educação em tempos de mobilidade ubiqua f

Post on 08-Jul-2015

170 Views

Category:

Education

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

DESCRIPTION

Apresentação SEMIC

TRANSCRIPT

“Educação em tempos de mobilidade ubíqua”

21ª SEMICMarta Maria dos Santos Gonçalves - Bolsista de Iniciação

Científica – PIBIC/UERJE-mail : martarj@gmail.com

Universidade do Estado do Rio de Janeiro-UERJGPDOC- Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura

Orientadora: Edméa Oliveira dos Santos

Eixo1: Trata das vivências, das diversas práticas formativas na UERJ e nos diversos ambientes online

Nós trabalhamos (Kenia e Eu) com a professora Edméa e com a mestranda Aline Weber que pesquisam a sala de aula mediada por dispositivos móveis na disciplina Didática ministrada pela professora Edméa no curso de Pedagogia presencial. Estudamos a relação UERJ com os diversos espaços da Cidade.

Objetivo: Desenvolver metodologias de pesquisa e projetos de aprendizagem e ensino que aproximem o currículo escolar das

práticas comunicacionais da cibercultura.

Cultura digital: Mobilidade, conectividade, ubiquidade e interatividade (Santaella, Lemos, Souza e Silva): Que emergem com os fenômenos da cibercultura.

Pesquisa-formação multirreferencial (Macedo, Ardoino, Santos):

Desenho da Pesquisa

Ambiente Moodle ( Ambiente Virtual de Aprendizagem)

Espaçostempos de aprendizagemensino dentrofora da escola

Percurso Afetivo Tarsila do Amaral no CCBB Oi Futuro Flamengo

Dispositivos de formação meios materiais e ou intelectuais que utilizamos para criar Atos de

Currículo

Facebook “O CidadeEduca UERJ é um Projeto de Pesquisa-Formação, junto aos estudantes de Didática, do curso de Pedagogia da UERJ”.

Depoimento: Lívia- Aluna de Didática

Criando Atos de CurrículoCriação do QR Code do CidadeEduca UERJ

Criando Atos de Currículo

Achados

Mediação nos diversos espaçostempos de apredizagemensino

Olá turma Querida!

Estou sentindo falta de vocês lá no CidadeEduca UERJ!Conversamos em nosso último encontro sobre a continuidade do projeto de pesquisa, mesmo com a greve, já que potencializamos nossa pesquisa nos diversos espaçostempos da cidade e interagimos no Facebook.A Jana está trabalhando no projeto Humanidade 2012, da FIRJAN, por conta dos eventos da Rio + 20 e gostaria de combinar com vocês uma visita.

Turma Querida!

Falem das suas vidas, dos seus interesses de pesquisa. Aproveitem para saber mais sobre os colegas dialogando com suas postagens. Aproveitem e compartilhem seus links de redes sociais. Basta clicar em responder para participar. Que tal também nos apresentarmos por aqui?Vamos comentar por aqui o texto que discutimos no nosso encontro antes da visita ao CCBB?

De: Janaína Caetano <janacaetano7@gmail.com>Data: 27 de setembro de 2012 11:00Assunto: Didática: Re: Nossas narrativasOlá, professoras!

Olá, turma!É uma grande alegria para mim ter nossos encontros de volta, depois deste período de greve. Quando eu acabei o estágio na escola onde estudei meu ensino fundamental a Diretora me aproveitou como Monitora de Informática. Essa monitoria daria, tranquilamente para ser conciliada com o término da minha monografia, minha pesquisa e minhas últimas disciplinas da graduação, decidi aceitar esta oportunidade como um desafio.E é ai que chego às vivências que tive nas aulas de didática! Aprendi com a didática a importância que os espaços da cidade tem para dentro da sala de aula. A cidade fala e o aluno precisa relacionar a teoria com a prática tendo essas vivências nos espaços da cidade e no ciberespaço, mediados pela escola.E por fim, gostaria de expressar aqui toda a minha gratidão por tudo o que eu aprendi neste finalzinho de graduação com vocês. As vivências aqui no Moodle, no CidadeEduca, nas aulas, sempre interativas, me inspiraram muito! Quero estudar mais sobre como a educação acontece nestes espaçostempos para, quem sabe, pensar num Mestrado sobre isso. Essa vontade quem despertou foi esta disciplina. Muito obrigada.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

LEMOS, A. (2006). Ciberespaço e Tecnologias Móveis: processos de Territorialização e Desterritorialização na Cibercultura. COMPÓS, Bauru, SP, junho de 2006. LEVY, Pierre. Cibercultura. Rio de Janeiro: Editora 34, 1999. MACEDO, Roberto S. ATOS DE CURRÍCULO E FORMAÇÃO: O príncipe provocado.

MACEDO, Roberto S. COMPREENDER/MEDIAR A FORMAÇÃO: O fundante da educação

SANTAELLA. L. Linguagens líquidas na era da mobilidade. São Paulo: Paulus, 2007.

SILVA, Marco. Sala de aula interativa: educação, comunicação, mídia clássica. 5ª ed.- São Paulo: Editora Loyola, 2010. SANTOS, Edméa. Educação online: cibercultura e pesquisa formação na prática docente. Tese de Doutorado. Salvador: FACED-UFBA, 2005. Orientador Prof. Dr. Roberto S. Macedo.

top related