eco curitiba 265

Post on 24-Jul-2016

224 Views

Category:

Documents

3 Downloads

Preview:

Click to see full reader

DESCRIPTION

Inflação atinge com maior força população de baixa renda.

TRANSCRIPT

quinta10/12

Previsão do TemPoFonte:

SeXta11/12

SÁBaDo12/12

DoMinGo13/12

terça08/12

quarta09/12

Mín.: 14Máx.: 24

Mín.: 13Máx.: 24

Mín.: 12Máx.: 23

Mín.: 15Máx.: 25

Mín.: 13Máx.: 22

Mín.: 15Máx.: 25

eCo CuritibaCuritiba, 08 a 10 de dezembro de 2015 | Ano iii | edição 265 | www.leiaeco.com.br facebook.com/leiaeco

Mais de 23% das mulheres

estão obesas ao engravidar

Pág. 08

Música: calamengau promove forró especial em homenagem a Gonzagão Pág. 11

FGV: inflação sobe mais para as famílias de menor renda Pág. 02

Pesouno bolso

Tânia Rêgo/ABr

ECO CuritibaCuritiba, 08 a 10 de dezembro de 2015 | Ano III | Edição 265 | www.leiaeco.com.br facebook.com/leiaeco

Mais de 23% das mulheres

estão obesas ao engravidar

Pág. 08

local04 Curitiba, 08 a 10 de dezembro de 2015

www.leiaeco.com.brEco Curitiba

Eco Curitiba

DEPARTAMENTO COMERCIAL

Pierpaolo Nota Curitiba e Região Metropolitana

Fone: 41 9974-3311 E-mail: pier@leiaeco.com.br

Flavio Machado - Costa Esmeralda/SCFone: 47 9942 0128

E-mail: flaviomach@gmail.com

Circulação de 18.000 exemplarestodas as terças e sextas-feiras.

Tiragem e circulação auditadas.

Nelson Ferrinelson@ferriadutoria.com.brF

Diretor-ExecutivoPierpaolo Nota | pier@leiaeco.com.br

Editor-ChefeEliseu Tisato | pauta@leiaeco.com.br

Os artigos, colunas e espaços assinados não refletem necessariamente a opinião do

jornal. Correspondências:Rua Pres. Epitácio Pessoa, 158, Tarumã -

Curitiba - PR - CEP 82.530-270

Eco Central é uma publicação da Editora Eco Central Ltda.

Em uma iniciativa pioneira no País, os Cartórios de Regis-tro Civil do Estado do Paraná e a Receita Federal iniciam o serviço de emissão de CPF para recém nascidos no Estado do Paraná diretamente nas certi-dões de nascimento. O serviço será gratuito ao cidadão, que atualmente paga R$ 7,00 nos postos conveniados com a Re-ceita Federal.

Por meio do Instituto do Re-gistro Civil das Pessoas Naturais do Estado do Paraná (Irpen-PR), o projeto abrangerá todos os 537 Cartórios de Registro Civil do Estado do Paraná, presentes em todos os municípios parana-enses e também em pequenos Distritos e Subdistritos do Esta-do, e que realizam em média 16 mil nascimentos mês.

Além da comodidade e gra-tuidade do serviço, a emissão do CPF diretamente no ato de registro de nascimento atende a uma demanda da população mais carente que necessita deste número para que seus filhos tenham acesso aos be-nefícios sociais proporciona-dos pelo Poder Público. De acordo com a Receita Federal, de janeiro a outubro de 2015, foram emitidos quase 32 mil números de CPF para menores de um ano de idade no Estado do Paraná.

A inscrição do recém nasci-do também permitirá aos pais incluírem imediatamente seus filhos em planos de saúde, que normalmente exigem o CPF, assim como para acesso aos medicamentos fornecidos pelo Governo, além da possibilidade de abertura de contas bancárias em nome da criança.

Curitiba fechará 2015 com 21 mil novas empresasA

cidade de Curitiba deve encerrar o ano de 2015 com a abertura de 21 mil novas

empresas, mantendo-se próxima da média de 20 mil aberturas anu-ais verificada nos últimos quatro anos. “Apesar da crise econômica nacional, os números mostram que a economia da cidade é di-nâmica e mantém um nível de expansão estável e sustentável”, diz a secretária municipal de Fi-nanças, Eleonora Fruet.

O número de 2015 é um pouco superior ao do ano passado, quan-do foram emitidos 20.213 novos alvarás. Este ano, até outubro, a Prefeitura emitiu 18.051 novas autorizações para o funcionamen-to de empresas. Se for mantida a média histórica de 1,8 mil novos alvarás emitidos mensalmente, devem ser abertos 21,6 mil novos empreendimentos.

O número de fechamentos de empresas subiu pouco em relação ao ano passado. Até outubro fo-ram encerradas 5.667 empresas, contra 5.623 em todo o ano 2014. Segundo o diretor do Departa-mento de Imposto Sobre Serviços (ISS) da Secretaria Municipal de Finanças, Daniel Maurício, as bai-xas de alvarás vêm aumentando depois da publicação da Lei Fede-ral 147, no ano passado. “A nova lei desburocratizou o processo da baixa de alvarás e provocou um movimento de regularização de um estoque de processos acumu-lados por anos”, explica.

A presidente da Agência Curi-tiba de Desenvolvimento, Gina

MAU

RILI

O C

HELI

Paladino, diz que não são apenas empreendedores locais que deci-dem abrir negócios em Curitiba. “Grandes empresas globais co-nheceram as potencialidades da nossa cidade, recentemente, e optaram por considerar Curitiba em suas avaliações de investi-mentos”, diz.

Entre estas grandes empresas estão as norte-americanas Hard Rock Café, Harris, Optum, Marco Brasil e Pepsico, que está amplian-do suas instalações na cidade. Além destas, a ucraniana Lot Group, a chinesa Zhegchang e a brasileira Coplac investem na cidade.

A Prefeitura vem buscando estimular o empreendedorismo na cidade. Uma das principais medi-das foi a criação do Espaço Em-preendedor, da Agência Curitiba de Desenvolvimento, localizados nas Ruas da Cidadania.

Neste ano, segundo estimativa da Agência, os Espaços Empre-endedor irão atender 65 mil empresários, quase o dobro do atendimento de 2014. Entre ja-neiro e novembro estes espaços realizaram 61 mil atendimentos superando, dois meses antes do esperado, a meta estabelecida para o ano, que era de 50 mil

atendimentos.Nos Espaços Empreendedor, os

empresários de micro e pequenas empresas e microempreendedo-res individuais têm orientação para formalização de empresas, capacitação e acesso a serviços de consultoria, intermediação de crédito e busca tecnológica. O atendimento é feito por meio de um termo de cooperação técnica com o Sebrae/PR e a assessoria ao microcrédito orientado é realizado através de uma parce-ria entre a Agência Curitiba de Desenvolvimento e as empresas Caixa Crescer e Movera.

“Essa é uma área estratégica da gestão municipal, pois dá o suporte necessário para a base dessa pirâmide comercial, que são os micro e pequenos empre-endedores, principalmente neste ano com o município de Curitiba atuando como intermediador do microcrédito orientado”, disse Gina Paladino.

A microempreendedora indivi-dual Thais Helena Bandeira assinou contrato de microcrédito com a empresa Movera para utilizar o recurso financeiro como capital de giro para a sua empresa de venda de peças automotivas. Thais procu-rou um Espaço Empreendedor para formalizar a empresa. No espaço ficou sabendo das facilidades de crédito intermediado pela Agência. “Foi fácil e bem prático. Sem buro-cracia. Realmente o que eu e meu marido precisávamos para a nossa empresa. Vou indicar para outros empreendedores”, elogia.

Gustavo Fruet: espaço para o empreendedor

Cartórios do Paraná passam a emitir o CPF nas certidões de nascimento

Inflação sobe mais para asfamílias de menor renda, diz FGVA

inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor - Classe 1 (IPC-C1) aumentou

1,06% em novembro último, resul-tado 0,36 ponto percentual supe-rior à taxa apurada em outubro, quando o índice registrou 0,7%, informou o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre-FGV),.

Com este resultado, o indi-cador, que mede a variação das famílias com renda de até 2,5 salários mínimos, acumula alta de 10,45% no ano, enquanto a inflação dos últimos 12 meses ficou em 11,22%.

Com o resultado de novem-bro, a inflação para as famílias de menor renda ficou acima do IPC-BR, que mede a variação de preços para as famílias com nível

de renda situado entre 1 e 33 salários mínimos mensais, e que fechou o mês de novembro com alta de 1% e o acumulado dos últi-mos doze meses com variação de 10,39%, resultado que chega a ser 0,83 ponto percentual superior ao IPC-C1.

A alta de novembro reflete aceleração de preços em quatro das oito classes de despesas com-ponentes do índice, com destaque para alimentação, que passou de 0,45% para 2,32%, de outubro para novembro – alta de 1,87 ponto percentual.

Os preços do grupo educação, leitura e recreação passaram de 0,23% para 0,43%; comunicação, de 0,22% para 0,65% e vestuário, de 0,31% para 0,37%.

Em contrapartida, os valores

dos grupos habitação declinaram de 1,06% para 0,41%; de trans-portes, de 1,44% para 0,48%; de

saúde e cuidados pessoais, de 0,48% para 0,40% e de despesas diversas, de 0,12% para 0,10%.

Marcelo Camargo/ABr

Curitiba, 08 a 10 de dezembro de 2015www.leiaeco.com.br Eco Curitiba05

local

Fnac Curitiba | ParkShopping Barigüi

Acreditar e transformar. Vivo por isso.

C

M

Y

CM

MY

CY

CMY

K

26x35_NATAL_1.pdf 1 03/12/15 19:33

decoração06 Curitiba, 08 a 10 de dezembro de 2015

www.leiaeco.com.brEco Curitiba

O ano de 2016 ainda não chegou, mas com a chegada das festas de final de ano,

os preparativos para a chegada do ano novo só aumentam. E em 2016, uma das cores mais usadas nas fes-tas de Natal e Ano Novo, vai con-tinuar nas decorações das casas. A tendência, para 2016, é usar a abu-sar dos tons de dourado na casa. Em alta, o chamado ocre-dourado (uma transição entre o tom laranja acobreado, muito usado em 2015) será o tom ideal para as paredes dos ambientes. O tom do ano vai combinar muito bem com outros amarelos, além de beges, marrons e tons leves de azul.

Segundo o diretor da Pisos Paraná – empresa de Curitiba es-pecializada em papéis de parede, João Carlos da Silva, a procura por papéis de parede dourados já é grande. “Muitas pessoas aproveitam esse período do ano para mudar algumas coisas nas casas. E com o papel de parede, essas mudanças ficam muito mais fáceis. Tem muita gente esco-

Dourado é tendência paracor de paredes em 2016

A cor estará em alta em 2016 e trocar a cor dos ambientes para as festas de final de ano é rápido e limpo

lhendo o dourado para a cor da parede, pensando já em deixar a casa no clima mais de festa de final de ano, mesmo”, analisa João Carlos.

Na Pisos Paraná, os catálogos de papéis de parede já contem-plam os modelos 2016, com mui-

tas opções em dourado: opções de papéis lisos, com listras, florais, compondo com outras cores, enfim, uma variedade grande de modelos. De acordo com João Carlos, o dourado pode ser usado tanto em paredes internas quanto em paredes externas. “O dourado

permite combinações com diver-sas cores, diversas decorações de ambientes, diversos pisos. É muito versátil. Mesmo sendo uma novidade na decoração o uso de dourado nas paredes, é uma cor muito clássica, muito elegante”, revela o diretor da Pisos Paraná.

Mudando a Casa sEM fazEr bagunça

Os papéis de parede substituem a pintura, que geralmente tem um custo mais alto e demanda muito tempo, além do desconforto na casa, pela sujeira e cheiro de tintas. Mais um ponto positivo do papel de parede é a facilidade em tirar o efeito da casa: uma mistura de água e sabão retira o resíduo de cola. Não é aconselhável a aplicação de um papel de parede em cima de outro papel.

João explica que a aplicação do papel de parede é muito simples, mas deve ser realizada por em-presas especializadas no ramo. “É preciso verificar se a parede onde será instalado o papel de parede não tem infiltrações, umidade ou trincas, pois isso pode acarretar em aparecimento de manchas depois”, ressalta. Na hora da instalação, o colocador deve ter o cuidado de evitar o vazamento de cola, pois isso pode manchar o papel.

Curitiba, 08 a 10 de dezembro de 2015www.leiaeco.com.br Eco Curitiba07

moda

Fabíola MonteiroE-mail: contato@fabiolamonteiro.com.br

Final de ano é um período muito gostoso. Temporada de festas e comemorações.

Nesta época são comuns as festas de empresas e confraternizações com os colegas de trabalho. Nes-tas situações, muitas vezes, bate a dúvida do que vestir.

A principal dica na hora de escolher a roupa é lembrar que, apesar de ser uma festa fora do horário de trabalho, continua sendo um ambiente profissional.

Por isso, não vale tudo! O dress code* pode ser mais informal, mas qualquer tipo de exagero deve ser evitado.

As mulheres devem deixar de lado roupas muito curtas, justas e decotadas. Cabelos e maquiagem bem cuidados, mas nada de ex-cessos. Já os homens não devem confundir look descontraído com desleixo.

O comportamento nas con-fraternizações é tão importante

quanto o look escolhido. Não exagerar na bebida alcoólica é primordial para não correr o risco de perder a linha. É um momento de diversão, mas atenção com as brincadeiras com o chefe e com os colegas para não criar um mal-estar no momento ou depois.

Lembre-se que a sua imagem profissional é construída todos os dias!

*dress code: código de vesti-menta

DÉTERMINÉE CRIA COLEÇÃO FRESH PARA O VERÃO 2016

A marca curiti-bana Déterminée aposta na tendência fresh para a Cole-ção Verão 2016, que acaba de chegar à loja exclusiva, no Pátio Batel. Com uma linha fluida, as designers Marina Curi e Morgana Elis criaram peças leves, para looks superfe-mininos e confor-

táveis, ideais para a estação mais quente do ano. As tonalidades de lima, roxo, vermelho, marsala, rosa, azul e laranja estão em evidência no mix.

O tule plissado é um dos destaques da coleção. O tecido ita-liano, de acabamento transparente e modelagem solta, confere delicado movimento à peça. O material está presente em cortes como as saias midi, forte tendência e carro-chefe da marca para a estação.

Para o verão 2016 a Déterminée traz estampas florais exclu-sivas. E marcas registradas da grife, o tear, o couro de tilápia e a renda ganharam versões também para a estação. “As rendas, em especial, vêm com texturas mais leves e maior transparência”, revelam Marina e Morgana.

2GET SALE APRESENTA EDIÇÃO PREMIuM DE NATALO mais concorri-

do evento de moda de Curitiba fecha o ano com uma proposta especial – 2Get Sale Edição Premium de Natal. O local foi cuida-dosamente escolhi-do e será o cenário ideal para receber os clientes que bus-cam moda, entre-tenimento, arte e

gastronomia: a famosa maison Bazaar Fashion, nos dias 12 e 13 de dezembro, das 11h às 20h. Os clientes encontrarão grandes e inéditas marcas com produtos incríveis e descontos de até 70%. Será uma ótima oportunidade para encontrar peças diferenciadas, assinadas por renomados estilistas, com preços reduzidos.

Os ingressos podem ser adquiridos antecipadamente no Provo-par Estadual, por R$ 5,00. Toda a renda arrecadada com a venda destes ingressos será revertida à instituição. Nos dias do evento, os ingressos serão vendidos por R$5,00 + um brinquedo novo ou R$10. Parte da renda e as doações serão revertidas para o Provopar Estadual.

SHOPPING ESTAÇÃO AMPLIA HORáRIO DE FuNCIONAMENTO NO MêS DO NATAL

A partir de 11 de dezembro as lojas e operações de lazer do Estação vão funcionar em horário estendido para que os consumi-dores tenham maior tranquilidade e tempo para realizarem suas compras de Natal. Do dia 11 a 18 de dezembro as lojas vão fechar mais tarde, às 23h. Na semana natalina (de 19 a 23/12) o Shopping abrirá mais cedo, às 9h e fechará duas horas mais tarde que o habitual, à meia noite. Na véspera de Natal as lojas atenderão das 9h às 18h. No feriado de Natal (25/12), as lojas estarão fechadas. Já no dia 31/12 o shopping funciona das 10h às 16h.

As famílias também podem aproveitar o mês de dezembro para se encantar com as atrações natalinas. Além da decoração tradi-cional, Wood, Buzz e Jessie, personagens do filme Toy Story, da Pixar, vão colorir o Natal do Estação com encontros exclusivos e gratuitos dos dias 17 a 23 de dezembro, das 16h às 20h, na Praça de Eventos do shopping. O Papai Noel também compõe o clima natalino até dia 24 de dezembro.

E uma campanha irá sortear 30 tablets LG para quem fizer as compras de Natal no Estação. Na promoção Natal Mágico, a cada R$ 100,00 em compras o cliente recebe um cupom para concorrer a um dos trinta aparelhos.

FESTAS DE FINAL DE ANO DO TRABALHO

para não fazer feio

saúde08 Curitiba, 08 a 10 de dezembro de 2015

www.leiaeco.com.brEco Curitiba

Um novo estudo traz um alerta para as mulheres que pretendem engravidar com saúde e sem perder o foco na balança.

Pesquisadores descobriram que aproximada-mente uma em cada quatro mulheres ameri-

canas estão obesas ao engravidar. O estudo, do Centers for Disease Control

and Preventinon, levou em conta registros de 36 estados dos Estados Unidos e de

Washington D.C, do ano de 2011, que listava quanto as mães pesavam antes de engravidar. Em média, 23,4% das mães nestes estados

estavam obesas. Isto significa que elas apresentavam um índice de

massa corporal igual ou superior a 30 ao fi-carem grávidas. Dado o alto índice de obesidade nos Estados Unidos

(aproximadamente 36% dos adultos norte-americanos são obesos), não é uma

surpresa o fato de quase 25% das mães se enquadrarem nesta condição.Apesar de o estudo não incluir informações

de todos os Estados Unidos, o que significa que não representa a população como um todo, os dados valem como alerta. “É importante que

as mulheres normalizem o seu peso corporal antes de engravidar, para reduzir os riscos a elas mesmas e aos bebês”, pontuou Jill Rabin, que é obstetra e ginecologista.

O excesso de peso durante a gravidez está relacionado ao aumento de diabetes gestacio-nal, cesariana e pré-eclâmpsia (alta pressão sanguínea) para as mães; bem como a pre-maturidade, morte fetal e excesso de peso ao feto, de acordo com o American Congresso f Obstetricians and Gynecologists.

O Institute of Medicine recomenda que as mulheres com peso normal – com IMC entre 18,5 e 24,9 – ganhem de 11 a 15 kg durante a gravidez. As que estão abaixo do peso – com IMC menor que 18,5 – devem ganhar de 12 a 18 kg. Já para as que estão acima do peso – com IMC entre 25 e 29,9 – a recomendação é que fiquem entre os 7 e 12 kg; enquanto que as obesas – com IMC igual a 30 ou mais – devem tentar ficar entre 5 a 9 kg.

Vale lembrar também que as mulheres que estiverem obesas durante a gravidez devem contar com aconselhamento nutricional, além de seguir, mediante acompanhamento, um programa de atividade física.

Indicadores de saúde mos-tram que a cada 100 casos de câncer de mama diagnosticados em mulheres, um é verificado nos homens. Segundo os dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), apenas no ano de 2010, 147 homens morreram em de-corrência do câncer de mama no Brasil. A idade média, nestes casos, está entre os 50 e 70 anos. “Embora a incidência da doença seja pequena nos homens, em comparação com as mulheres, o público masculino precisa ter conhecimento de que esta do-ença pode se manifestar neles, por isso, o cuidado deve ser constante”, alerta o mastologista Helio Rubens de Oliveira Filho. Os homens também têm glându-las mamárias, embora em menor quantidade do que as mulheres, mas que também podem gerar o câncer.

Mais de 23% das mulheres estão obesas ao engravidar

Homens de 50 a 70 anos têm mais chances de desenvolver câncer de mama

09Curitiba, 08 a 10 de dezembro de 2015www.leiaeco.com.br Eco Curitiba

tecnologia

App do Facebook ganha função de transmissão em vídeo ao vivoO

Facebook começou a libe-rar usuários para fazerem transmissões em vídeo ao

vivo. A empresa também apresen-tou uma nova forma de agrupar imagens.

A iniciativa ainda é um teste e está disponível para um pequeno grupo de usuários da rede social nos Estados Unidos e que acessam o site por meio de iPhones.

“Ao vivo permite a você mos-trar às pessoas com que você se importa o que você está vendo em tempo real – se você está visi-tando um novo lugar, cozinhando sua receita preferida ou apenas se quiser compartilhar alguns pensa-mentos”, comentaram os gerentes do Facebook Vadim Lavrusik e Thai Tran, por meio de nota.

As transmissões serão aciona-das por meio do aplicativo da rede social. A caixa de status – aquela do “No que você está pensando?” -- ganhará um novo botão para fazer as filmagens.

Assim como ocorre atualmente

com o compartilhamento de fo-tos, textos e links, será possível escolher quem terá acesso. Os nomes das pessoas assistindo às exibições será mostrado. Essas pessoas também poderão escre-ver comentários. Ao fim, o vídeo será salvo na timeline do usuário, que decidirá se quer mantê-lo ou apagá-lo.

A nova função vai permitir descobrir se há transmissões ocorrendo. Durante elas, os usu-ários poderão decidir se seguem o perfil para serem avisados quan-do o próximo vídeo ao vivo for ao ar. A rede social também liberou uma nova forma de reunir fotos e vídeos. Ao tocar em “fotos”, o apli-cativo dará aos usuários a opção de publicar álbuns pré-definidos sobre momentos específicos, uma viagem ou uma visita a uma ex-posição, por exemplo.

Essa compilação será feita baseada na localização e no ho-rário em que fotos e vídeos foram registrados.

App do Google com fotos de 360 graus

WhatsApp adiciona novos emojis no seu aplicativo

O aplicativo Google Cardboard Camera já está disponível para download no Google Play Store. Ele permite que você tire fotos panorâmicas de 360 graus, para serem visualizados de modo imersivo, graças ao capacete de realidade virtual (bem barato) do gigante da Internet, o Google Car-dboard. Ao lançar um aplicativo para o grande público, o Google e aumenta o conteúdo de sua plataforma de realidade virtual, uma etapa indispensável para garantir a democratização dos capacetes VR.

Todos os smartphones Android

podem usar o aplicativo Google Cardboard Camera, para download gratuito. Eles se tornam verdadei-ras máquinas fotográficas panorâ-micas e os resultados são incríveis. A renderização em 3D dá uma ver-dadeira sensação de proximidade dos objetos e de profundidade da imagem. O usuário só precisa girar em torno de si mesmo para tirar suas primeiras fotos de realidade virtual. Em seguida, o aplicativo assumirá o seu lugar para proces-sar a imagem e os sons circundan-tes. Para curtir plenamente a foto de 360 graus, você precisa ter um capacete Google Cardboard.

O WhatsApp seguiu os passos da Apple e já adicionou suporte no seu aplicativo para iOS e para a web, e agora está pronto para começar a liberar os novos emojis para seu cliente Android.

Dessa vez, não se trata da falsa promessa de emojis que faz o usu-ário instalar um aplicativo contra sua vontade - embora, de qualquer forma, é sempre bom ficar atento a esse golpe - mas sim da versão

2.12.372 do aplicativo, que foi liberado pela empresa para testes em seu site antes da distribuição global na Play Store.

A atualização reorganizou os emojis em novas categorias e acrescentou dezenas e dezenas de novas opções, semelhantes ao que os usuários web e donos de aparelhos da Apple já devem ter visto nos clientes dessas duas plataformas.

A prefeitura de Curitiba vai realizar no próximo sába-do, dia 12 de dezembro,

a Rede de Proteção Animal, da Prefeitura de Curitiba, vai promover mais uma Feira de Adoção Responsável de Cães e Gatos, no Parque Barigui. Quem passar pela feira, que acontece das 10h ás 16h, com entrada gratuita, além de obter mais informações sobre a adoção responsável, vai conhecer um pouco mais da Vet Energy – Clí-nica de Reabilitação Animal e Pet Shop. A Vet Energy estará com um stand na feira, onde realizará avaliações gratuitas nos animais de estimação que passarem pela feira. A avaliação vai analisar a saúde do animal nas áreas de fisioterapia e acupuntura, indicando quais os tratamentos ideais para me-lhorar a qualidade de vida dos

bichinhos.A Rede de Proteção Animal

é um programa da Prefeitura Municipal de Curitiba que envol-ve vários agentes públicos, da iniciativa particular e do terceiro setor, na busca de melhores condições de vida para a fauna da cidade e que oferece um Sistema de Cadastramento e de Identificação Animal (SIA), atra-vés da utilização de microchips. É da Rede de Proteção Animal o Guarda Responsável: conjunto de ações que os cidadãos que possuem animais de estimação ou de trabalho (cães da polícia e em aeroportos, cavalos no meio rural, animais de produção) de-vem adotar para a manutenção das suas condições de conforto e bem-estar.

Para a diretora da Vet Energy Cris Titz, participar deste evento é muito importante para a clí-

nica. “É uma ação social e nós precisamos incentivar atitudes assim. Estaremos lá realizan-do as avaliações nos animais, visando orientar seus novos donos sobre como proporcionar mais qualidade de vida aos ca-chorros e gatos”, revela Cris. A Vet Energy é especializada em bem-estar animal, atuando nas áreas de fisioterapia e acupun-tura em animais de estimação.

Serviço:Feira de Adoção Responsável. Sábado, dia 12 de dezembro, das 10h ás 16h, no Parque Barigui. Informações no site: www.protecaoanimal.curitiba.pr.gov.br | Vet Energy – Clínica de Reabilitação Animal e Pet Shop. Rua Floriano Essenfelder, 153 – Alto da Glória – Curitiba. www.vetenergy.com.br. Fone: (41) 3018-5727

Feira de adoção de animais acontece no próximo sábado

gastronomia10 Curitiba, 01 a 03 de dezembro de 2015

www.leiaeco.com.brEco Curitiba

Chef & SaborPor Alexandra Gamarra

Fim de ano é sempre aquela correria. Época de deixar tudo em ordem para as férias e ainda pensar nas lembranças de final de ano,

cardápio para a Ceia de Natal e muitas outras pendências. Para facilitar a vida dos clientes, o Empório Kaminski criou um verdadeiro Festival de Natal que já foi sucesso ano passado e, em 2015, traz ainda mais novidades.

Já podem ser encontrados diariamente nas lojas do Batel e Água Verde 20 produtos de fa-bricação própria criados especialmente para a data festiva, como Bolachas Decoradas, Paneto-ne, Chocotone, Rabanada, Uvatone, Pão de Mel e Stollen. “Criamos opções para todos os bolsos de comidas típicas que podem ser levadas para casa e até mesmo presenteadas. Além disso, o que os clientes mais procuram nessa época são produtos e pratos prontos para a Ceia, tortas salgadas e confeitadas e as famosas cestas de Natal”, conta a chef Camila Kaminski, que no meio da correria não se esqueceu de pensar no almoço especial que será servido nos dias 24 e 25 para quem prefere fazer a refeição com os familiares e amigos fora de casa.

Encomendas - Sucesso em 2014, este ano mais uma vez a chef Camila Kaminski preparou um car-dápio caprichado para quem pretende encomen-dar pratos prontos tanto para a noite do dia 24 de dezembro, como para o almoço do dia 25. São diversas opções de entradas, guarnições, pratos principais e sobremesas. As travessas dos clientes devem ser deixadas no Empório com 48 horas de antecedência. Confiram algumas opções: Farofa Doce Califórnia (R$ 47,20 o quilo), Empadão de Frango (R$ 39,90 o quilo), Chester com Cebolas ao Forno (4 kg) - Serve 12 pessoas (R$ 290,00/unidade), Peru Assado com Mostarda Dijon (5kg) - Serve 15 pessoas (R$ 355,00/unidade), Mignon ao Molho de Vinho (R$ 150,00/kg), Pernil Assado Natalino (4kg) - Serve 12 pessoas (R$ 345,00/uni-dade) e Tender Tropical (1,5 kg) - Serve 6 porções (R$ 190/unidade). Entre as sobremesas, destaque para o Naked Cake de Frutas Vermelhas (R$ 53,90

Clássico do Natal Os deliciosos panetones do Freddo Clásico Argentino já chegaram nas lojas de Curitiba! Localizadas no Shopping Palladium e na Rua Antonio Baby, n˚ 18, no Batel, a versão premium vem recheada com o tradicional doce de leite argentino, e com 700 gramas. O preço é de R$54,90.

Para os apaixonados por cervejaC h e g a a o mercado de Curitiba mais uma novida-de no agita-do mundo cervejeiro: Brahma Ex-tra Lager , Weiss e Red Lager. Unin-do qualidade

e referência em sabor, a marca surpreende seus consumidores e os convida a explorar o mundo extraordinário de Brahma Extra. Em Curitiba as novas cervejas já estão disponíveis nos bares Folha Seca, Stuart, Quermesse e Jabuti.

Um Container de felicidade Para presentear neste Natal, a Adega Brasil preparou diferen-tes opções de cestas natalinas. Champanheiras, baldes, kits e novidades como o pufe decorado e o baú de madeira em for-mato de container. São opções para todos os gostos e bolsos com produtos selecionados, alimentos e bebidas nacionais e importados. Vale a pena conferir no site as novidades. Os preços variam entre R$ 49,90 e R$ 5.490,00 e podem ser encontra-das nas sete lojas da rede. Informações pelo fone 3017 0051. Acesse www.adegabrasil.com.br

Empório Kaminski lança Festival de Natal: de cestas para presentear a almoço

o quilo) e para o Pavê Especial (Pavê de creme com panetone umedecido ao vinho do Porto, com cobertura de chantilly fresco e decoração de cerejas, nozes e frutas cristalizadas - R$ 41,90 o quilo).

Almoço de Natal - Além disso, nos dias 24 e 25 de dezembro, na sede da Av. Sete de Setembro, o Empório Kaminski fará um almoço com buffet especial nata-lino, das 11h30 às 14h30. Ao custo de R$ 57,90/kg, as mesas serão ocupadas por ordem de chegada, sem reservas. Alguns dos pratos que serão servidos são: Arroz Integral com Lentilha, Bacalhau à Gomes de Sá, Peru Natalino com Farofa Califórnia, Tender ao Molho de Maracujá e Mel e Salpicão de Frango.

Faltando poucas semanas para o Natal, as compras para as ceias de final de ano se intensificam.

É hora de escolher qual será o prato principal, os acompanhamentos, a sobremesa, os pratos para o café da manhã no clima natalino. Além disso, também é hora de confraternizar com amigos e cole-gas de trabalho, comemorando o encerramento de mais um ano de atividades. O Grupo Pantucci, que atua no setor de alimentação em Curitiba há quase 20 anos, tem vá-rias opções para todas as situações típicas do Natal e Ano Novo.

Quando o assunto é ceia, na Panificadora e Confeitaria Pantuc-ci, há diversas opções de pratos especialmente elaborados para as ceias de Natal e Ano Novo. Tem as tradicionais aves natalinas, leitão, pernil, e os acompanhamentos como arroz, rabanada, bacalhau e muito mais. A sobremesa também não fica de fora. A ceia da Pantucci tem a assinatura do chef Fernando Túlio, que possui grande experiên-

cia na área gastronômica e, neste ano, elaborou uma ceia especial, com produtos selecionados e re-ceitas exclusivas. Os pratos já serão decorados no clima de festa.

Fora as ceias, para já entrar no clima natalino, a Pantucci já está comercializando deliciosos pa-netones e chocotones artesanais, além de pães e tranças doces com frutas cristalizadas. Também há os panetones trufados na caneca: o delicioso panetone da Pantucci versão chocolate trufado, dentro de uma linda caneca. O panetone ainda vem decorado no clima de Natal, sendo uma excelente opção de presente.

E para quem quer brindar muito a chegada do Natal e o final de 2015, a Pantucci Trattoria está com três menus exclusivos para as festas de confraternização. Com reservas a partir de oito pessoas, cada menu possui duas opções de entrada, prato principal e sobreme-sa, com valores a partir de R$59,90 por pessoa. A casa não cobra taxa

Hora de organizar as ceias e confraternizar com amigos

Grupo Pantucci traz opções para as ceias de final de ano, além de vários produtos natalinos exclusivos e menus especiais para as festas de confraternização de empresas e amigos

de rolha: pode levar o vinho prefe-rido e brindar com os amigos.

Segundo o diretor do grupo Pantucci Rafael Batisti, o Natal e o Ano Novo é sinônimo de bastante movimento tanto na panificadora, quanto no restaurante. “É uma época do ano em que as pessoas

procuram por pratos especiais, produtos especiais, além de ser um período onde as pessoas saem para encontrar amigos, para confrater-nizar”, analisa Batisti. Tanto para os jantares de confraternização, quanto para os pratos do menu de Natal e Ano Novo, é necessário

efetuar reservas. A Pantucci Trattoria funciona

todos os dias, das 11h às 14h e no jantar de terça a sábado, das 19h às 23h30, com menu à la carte. Informações e reservas pelo tele-fone (41) 3205-3883. Rua Barão de Guaraúna, n° 553 – Juvevê

11Curitiba, 08 a 10 de dezembro de 2015www.leiaeco.com.br Eco Curitibaentretenimento

O Espaço Cultural Calamengau está pre-parando um dezembro muito especial para os apreciadores do forró pé de serra. Em homenagem ao aniversário do rei do baião, Luiz Gonzaga, acontecerão dois eventos para celebrar a trajetória deste notável pernambucano que perpetuou a cultura nordestina e o forró por todo o Brasil. Dia 12 de dezembro, na Sociedade Vasco da Gama, tradicional Vasquinho. As festas têm início às 22h. Os ingressos podem ser adquiridos diretamente no local e serão vendidos somente a dinheiro.

No dia 12, quando será comemorado o Dia Nacional do Forró e aniversário de Luiz Gonzaga, quem sobe aos palcos são as bandas Forró Maneiro e a tradicional ban-da Forró Calamengau, liderada por Ceará, também proprietário da casa. Neste dia, o Calamengau estará ainda mais especial, pois serão acrescentados à banda da casa, instrumentos de corda e sopro.

“Nossa intenção é prestar uma homena-gem completa, porque, para nós, nordestinos, o Gonzaga não morreu. E, é por isso que, além das músicas, estamos priorizando a formação

que o rei gostava, com instrumentos de so-pro, além de cavaquinho e violão sete cordas. Nestas duas noites tocaremos muitos suces-sos do Gonzagão e, também, apresentaremos canções mais desconhecidas do público, aos ritmos do samba e do chorinho. Serão eventos muito especiais em homenagem a Luiz Gonzaga, o nordestino mais famoso do Brasil”, destaca Maérlio Barbosa, o Ceará do Calamengau, idealizador do Espaço.

Se o Rei do Baião estivesse vivo, no dia 13 de dezembro, completaria 103 anos. Mas, faleceu em agosto de 89 e, a nós, deixou um legado extenso e uma demonstração de amor à cultura nordestina que fez questão de perpetuar mesmo, quando por aqui, a influência estrangeira predominava. Luiz Gonzaga nasceu em Exu, no extremo Oeste de Pernambuco. Aprendeu a tocar sanfona com o pai, com quem, juntamente, desde pe-queno, já se apresentava em bailes. Quando jovem, largou a carreira militar no Rio de Janeiro e resolveu investir na música. Após algumas tentativas, começou a prosperar quando apresentou a música Vira e Mexe, de sua autoria, no programa de Ary Barroso.

Espaço Cultural Calamengau promove forrós especiais em homenagem a Gonzagão

Apresentações encerram temporada de 2015 do Balé Teatro Guaíra e Orquestra Sinfônica do Paraná. Apre-

sentações serão de 10 a 13 de dezembro, de quinta a sábado às 20h30 e domingo às 18 horas, no Guairão.

A montagem moderna de Cinderela, coreografada pelo espanhol Gustavo Ramirez Sansano, estreou em 2014. A versão criada especialmente para o Balé Guaíra, ambientada nos anos 50 e 60 tem cenografia de Luiz Crespo, também espanhol. Os figurinos são do brasileiro Gelson Amaral, vencedor do Prêmio Shell. Saias rodadas, lambretas e anúncios na estreante televisão são alguns elementos cênicos que aparecem na obra.

O texto original de Cinderela é dos Irmãos Grimm. Sob a visão de Sansano, Cinderela reúne composições de Gioachi-no Rossini, Johann Strauss II e Serguei Prokofiev, além de canções dos anos 50/60 (música mecânica). A história acontece num salão de beleza, no quarto de Cinderela e no salão de baile, onde a protagonista en-contra o príncipe encantado, um milionário dos tempos modernos. Esta montagem estreou no ano passado e em 2015 encerra as atividades do Balé Teatro Guaíra e da Orquestra sinfônica do Paraná.

Apoio: Lei de Incentivo à Cultura, Pa-trocínio O Boticário. Realização: Centro Cultural Teatro Guaíra, Governo do Paraná e Ministério da Cultura.

Karin van der Broocke

Balé Teatro Guaíra e Orquestra Sinfônica juntos em Cinderela

arte

12Curitiba, 08 a 10 de dezembro de 2015www.leiaeco.com.br Eco Curitiba

Coluna do PierEspaço do jornalista Pierpaolo Notapier@leiaeco.com.br Tele Uber

Ao ligar para um tradicional número de tele táxi da cidade muitos clientes tem recebido uma ligação dois minutos depois informando que quem vai busca-los é um carro preto, sem identificação de táxi, com um motorista engravatado. E que a corrida vai custar 23% a menos. É o Uber clandes-tino oficial.

América do Sul evoluindoDepois da Argentina se livrar do kirchnerismo a oposição venezuelana derrotou o chavismo e con-quistou a maioria do Legislativo nas eleições de domingo passado. Sem saída, o presidente Nicolás Maduro reconheceu rapidamente a derrota.

Só dá ParanáO piloto paranaense Leandro Totti conquistou nes-se domingo no autódromo Ayrton Senna, em Lon-drina, o tricampeonato da Fórmula Truck. A etapa foi ganha por outro paranaense, vice-campeão do campeonato, Paulo Salustiano.

Cartolagem em altaCircula nos meios de comunicação notícia que pode existir mudanças no quadro de rebaixados do Brasileirão. Tudo devido a uma possível puni-ção do STJD ao Figueirense, que teria escalado um jogador de forma irregular em duas partidas da competição.

Não adianta nem a Simone cantarEntão é Natal? Pois é, nem parece. Economia em baixa, ânimo e movimento no comércio também.

No mais......falta pouco para 2015 acabar. Não é hora de desistir.

Gabriela Rojas sexta-feira na Shed.

O hoteleiro Marco Antônio Fatuch (centro) recebeu semana passada o título de Sócio Benemérito do SEHA –Sindicato

Empresarial de Hospedagem e Alimentação. A homenagem foi entregue pelas mãos do presidente da entidade João Jacob

Mehl (à esq.) e do presidente da FBHA – Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação, Alexandre Sampaio. O evento

aconteceu no buffet Nuvem de Coco e também homenageou com o título de Sócio Honorário o hoteleiro Jonel Chede.

Franklin Freitas

Kauana Bechtloff

turismo13 Curitiba, 01 a 03 de dezembro de 2015

www.leiaeco.com.brEco Curitiba

Sete em cada dez brasileirosescolhem o Brasil para o réveillon

A cada dez brasileiros com viagem marcada para as festas de final de ano, sete escolheram o próprio país como destino, segundo a maior operadora de viagens do país. Com a valori-zação da moeda estrangeira e o incremento de infraestrutura em destinos de todo o país, as cidades já começam a sentir a diferença nas reservas. A capital Natal, no Rio Grande do Norte, prevê uma ocupação acima de 90% nas reser-vas para o Ano Novo e Salvador (BA) projeta um acréscimo de 10% nas reservas.

“Realmente, a intenção de viajar pelo país nunca esteve tão em alta. A última pesquisa que divulgamos no Ministério do Turismo revelou que mais de 84% dos brasileiros que querem viajar, o farão pelo próprio país. Esse é o momento do Turismo, temos que aproveitar essa chance e mostrar que pode-mos oferecer a melhor experiência que o turista pode ter”, afirmou o ministro Henrique Eduardo Alves. Ainda não sabe para onde ir no réveillon? Selecionamos alguns destinos brasileiros para você aproveitar as festas. Confira:

A ocupação da rede hoteleira registrou, entre janeiro e se-tembro deste ano, um aumento de 20% comparado ao mesmo período no ano passado. A ex-pectativa é que a partir do dia 27 de dezembro o Rio Grande do Norte já tenha 90% da capacidade de lotação ocupada, sendo que em Natal, o índice de ocupação chegará a 100%, devendo se manter essa média até o carnaval

2016, de acordo com o secretário Municipal de Turismo de Natal, Fred Queiroz. O “Natal em Natal” traz atrações culturais e shows de bandas nacionais e locais, com queima de fogos na ponte Newton Navarro e na praia de Ponta Negra. Os shows musicais acontecem na praia da Redinha e o Festival do Camarão celebra a culinária regional em 30 restau-rantes da capital.

A capital cearense, destino nordestino mais procurado por estrangeiros que visitam o Brasil, oferece grandes festividades nes-

sa época do ano. A cidade alia o agito ao sossego em praias como a de Morro Branco, Canoa Quebrada ou a Praia das Fontes.

A festa de réveillon de Sal-vador será realizada mais uma vez na Praça Cayru, na região da Cidade Baixa. Serão cinco dias de festa e shows. De acordo com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, a cidade deverá receber um número de 5% a 10% maior de turistas na alta estação, em com-

paração com o mesmo período do ano passado. A expectativa da prefeitura é reunir 1,2 milhão de pessoas até o dia 1º de janeiro. A Bahia é hoje o principal des-tino nordestino do estrangeiro que viaja a lazer para o Brasil, de acordo com o Ministério do Turismo.

O réveillon de Copacabana será mais uma vez um dos desti-nos mais celebrados por turistas brasileiros e estrangeiros. O destino costuma receber mais de dois milhões de turistas no

período de festas. Na chegada de 2015, os hotéis da região registraram 93% de lotação, de acordo com a prefeitura da cidade. Segundo pesquisa recém-divulgada pelo Ministé-

rio do Turismo, a cidade é hoje o principal destino de quase metade dos estrangeiros (45,2%) que viajam a lazer par o país, o que equivale a 1,5 milhão de visitantes.

O réveillon de Foz do Iguaçu traz festas temáticas, bailes e shows pirotécnicos, tudo isso ás margens das quedas d’água mais famosas da América do Sul. O Parque Nacional do Iguaçu recebeu 755,8 mil visi-tantes durante o primeiro semes-tre, maior número já registrado pela unidade de conservação para

o período. Foz do Iguaçu ocupa a quarta posição entre as cidades mais visitadas a lazer por estran-geiros no Brasil, principalmente por turistas argentinos (19,4%). De acordo com o secretário municipal de Turismo de Foz, Paulo Tremarin, a cidade vem se firmando como um destino de réveillon.

NATAL

RIO DE JANEIRO

FORTALEZA

SALVADOR

FOZ DO IGUAÇU

especial14 Curitiba, 08 a 10 de dezembro de 2015

www.leiaeco.com.brEco Curitiba

top related