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Post on 20-Jul-2015
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Ideia de Negócio
• WhappNow é uma aplicação de gestão
de tempo direccionada para as pessoas
que estão “sempre ocupadas” e que têm
dificuldade em distribuir eficazmente o seu
tempo pelas diferentes actividades.
Distingue-se da concorrência ao utilizar
um algoritmo que permite recomendações
para a alocação mais eficaz do
tempo, centrada em objectivos de
médio/longo prazo.
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Pricing Models
• Fazer um reset (0 entrevistas, 0 surveys) de
modo a melhorar processo de customer
developement
• Muito trabalho pela frente a testar fonte de
receitas (ajuste constante de preços)
• Estudo do how to make money “assusta”!
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Pricing Models
Fontes de receita
• Aplicação Free com anuncios
• Fremium – funcionalidades mais avançadas
serão parte de um versão paga
• Add’ons pagos “à peça”
• Subscrição – utilizador paga um valor mensal
para poder usar uma versão web da aplicação
Baseado no valor
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Pricing Models
Customer Lifetime Value (Fremium)
• Clientes novos (pagantes) – 500k
• 2.000.000€ receita
• Receita p/cliente – 4€
• Taxa atrito = 1
• CLV = 4€ * (1/1) = 4€
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Pricing Models
Customer Lifetime Value (Subscrição mensal)
• Clientes novos (pagantes) – 20k
• 2.000.000€ receita
• Receita p/cliente – 100€ (8,33€/mês)
• Taxa atrito = 50%
• CLV = 100€ * (1/0.5) = 200€
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Pricing Models
Customer Acquisition Cost
(Subscrição mensal)
• 2 programadores
• Ordenado bruto 2000€ x 14meses x 2 = 56000€
• Licenças, hosting, burocracias – 5000€
• Marketing – 5000€
• CAC = 66.000€/20k clientes = 3,30€
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www.fabricadestartups.com Copyright Fábrica de Startups, S.A.
Formulário de Hipótese
Componente:Receitas Código: RS01
Hipotese Acreditamos que os utilizadores irão preferir publicidade invés de terem de pagar pela aplicação
Teste Fazer um “state-of-the-art” geral das aplicações Play/App Store/Web apps. Verificar particularmente:• Play Store / App Store – pricing• Preço médio aplicações time management• Existência de publicidade, aceitação da mesma
Validação A/B testing nos modelos de receitas
Resultado(preliminar)
• Play Store gratuitas, com publicidade• App Store pagas, certificação de qualidade superior (Apple)• Pessoas dizem preferir publicidade nos surveys, mas acham-na
incomodativa e acabam por deixar a app de lado• Conclusão: Play Store boa para testar MVP (sem ads), produto
completamente funcional terá mais sucesso comercial AppStore
Formulário de HipóteseModelo Versão
MVP – Android version
• Possibilita inserções automaticas Google
Calendar
• Fornece recomendações sobre alocação de
tarefas a blocos de tempo
• Questiona utilizador sobre tempo despendido
nas tarefas
• Fornece relatórios sobre tempo gasto/actividade
• Valores por defeito (ex: working hours = 8)
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Quadro de Validação de Hipóteses
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Hipóteses porValidar
CH02 acreditamos que a mobile sotre será o maior canl de venda da app
Hipóteses comMaior Risco
Hipóteses em Teste
VP02
Hipóteses Validadas VP04
CS01 Acreditamos que é viável considerar-se, no mesmo segmento, os empreendedores em questão de organização tempo
RS01 Acreditamos que os utilizadores irão preferir publicidade invés de terem de pagar pela aplicação
VP01 VP01 CS01
VP01 Acreditamos que os utilizadores irão seguir as recomendações para a alocação de tempo
KA01 Acreditamos que outros atributos gerais que as apps de gestão de tempo fornecem são de factos necessárias
VP02 RS01 VP03
VP02 Acreditamos que os utilizadores irão ao final do dia/semana informar se usaram as recomendações
KA02 Acreditamos que Marketing na fase inicial deve ser feito mesmo sem ter o MVP desenvolvido
VP03 Hipóteses Invalidadas
VP03 Acreditamos que os utilizadores irão seguir os relatórios de tempo gasto para melhorar a sua produtividade
CR01 Acreditamos que as relações serão automatizadas CR01
CH01 Acreditamos que uma aplicação móvel consegue oferecer todos os serviços, não existe necessidade para plataforma web
VP04 Acreditamos que um problema das aplicações é que as to-do lists não interagem dinamicamente com o calendário/agenda
CR02 Acreditamos que as relações serão principalmente transacionais e de aquisição
Métricas
Métricas S2 S3 S4 S5 S6 S7 S8
Hipóteses Testadas 3 3 3 3
Entrevistas 7 13 14 3
Respostas a Sondagens 15 20 20 0
Hipóteses Validadas - - 3 1
Hipóteses Invalidadas - 1 - -
Pivots Realizados - - 1 -
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