domingo 09/12/2012

Post on 29-Feb-2016

235 Views

Category:

Documents

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

DESCRIPTION

Ediçao 413293

TRANSCRIPT

DIRETOR DE REDAÇÃO: JACKSON RANGEL VIEIRA CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM, ES - R$1,00

FOLHA DO ES OPINATIVO - ANALÍTICO - INVESTIGATIVO WWW.FOLHADOES.COM OPINATIVO - ANALÍTICO - INVESTIGATIVO

DOMINGO, 09 DE DEZEMBRO DE 2012ANO XV - N° 413293

Editoras e escritores de Cachoeiro de Ita-pemirim-ES prepa-ram um evento em janeiro para divul-gar seus trabalhos e também comemorar o centenário de nas-cimento do cronista Rubem Braga.Pág 06

Um dos pontos tu-rísticos mais visita-dos pelos capixabas e turistas de outros estados abriu ontem a sua tradicional programação “Ma-gia nas Montanhas Capixabas”. É o mu-nicípio de Domin-gos Martins-ES.Pág 07

Natal na região Serrana

Produção em debate

JR Celebrity

Pag. 09

Kris Humphries anda causando muita dor de cabeça à Kim Kardashian e a socialite anda perdendo muita noite de sono.

Chances para Brasília

Pag. 15

A Agência Nacional de Vigilância Sani-tária (Anvisa) vai abrir concurso pú-blico para preencher 165 vagas.Pág 11

Antidepressivos po-dem ajudar no pro-cesso de recuperação dos pacientes que so-freram derrames.Pág 12

Em Cachoeiro de Itapemirim-ES, uma das ruas no en-torno do Hospital Evangélico terá seu fl uxo de veículos em sistema de mão única a partir desta segunda-feira (10). Pág 13

Remédio de dupla ação

Trânsito muda amanhã

Polícia

Câmara criticada pelo cachoeirenseEnquete realizada pela Folha do ES mostrou a reprovação nas ruas Pág 05

O Legislativo contabiliza 167 servidores entre efetivos e concursados

Duas pessoas que estava pilo-tando motoci-cletas morreram na madruga-da de ontem. Uma delas foi na ES 164, já na chegada de Cachoeiro-ES.

02 Folha do E. SantoDomingo, 09 de Dezembro de 2012 www.folhadoes.com

Feliz o homem que encontrou a sabedoria, o homem que al-cançou o enten-dimento! Pro-vérbios 3,13 // Divulgação de salários de fun-cionários da Câ-mara deixou a população es-tarrecida // É o marajanato aqui ao nosso lado // Com o dinhei-ro do contribuinte // Verea-dores eleitos pela primei-ra vez vão botar "a boca no trombone”// Se Fassa-rela não agir logo um ou-tro edil poderá tomar-lhe a paternidade da "revita-lização do córrego do Pa-raiso // Artigo de Jackson Rangel alertando do mal em assistir a novela “ Sal-ve Jorge" fazendo muitas famílias trocar de canal // Chega de baixaria e imo-ralidade // Na próxima festa de Burarama Neuza Sa-badine será homenagea-da como vereadora // Eles acham isso // Situação do Secretário de Seguran-ça Henrique Herkenhoff é considerada delicada // Mé-dico do Centro de Saú-de e do CRE reclamando da desorganização exis-tente // Os pacientes estão órfãos // Presidente do Tri-bunal de Contas do ES acusando prefeitos capi-xabas de "amadorismo" // Mas ganhando salários de profi ssionais // As Consulto-riase as empreiteiras apro-veitam e faturam alto // Ecologistas e ambientalis-tas vão cobrar do Prefei-to até em passeata pela indicação de um profi ssio-nal idealista e do ramo // Chegade improvisações // Entulho jogado na late-ral do Centro de Saúde é constrangedor // Vale lem-brar que duas árvores fru-tíferas plantadas por Dou-tor Bolivar de Abreu foram cortadas // Em Londres ve-readores não são remune-rados // Será que a Rainha está errada?// Vice-Prefeito Jose Braz no crepúsculo do poder // Poderá voltar a planície e enfrentar fi la no Banco // Que brilhem como o sol nascente aqueles que amam o Senhor Juízes 5, 31 // Até a próxima // A.W.

Desfolhando

Para a Igreja Presbiteria-na do Brasil, o segundo do-mingo de dezembro é o “Dia da Bíblia”. Foi criado em 1549 na Grã Bretanha pelo Bispo CRANMER. No Brasil a data começou a ser comemorada a partir de 1850. A primeira manifestação pública aconte-ceu quando foi fundada a SO-CIEDADE BÍBLICA DO BRA-SIL (SBB) a 10 DE JUNHO DE 1948.

Tal evento aconteceu jun-to ao Monumento Ipiranga em São Paulo. Posteriormente a Lei Federal nº 10.335 instituiu a Celebração do Dia da Bíblia em todo o território nacional.

O TEMA é :“SEMEANDO A PALAVRA QUE TRANSFORMA VIDAS”.

É da maior importância va-lorizarmos a Palavra de Deus, pois os milagres de transfor-mações de vidas acontecem

ainda hoje quando pessoas vi-ciadas, no fundo do poço, co-meçam lendo a Palavra e suas vidas são transformadas da água para o vinho. Vidas são mudadas pelo poder do Espíri-to Santo de Deus que se utiliza da Palavra para penetrar nas mentes e nos corações mudan-do-os radicalmente. Eu creio que Deus pode transformar pela sua palavra um Fernan-dinho Beira-Mar, um Marcola e tantos outros em verdadei-ros cristãos sendo bênção para o Brasil e para o mundo. A Bí-blia é lâmpada que ilumina e luz que clareia os nossos cami-nhos. É lei perfeita e restaura a alma. Oremos pela conver-são de tantas pessoas que es-tão na sendo dos maus cami-nhos, caminhos sem volta. Deus nos abençoe!

Rev. Dr. Caruso Godinho – Capelão doH.E.C.I.

Editorial

“Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para os meus caminhos”. Salmo 119:105

folhaes@yahoo.com.br

DIA DA BÍBLIAcapelania@heci.com.br

EDUCAÇÃO E SEGURANÇALuiz Carlos Amorim

Artigo

Explorando os bairros e as ruas de Lisboa, descu-bro sempre mais singula-ridades, mais diferenças que me chamam a atenção e me encantam. São cos-tumes diferentes, palavras novas, palavras conheci-das com sentidos diferen-tes, mas também encon-tro similitudes – palavra bonita, essa, como diria o Pierre Aderne, nosso an-fitrião, o cantor-composi-tor-poeta, brasileiro/por-tuguês, que na verdade é francês de nascimento - ou semelhanças, ou sin-

gularidades, como quei-ram.

No Brasil, a educação está comprometida não só por isso: além das sa-las com número excessivo de alunos, o salário é bai-xo, as escolas estão mal equipadas e a sua manu-tenção é precária. As mo-dificações no ensino fun-damental e médio, feitas pelos últimos dois go-vernos, sucatearam ainda mais a educação, ao invés de melhorá-la.

Assim como a redução das treze ou mais matérias em apenas quatro “áreas” – o que na verdade signi-fica redução do conteúdo programático, para pare-cer que o ensino público está dando conta do reca-do, para parecer que está tudo bem, quando na ver-dade estão legalizando a derrocada da educação das nossas crianças e jo-vens. O que vai ref letir no ensino superior, que for-mará profissionais cada vez menos preparados.

Ao ler a denúncia, lem-brei de um caso recen-te acontecido em Floria-nópolis, que ilustra bem esse tipo de coisa: a gen-te é vigiado, mas quando essa vigilância pode nos ser benéfica, nada acon-tece.

Até que ponto precisa-mos de toda essa expo-sição, essa vigilância, se quando precisamos ela não reverte em nosso be-nefício? Há outro caso de roubo de documentos em um restaurante, mas as câmeras no lugar onde aconteceu o roubo e dos lugares onde os ladrões compraram também não serviram para nada, pois ou as imagens não foram cedidas, ou a polícia não as usou para prender os culpados.

Charge

Espaço Bíblico

Até que ponto preci-samos de toda essa exposição, essa vi-gilância, se quan-do precisamos ela não reverte em nos-so benefício?

Rev. Dr. Caruso Godinho Capelão do H.E.C.I.

Facultativo sensatoA discussão é mais an-

tiga do que a pergun-ta: quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha, mas sempre ganha nova rou-pagem às vésperas das eleições. É o voto obriga-tório que passa longe da unanimidade. Aliás, mui-to pelo contrário, a ques-tão ganha força de fu-

racão com os escândalos envolvendo políticos – na maioria das vezes passam de 90% dos envolvidos -, nas “maracutaias” da ter-ra brasilis.

Uma pesquisa realizada pelo Ibope, em várias ca-pitais e cidades brasilei-ras, mostra o quanto de-siludido está o eleitor com

o quadro político apre-sentado e os seus ante-cessores. Os números não deixam dúvidas: mais de 50% não iriam até os lo-cais de votação no dia 7 de outubro se o voto não fosse obrigatório.

Por mais que se renove, a política brasileira preci-sa passar por uma depu-

ração completa para que o cidadão tenha o senti-mento de dever cumpri-do e o direito garantido para eleger determinado candidato. Por enquan-to o que resta é seguir a máxima da democra-cia: votar sempre, mesmo que seja apenas no menos pior. Uma pena.

03Folha do E. SantoDomingo, 09 de Dezembro de 2012www.folhadoes.com

palanqueJackson Rangel - Jornalistawww.jacksonrangelvieira.com

Uma proposta de emenda constitucional apresentada pelo senador Cyro Miranda (PSDB) acaba com o salário de vereadores de cidades com até 50 mil habitantes. A nova lei atingiria 67 das 78 cidades capixabas e só 11 escapariam: Vila Velha, Serra, Cariacica, Vitória, Cachoeiro de Itapemirim, Linhares, Colatina, São Mateus, Guarapari, Aracruz e Viana.

Salários na Câmara de Cachoeiro dando o que falar / É a bola da vez / Presidente Lula se enrolando em várias esferas / Mensalão chegando ao final / Réus, somados, com mais de 200 anos de pena / Rio de Janeiro e Espírito Santo saíram do sufoco com o veto sobre mudanças na distribuição dos royalties / Câmaras e Prefeituras mudando em 2013

JULGANDOO Supremo Tribunal Federal, que está prestesa concluir o julgamento do mensalão, tem como nova marca um novo ritmo para as cerca de 500 ações penais contra parlamentares e começa a mudar a cultura do foro privilegiado. A condenação de seis parlamentares em 2010 e 2011 deu início à mudança do histórico de impunidade que envolvia o julgamento de inquéritos e ações penais.

INVESTIGAÇÃOO promotor eleitoral de Muniz Freire, Elion Vargas, entrou com uma ação de investigação judicial eleitoral na qual pede a anulação dos votos obtidos pelo prefeito eleito da cidade, Paulinho Mignone (PSB), e o segundo colocado na disputa, Gesi Antônio Júnior (PV), o Dito, por abuso de poder econômico, compra de votos e propaganda irregular no dia das eleições.

GRATUITAMENTE

CAULES

*Jackson Rangel Vieira é evangelista, diretor do Ministério IDE

Por Jackson Rangel Vieira

A experiência de um menor servo, vivendo e andando em espírito, será a de um solitário dentro do sistema humano, aos olhos naturais, pois a loucura da cruz o remete a um silêncio ensurdecedor, com resposta no tempo de Deus, cujo relógio funciona de modo inverso ao sentido biológico da humanidade, do nascer ao poente do sol. Um dia como mil anos e dois dias pode, então, ser dois mil, e viceversa.

Com o silêncio de Deus a gente quase enlouquece, pois parece, em princípio, como o deus baal, no tempo de Elias, em que não responde às petições ante o desespero, quase em alto f lagelo. Nesse silêncio, a oração do justo o leva ao desespero a ponto de discutir sem fé sobre as promessas do Criador.

Jesus Cristo prometeu dar ao que pedir. Mas, poderia ser ainda mais claro se a resposta não leva em conta o relógio de pulso que sincroniza com o tempo dessa estação em detrimento do tempo da dimensão celestial, da nova terra e novo céu. Aquietaivos que eu sou Deus. Esta é a resposta.

Numa experiência impar, não sabendo, pela demora, se era vontade ou permissão de Deus, busquei dias, que pareceu anos, sem encontrar e nem receber. E quando não esperava, ele falou. O silêncio se dissipou e a resposta das petições com ações de graças encheram o coração de unção.

Amado, na angústia é que o Senhor demora e silencia, pois o pecado que habita também nos f ilhos nos faz merecer a correção para aprimoramento da santidade. Do contrário, desonraríamos a Ele a pretexto do imediatismo, como se não fosse preciso empreender esforço para disputar Sua presença.

Deus responde no silêncio. Deus responde quando nem se pergunta. Também isto é curioso, como que uma revelação da Palavra direta para o centro do coração daqueles que lhe serve. O Consolador, com seus gemidos inexprimíveis, antecede ao lance de sua vida e refrigera a alma no inesperado.

Quem evangeliza encontra pessoas com todas as carências, sem compreender a pessoa de Deus, ainda que sejamos à sua imagem e semelhança. A palavra de conforto ante a pressa da vida, para quem ainda tem escamas nos olhos como qualquer ser humano longe da graça, é derrotar o deus deste mundo que cega os homens.

Na apresentação do Plano de Salvação, resumido em João 3:16, encontrase o estilo de vida que elimina a necessidade do relógio utilitário e lhe obriga a f icar à sombra da cruz, vivendo o hoje como se nunca houvesse existido o passado e muito menos perspectiva de futuro. Só o agora! O instante de Deus!

Deus em silêncio, responde!

04 Folha do E. SantoDomingo, 09 de Dezembro de 2012 www.folhadoes.com

Newton Braga RETROFITPOLÍTICO

Já é impossível conviver com o universo polí-tico brasileiro que nos cerca. Ele está ultrapas-sado, detonado e merece ser deletado. Nos-sos indigníssimos representantes são limitados. Ignorantes à enésima potência. Pior: eleitos e eleitores parecem satisfeitos com essa circuns-crição apequenada e rasteira. Já dizia Goethe: “Satisfazer-se com as limitações é miserável”.

Em pleno século 21, a corrupção hedionda

promovida pela famigerada indústria da seca no Nordeste rende matérias de capa em gran-des jornais, mostrando que o coronelismo ain-da vige em boa parte do país, convencendo mi-lhares de ignorantes que até a água que lhes é fornecida à conta-gotas não passa de uma be-nesse, um favor, um ato de solidariedade de prefeitos, vereadores, deputados e governado-res sensíveis à tragédia climática.

Ninguém faz questão de dizer que aquela água é um direito dos cidadãos e um dever do Estado, previsto de forma inalienável na Consti-tuição Federal. Ninguém os esclarece que a fal-ta d’água não é apenas um desígnio do tempo e da geografia, mas um reflexo patente de rei-terada roubalheira e ausência de investimentos sérios na região.

Nesse mesmo século 21, a maravilha da in-

teratividade também serve à pilantragem po-lítica. Um sagaz cinegrafista do SBT conseguiu flagrar o deputado petista Cândido Vaccare-zza (ex-líder do governo Dilma Rousseff na Câ-mara) atentando contra o decoro, a democra-cia e até contra a gramática, em mal traçadas linhas trocadas por SMS com governador pee-medebista Sérgio Cabral, garantindo que o PT irá blindá-lo no lamaçal da CPMI do Cachoeira. “Você é nosso e nós é teu [sic]”, afiançou Vacca-rezza ao mandatário do Rio de Janeiro, atolado até os lenços da cabeça nas cataratas de cor-rupção do bicheiro e da empreiteira Delta.

Não há nação que se sustente com dignida-

de com tanta bandalheira, hipocrisia e ladroa-gem. Nossos pilares estão rachados, prestes a desabar. Com urgência, precisamos de um re-trofit. Em engenharia e arquitetura, esse termo define a modernização em larga escala de imó-veis antigos, renovando por completo suas es-truturas e preservando apenas suas qualidades. Em amplo aspecto é premente um retrofit po-lítico no Brasil, para o bem da democracia e da profilaxia.

HELDER CALDEIRA ESCRITOR

PRÉ REVEILLONA Gredy's apresen-ta no dia 29 de de-zembro, sábado a partir das 23h. A banda Macucos ao vivo.O Macucos já se apresentou nas principais casas de shows do país.Depois de ganhar o prêmio de melhor banda de reggae 2004 e 2005 e de melhor show 2004 pela Rádio Cidade FM 97,7, e de ser eleita a 2ª mais po-pular so Estado.

REVEILLON 2013O reveillon geredy's é um dos mais tradicionais do litoral do Esta-do do ES, você vai curtir 5 bandas, 3 Djs com mais de 7 horas de mui-to pop-rock, reg-gae, sertanejo uni-versitário, samba, pagode e músia eletrônica, show pirotécnico, espaço gourmet com bu-ffet completo, be-bidas liberadas a noite toda e café da manhã.

BAILESábado dia 15 de dezembro, às 22h, no Espaço Rio Show - Antigo Ca-cique, acontece a Conexão Mandela Digital 3, o último baile da Rio Show!MC Carrasco, Far-ra MC, MC RP, MC Rodrigo e MC VOVÔ.Dj Taigo Rezende, Dj Leozinho Mix, Dj zinho e Dj fo-guinho. Maiores in-formações: www.raiomandeladigital.blogspot.com.br

THAEME & THIAGOAcontece no dia 13 de dezembro, quinta-feira, no Atalanta em Castelo-ES.A dupla de sucesso nacional, e marca presença com um super show.Thaeme & Thiago - MODA DE VIOLA SUPER ESPECIAL.Classificação 14 anos, RG obrigatório.Em breve maiores informações.

05Folha do E. Santowww.folhadoes.com

notaTom

e

Oficina para comércioOs empreendedores de Cachoeiro-ES têm ótima oportunidade de capa-citação na semana que vem. De amanhã até a sexta-feira (14), serão re-alizadas no município ofi-cinas gratuitas de curta duração com foco em ges-tão, planejamento, contro-les financeiros e técnicas de venda.Oferecidas pelo projeto “EI Total”, as ofici-nas serão ministradas das 18h às 22h, na escola mu-nicipal Oswaldo Macha-do, no bairro Baiminas.

EncontroProerdCom o objetivo de plane-jar ações futuras e ava-liar as atividades do Pro-grama Educacional de Prevenção às Drogas (Proerd), realizado por po-liciais militares nas diversas unidades escolares do Es-tado, a Diretoria de Direi-tos Humanos e a Polícia In-terativa da Polícia Militar realizam amanhã,às 9 ho-ras, o II encontro Estadual dos Instrutores do Proerd. Durante o encontro serão também realizadas ofi-cinas de debates e me-tas entre os instrutores do programa.

AssistênciasocialAmanhã acontece em Cachoeiro o Seminário Participativo de Apre-sentação do Plano Mu-nicipal de Assistência Social 2013-2017. O evento tem como obje-tivo apresentar à socie-dade as diretrizes tra-çadas como meta a serem implantadas em cinco anos na área de assistência social no mu-nicípio. O seminário co-meça às 9h, no auditório do Centro Universitário São Camilo.

A divulgação, com exclusi-vidade, da lista de ser-vidores efetivos e co-missionadosda Câmara Municipal de Cachoeiro-

-ES pelo por tal de notícias da folhado-es.com.,causou espanto e crítica dos ca-choeirenses. Com um quadro de pessoal totalmente fora da realidade sobre as atr ibuições de cada funcionário, o Legis-lativo chega marca de 167 pessoas na fo-lha de pagamento.

Apenas com os 56 efetivados em con-curso público, a Câmara vai gastar cerca de R$ 500 mil neste f inal de ano – con-tando os encargos relat ivos ao 13º e fé-r ias. Entre os benef iciár ios desse volu-me estão cinco servidores com salár ios super iores ao Chefe do Executivo Muni-cipal: Hélio Grechi Rosa - R$ 23.034,49, contador; Ângela de Paula Barbosa - R$ 21.079,79, procuradora; Gusta-

vo Moulin Costa - R$ 18.068,39, pro-curador; Celia Regina de Oliveira - R$ 16.863,83, jornalista e Anivaldo de Sou-za - R$ 16.060,68, administ rador.

Após a divulgação dos supersalár ios de funcionár ios da Câmara que recebem mais do que o própr io prefeito, nossa repor tagem foi às ruas para uma rápi-da enquete junto ao cachoeirense. "Acho er rado e injusto. Os funcionár ios estão ganhando muito.”, disse o cinegraf ista Samuel Mar tins Braz. A cozinheira Cé-lia Pedrone foi enfática “Eles estão t i-rando mesmo dos nossos impostos!”.

"Não acho cer to. Isso é er rado e in-justo.", af irmou Carolaine Fer reira, es-tudante. Outras pessoas, que não quise-ram se identif icar, também exprimiram sua indignação quanto ao salár io alto, alegando ser um absurdo e imoral.

Leia mais notícias no portal folhadoes.com

CÂMARACRITICADANAS RUAS

Apenas com os 56 efetivados em concurso público, a Câma-ra vai gastar cerca de R$ 500

mil neste final de ano.

Da RedaçãoA reportagem da Folha do ES foi às ruas para ouvir a opinião do cachoeirense sobre a situação na Câmara de Vereadores

Samuel Martins Braz - cinegrafistaCélia Pedrone - cozinheira Carolaine Ferreira - estudante

06 Folha do E. SantoDomingo, 09 de Dezembro de 2012 www.folhadoes.com

notaTom

e

O preço dacestaA cesta básica da clas-se média capixaba che-gou a R$ 1.103,72 em novembro, o maiorva-lor médio calculado des-de a criação do índice em fevereiro de 2007. A alta no mês foi de 0,58%. Os principais vi-lões de novembro foram leite e derivados.O cus-to médio da cesta pes-quisada em novembro representou uma eleva-ção de R$ 6,41 em rela-ção ao mês de outubro que teve registro de R$ 1.097,31 no custo.

SejusqualificaEntre a segunda quin-zena de novembro e dezembro de 2012, o Senar ofertou a quali-ficação para 480 de-tentos nos cursos de ‘Vi-veirista de Plantas e Flores’ e ‘Horticultura’. Ao todo serão 24 tur-mas distribuídas entre 13 unidades peniten-ciárias. Em três delas, as Penitenciárias Esta-dual de Vila Velha II e III (PEVV II e PEVV III) e Penitenciária Regional de Barra de São Fran-cisco (PRBSF) as aulas já foram iniciadas.

Luzes doNatalEm Cachoeiro-ES cen-tenas de metros de mangueiras lumino-sas (compostas por mi-crolâmpadas) serão usados na decoração. Vão envolver as palmei-ras e realçar o contor-no do quase centená-rio edifício Bernardino Monteiro, sede do go-verno municipal. A ini-ciativa é uma parceria entre a prefeitura e a Samarco Mineração.

Editoras e escritores de Cacho-eiro de Itapemirim-ES prepa-ram um evento em janeiro para divulgar seus trabalhos e tam-bém comemorar o centenário

de nascimento do cronista Rubem Braga. O local, ainda a ser definido, vai abrigar uma feira de livros, onde a população terá conta-to direto com os autores por meio de deba-tes, bate-papo e conversas informais.

Cachoeiro de Itapemirim-ES é um celei-ro de escritores e, no entanto, ainda faltam apoio e incentivo com objetivo de divul-guem suas obras e criarem novos hábi-tos na cultura sul capixaba, o de valoriza-ção dos artistas locais.Durante a IV Bienal Rubem Braga, a escritora Isaura Theodoro lançou a biografia do cantor e compositor “Arnoldo Silva”.

Recentemente, dois livros de crônicas foram lançados, um da escritora Marilene

Depes (Falando Francamente 2) e do jorna-lista Roney Moraes (Sem Mais Palavras).Em novembro, o escritor Evandro Morei-ra lançou a biografia de Raul Sampaio em solenidade na Academia Espírito-santense de Letras.

No próximo dia 12, outros três títulos se-rão lançados: ““ Bernardo Horta de Araú-jo e a Política de Cachoeiro de Itapemi-rim", de Adilson Silva Santos; "Pedaços de Mim", do acadêmico Marcelo Grillo e “O Jornalismo Literário de Rubem Braga na Guerra”, de Rondinelli Tomazelli e Clau-dia Sabadini.

Portanto, Cachoeiro é, proporcionalmente, a cidade que mais produz livros em todo o país e, este, além do incentivo para criar no-vos escritores, é o grande objetivo do proje-to que se inicia já no primeiro mês de 2013.

Leia mais notícias no portal folhadoes.com

PRODUÇÃOLITERÁRIAEM DEBATE

Cachoeiro de Itapemirim--ES é um celeiro de escrito-res e, no entanto, ainda fal-

tam apoio e incentivo

Da RedaçãoO evento, em janeiro, para divulgar os trabalhos também vai comemorar o centenário de nascimento de Rubem Braga.

07Folha do E. SantoDomingo, 09 de Dezembro de 2012www.folhadoes.com

notaTom

e

EscolasconectadasAs escolas municipais de Cachoeiro de Itapemi-rim passam a usar, ofi-cialmente, um novo sof-tware que vai permitir um melhor gerenciamento dos recursos e dados de cada uma das 91 unida-des de ensino. A novida-de só será possível graças à implantação do Siste-ma Escol@r, desenvolvido pela Dataci especialmen-te para atender à rede municipal de educação.

IndústriarecuperaA atividade industrial está em recuperação, embora de forma len-ta, de acordo com a Confederação Nacio-nal da Indústria (CNI), que divulgou hoje a pesquisa Indicadores Industriais. De acordo com a CNI, o fatura-mento e as horas tra-balhadas indicam essa recuperação, enquan-to a capacidade ins-talada e o emprego apontam que houve queda na maioria dos setores.

Automotivo em altaO setor de automóveis deve fechar o ano com crescimento de 4,9% nas vendas e queda de 1,5% na produção, de acordo com esti-mativa apresentada pela Associação Na-cional dos Fabrican-tes de Veículos Auto-motores. De acordo com balanço mensal da entidade, a ven-da de veículos novos caiu 8,7% em novem-bro, na comparação com outubro, ao pas-sar de 341.644 unida-des para 311.722.

U m dos pontos tur íst icos mais visitados pelos ca-pixabas e tur istas de ou-t ros estados abr iu ontem a sua t radicional progra-

mação “Magia nas Montanhas Capixa-bas”. É o município de Domingos Mar-t ins-ES que apresenta um espetáculo de luzes, cores, magia e beleza para at rair ainda mais os tur istas para a região das montanhas capixabas neste per íodo de festas de f im de ano.

Com uma vasta programação cultu-ral, o evento oferece aos visitantes pe-ças teat rais, cantatas, corais, recitais e danças, que poderão ser confer idos até o dia 06 de janeiro de 2013. A 16ª edi-ção do Brilho de Natal será iluminada por 500 mil lâmpadas e o destaque, mais

uma vez, f ica para a Vila do Papai Noel, com show pirotécnico no coreto.

Hoje haverá comemoração of icial do Dia do Evangélico Mar tinense e amanhã (9) tem apresentação do Grupo de Dan-ça FrölichKinder.

Réveil lonA par tir das 21 horas do dia 31 de de-

zembro, a chegada de 2013 será cele-brada em Domingos Mar tins com mui-ta música, seguida da apresentação da Banda For ró Agitação no palco pr inci-pal, localizado na Avenida Presidente Vargas. À meia-noite haverá show piro-técnico e, em seguida, apresentação da Banda Sambanejo.

Leia mais notícias no portal folhadoes.com

NATAL NAREGIÃOSERRANA

Com uma vasta programação cultural, o evento oferece aos visitantes peças teatrais, can-tatas, corais, recitais e danças

Da RedaçãoA cantata de Natal é uma das grandes atrações do município serrano sul de Domingos Martins e acontece várias vezes

08 Folha do E. SantoDomingo, 09 de Dezembro de 2012 www.folhadoes.com

Vitrine e s t a t o d o m u n d o v ê

Novos investimentos da Foz já melhoram a vida de famílias.Primeiras obras do ciclo de R$ 65 milhões estão concluídas

O novo ciclo de investimentos da Foz em Cachoeiro já trouxe melhoria da quali-dade de vida para famílias de mais comunidades. No bairro Village da Luz, por exemplo, moradores da rua Átila Vivacqua agora têm serviço de esgotamento sanitário. A construção faz parte do programa da Foz que, deste ano até 2016, vai aplicar R$ 65 milhões no Município e teve mais detalhes apresentados ao prefeito CARLOS CASTEGLIONE, na última quinta-feira. Só neste ano, mais de 18 mil metros de novas redes de água e esgoto já foram construídas pela con-cessionária, tanto na área urbana, quanto na zona rural. Ao todo, 31 áreas de expansão urbana e localidades devem ser beneficiadas com os investimentos que, além de ampliar o número de imóveis atendidos pelos serviços da Foz, ain-da vão garantir que 95% desse novo total tenham serviço de esgotamento sa-nitário e 99% tenham abastecimento de água, promovendo saúde e bem estar.

NILTON PEREIRA, vencedor na categoria Motorista no PrêmioDestaque da Fetransportes. No click, com a gerente de Recur-sos Humanos do Grupo Flecha Branca, SABRINA CYPRIANO.

Bom dia especialO bom dia especial de hoje para o empresário LUCAS MENDONÇA e sua esposa

KÁTIA DUTRA, gente fina da Sul Outdoor Mídia Exterior.

O empresárioJERSÍLIOCYPRIANO,a gerentede RecursosHumanos,SABRINA CYPRIANOe o diretorLUCIANOCARLETTE,do GrupoFlecha Branca.

Este ano, mais uma vez, a Viação Flecha Branca pode comemo-rar, pelo quinto ano consecutivo, a conquista do 1º lugar na ca-tegoria Motorista. O vencedor foi o profissional NILTON PE-REIRA, que trabalha na empresa há 18 anos e iniciou como co-brador. NILTON desbancou motoristas experientes de grandes empresas e faturou um notebook, além de um certificado e um belo troféu. Parabéns a Viação Flecha Branca por mais esta con-quista, fruto de muito trabalho e que orgulha o nosso município.

Prêmio Destaque - Trabalhador do Transporte

28 3511-2029

Foto

: As

sess

oria

de

Com

unic

ação

/Gru

po F

lech

a Br

anca

Flecha Branca vence o Prêmio Destaque da Fetransportes e é pentacampeã!

MAYARA DESSAUNE, EDILANE GOULARTE, a gerente deRecursos Humanos do Grupo Flecha Branca, SABRINA CYPRI-ANO e THIAGO VANINI comemoraram o Prêmio Destaque.

Foto: Assessoria de Comunicação/Grupo Flecha Branca

Curso para Gestante do Hospital Evangélico de Cachoeiro - HECINo próximo dia 17, a partir das 10 horas, no auditório do HECI, localizado no 5° andar, acontece o Curso para Gestante, com o tema Cuidados com o Recém Nas-cido, ministrado pelo enfermeiro INGLYTT FRANCO. Público alvo: gestante e seus acompanhantes, profissionais da saúde e estudantes. Observação: entre-ga de certificado ao final do curso (a cada três participações). Inscrições no Ban-co de Leite Humano do HECI ou pelos telefones 28 3521-7645 / 28 3526-6166.

Foto: Assessoria de Comunicação/Grupo Flecha Branca

Emerson Fittipaldi se casa em São Paulo

O bicampeão da F1 ofi cializou a união de 11 anos com a eco-nomista Rossana Fa-nucchi, na noite des-ta sexta-feira, dia 07/12, no Buffet Es-paço Contemporâneo, localizado no bairro do Brooklin Novo, em São Paulo.

JRC O L U N Aco luna j r@fo lhaes . com .b r

Paris não desgruda do namorado

Fetiche

Americana é presa após contar para o namorado que fez sexo com cães. O caso ocorreu em Lake Havasu City, no estado do Arizona. Brittany Ange-lique Sonnier disse que tinha fetiche por cães.

Depois de alguém tempo sem ser notícia pelo mundo afora, Paris Hilton voltou à

tona. Desta vez, a socialite foi fl agrada na praia de Miami Beach, na presença de al-guns amigos e do namorado River Viiperi.

Hit

Vídeo de Gandalf tocando gaita de fole em mono-ciclo vira hit. A apresentação foi feita por america-no conhecido como 'Unipipper'. O homem já fez ou-tros vídeos vestido de Darth Vader, Mario e Spock.

Coleção

Coleção com 1.950 bonecos de Star Wars vai a leilão por R$ 16,4 mil. A instituição decidiu vender miniaturas para comemorar publicação de livro. Feita desde 1978, coleção representa 85% das fi -guras de ação registradas.

Lápide

Lápide diz que tcheco morreu em 12 de de-zembro de 2012. O caso ocorreu na cidade de Jihlava. O túmulo traz a data como morte de Josef Kral.

Psy pede desculpas por ter feito protestos

Antônia Fontenelle fica 60% de seu dinheiro

No documento Marcos Paulo deixou para Fonte-nelle, sua última companheira e com quem viveu nos últimos 7 anos, 60% de seus investimentos e do que está depositado em sua conta corrente.

Kris Humphries anda causando muita dor de cabeça à Kim Kardashian e a

socialite anda perdendo muita noite de sono por conta do processo de divór-cio, que está longe de chegar ao fi m.

Jamie Foxx faz papel de vilãoJamie Foxx inter-pretará Electro, o vilão da segun-da parte da saga de O Espetacular Homem-Aranha, a cargo do diretor Marc Webb. Assim anunciou o próprio ator e cantor, esta semana.

"Sou periguete? Quero dedicar a próxima música a todas as periguetes do mundo".Madonna , antes de cantar "Like a Virgin" em sua apresentação no Rio de Janeiro.

O rapper sul-coreano Psy emitiu um comunica-do de desculpas nesta sexta (7) depois do sur-gimento de relatos de que ele protestou contra a presença militar dos EUA nos primeiros mo-mentos da Guerra do Iraque.

10 Folha do E. SantoDomingo, 09 de Dezembro de 2012 www.folhadoes.com

Vende-se um predio de 02 andares, om 02 quartos, sala, copa, cozinha e banheiro. No bairro Amaral, as-faltado e escritura-do. Valor R$ 100 mil à vista. Contato 9945-1811

Vendo àrea industrial de 27.253 m2, as mar-gens da rodovia ES

166, entrada Cacho-eiro-Castelo, passa-gem para o interior do Brasil. Totalmente le-galizado, escritura de compra e venda. Tem toda infraestrutura. Localizamento indus-trial. (21) 9944-4482 falar com Ricardo.

Aluga-se uma casa, com 3 quartos. Sendo um com suite, banhei-ro social, sala com va-randa, copa, cozinha,

duas áreas de servi-ço grande, uma des-pensa, garagem fe-chada para um carro. Rua: Marechal Mas-carenhas de Moraes, 07, Aptº 101, Bairro Santo Antônio. Valor R$ 1.200,00 à combi-nar. Contato: Josefina Tel.: (28) 9253-5331 / 3036-4771

Vende-se Loja de Ves-tidos de Noivas Com-pleto, damas e algu-

mas para madrinhas. Preço a combinar. Ho-rário para contato das 14h às 22h. Contanto: Olga (28) 3511-5047 / 9921-3908

Vende-se terreno no Vila Rica, rua Hum-berto grilo com 288 m². Escriturado, do-cumentação na PMCI em dia, todo liberado para construção. Muito bem localizado. Finan-ciável. Rhamon (28)

9 9 3 8 - 4 9 1 1 - 3 5 1 7 -8014

Vende-se Caminhone-te D-20, Ano 86, re-formada e emplaca-da, Valor R$ 26 mil. Tel.: (28) 9922-3986 / 9253-4390

ANUNCIE

TEl.: (28) 3521-8044

Na folhadoes

11Folha do E. SantoDomingo, 09 de Dezembro de 2012www.folhadoes.com

A Agência Nacional de Vigilân-cia Sanitária (Anvisa) vai abrir concurso público para preen-cher 165 vagas, distribuídas por cargos de níveis médio e supe-

rior. A autorização foi dada pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. O número de vagas liberadas, todas para Brasília (DF), foi bem menor do que o pedida pelo órgão, que era de 247 chances.

Os salários iniciais são de R$ 10.019,20 para especialista; de R$ 7.285,87 para analista admi-nistrativo; de R$ 4.984,98 para técnico em re-

gulação e vigilância sanitária; e de R$ 4.760,18 para técnico administrativo. São 100 vagas para especialista em regulação e vigilância sanitária (nível superior), 20 para analista administrativo (nível superior), 35 para técnico em regulação e vigilância sanitária (nível médio) e 10 para téc-nico administrativo (nível médio).

O prazo para publicação do edital de aber-tura do concurso público será de até seis me-ses, contado a partir da data da publicação da portaria.

Leia mais notícias no portal folhadoes.com

CHANCES PARABRASÍLIA

O número de vagas liberadas, todas para Brasília (DF), foi bem menor

do que o pedida pelo órgão, que era de 247 chances.

Da Redação

O prazo para publicação do edital de abertura do concurso público será de até seis meses e as vagas serão para todo o país

notaTom

e

Ministério vai contratarO Ministério da Saúde já iniciou os preparativos para abertura de con-curso público que visa preencher 2,5 mil vagas. Serão chances para car-gos dos níveis médio/téc-nico e superior. Os preparativos continu-am no sentido de publi-car o documento o mais breve possível. O certa-me será elaborado pelo Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UnB).

Empregos em 2013Estados, municípios e o governo federal esti-mam abrir 80 mil va-gas em concursos públi-cos em 2013 para todo o país. As oportunida-des serão para todos os níveis educacionais. As chances mais chamativas serão as seleções para órgãos federais. Segun-do o Ministério do Pla-nejamento, a previsão é abrir 42.841 vagas.

Petróleo egásCom a confi rmação da construção de um Terminal de Gás Na-tural Liquefeito (GNL) em Barra do Riacho (Aracruz), a Petrobras atesta a vocação do Norte do Estado para receber investimen-tos da companhia na área de gás. Serão mais R$ 2,7 bilhões nessa obra e geração de 8 mil empregos na sua implantação.Um protocolo de in-tenções foi assinado, ontem, entre a presi-dente da Petrobras, Graça Foster, e o go-vernador do Estado, Renato Casagrande.

12 Folha do E. Santo www.folhadoes.com

notaTom

e

Enganando o cérebroA dica para reduzir o apetite é simples: acredi-te que a refeição é maior do que realmente é. Essa é a conclusão de um es-tudo da Universidade de Bristol, na Inglaterra. Os cientistas mostraram a centenas de homens e mulheres um tigela gran-de ou pequena de sopa. E os que pensavam ter comido bastante se dis-seram mais satisfeitos.

Óleo depeixePessoas que precisam pas-sar longos períodos deita-das geralmente enfrentam problemas com ulcera-ções, chamadas de esca-ras. Pois pesquisadores da Universidade de TelAviv descobriram que as fe-ridas podem ser reduzi-das em até 25% quando a dieta é enriquecida com óleo de peixe.Os ácidos graxos, ricos em ômega 3 e antioxidantes, seriam os responsáveis. As substâncias já ajudam a reduzir a pressão sanguí-nea e a inflamação da pele e das juntas, além de colaborar para a recupe-ração da saúde em geral.

Os males do açúcarIngerir açúcar demais é tão nocivo para a saúde quanto o abuso de ál-cool, afirmam três cien-tistas americanos, que defendem a adoção de restrições ao consu-mo, como as impostas às bebidas alcoólicas e ao tabaco. Para redu-zir o consumo, os cien-tistas propuseram ado-tar uma taxa para as bebidas e os alimentos que contenham açúcar agregado, em particu-lar a frutose.

Antidepressivos podem ajudar no processo de recuperação dos pacientes que sofreram derrames, diz uma nova pes-quisa. A droga pode atuar na

redução da incapacidade física, da depressão e da ansiedade no primeiro ano depois do aci-dente vascular cerebral (AVC), de acordo com o estudo publicado pela Cochrane Library.

O estudo ainda indica que a medicação aju-da no crescimento de novas células nervosas no cérebro e protege as que foram danifica-das pelo ataque. Pesquisadores da Universi-tyof Edinburgh examinaram 52 estudos foca-

dos em inibidores seletivos da reabsorção da serotonina.

O professor Gillian Mead, envolvido na pes-quisa, disse que os resultados da análise são extremamente promissores e que, por se tratar de antidepressivos, também ajudam os pacien-tes a serem mais ativos e isso traz benefícios de um modo geral.No entanto, os especialistas alertaram que ainda é cedo para que este tipo de medicação passe a ser prescrita nestes ca-sos, mas os resultados encorajam novos estu-dos e trazem perspectivas positivas.

Leia mais notícias no portal folhadoes.com

REMÉDIODE DUPLAATUAÇÃO

O estudo ainda indica que a medica-ção ajuda no crescimento de novas cé-lulas nervosas no cérebro e protege as

que foram danificadas pelo ataque

Da RedaçãoAntidepressivos podem ajudar no processo de recuperação dos pacientes que sofreram derrames

13Folha do E. SantoDomingo, 09 de Dezembro de 2012www.folhadoes.com

Em Cachoeiro de Itapemirim-ES, uma das ruas no entorno do Hospi-tal Evangélico terá seu fluxo de ve-ículos em sistema de mão única a partir desta segunda-feira (10). A

rua Manoel Braga Machado fica em uma das late-rais do prédio, no bairro Ferroviários, e é endereço ainda do estacionamento principal e de funerárias.

Agora, é fluxo único o trajeto para veículos que vêm do centro da cidade, como os que pas-sam pela região do Detran e precisam acessar o bairro Novo Parque e a entrada principal do hospital. A mudança tem como objetivo dimi-

nuir engarrafamentos e aumentar a segurança principalmente de pacientes e familiares.

Os veículos que trafegam pelo bairro Novo Par-que não podem mais descer pela Manoel Braga Machado. A opção nesses casos, incluindo para os veículos que saem do hospital com destino ao cen-tro, é descer pela rua paralela, a João Mota, para chegar à antiga Cruz Vermelha, por exemplo, sede da Secretaria Municipal de Saúde (Semus). Para as ambulâncias, será permitido entrar no estacio-namento e chegar à antiga Cruz Vermelha.

Leia mais notícias no portal folhadoes.com

TRÂNSITOMUDAAMANHÃ

Os veículos que trafegam pelo bairro Novo Parque não podem mais descer pela Manoel Braga

Machado.

Da Redação

A rua Manoel Braga Machado, na lateral do prédio, no bairro Ferroviários, passa a ter mão única a partir de hoje

notaTom

e

ReceitaliberaA partir de amanhã, os contribuintes que não caíram na malha fina em 2012 terão a con-sulta à restituição do Im-posto de Renda da Pes-soa Física liberada. A lista dos beneficiados pelo último lote de res-tituições do IRPF esta-rá aberta a partir das 9h na página da Recei-ta Federal na internet (www.receita.fazenda.gov.br). Quem não en-trar na relação é por-que ficou na malha fina.

Empregos em 2013Estados, municípios e o governo federal esti-mam abrir 80 mil va-gas em concursos públi-cos em 2013 para todo o país. As oportunida-des serão para todos os níveis educacionais. As chances mais chamativas serão as seleções para órgãos federais. Segun-do o Ministério do Pla-nejamento, a previsão é abrir 42.841 vagas.

EDITAL DE PROCLAMAFaço saber que pretendem contrair matrimônio, ELTON VIEIRA DANTAS, cobrador, filho de JOSÉ VIEIRA DANTAS NETO e de MARIA PEREIRA DANTAS e CAMILA CORREIA INDIO BRASIL, estudante, filha de RONALDO INDIO BRASIL e de SULAMITA MARTINS COR-REIA BRASIL. Sendo ele natural do estado de Alagoas, ela natural desde estado, ambos solteiros e residentes nesta cidade. Se alguém souber de algum impedimento, oponha-se na forma da Lei.

Cachoeiro de Itapemirim, ES, 03 de dezembro de 2012-12Jamile Valadão Missi

Registradora Civil e Notária.

PecuáriabovinaO Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistên-cia Técnica e Exten-são Rural, junto com parceiros, realizará amanhã, na Fazenda Experimental de Pa-cotuba, em Cachoeiro de Itapemirim, a ‘Co-memoração do 100º Curso de Pecuária Bo-vina’. O evento cele-bra a capacitação de mais de 1.200 pesso-as por meio de cursos.

14 Folha do E. SantoDomingo, 09 de Dezembro de 2012 www.folhadoes.com

Pesquisado Por Joaquim Neiva - jneivar@ig.com.brA Faixa de Gaza é um território palestino composto por uma estreita faixa de terra localizada na costa oriental do Mar Mediterrâneo, no Oriente Médio, que faz fronteira com o Egito no sudoeste (11 km) e com Israel no leste e no norte (51 km). O território tem 41 quilômetros de comprimento e apenas de 6 a 12 quilômetros de largura, com uma área total de 365 quilômetros quadrados. Tem uma das populações mais jovens do planeta, com 48,1% entre 0 e 14 anos. Por isso, quando Israel mata palestinos, na verdade, mata crianças palestinas... É interesse para os israelenses manter os conflitos armados que ocorrem entre Israel e os palestinos restritos à Faixa de Gaza... Quanto mais distante, melhor para eles.

FAIXA DE GAZAA HISTÓRIA DA FAIXA DE GAZADurante centenas de anos, o Império Oto-mano dominou Gaza, até que o território - junto com o restante da Palestina - pas-sou para o controle dos britânicos, no fi nal da Primeira Guerra Mundial (1914-1918).Durante a primeira Guerra árabe-israel-ense, que conduziu à criação do Estado de Israel, Gaza absorveu um quarto das cen-tenas de milhares dos refugiados palesti-nos expulsos das áreas que hoje fazem par-te de Israel.Israel ocupou a Faixa de Gaza, Jerusalém Oriental e a Cisjordânia durante a Guerra dos Seis Dias, em 1967. Desde então, pro-moveu o assentamento de centenas de mil-hares de judeus nos territórios ocupados. Em agosto de 2005, no entanto, o governo israelense, liderado por Ariel Sharon orde-nou remoção de toda presença permanente de Israel no território palestino de Gaza e de quatro colônias no norte da Cisjordânia.

O EPICENTRO DO CONFLITO IS-RAEL/PALESTINOSA população da Faixa de Gaza é de cerca de 1,7 milhões pessoas. Apesar da maior parte da população ter nascido na Faixa de Gaza, uma grande porcentagem se identifi -ca como refugiados palestinos, que fugiram para Gaza durante o êxodo palestino que ocorreu após a Guerra árabe-israelense de 1948. A população é predominantemente muçulmana sunita. Com uma taxa de cres-cimento anual de cerca de 3,2%, a Faixa de Gaza tem a sétima maior taxa de cresci-mento demográfi co do mundo, além de ser um dos territórios mais densamente povoa-dos do planeta. A área sofre uma escassez crônica de água e praticamente não tem in-dústrias. A infraestrutura é precária, e quase nada foi refeito após os bombardeios israel-enses de 2008-2009. A designação Faixa de Gaza deriva do nome da sua principal ci-dade, Gaza, cuja existência remonta à An-tiguidade.A Faixa de Gaza adquiriu suas fronteiras atuais com o fi m dos combates da guerra de 1948, confi rmado pelo Acordo de Ar-mistício entre Israel e Egito em 24 de fe-vereiro de 1949. O Artigo V do Acordo de-clarou que a linha de demarcação não era para se tornar uma fronteira internacional. Primeiramente, a Faixa de Gaza foi ofi cial-mente administrada por um governo com-pletamente palestino estabelecido pela Liga Árabe em setembro de 1948. A partir da dis-solução desse governo em 1959, a Faixa de Gaza tornou-se uma área diretamente admi-nistrada por um governador militar egípcio até 1967.Israel anexou e ocupou a Faixa de Gaza durante a Guerra dos Seis Dias, em 1967. Em conformidade com os Acordos de

Oslo, assinados em 1993, a Autoridade Palestina se tornou o órgão administrati-vo que governa os centros populaciona-is palestinos. Israel manteve o controle do espaço aéreo, das águas territoriais e das fronteiras, além da fronteira com o Egi-to. O governo israelense unilateralmente desocupou Gaza em 2005. Desde julho de 2007, depois das eleições parlamenta-res na Palestina em 2006 e da Batalha de Gaza, o Hamas tem controlado de fato a administração da área.Em 27 de dezembro de 2008, caças israel-enses F-16 lançaram uma série de ataques aéreos contra alvos em Gaza após o co-lapso de uma trégua temporária entre Isra-el e o Hamas. As Forças de Defesa de Is-rael disseram que o ministro da Defesa, Ehud Barak, a instruiu a se preparar para uma operação de seis meses antes do seu início, utilizando planejamento de lon-go prazo e de inteligência. Vários lugares que estavam sendo usados como depósi-tos de armas foram atingidos: delegacias de polícia, escolas, hospitais, mesquitas, armazéns da ONU, vários edifícios do gov-erno do Hamas e outras construções. Isra-el disse que o ataque foi uma resposta aos ataques de foguetes do Hamas ao sul de Israel, que totalizavam mais de 3.000 até 2008 e que se intensifi caram durante as se-manas que antecederam a operação. Equi-pes médicas palestinas afi rmaram que pelo menos 434 palestinos foram mortos e cer-ca de 2.800 fi caram feridos, sendo muitos civis e um número desconhecido de mem-bros do Hamas, nos primeiros cinco dias de ataques israelenses em Gaza. A FDI ne-gou que a maioria dos mortos fossem civis, fornecendo evidências de que o Hamas de-liberadamente escondia suas armas e com-batentes em "mesquitas, pátios de escolas e casas de civis" para deter um ataque e ex-

plorar as regras de combate de Israel. O governo israelense começou uma invasão terrestre da Faixa de Gaza em 3 de janeiro de 2009 e rejeitou muitos pedidos de cessar-fogo, até os dois lados declararem um ces-sar-fogo unilateral.Cerca de 1.100 e 1.400 palestinos e treze is-raelenses foram mortos durante os 22 dias de confl ito. Depois de Israel declarar o ces-sar-fogo, o Hamas prometeu continuar a batalha se as forças israelenses não deixas-sem a Faixa de Gaza.O confl ito danifi cou ou destruiu dezenas de milhares de casas, 15 dos 27 hospitais de Gaza e 43 de suas 110 unidades de cu-idados primários de saúde, 800 poços de água, 186 estufas e quase todos as suas 10 mil fazendas familiares; deixando 50.000 desabrigados, 400.000 a 500.000 sem água corrente, um milhão sem ele-tricidade e resultando em grave escas-sez de alimentos. Em fevereiro de 2009, a disponibilidade de alimentos voltou aos níveis pré-guerra, mas houve falta de produtos frescos devido aos danos sofri-dos pelo setor agrícola.Em 14 de novembro de 2012 as hostili-dades recomeçaram com o lançamento de centenas de mísseis pelo Hamas contra o sul de Israel durante quatro dias consecu-tivos e com o início da "Operação Colu-na de Nuvem", como resposta do gover-no israelense.

A FORÇA DA RELIGIÃO ISLÂMICAO islamismo é a religião de 99.8% da pop-ulação, que segue o ramo sunita do islã. Os outros 0.2% são adeptos do cristianis-mo, população que tende a diminuir. Nem todas as pessoas são muito religiosas, mas ultimamente Gaza como um todo está se tornando mais infl uenciada pela religião. Depois que o Hamas venceu as eleições

de 2006, assumindo efetivamente o pod-er em 2007, havia prometido não impor a religião aos habitantes de Gaza, mas vem forçando a adoção de preceitos religiosos pelos cidadãos. Advogadas, por exemp-lo, passaram a ser obrigadas a usar o hijab nos tribunais, para cobrir os cabelos. Ca-beleireiros do sexo masculino são proibi-dos de cortar os cabelos de mulheres.O número de cristãos na Faixa de Gaza é estimado entre 2.500 e 5.000, muitos deles idosos. A grande maioria é greco-ortodoxa, e há cerca de 300 católicos (rito latino). Em 1894, havia 196.500 cristãos árabes na Pal-estina (incluindo o atual Estado de Israel). De 13% da população, eles passaram a me-nos de 2% hoje.

QUEM CONTROLA A FAIXA DE GAZA?O controle da Autoridade Palestina: Os Acordos de Oslo defi niram a Autoridade Palestina como a autoridade administrati-va da Faixa de Gaza (exceto dos assenta-mentos israelenses e de áreas militares) em 1994. Depois da retirada israelense em 12 de setembro de 2005, a Autoridade Palesti-na tinha autoridade administrativa comple-ta na Faixa de Gaza.Controle do Hamas (2007-presente): Em 2006, o partido Hamas venceu as eleições parlamentares palestinas. Desde junho de 2007, o partido assumiu efetivamente o controle da Faixa de Gaza, após confron-to armado com o Fatah. O espaço aéreo e o acesso marítimo à Faixa de Gaza são at-ualmente controlados pelo Estado de Isra-el, que também ocupava militarmente o território entre junho de 1967 e agosto de 2005.O território da Faixa de Gaza é cercado por muralhas, tanto do lado egípcio quanto is-raelense. Em 2010, Israel anunciou a con-strução de uma barreira de mais de 100 quilômetros, ao longo da fronteira com o Egito, bloqueando metade da linha de sep-aração entre os dois países. "Esta é uma de-cisão estratégica para garantir o caráter ju-daico e democrático do Estado de Israel", declarou o premiê israelense, Benjamin Ne-tanyahu.Desde 2009, o governo egípcio também está construindo uma barreira subterrânea de aço, que deverá ter 11 km de extensão e chegar a uma profundidade de 18 met-ros, visando impedir que túneis clandesti-nos possam romper o isolamento da Faixa de Gaza. A fronteira entre o Egito e Israel tem 255 quilômetros, e as duas cercas pre-vistas vão cobrir quase a metade dessa ex-tensão. As Nações Unidas estimam que até 80% do que é importado pela Faixa - des-de xampú até automóveis - chega por meio dos túneis.

15Folha do E. SantoDomingo, 09 de Dezembro de 2012www.folhadoes.com

DOIS MORTOSEM ACIDENTECOM MOTO

notaTom

e

O velocímetro da moto do adoles-cente travou em

120 KM por hora.

Duas pessoas que estava pilotan-do motocicletas morreram na madrugada de ontem. O pri-meiro acidente aconteceu em Castelo-ES e matou o lavrador

Alcimar Carvalho de Souza, 44, que chegou a ser socorrido, mas morreu ao dar entrada no hospital da cidade.

Já o segundo foi na ES 164, já na chega-da de Cachoeiro-ES e matou o adolescente Françuá Coelho Vieira, 17, que residia em Jacutinga zona rural de Vargem Alta. Se-gundo a irmã do adolescente, a dona de casa Carla Aparecida de Souza, 23, ela havia con-versado com seu irmão por volta das 3h30 e foi avisada por ele que havia acabado de che-gar de Campos onde estava trabalhando e se-guia para São José de Fruteiras e que passa-ria na casa dela.

Porem meia hora depois o adolescenteligou novamente para a sua irmã que residia no bair-

ro Vilage da Luz, em Cachoeiro de Itapemirim--ES, dizendo que estava em uma festa no dis-trito de Soturno e estaria indo para a casa dela dormir. Carla disse que estranhou a atitude do irmão, mas aceitou e ficou esperando.

Meia hora depois ela resolveu ligar para ele e quem a tendeu foi um policial militar. Assusta-da ela perguntou o que estava acontecendo e foi informada do acidente ocorrido próximo a uma marmoraria.

No momento do acidente o adolescente mor-to pilotava uma moto Honda 125 de placa MSD 5941, e segundo testemunhas estava em alta ve-locidade e se perdeu na curva colidindo de fren-te com um veiculo Ford fiesta de placa LCF 1327.

O condutor do carro fugiu e não foi localiza-do. O velocímetro da moto do adolescente tra-vou em 120 KM por hora.

Leia mais notícias no portal folhadoes.com

Ronaldo Índio BrasilNo momento do acidente o adolescente (destaque) morto pilotava uma moto Honda 125 de placa MSD 5941

A PM foi acionada para comparecer na rua Sa-muel Levi onde dois ele-mentos em uma moto haviam praticado um roubo. Segundo as in-formações da vitima, o carona estava de posse de uma arma de fogo e roubou um celular e a quantia de R$145 fugin-do em seguida. A placa da moto foi anotada e passada para a PM.

A policia militar foi acio-nada para comparecer na rua Dr. Deolindo, no bairro Baiminas, em Ca-choeiro-ES, onde segun-do a vitima A.Bde 57 anos ele teve a sua resi-dência invadida quando estava no shopping com a sua esposa. Segundo ele, osladrões arromba-ram a porta dos fundos tendo acesso à mesma. Foram levadosuma TV LCD de 12 polegadas, dois aparelhos celulares e um DVD.

A policia militar apre-endeu na tarde da ul-tima sexta feira o ado-lescente W.S.P., 17. O menor foi detido de-pois que a PM recebeu uma denúncia de que um rapaz estaria na Li-nha Vermelha de posse de uma arma de fogoOs militares realiza-ram buscas e consegui-ram localizar o acusa-do. Como é menor de idade, a PM foi até a residência do mesmo e com a autorização dos familiares encontrou um revólver de calibre 22 municiado e uma espin-garda cartucheira de recarregar pela boca.

Roubo emestabelecimento

Furto emresidência

Adolescente épreso com armas

Marcos Tristão - daemon@folhaes.com.br

Acompanhado do arquiteto Bruno Cruz, o empresário FramptonSuzuki Almeida

aproveita o sába-do para comprar seus móveis no SOHO em Nova York. Arrasou.

Viagem

Festa

Comemoração

O Deputado Camilo Cola está em Roma na Itália, a passeio com sua noiva Ma-ria Luzia Borges. Está na companhia de seu assessor Alberto Moreira e Ana Paula.

No próximo dia 12, no Maison Belas Ar-tes, a revista Cacho-eiro Cult comemora 6 anos de existên-cia. Um pilar para a cultura local, a edi-tora possui três no-vos lançamentos de livros.

No último dia 5, o síndico Paulo Lúcio Gomes e a subsín-dica Fabíola Bona-diman comemora-ram os 17 anos do Shopping Cachoei-ro com uma con-fraternização entre lojistas e clientes. Um momento de satisfação e muita alegria.

O editor do portal fo-lhadoes.com Roney Moraes, lançou seu li-vro “sem palavras”, que é uma coletânea de seus artigos escri-tos em vários veícu-los de comunicação. O evento foi no Cen-tro Operário e contou com a presença de vá-rias personalidades da sociedade local que amam a cultura.

Concurso dos “Mais Elegantes” é o assunto da so-ciedade de Cacho-eiro. A revista Leia está preparan-do um especial de muito bom gosto para prestigiar os mais votados.

Lançamento

Revista Leia

O mercado de arqui-tetura e interiores vai ganhar mais uma ex-celente opção. No dia 29 de dezembro será inaugurado o espaço “Nossa Casa”, que promete trazer novidades na área da arquitetura e interio-res. Sucesso!

Nossa Casa

top related