em novembro de 2013 o colégio estadual o · pdf fileo colégio estadual carlos...

4
COLÉGIO ESTADUAL CARLOS GOMES ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO Volume 1, edição 1 Setembro / 2013 “ARRAIÁ” DO CARLOS GOMES DIVERSÃO, ALEGRIA E DESCONTRAÇÃO pg. 2 BOLETIM CARLOS GOMES BOLETIM CARLOS GOMES EM NOVEMBRO DE 2013 EM NOVEMBRO DE 2013 EM NOVEMBRO DE 2013 O COLÉGIO ESTADUAL O COLÉGIO ESTADUAL O COLÉGIO ESTADUAL CARLOS GOMES COMPLET CARLOS GOMES COMPLET CARLOS GOMES COMPLET ARÁ 35 ANOS. ARÁ 35 ANOS. ARÁ 35 ANOS. LEIA MAIS.... ENSINO MÉDIO INOVADOR pg. 4 Estamos na Web Acesse www.pbccarlosgomes.seed.pr.gov.br REFORMAS E MELHORIAS: PAVIMENTAÇÃO NO PÁTIO DA ESCOLA. pg. 3 35 Anos

Upload: vudan

Post on 18-Feb-2018

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: EM NOVEMBRO DE 2013 O COLÉGIO ESTADUAL O · PDF fileO Colégio Estadual Carlos Gomes surgiu da ansiedade e luta da população do Bairro Santo Antônio que, em 1978, através de mobilização

COLÉGIO ESTADUAL CARLOS GOMES ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

Volume 1, edição 1

Setembro / 2013

“ARRAIÁ” DO CARLOS GOMES DIVERSÃO, ALEGRIA E DESCONTRAÇÃO pg. 2

BOLETIM CARLOS GOMES

BOLETIM CARLOS GOMES

EM NOVEMBRO DE 2013 EM NOVEMBRO DE 2013 EM NOVEMBRO DE 2013 O COLÉGIO ESTADUAL O COLÉGIO ESTADUAL O COLÉGIO ESTADUAL

CARLOS GOMES COMPLETCARLOS GOMES COMPLETCARLOS GOMES COMPLETARÁ 35 ANOS.ARÁ 35 ANOS.ARÁ 35 ANOS. LEIA MAIS....

ENSINO MÉDIO INOVADOR pg. 4

Estamos na Web Acesse

www.pbccarlosgomes.seed.pr.gov.br

REFORMAS E MELHORIAS: PAVIMENTAÇÃO NO PÁTIO

DA ESCOLA. pg. 3

35 Anos

Page 2: EM NOVEMBRO DE 2013 O COLÉGIO ESTADUAL O · PDF fileO Colégio Estadual Carlos Gomes surgiu da ansiedade e luta da população do Bairro Santo Antônio que, em 1978, através de mobilização

O Colégio Estadual Carlos Gomes surgiu da ansiedade e luta da população do Bairro Santo Antônio que, em 1978, através de mobilização da comunidade, reivindicou a construção de um estabelecimento escolar público para atender a demanda edu-cacional existente. No final do mesmo ano foi construído o pri-meiro bloco, concretizando um antigo sonho.

No seu primeiro ano letivo, em 1979, o Colégio funcionou como uma extensão da Escola Rui Barbosa, atendendo inicialmente a demanda de 1ª a 4ª série. Em 1981, através da resolução 31/81, surgiu oficialmente o Colégio Estadual Carlos Gomes, atenden-do a demanda da 1ª a 8ª série do Primeiro Grau. Somente em 1989, através da resolução 2.362/89, é autorizado o funciona-mento e posteriormente sendo reconhecido o 2° Grau - Educa-ção Geral.

Atualmente, o Colégio oferta o Ensino Fundamental, fase || (6° ao 9°ano) nos períodos da manhã e tarde, e o Ensino Médio em Blocos, nos períodos da manhã e noite, tendo a participação efetiva de pais, professores e alunos, através dos colegiados instituídos legalmente:

* Conselho Escolar: formado por pais, membros da comunidade, professores, funcionários e alunos, eleitos democraticamente a cada (2) anos.

* APMF: Associação de Pais, Mestres e Funcionários.

* Grêmio Estudantil: órgão máximo de representação dos estu-dantes do estabelecimento de ensino.

Além da participação nos colegiados, o coletivo escolar (professor, alunos, pais) tem a oportunidade de participar das decisões administrativas e pedagógicas quando participam das semanas pedagógicas (Fevereiro e Julho), nos dias de replane-jamento escolar, nos conselhos de classes bimestrais e nas reu-niões bimestrais da comunidade.

Esta mesma comunidade realizou, nos anos de 2012 e 2013 a comunidade realizou melhorias nos banheiros, na sala dos pro-fessores, salas de aula, quadra esportiva, pátio e cozinha. Em 2013 foi encaminhado dois projetos solicitando a construção de um refeitório, dois banheiros e quatro salas de aula. Ainda não

se tem o espaço físico que necessitamos, porém as melhorias feitas tornaram a escola mais atrativa e alegre.

Com as melhorias do espaço físico e do qua-dro de recursos humanos, o principal desafio nos próximos anos é melhorar o ensino e a aprendizagem. Nossa comunidade escolar priorizou a inclusão, a afetividade e o acolhi-mento, mas ainda temos que fazer um grande esforço coletivo na busca da missão maior de uma escola que é: “ensino de qualidade para que os alunos adquiram os conhecimentos necessários para a conquista da cidadania plena, vivendo livres e de forma digna na so-ciedade onde estão inseridos”.

Autoria: Bruna Ramos Machado - 2B

Os alunos animadamente participaram no dia 10/ 07 da festa julina. Divertiram-se muito na ca-ma elástica, escorregador e pescaria, além de saborearem bolos, cachorro-quente, pipoca, quentão e refrigerante. Nesse dia também acon-teceram várias apresentações: quadrilha, casa-mento caipira, danças e o concurso da miss e do mister jeca. No final das apresentações os alunos dançaram à vontade. Autoria: Ellen Pacífico da Silva - 2B

Diana Iung Dal`Olmo - 1A

Col. Est. Carlos gomes

1978—2013 35 ANOS

Festa julina 2013

Page 3: EM NOVEMBRO DE 2013 O COLÉGIO ESTADUAL O · PDF fileO Colégio Estadual Carlos Gomes surgiu da ansiedade e luta da população do Bairro Santo Antônio que, em 1978, através de mobilização

Os pátios de pedra brita do Colégio Estadual Carlos Gomes foram substituídos por pavers. A ideia da pavimentação intertravada era um sonho antigo das gestões escolares e também da comuni-dade, pois a falta de um espaço decente para os alunos dificultava a convivência tanto no recreio quanto nas aulas de Educação Físi-ca.

“Há muito tempo era o nosso sonho colocarmos pavers nos pátios” - informou Dirceu Giovanaz, diretor do Colégio Estadual Carlos Gomes - “porém havia dificuldades financeiras, as quais fo-ram sanadas com a implementação das cotas extras do fundo rotati-vo estadual que nos disponibilizou R$ 14.000,00 possibilitando a realização de um projeto que era a pavimentação do pátio” - conclu-iu o diretor.

O projeto contou com a participação do Conselho Escolar onde os alunos são representados pelo Grêmio Estudantil e pela APMF (Associação de País, Mestres e Funcionários), e os comentá-rios dos alunos sobre o novo espaço são de muita satisfação, pois agora eles estão tendo um local para jogarem e se divertirem, além de ter facilitado o processo de limpeza do pátio.

AUTORIA: Ellen Pacífico da Silva - 2B

Humor Charge : Tico estava passeando pelo Colégio Estadual Carlos Gomes, quando se encontrou com sua amiga Belinha … rolou um romance na hora, os olhinhos de noite serena brilharam e encheram de coraçãozinho. Hahaha... Mas logo passou, esses começaram a conversar :

Tico perguntou para Belinha : - Hola, Tudo bem ?

Ela : - Oii, tudo certíssimo … E tu miguxo ?

Ele : - “Má ou meno, má vamo levando de boa.” Hehehe. Que você acha desses protestos que o povo ta fazendo para lutar pelos seus direitos miga ?

Ela : - Eu acho legal, só acho injusto a maneira como algumas pessoas protestam … Mas também não quero nem saber muito disso.

Ele: - Eu não quero nem me importar com esses tumultos, só vou curtir a vida, comer muito feijão com leite para fortalecer e cuidar do meu trabalho.

Ela : - Hum. Concordo um pouquinho com você. Mas não plenamente, porque esses acontecimentos históricos marcados apenas por 20 centavos ?

Ele : - Sei la !!! Acho que esse povo biruta esta só perdendo tempo. Haha, o que são 20 centavinhos Belinha ?

Ela : - Não são apenas 20 centavinhos não seu fedorento, é o “dindim” que nós poderia comprar “Paçoca” seu burrinho; haha ![…]

Ele : - Hum. Verdade! Mas também da pra comprar uma banana né ?

Ela : - Dá sim, mas pra que banana seu idiota ?

Ele : - Pois é “Pa soca” no buraco. Haha […]

Ela : - Noooosssaaaa !!! Que buraco é esse irmão ?

Ele : - ÓÓÓÓ … AS ideias !!! Pois é no buraco da minha garganta! Sua maliciosa … hahaha […]

Ele : - E thu … o que vai fazer com sua “paçoca” s2 ?

Ela : - Hum safadinho, você quer mesmo saber ?

Ele : - Sim … sua chata !!! hehe …

Ela : - Então tá, pois é “Pa çoca” tudinho na tua boca, seu sem graça

MELHORIAS NAS DEPENDÊNCIAS DO COLÉGIO

PAVIMENTAÇÃO DO PÁTIO

… kakakaka […]

Ele : - Só que pá, Belinha. Kakakaka […]

Ela : - Chorei largado !!! :)

Ele : - Té, mais sua palhaçinha sem graça;

Ela : - Té, seu palhação de meia tijela […] hahaha …

Ele : - Beijus … é na boquinha sua miga? Hehehe.

Ela : -Eu digo a mesma migo, só que não né ! Haha; te dou um tapinha na cara no lugar do beijo. Feito? Haha

Ele : Haaa ! Va va va ; “só um tapinha não dói, um tapinha não dói, só um tapinha” hehe.

Ela : -Humm, dando uma de cantor agora então migo. Hahaha.

Ele : -Sim, sim, hehe; pois é só pra mim dar uma cantada em você.

Ela : Nóóóssaaa … com essa, to indo. Té mais.

Ele : -Té […]

Autoria: Diego Felipe de Oliveira—1C

Page 4: EM NOVEMBRO DE 2013 O COLÉGIO ESTADUAL O · PDF fileO Colégio Estadual Carlos Gomes surgiu da ansiedade e luta da população do Bairro Santo Antônio que, em 1978, através de mobilização

CENTENÁRIO DE VINÍCIUS DE MORAES NO COLÉGIO ESTADUAL CARLOS GOMES

Em homenagem ao Centenário de Vinícius de Moraes, os alunos do

Programa Ensino Médio Inovador:

Literatura e Mídias recriaram poe-

sias retiradas do livro "A Arca de

Noé". Para expô-las, foram usados

materiais alternativos: caixas de

leite e papelão, sob a orientação

das professoras Nádia Maria Fatini Getten e Tânia Mara Guarneri.

A VISITA DO PAPA AO BRASIL

O Papa Francisco chegou ao Brasil dia 22 de julho de 2013 por ocasião da Jornada Mundial da Juventude( JMJ). Desde que foi criada, em 1985, todo Domingo de Ramos ela é cele-brada em âmbito de dioceses e, em intervalos de dois a três anos, são feitos os encontros internacional. O Rio de Janeiro, capital flumi-nense, foi a 12ª cidade a sediar o encontro in-ternacional. O Papa, muito contente, disse que o Brasil é um dos países mais acolhedores e animados do mundo. Sem muita cerimonia, o Papa sensibilizou a todos com atitudes de hu-mildade e simplicidade nos sete dias de JMJ, sendo que o que ficou de mais marcante para os jovens, inclusive para os 100 jovens pato-branquenses que estiveram presentes, foi o lema “ide e fazei discípulos entre todas as na-ções”.

Autoria: Andriele Motta Minosso - 1E

Expediente R e a l i z a ç ã o : C o l é g i o E s t a d u a l C a r l o s G o m e s G e s t o r : P r o f ª . N á d i a M a r i a F a t i n i G e t t e n P r o f ª . T a n i a M a r a G u a r n e r i R e d a ç ã o : P r o f ª . S a n d r a M a r a B a s s é g g i o G r e s e l e D i a g r a m a ç ã o : E v e r s o n J o s é L o p e s Colaboradores: Ari Núncio Jr. 1B , Felipe De Valle 1A, Marino Cichelero 1C.A ndriele Motta Minosso - 1E Emanuel Augusto Chaves de Almeida - 1A Bruna Ramos Machado - 2B Ellen Pacífico da Silva - 2B Diana Iung Dal`Olmo - 1A Diego Felipe de Oliveira—1C

F o n t e : F o n t e s v a r i a d a s C o n t a t o s : 4 6 — 3 2 2 3 - 1 1 0 6 p b c c a r l o s g o m e s @ s e e d . p r . g o v . b r

Ensino médio inovador

O Ensino Médio Inovador do Colégio Estadual Carlos Gomes tem muitos projetos, entre eles estão: literatura e produção de texto, mídias, iniciação científi-ca, dança e teatro. O projeto de literatura leva os alu-nos a um universo literário, procura “abrir” as portas e ampliar os horizontes do saber através da leitura, escri-ta e da interpretação, além de analisar diversos gêne-ros textuais, sendo que isso faz com que haja o cresci-mento intelectual do aluno e seus enriquecimento no currículo escolar.

Já o Projeto de Mídias procura levar os alunos a tomar conhecimento do que são as mídias e de como elas fazem parte do dia a dia, sendo que esse mundo tecnológico gira ao nosso redor através de notícias, músicas, entretenimento e isso só é possível devido às mídias que são um veículo de comunicação.

Então, alunos, não percam mais tempo, pois o tempo está passando e, no futuro, só terão prosperida-de aqueles que já estão se preparando para decolar, e é isso que o EMI está fazendo, proporcionando para o aluno um ótimo voo para crescer.

Autoria: Emanuel Augusto Chaves de Almeida - 1A

ATIVIDADES FÍSICAS - BENEFÍCIOS

A atividade física é muito importante para as pessoas, pois auxilia as que praticam na sociabilidade, permitindo que elas conheçam outras pessoas, e assim troquem expe-riências e conhecimentos. Porém, ela é também muito importante para a saúde, fazendo com que as pessoas tenham benefícios físicos e psicológicos, pois as que prati-cam fortalecem os ossos e músculos e, consequentemente, o crescimento físico; também ajuda na concentração, na coordenação motora e na disciplina ao respeitar regras, fazendo com que tenham integração e sociabilidade entre as pessoas e, o que é muito importante: energia ao invés de ficarem na frente do computador e da televisão,

Em entrevista com profesores de Educação Física do colégio a respeito das atividades físicas e seus benefícios, o profissional Écio Ivan Verona mencionou que “ faz bem para o corpo e para a mente e que é vital para a criança, os adolescentes, pois contribui para o desenvolvimento dos músculos e fortalecimento dos ossos, evitando a sedentari-edade”. A professora Karen Cristina Silvestre acrescentou que as atividades físicas trazem benefícios para a saúde, tais como condicionamento físisco, coordenação motora, agilidade e o mais importante foco, segundo ela, está na socialização.

Todos os alunos, ao serem entrevistados, disseram ter conhecimento da importância da atividade física para uma melhor qualidade de vida e todos demonstraram preocupa-ção, pois têm consciência de que passam muito tempo na frente do computador e da televisão, mesmo sabendo que isso fará mal para a saúde deles.

Autoria: Ari Núncio Jr. 1B , Felipe De Valle 1A, Marino Cichelero 1C