educomunicação - mostra de vídeos - revitalização de nascentes

Post on 25-Jul-2015

589 Views

Category:

Documents

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

A Secretaria de Meio Ambiente (SEMEA) de São José dos Campos, por meio de sua a assessoria de Educação Ambiental, desenvolve projetos e programas que visam sensibilizar e provocar mudanças de atitudes em relação ao meio ambiente.

Transdisciplinaridade e ação educomunicativa: a expressão artística, as tecnologias da

informação e a educação ambiental III Encontro Brasileiro de Educomunicação

Um destes programas, o Revitalização de Nascentes, está revitalizando 33 nascentes em áreas públicas urbanas, juntamente com escolas municipais, estaduais e uma unidade da Fundhas.

Desde 2006 já foram mais de 40.000 mudas de árvores nativas da mata atlântica plantadas.

A maioria dos professores participantes são das áreas de ciências e geografia. Temos também professores da área de português e com formação em pedagogia.

Perante o desafio da continuidade de um programa de educação ambiental, diante da rotatividade de alunos e professores nas escolas, propomos no ano de 2010, a I Mostra de Vídeos Ambientais, com o intuito de resgatar o trabalho desenvolvido nos quatro primeiros anos do programa.

Já a segunda edição da mostra, neste ano de 2011, teve como tema “2021, a nascente dos nossos sonhos” e abriu espaço para que professores e alunos apresentassem suas criações audiovisuais inéditas, com o objetivo de estimular a criatividade e o registro do que os alunos esperam e “sonham” para o programa.

Neste dois anos os professores participaram de formação específica com profissionais da área de educomunicação para a produção audiovisual.

As mostras de vídeos utilizam de práticas educativas que visam levar à apropriação democrática e autônoma de produtos de comunicação, por meio dos quais os participantes passam a exercer seu direito de produzir informação e comunicação. Desta forma, elas estão em consonância com as diretrizes do Ministério de Meio Ambiente, à partir do trabalho com a Educomunicação Socioambiental. MMA (2008).

Envolvendo práticas educomunicativas, percebemos uma superação ao reducionismo das disciplinas, atendendo assim a proposta interdisciplinar da Educação Ambiental.

Não ousamos dizer se estamos conseguindo alcançar a transdisciplinaridade, pois esta, como afirma Tristão (2006), estaria mais próxima do exercício do pensamento complexo, ou seja, os conceitos ficam mais soltos para estabelecerem articulações, sem territórios, nem fronteiras.

Porém, sem dúvida, o tratamento educomunicativo em nosso programa tem colaborado para uma educação ambiental que, além de propiciar a aprendizagem dos conceitos ambientais, tem também proporcionado uma melhora significativa na capacidade de expressão comunicativa e artística dos alunos. Além de uma maior proximidade nas relações professor-aluno, fortalecendo um aprendizado mútuo.

Aprender e EnsinarA gente não quer só aprender,

A gente quer aprender, decidir, agirA gente não quer só ensinar,

A gente quer ensinar para a vida gerir

A gente não quer só aprender,A gente quer aprender e construir valor

A gente não quer só ensinar A gente quer ensinar para saber lidar com a dor

A gente não quer só aprender,A gente quer aprender e alcançar felicidadeA gente não quer só ensinar,A gente quer ensinar e não pela metade

A gente não quer só aprender e ensinar A gente quer aprender e ensinar com diversão e arte

Composição: Luciano MachadoReleitura da música dos Titãs “Comida” - Arnaldo Antunes / Marcelo Fromer / Sérgio Britto

Referências Bibliográficas:

Costa, F.A.M. Educomunicação socioambiental: comunicação popular eeducação. Organização: Brasília: MMA, 2008. Acessado em 02/12/2011 in:http://www.mma.gov.br/estruturas/educamb/_arquivos/txbase_educom_20.pdf

TRISTÃO, M. Os contextos da educação ambienal no cotidiano: racionalidades na/da escola. In: 27ª Reunião Anual da ANPED,2004, Caxambu. Sociedade, democracia e educação: qual universidade?. Rio deJaneiro : ANPED, 2004. p. 1-16. Acessadoem 02/12/2011 in: http://www.anped.org.br/reunioes/27/gt22/t229.pdf

top related