

top related