educação física e saúde e nutrição

Post on 22-Mar-2017

1.677 Views

Category:

Internet

2 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

nd Educação Física E Saúde:Nutrição.

A prática regular de atividade físicatraz muitos benefícios à saúde,entreelas aumento do gasto energético,maior coordenação motora,melhora acapacidade cardiorrespiratória,dimi-nuição do estresse e risco de doen-ças como hipertenção,obesidade ediabetes.Entretanto,para uma vida saudável,é necessário aliar o exercí-cio físico a uma dieta balanceada,contendo alimentos de todos os gru-pos e nas quantidades necessários.

A alimentação desempenha um papel

importante na atividade física,pois prepara o organismo para o esforço,

fornecendo os nutrientes necessári-os que irão variar de acordo com otipo de exercício e o objetivo que sepretende.

Alimentos:os combustíveis dos seres humanos. Os alimentos estão diretamente re-lacionadas com a nossa qualidade devida,tendo em vista,que os alimentosnos proporcionam a energia necessá-ria para realizarmos atividades(comoandar,respirar,falar,praticar espor-tes etc).Para um alimentação corre-ta é necessário que se siga um dietaalimentar.

A dieta alimentar mais adequada é

aquela que é balanceada,que fornece

tudo aquilo que é necessário na quan-

tidade certa.

Proteínas As proteínas são essências para cons-truir e manter nos músculos,cabelo etecidos do corpo,principalmente ocrescimento durante a infância.Asproteínas são encontradas nas carnes vermelhas,branca,no leite derivados(queijo,requeijão,iogurte),ovos,peixes.

Carboidratos Os carboidratos oferecem energia para nosso corpo sob a forma de açú-cares.Eles são a primeira fonte de energia para o desempenho dasnossas atividades diárias.Os carboi-drato podem ser encontrados nasfrutas,verduras e legumes e nas pre-parações como trigo:pães,macarrãonos cereais como arroz e milho.

Gorduras As gorduras são uma fonte energiaque estar armazenada no nosso corpoe serve para transportar alguns vita-minas como a vitamina A.Porém,as gor-duras devem ser bem escolhidas na alimentação,pois,em excesso,podem provocar algumas doenças como a obe-sidade aumento do colesterol no san-gue.Boas fontes de gorduras são os óleos vegetais,o azeite e a margarina.

Cálcio O cálcio é o mineral mais abundanteno nosso organismo(99%). Presente noossos e dentes, essencial para a vidahumana.Mantém ossos e dentes for-tes, sendo necessário no processo decalcificação e manutenção óssea.Ajudaa metabolizar o ferro. É necessáriopara o bom funcionamento do coração,atua na contração muscular,age naoxigenação dos tecidos.

Quando acaba se seguindo uma dietaalimentar errada,a energia fornecidapelos alimentos poderá ser superior aenergia gasta para realizarmos nossasatividades,então são criados reserva-das de energia.Essas reservas nada mais são do que as gorduras.Esse “excesso de energia”ocorre na maioria das vezes pela ingestão de muitoscarboidratos.

Uma alimentação que ocorre dessa

maneira,pode acarretar em diversas

doenças,como:obesidade,pressão alta

diabetes. Uma pessoa que alia uma alimentação

correta com atividades físicas,possui

o necessário para manter uma ótima

qualidade de vida.

O Balanço Energético. O estado nutricional,no plano físico ebiológico resulta do equilíbrio entreconsumo alimentar e gasto do organis-mo.Esse gasto se refere-se ao utiliza-ção dos alimentos pelo organismo parasuprir as suas necessidades nutricio-nais está relacionada ao estado de sa-úde e à capacidade de utilização dosnutrientes fornecidos pela alimenta-ção.

As necessidades nutricionais de energia variam em função da idade,dosexo,do estado de saúde e do estadofisiológico,nível de atividade física dos indivíduos. As pessoas em equilíbrio energéticonão ganham e nem perdem peso;é o que se denomina “balanço energético”.O balanço energético é o equilíbrio obtido a partir do total de energiaingerida e o total de gasto peloorganismo em suas atividades diárias.

Alimentação Balanceada. Alimentação saudável ou balanceadaé a ingestão de principalmente,alimen-tos naturais em nossos refeições diá-rias.Nessa é necessário absorção deaçúcares,carnes,ovos,hortaliças,frutase legumes,leite,óleos,massas,raízes etubérculos.A quantidade necessária para uma alimentação saudável varia decada pessoa já que é levado em consi-derações altura,idade,peso e a saúdede cada,além das atividades físicas.

Para que uma pessoa entenda como éuma alimentação correta,foi criada apirâmide de alimentação equilibrado que divide cada tipo de alimento de a-cordo com a necessidade bruta de ca-da organismo. Cada divisão da pirâmide compõe o ní-vel de proteína,carboidratos,gorduras,vitaminas,fibras,minerais e água queestamos ingerindo através de alimen-tos.Esses possuem grande importânciapara o funcionamento do organismo.

Saúde e Estética:Igual Ou Diferente?

Em tempos ditadura de beleza,o cor-po é massacrado pela indústria e pelocomércio,que vivem da insegurança,im-

potência e angústia. O prazer é físico,independentementedo físico,que se tenha:tomar milk-shake,sentir o sol na pele,andar descalço,ficar em casa sem fazer nada.

Mas vivemos num mundo onde relaxar e desligar-se tornou-se um problema.O prazer gratuito,espontâneo,está cada vez mais difícil.O que importa,o que vale,é o prazer que se compra e se exi- be,o que não deixa de ser aspecto de competição.Estamos submetidos a uma cultura atroz,que quer fazer-nos infe- lizes,ansiosos e neuróticos.As filhas devem ser Xuxas,as na namoradas pre- cisam ser modelos.

Querem que sintamos culpa quando

nossa silhueta ficam mais gorda,não que querem que sejamos saudáveis,mas

porque,se não ficamos angustiados,não

faremos mais regimes,não compraremos

mais produtos dietéticos,nem produtos

de beleza ,nem roupas e mais roupas.

Precisam da nossa insegurança, e da

nossa angustia.

A fome e a Obesidade. A fome e a subnutrição A sensação de fome é muito importan-te para nossa sobrevivência.Quando e-xiste pouca glicose no sangue arterial,cérebro recebeu um aviso no seu cen-tro de fome.Impulsos nervosos chegamno estômago,que começa a se contrair:isso é entendido por nós como fome.Ao sentir fome,procuramos alimentos,o que nos garante a manutenção da vida.

No entanto,existe outro tipo de fomeé a crônica,que atinge milhares depessoas no mundo .Pessoas que rara-mente encontram alimento quando sentem fome ou que encontram em bai-xa quantidade ou em quantidade insa-tisfatória,essas pessoas encontramalimentos ricos em carboidratos,maspobres em proteínas do próprio corpo,destruindo tecidos importantes.Nes-sas pessoas,é a carência de proteína e vitamina que leva à morte.

Geralmente,mostram sinais indicado-

res desse tipo de carência:barriga in-chada,causada pelo aumento do fígado,

e pele descamando,consequência dafalta.Quando o ser humano ingere ali-

metos em quantidades menor qua a necessária,por curto espaço de tempo,

o organismo usa suas reservas e equili-

bra essa deficiência .

Obesidade. A obesidade é definida como o esta-do em que a pessoa possui uma quanti-

dade de gorduras corporal superior aos alimetos considerados normais,associada a elevados riscos para asaúde.Na literatura,vamos observarque homens com maior de 20%do peso corporal como gordura e mulheres com mais de 30%são consideradas pessoas obesas.

Portanto,a balança nem sempre seráo bom indicador para avaliar se umapessoa é obesa ou não.Na balança,nãohá como separar gorduras de múscu-los,ossos,órgãos,água, e todos os de-mais componentes do nosso corpo.As-sim,uma pessoa pode se pesar com excesso de peso em relação as espe-rados para a sua altura,porém não será necessariamente obesa.

Dupla:Nicole Fernanda Obrigada!

top related