domingo 09/12/2012

16
DIRETOR DE REDAÇÃO: JACKSON RANGEL VIEIRA CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM, ES - R$1,00 FOLHA DO ES OPINATIVO - ANALÍTICO - INVESTIGATIVO WWW.FOLHADOES.COM DOMINGO, 09 DE DEZEMBRO DE 2012 ANO XV - N° 413293 Editoras e escritores de Cachoeiro de Ita- pemirim-ES prepa- ram um evento em janeiro para divul- gar seus trabalhos e também comemorar o centenário de nas- cimento do cronista Rubem Braga. Pág 06 Um dos pontos tu- rísticos mais visita- dos pelos capixabas e turistas de outros estados abriu ontem a sua tradicional programação “Ma- gia nas Montanhas Capixabas”. É o mu- nicípio de Domin- gos Martins-ES. Pág 07 Natal na região Serrana Produção em debate JR Celebrity Pag. 09 Kris Humphries anda causando muita dor de cabeça à Kim Kardashian e a socialite anda perdendo muita noite de sono. Chances para Brasília Pag. 15 A Agência Nacional de Vigilância Sani- tária (Anvisa) vai abrir concurso pú- blico para preencher 165 vagas. Pág 11 Antidepressivos po- dem ajudar no pro- cesso de recuperação dos pacientes que so- freram derrames. Pág 12 Em Cachoeiro de Itapemirim-ES, uma das ruas no en- torno do Hospital Evangélico terá seu fluxo de veículos em sistema de mão única a partir desta segunda-feira (10). Pág 13 Remédio de dupla ação Trânsito muda amanhã Polícia Câmara criticada pelo cachoeirense Enquete realizada pela Folha do ES mostrou a reprovação nas ruas Pág 05 O Legislativo contabiliza 167 servidores entre efetivos e concursados Duas pessoas que estava pilo- tando motoci- cletas morreram na madruga- da de ontem. Uma delas foi na ES 164, já na chegada de Cachoeiro-ES.

Upload: folha-do-esanto

Post on 29-Feb-2016

235 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Ediçao 413293

TRANSCRIPT

Page 1: Domingo 09/12/2012

DIRETOR DE REDAÇÃO: JACKSON RANGEL VIEIRA CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM, ES - R$1,00

FOLHA DO ES OPINATIVO - ANALÍTICO - INVESTIGATIVO WWW.FOLHADOES.COM OPINATIVO - ANALÍTICO - INVESTIGATIVO

DOMINGO, 09 DE DEZEMBRO DE 2012ANO XV - N° 413293

Editoras e escritores de Cachoeiro de Ita-pemirim-ES prepa-ram um evento em janeiro para divul-gar seus trabalhos e também comemorar o centenário de nas-cimento do cronista Rubem Braga.Pág 06

Um dos pontos tu-rísticos mais visita-dos pelos capixabas e turistas de outros estados abriu ontem a sua tradicional programação “Ma-gia nas Montanhas Capixabas”. É o mu-nicípio de Domin-gos Martins-ES.Pág 07

Natal na região Serrana

Produção em debate

JR Celebrity

Pag. 09

Kris Humphries anda causando muita dor de cabeça à Kim Kardashian e a socialite anda perdendo muita noite de sono.

Chances para Brasília

Pag. 15

A Agência Nacional de Vigilância Sani-tária (Anvisa) vai abrir concurso pú-blico para preencher 165 vagas.Pág 11

Antidepressivos po-dem ajudar no pro-cesso de recuperação dos pacientes que so-freram derrames.Pág 12

Em Cachoeiro de Itapemirim-ES, uma das ruas no en-torno do Hospital Evangélico terá seu fl uxo de veículos em sistema de mão única a partir desta segunda-feira (10). Pág 13

Remédio de dupla ação

Trânsito muda amanhã

Polícia

Câmara criticada pelo cachoeirenseEnquete realizada pela Folha do ES mostrou a reprovação nas ruas Pág 05

O Legislativo contabiliza 167 servidores entre efetivos e concursados

Duas pessoas que estava pilo-tando motoci-cletas morreram na madruga-da de ontem. Uma delas foi na ES 164, já na chegada de Cachoeiro-ES.

Page 2: Domingo 09/12/2012

02 Folha do E. SantoDomingo, 09 de Dezembro de 2012 www.folhadoes.com

Feliz o homem que encontrou a sabedoria, o homem que al-cançou o enten-dimento! Pro-vérbios 3,13 // Divulgação de salários de fun-cionários da Câ-mara deixou a população es-tarrecida // É o marajanato aqui ao nosso lado // Com o dinhei-ro do contribuinte // Verea-dores eleitos pela primei-ra vez vão botar "a boca no trombone”// Se Fassa-rela não agir logo um ou-tro edil poderá tomar-lhe a paternidade da "revita-lização do córrego do Pa-raiso // Artigo de Jackson Rangel alertando do mal em assistir a novela “ Sal-ve Jorge" fazendo muitas famílias trocar de canal // Chega de baixaria e imo-ralidade // Na próxima festa de Burarama Neuza Sa-badine será homenagea-da como vereadora // Eles acham isso // Situação do Secretário de Seguran-ça Henrique Herkenhoff é considerada delicada // Mé-dico do Centro de Saú-de e do CRE reclamando da desorganização exis-tente // Os pacientes estão órfãos // Presidente do Tri-bunal de Contas do ES acusando prefeitos capi-xabas de "amadorismo" // Mas ganhando salários de profi ssionais // As Consulto-riase as empreiteiras apro-veitam e faturam alto // Ecologistas e ambientalis-tas vão cobrar do Prefei-to até em passeata pela indicação de um profi ssio-nal idealista e do ramo // Chegade improvisações // Entulho jogado na late-ral do Centro de Saúde é constrangedor // Vale lem-brar que duas árvores fru-tíferas plantadas por Dou-tor Bolivar de Abreu foram cortadas // Em Londres ve-readores não são remune-rados // Será que a Rainha está errada?// Vice-Prefeito Jose Braz no crepúsculo do poder // Poderá voltar a planície e enfrentar fi la no Banco // Que brilhem como o sol nascente aqueles que amam o Senhor Juízes 5, 31 // Até a próxima // A.W.

Desfolhando

Para a Igreja Presbiteria-na do Brasil, o segundo do-mingo de dezembro é o “Dia da Bíblia”. Foi criado em 1549 na Grã Bretanha pelo Bispo CRANMER. No Brasil a data começou a ser comemorada a partir de 1850. A primeira manifestação pública aconte-ceu quando foi fundada a SO-CIEDADE BÍBLICA DO BRA-SIL (SBB) a 10 DE JUNHO DE 1948.

Tal evento aconteceu jun-to ao Monumento Ipiranga em São Paulo. Posteriormente a Lei Federal nº 10.335 instituiu a Celebração do Dia da Bíblia em todo o território nacional.

O TEMA é :“SEMEANDO A PALAVRA QUE TRANSFORMA VIDAS”.

É da maior importância va-lorizarmos a Palavra de Deus, pois os milagres de transfor-mações de vidas acontecem

ainda hoje quando pessoas vi-ciadas, no fundo do poço, co-meçam lendo a Palavra e suas vidas são transformadas da água para o vinho. Vidas são mudadas pelo poder do Espíri-to Santo de Deus que se utiliza da Palavra para penetrar nas mentes e nos corações mudan-do-os radicalmente. Eu creio que Deus pode transformar pela sua palavra um Fernan-dinho Beira-Mar, um Marcola e tantos outros em verdadei-ros cristãos sendo bênção para o Brasil e para o mundo. A Bí-blia é lâmpada que ilumina e luz que clareia os nossos cami-nhos. É lei perfeita e restaura a alma. Oremos pela conver-são de tantas pessoas que es-tão na sendo dos maus cami-nhos, caminhos sem volta. Deus nos abençoe!

Rev. Dr. Caruso Godinho – Capelão doH.E.C.I.

Editorial

“Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para os meus caminhos”. Salmo 119:105

[email protected]

DIA DA BÍ[email protected]

EDUCAÇÃO E SEGURANÇALuiz Carlos Amorim

Artigo

Explorando os bairros e as ruas de Lisboa, descu-bro sempre mais singula-ridades, mais diferenças que me chamam a atenção e me encantam. São cos-tumes diferentes, palavras novas, palavras conheci-das com sentidos diferen-tes, mas também encon-tro similitudes – palavra bonita, essa, como diria o Pierre Aderne, nosso an-fitrião, o cantor-composi-tor-poeta, brasileiro/por-tuguês, que na verdade é francês de nascimento - ou semelhanças, ou sin-

gularidades, como quei-ram.

No Brasil, a educação está comprometida não só por isso: além das sa-las com número excessivo de alunos, o salário é bai-xo, as escolas estão mal equipadas e a sua manu-tenção é precária. As mo-dificações no ensino fun-damental e médio, feitas pelos últimos dois go-vernos, sucatearam ainda mais a educação, ao invés de melhorá-la.

Assim como a redução das treze ou mais matérias em apenas quatro “áreas” – o que na verdade signi-fica redução do conteúdo programático, para pare-cer que o ensino público está dando conta do reca-do, para parecer que está tudo bem, quando na ver-dade estão legalizando a derrocada da educação das nossas crianças e jo-vens. O que vai ref letir no ensino superior, que for-mará profissionais cada vez menos preparados.

Ao ler a denúncia, lem-brei de um caso recen-te acontecido em Floria-nópolis, que ilustra bem esse tipo de coisa: a gen-te é vigiado, mas quando essa vigilância pode nos ser benéfica, nada acon-tece.

Até que ponto precisa-mos de toda essa expo-sição, essa vigilância, se quando precisamos ela não reverte em nosso be-nefício? Há outro caso de roubo de documentos em um restaurante, mas as câmeras no lugar onde aconteceu o roubo e dos lugares onde os ladrões compraram também não serviram para nada, pois ou as imagens não foram cedidas, ou a polícia não as usou para prender os culpados.

Charge

Espaço Bíblico

Até que ponto preci-samos de toda essa exposição, essa vi-gilância, se quan-do precisamos ela não reverte em nos-so benefício?

Rev. Dr. Caruso Godinho Capelão do H.E.C.I.

Facultativo sensatoA discussão é mais an-

tiga do que a pergun-ta: quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha, mas sempre ganha nova rou-pagem às vésperas das eleições. É o voto obriga-tório que passa longe da unanimidade. Aliás, mui-to pelo contrário, a ques-tão ganha força de fu-

racão com os escândalos envolvendo políticos – na maioria das vezes passam de 90% dos envolvidos -, nas “maracutaias” da ter-ra brasilis.

Uma pesquisa realizada pelo Ibope, em várias ca-pitais e cidades brasilei-ras, mostra o quanto de-siludido está o eleitor com

o quadro político apre-sentado e os seus ante-cessores. Os números não deixam dúvidas: mais de 50% não iriam até os lo-cais de votação no dia 7 de outubro se o voto não fosse obrigatório.

Por mais que se renove, a política brasileira preci-sa passar por uma depu-

ração completa para que o cidadão tenha o senti-mento de dever cumpri-do e o direito garantido para eleger determinado candidato. Por enquan-to o que resta é seguir a máxima da democra-cia: votar sempre, mesmo que seja apenas no menos pior. Uma pena.

Page 3: Domingo 09/12/2012

03Folha do E. SantoDomingo, 09 de Dezembro de 2012www.folhadoes.com

palanqueJackson Rangel - Jornalistawww.jacksonrangelvieira.com

Uma proposta de emenda constitucional apresentada pelo senador Cyro Miranda (PSDB) acaba com o salário de vereadores de cidades com até 50 mil habitantes. A nova lei atingiria 67 das 78 cidades capixabas e só 11 escapariam: Vila Velha, Serra, Cariacica, Vitória, Cachoeiro de Itapemirim, Linhares, Colatina, São Mateus, Guarapari, Aracruz e Viana.

Salários na Câmara de Cachoeiro dando o que falar / É a bola da vez / Presidente Lula se enrolando em várias esferas / Mensalão chegando ao final / Réus, somados, com mais de 200 anos de pena / Rio de Janeiro e Espírito Santo saíram do sufoco com o veto sobre mudanças na distribuição dos royalties / Câmaras e Prefeituras mudando em 2013

JULGANDOO Supremo Tribunal Federal, que está prestesa concluir o julgamento do mensalão, tem como nova marca um novo ritmo para as cerca de 500 ações penais contra parlamentares e começa a mudar a cultura do foro privilegiado. A condenação de seis parlamentares em 2010 e 2011 deu início à mudança do histórico de impunidade que envolvia o julgamento de inquéritos e ações penais.

INVESTIGAÇÃOO promotor eleitoral de Muniz Freire, Elion Vargas, entrou com uma ação de investigação judicial eleitoral na qual pede a anulação dos votos obtidos pelo prefeito eleito da cidade, Paulinho Mignone (PSB), e o segundo colocado na disputa, Gesi Antônio Júnior (PV), o Dito, por abuso de poder econômico, compra de votos e propaganda irregular no dia das eleições.

GRATUITAMENTE

CAULES

*Jackson Rangel Vieira é evangelista, diretor do Ministério IDE

Por Jackson Rangel Vieira

A experiência de um menor servo, vivendo e andando em espírito, será a de um solitário dentro do sistema humano, aos olhos naturais, pois a loucura da cruz o remete a um silêncio ensurdecedor, com resposta no tempo de Deus, cujo relógio funciona de modo inverso ao sentido biológico da humanidade, do nascer ao poente do sol. Um dia como mil anos e dois dias pode, então, ser dois mil, e viceversa.

Com o silêncio de Deus a gente quase enlouquece, pois parece, em princípio, como o deus baal, no tempo de Elias, em que não responde às petições ante o desespero, quase em alto f lagelo. Nesse silêncio, a oração do justo o leva ao desespero a ponto de discutir sem fé sobre as promessas do Criador.

Jesus Cristo prometeu dar ao que pedir. Mas, poderia ser ainda mais claro se a resposta não leva em conta o relógio de pulso que sincroniza com o tempo dessa estação em detrimento do tempo da dimensão celestial, da nova terra e novo céu. Aquietaivos que eu sou Deus. Esta é a resposta.

Numa experiência impar, não sabendo, pela demora, se era vontade ou permissão de Deus, busquei dias, que pareceu anos, sem encontrar e nem receber. E quando não esperava, ele falou. O silêncio se dissipou e a resposta das petições com ações de graças encheram o coração de unção.

Amado, na angústia é que o Senhor demora e silencia, pois o pecado que habita também nos f ilhos nos faz merecer a correção para aprimoramento da santidade. Do contrário, desonraríamos a Ele a pretexto do imediatismo, como se não fosse preciso empreender esforço para disputar Sua presença.

Deus responde no silêncio. Deus responde quando nem se pergunta. Também isto é curioso, como que uma revelação da Palavra direta para o centro do coração daqueles que lhe serve. O Consolador, com seus gemidos inexprimíveis, antecede ao lance de sua vida e refrigera a alma no inesperado.

Quem evangeliza encontra pessoas com todas as carências, sem compreender a pessoa de Deus, ainda que sejamos à sua imagem e semelhança. A palavra de conforto ante a pressa da vida, para quem ainda tem escamas nos olhos como qualquer ser humano longe da graça, é derrotar o deus deste mundo que cega os homens.

Na apresentação do Plano de Salvação, resumido em João 3:16, encontrase o estilo de vida que elimina a necessidade do relógio utilitário e lhe obriga a f icar à sombra da cruz, vivendo o hoje como se nunca houvesse existido o passado e muito menos perspectiva de futuro. Só o agora! O instante de Deus!

Deus em silêncio, responde!

Page 4: Domingo 09/12/2012

04 Folha do E. SantoDomingo, 09 de Dezembro de 2012 www.folhadoes.com

Newton Braga RETROFITPOLÍTICO

Já é impossível conviver com o universo polí-tico brasileiro que nos cerca. Ele está ultrapas-sado, detonado e merece ser deletado. Nos-sos indigníssimos representantes são limitados. Ignorantes à enésima potência. Pior: eleitos e eleitores parecem satisfeitos com essa circuns-crição apequenada e rasteira. Já dizia Goethe: “Satisfazer-se com as limitações é miserável”.

Em pleno século 21, a corrupção hedionda

promovida pela famigerada indústria da seca no Nordeste rende matérias de capa em gran-des jornais, mostrando que o coronelismo ain-da vige em boa parte do país, convencendo mi-lhares de ignorantes que até a água que lhes é fornecida à conta-gotas não passa de uma be-nesse, um favor, um ato de solidariedade de prefeitos, vereadores, deputados e governado-res sensíveis à tragédia climática.

Ninguém faz questão de dizer que aquela água é um direito dos cidadãos e um dever do Estado, previsto de forma inalienável na Consti-tuição Federal. Ninguém os esclarece que a fal-ta d’água não é apenas um desígnio do tempo e da geografia, mas um reflexo patente de rei-terada roubalheira e ausência de investimentos sérios na região.

Nesse mesmo século 21, a maravilha da in-

teratividade também serve à pilantragem po-lítica. Um sagaz cinegrafista do SBT conseguiu flagrar o deputado petista Cândido Vaccare-zza (ex-líder do governo Dilma Rousseff na Câ-mara) atentando contra o decoro, a democra-cia e até contra a gramática, em mal traçadas linhas trocadas por SMS com governador pee-medebista Sérgio Cabral, garantindo que o PT irá blindá-lo no lamaçal da CPMI do Cachoeira. “Você é nosso e nós é teu [sic]”, afiançou Vacca-rezza ao mandatário do Rio de Janeiro, atolado até os lenços da cabeça nas cataratas de cor-rupção do bicheiro e da empreiteira Delta.

Não há nação que se sustente com dignida-

de com tanta bandalheira, hipocrisia e ladroa-gem. Nossos pilares estão rachados, prestes a desabar. Com urgência, precisamos de um re-trofit. Em engenharia e arquitetura, esse termo define a modernização em larga escala de imó-veis antigos, renovando por completo suas es-truturas e preservando apenas suas qualidades. Em amplo aspecto é premente um retrofit po-lítico no Brasil, para o bem da democracia e da profilaxia.

HELDER CALDEIRA ESCRITOR

PRÉ REVEILLONA Gredy's apresen-ta no dia 29 de de-zembro, sábado a partir das 23h. A banda Macucos ao vivo.O Macucos já se apresentou nas principais casas de shows do país.Depois de ganhar o prêmio de melhor banda de reggae 2004 e 2005 e de melhor show 2004 pela Rádio Cidade FM 97,7, e de ser eleita a 2ª mais po-pular so Estado.

REVEILLON 2013O reveillon geredy's é um dos mais tradicionais do litoral do Esta-do do ES, você vai curtir 5 bandas, 3 Djs com mais de 7 horas de mui-to pop-rock, reg-gae, sertanejo uni-versitário, samba, pagode e músia eletrônica, show pirotécnico, espaço gourmet com bu-ffet completo, be-bidas liberadas a noite toda e café da manhã.

BAILESábado dia 15 de dezembro, às 22h, no Espaço Rio Show - Antigo Ca-cique, acontece a Conexão Mandela Digital 3, o último baile da Rio Show!MC Carrasco, Far-ra MC, MC RP, MC Rodrigo e MC VOVÔ.Dj Taigo Rezende, Dj Leozinho Mix, Dj zinho e Dj fo-guinho. Maiores in-formações: www.raiomandeladigital.blogspot.com.br

THAEME & THIAGOAcontece no dia 13 de dezembro, quinta-feira, no Atalanta em Castelo-ES.A dupla de sucesso nacional, e marca presença com um super show.Thaeme & Thiago - MODA DE VIOLA SUPER ESPECIAL.Classificação 14 anos, RG obrigatório.Em breve maiores informações.

Page 5: Domingo 09/12/2012

05Folha do E. Santowww.folhadoes.com

notaTom

e

Oficina para comércioOs empreendedores de Cachoeiro-ES têm ótima oportunidade de capa-citação na semana que vem. De amanhã até a sexta-feira (14), serão re-alizadas no município ofi-cinas gratuitas de curta duração com foco em ges-tão, planejamento, contro-les financeiros e técnicas de venda.Oferecidas pelo projeto “EI Total”, as ofici-nas serão ministradas das 18h às 22h, na escola mu-nicipal Oswaldo Macha-do, no bairro Baiminas.

EncontroProerdCom o objetivo de plane-jar ações futuras e ava-liar as atividades do Pro-grama Educacional de Prevenção às Drogas (Proerd), realizado por po-liciais militares nas diversas unidades escolares do Es-tado, a Diretoria de Direi-tos Humanos e a Polícia In-terativa da Polícia Militar realizam amanhã,às 9 ho-ras, o II encontro Estadual dos Instrutores do Proerd. Durante o encontro serão também realizadas ofi-cinas de debates e me-tas entre os instrutores do programa.

AssistênciasocialAmanhã acontece em Cachoeiro o Seminário Participativo de Apre-sentação do Plano Mu-nicipal de Assistência Social 2013-2017. O evento tem como obje-tivo apresentar à socie-dade as diretrizes tra-çadas como meta a serem implantadas em cinco anos na área de assistência social no mu-nicípio. O seminário co-meça às 9h, no auditório do Centro Universitário São Camilo.

A divulgação, com exclusi-vidade, da lista de ser-vidores efetivos e co-missionadosda Câmara Municipal de Cachoeiro-

-ES pelo por tal de notícias da folhado-es.com.,causou espanto e crítica dos ca-choeirenses. Com um quadro de pessoal totalmente fora da realidade sobre as atr ibuições de cada funcionário, o Legis-lativo chega marca de 167 pessoas na fo-lha de pagamento.

Apenas com os 56 efetivados em con-curso público, a Câmara vai gastar cerca de R$ 500 mil neste f inal de ano – con-tando os encargos relat ivos ao 13º e fé-r ias. Entre os benef iciár ios desse volu-me estão cinco servidores com salár ios super iores ao Chefe do Executivo Muni-cipal: Hélio Grechi Rosa - R$ 23.034,49, contador; Ângela de Paula Barbosa - R$ 21.079,79, procuradora; Gusta-

vo Moulin Costa - R$ 18.068,39, pro-curador; Celia Regina de Oliveira - R$ 16.863,83, jornalista e Anivaldo de Sou-za - R$ 16.060,68, administ rador.

Após a divulgação dos supersalár ios de funcionár ios da Câmara que recebem mais do que o própr io prefeito, nossa repor tagem foi às ruas para uma rápi-da enquete junto ao cachoeirense. "Acho er rado e injusto. Os funcionár ios estão ganhando muito.”, disse o cinegraf ista Samuel Mar tins Braz. A cozinheira Cé-lia Pedrone foi enfática “Eles estão t i-rando mesmo dos nossos impostos!”.

"Não acho cer to. Isso é er rado e in-justo.", af irmou Carolaine Fer reira, es-tudante. Outras pessoas, que não quise-ram se identif icar, também exprimiram sua indignação quanto ao salár io alto, alegando ser um absurdo e imoral.

Leia mais notícias no portal folhadoes.com

CÂMARACRITICADANAS RUAS

Apenas com os 56 efetivados em concurso público, a Câma-ra vai gastar cerca de R$ 500

mil neste final de ano.

Da RedaçãoA reportagem da Folha do ES foi às ruas para ouvir a opinião do cachoeirense sobre a situação na Câmara de Vereadores

Samuel Martins Braz - cinegrafistaCélia Pedrone - cozinheira Carolaine Ferreira - estudante

Page 6: Domingo 09/12/2012

06 Folha do E. SantoDomingo, 09 de Dezembro de 2012 www.folhadoes.com

notaTom

e

O preço dacestaA cesta básica da clas-se média capixaba che-gou a R$ 1.103,72 em novembro, o maiorva-lor médio calculado des-de a criação do índice em fevereiro de 2007. A alta no mês foi de 0,58%. Os principais vi-lões de novembro foram leite e derivados.O cus-to médio da cesta pes-quisada em novembro representou uma eleva-ção de R$ 6,41 em rela-ção ao mês de outubro que teve registro de R$ 1.097,31 no custo.

SejusqualificaEntre a segunda quin-zena de novembro e dezembro de 2012, o Senar ofertou a quali-ficação para 480 de-tentos nos cursos de ‘Vi-veirista de Plantas e Flores’ e ‘Horticultura’. Ao todo serão 24 tur-mas distribuídas entre 13 unidades peniten-ciárias. Em três delas, as Penitenciárias Esta-dual de Vila Velha II e III (PEVV II e PEVV III) e Penitenciária Regional de Barra de São Fran-cisco (PRBSF) as aulas já foram iniciadas.

Luzes doNatalEm Cachoeiro-ES cen-tenas de metros de mangueiras lumino-sas (compostas por mi-crolâmpadas) serão usados na decoração. Vão envolver as palmei-ras e realçar o contor-no do quase centená-rio edifício Bernardino Monteiro, sede do go-verno municipal. A ini-ciativa é uma parceria entre a prefeitura e a Samarco Mineração.

Editoras e escritores de Cacho-eiro de Itapemirim-ES prepa-ram um evento em janeiro para divulgar seus trabalhos e tam-bém comemorar o centenário

de nascimento do cronista Rubem Braga. O local, ainda a ser definido, vai abrigar uma feira de livros, onde a população terá conta-to direto com os autores por meio de deba-tes, bate-papo e conversas informais.

Cachoeiro de Itapemirim-ES é um celei-ro de escritores e, no entanto, ainda faltam apoio e incentivo com objetivo de divul-guem suas obras e criarem novos hábi-tos na cultura sul capixaba, o de valoriza-ção dos artistas locais.Durante a IV Bienal Rubem Braga, a escritora Isaura Theodoro lançou a biografia do cantor e compositor “Arnoldo Silva”.

Recentemente, dois livros de crônicas foram lançados, um da escritora Marilene

Depes (Falando Francamente 2) e do jorna-lista Roney Moraes (Sem Mais Palavras).Em novembro, o escritor Evandro Morei-ra lançou a biografia de Raul Sampaio em solenidade na Academia Espírito-santense de Letras.

No próximo dia 12, outros três títulos se-rão lançados: ““ Bernardo Horta de Araú-jo e a Política de Cachoeiro de Itapemi-rim", de Adilson Silva Santos; "Pedaços de Mim", do acadêmico Marcelo Grillo e “O Jornalismo Literário de Rubem Braga na Guerra”, de Rondinelli Tomazelli e Clau-dia Sabadini.

Portanto, Cachoeiro é, proporcionalmente, a cidade que mais produz livros em todo o país e, este, além do incentivo para criar no-vos escritores, é o grande objetivo do proje-to que se inicia já no primeiro mês de 2013.

Leia mais notícias no portal folhadoes.com

PRODUÇÃOLITERÁRIAEM DEBATE

Cachoeiro de Itapemirim--ES é um celeiro de escrito-res e, no entanto, ainda fal-

tam apoio e incentivo

Da RedaçãoO evento, em janeiro, para divulgar os trabalhos também vai comemorar o centenário de nascimento de Rubem Braga.

Page 7: Domingo 09/12/2012

07Folha do E. SantoDomingo, 09 de Dezembro de 2012www.folhadoes.com

notaTom

e

EscolasconectadasAs escolas municipais de Cachoeiro de Itapemi-rim passam a usar, ofi-cialmente, um novo sof-tware que vai permitir um melhor gerenciamento dos recursos e dados de cada uma das 91 unida-des de ensino. A novida-de só será possível graças à implantação do Siste-ma Escol@r, desenvolvido pela Dataci especialmen-te para atender à rede municipal de educação.

IndústriarecuperaA atividade industrial está em recuperação, embora de forma len-ta, de acordo com a Confederação Nacio-nal da Indústria (CNI), que divulgou hoje a pesquisa Indicadores Industriais. De acordo com a CNI, o fatura-mento e as horas tra-balhadas indicam essa recuperação, enquan-to a capacidade ins-talada e o emprego apontam que houve queda na maioria dos setores.

Automotivo em altaO setor de automóveis deve fechar o ano com crescimento de 4,9% nas vendas e queda de 1,5% na produção, de acordo com esti-mativa apresentada pela Associação Na-cional dos Fabrican-tes de Veículos Auto-motores. De acordo com balanço mensal da entidade, a ven-da de veículos novos caiu 8,7% em novem-bro, na comparação com outubro, ao pas-sar de 341.644 unida-des para 311.722.

U m dos pontos tur íst icos mais visitados pelos ca-pixabas e tur istas de ou-t ros estados abr iu ontem a sua t radicional progra-

mação “Magia nas Montanhas Capixa-bas”. É o município de Domingos Mar-t ins-ES que apresenta um espetáculo de luzes, cores, magia e beleza para at rair ainda mais os tur istas para a região das montanhas capixabas neste per íodo de festas de f im de ano.

Com uma vasta programação cultu-ral, o evento oferece aos visitantes pe-ças teat rais, cantatas, corais, recitais e danças, que poderão ser confer idos até o dia 06 de janeiro de 2013. A 16ª edi-ção do Brilho de Natal será iluminada por 500 mil lâmpadas e o destaque, mais

uma vez, f ica para a Vila do Papai Noel, com show pirotécnico no coreto.

Hoje haverá comemoração of icial do Dia do Evangélico Mar tinense e amanhã (9) tem apresentação do Grupo de Dan-ça FrölichKinder.

Réveil lonA par tir das 21 horas do dia 31 de de-

zembro, a chegada de 2013 será cele-brada em Domingos Mar tins com mui-ta música, seguida da apresentação da Banda For ró Agitação no palco pr inci-pal, localizado na Avenida Presidente Vargas. À meia-noite haverá show piro-técnico e, em seguida, apresentação da Banda Sambanejo.

Leia mais notícias no portal folhadoes.com

NATAL NAREGIÃOSERRANA

Com uma vasta programação cultural, o evento oferece aos visitantes peças teatrais, can-tatas, corais, recitais e danças

Da RedaçãoA cantata de Natal é uma das grandes atrações do município serrano sul de Domingos Martins e acontece várias vezes

Page 8: Domingo 09/12/2012

08 Folha do E. SantoDomingo, 09 de Dezembro de 2012 www.folhadoes.com

Vitrine e s t a t o d o m u n d o v ê

Novos investimentos da Foz já melhoram a vida de famílias.Primeiras obras do ciclo de R$ 65 milhões estão concluídas

O novo ciclo de investimentos da Foz em Cachoeiro já trouxe melhoria da quali-dade de vida para famílias de mais comunidades. No bairro Village da Luz, por exemplo, moradores da rua Átila Vivacqua agora têm serviço de esgotamento sanitário. A construção faz parte do programa da Foz que, deste ano até 2016, vai aplicar R$ 65 milhões no Município e teve mais detalhes apresentados ao prefeito CARLOS CASTEGLIONE, na última quinta-feira. Só neste ano, mais de 18 mil metros de novas redes de água e esgoto já foram construídas pela con-cessionária, tanto na área urbana, quanto na zona rural. Ao todo, 31 áreas de expansão urbana e localidades devem ser beneficiadas com os investimentos que, além de ampliar o número de imóveis atendidos pelos serviços da Foz, ain-da vão garantir que 95% desse novo total tenham serviço de esgotamento sa-nitário e 99% tenham abastecimento de água, promovendo saúde e bem estar.

NILTON PEREIRA, vencedor na categoria Motorista no PrêmioDestaque da Fetransportes. No click, com a gerente de Recur-sos Humanos do Grupo Flecha Branca, SABRINA CYPRIANO.

Bom dia especialO bom dia especial de hoje para o empresário LUCAS MENDONÇA e sua esposa

KÁTIA DUTRA, gente fina da Sul Outdoor Mídia Exterior.

O empresárioJERSÍLIOCYPRIANO,a gerentede RecursosHumanos,SABRINA CYPRIANOe o diretorLUCIANOCARLETTE,do GrupoFlecha Branca.

Este ano, mais uma vez, a Viação Flecha Branca pode comemo-rar, pelo quinto ano consecutivo, a conquista do 1º lugar na ca-tegoria Motorista. O vencedor foi o profissional NILTON PE-REIRA, que trabalha na empresa há 18 anos e iniciou como co-brador. NILTON desbancou motoristas experientes de grandes empresas e faturou um notebook, além de um certificado e um belo troféu. Parabéns a Viação Flecha Branca por mais esta con-quista, fruto de muito trabalho e que orgulha o nosso município.

Prêmio Destaque - Trabalhador do Transporte

28 3511-2029

Foto

: As

sess

oria

de

Com

unic

ação

/Gru

po F

lech

a Br

anca

Flecha Branca vence o Prêmio Destaque da Fetransportes e é pentacampeã!

MAYARA DESSAUNE, EDILANE GOULARTE, a gerente deRecursos Humanos do Grupo Flecha Branca, SABRINA CYPRI-ANO e THIAGO VANINI comemoraram o Prêmio Destaque.

Foto: Assessoria de Comunicação/Grupo Flecha Branca

Curso para Gestante do Hospital Evangélico de Cachoeiro - HECINo próximo dia 17, a partir das 10 horas, no auditório do HECI, localizado no 5° andar, acontece o Curso para Gestante, com o tema Cuidados com o Recém Nas-cido, ministrado pelo enfermeiro INGLYTT FRANCO. Público alvo: gestante e seus acompanhantes, profissionais da saúde e estudantes. Observação: entre-ga de certificado ao final do curso (a cada três participações). Inscrições no Ban-co de Leite Humano do HECI ou pelos telefones 28 3521-7645 / 28 3526-6166.

Foto: Assessoria de Comunicação/Grupo Flecha Branca

Page 9: Domingo 09/12/2012

Emerson Fittipaldi se casa em São Paulo

O bicampeão da F1 ofi cializou a união de 11 anos com a eco-nomista Rossana Fa-nucchi, na noite des-ta sexta-feira, dia 07/12, no Buffet Es-paço Contemporâneo, localizado no bairro do Brooklin Novo, em São Paulo.

JRC O L U N Aco luna j r@fo lhaes . com .b r

Paris não desgruda do namorado

Fetiche

Americana é presa após contar para o namorado que fez sexo com cães. O caso ocorreu em Lake Havasu City, no estado do Arizona. Brittany Ange-lique Sonnier disse que tinha fetiche por cães.

Depois de alguém tempo sem ser notícia pelo mundo afora, Paris Hilton voltou à

tona. Desta vez, a socialite foi fl agrada na praia de Miami Beach, na presença de al-guns amigos e do namorado River Viiperi.

Hit

Vídeo de Gandalf tocando gaita de fole em mono-ciclo vira hit. A apresentação foi feita por america-no conhecido como 'Unipipper'. O homem já fez ou-tros vídeos vestido de Darth Vader, Mario e Spock.

Coleção

Coleção com 1.950 bonecos de Star Wars vai a leilão por R$ 16,4 mil. A instituição decidiu vender miniaturas para comemorar publicação de livro. Feita desde 1978, coleção representa 85% das fi -guras de ação registradas.

Lápide

Lápide diz que tcheco morreu em 12 de de-zembro de 2012. O caso ocorreu na cidade de Jihlava. O túmulo traz a data como morte de Josef Kral.

Psy pede desculpas por ter feito protestos

Antônia Fontenelle fica 60% de seu dinheiro

No documento Marcos Paulo deixou para Fonte-nelle, sua última companheira e com quem viveu nos últimos 7 anos, 60% de seus investimentos e do que está depositado em sua conta corrente.

Kris Humphries anda causando muita dor de cabeça à Kim Kardashian e a

socialite anda perdendo muita noite de sono por conta do processo de divór-cio, que está longe de chegar ao fi m.

Jamie Foxx faz papel de vilãoJamie Foxx inter-pretará Electro, o vilão da segun-da parte da saga de O Espetacular Homem-Aranha, a cargo do diretor Marc Webb. Assim anunciou o próprio ator e cantor, esta semana.

"Sou periguete? Quero dedicar a próxima música a todas as periguetes do mundo".Madonna , antes de cantar "Like a Virgin" em sua apresentação no Rio de Janeiro.

O rapper sul-coreano Psy emitiu um comunica-do de desculpas nesta sexta (7) depois do sur-gimento de relatos de que ele protestou contra a presença militar dos EUA nos primeiros mo-mentos da Guerra do Iraque.

Page 10: Domingo 09/12/2012

10 Folha do E. SantoDomingo, 09 de Dezembro de 2012 www.folhadoes.com

Vende-se um predio de 02 andares, om 02 quartos, sala, copa, cozinha e banheiro. No bairro Amaral, as-faltado e escritura-do. Valor R$ 100 mil à vista. Contato 9945-1811

Vendo àrea industrial de 27.253 m2, as mar-gens da rodovia ES

166, entrada Cacho-eiro-Castelo, passa-gem para o interior do Brasil. Totalmente le-galizado, escritura de compra e venda. Tem toda infraestrutura. Localizamento indus-trial. (21) 9944-4482 falar com Ricardo.

Aluga-se uma casa, com 3 quartos. Sendo um com suite, banhei-ro social, sala com va-randa, copa, cozinha,

duas áreas de servi-ço grande, uma des-pensa, garagem fe-chada para um carro. Rua: Marechal Mas-carenhas de Moraes, 07, Aptº 101, Bairro Santo Antônio. Valor R$ 1.200,00 à combi-nar. Contato: Josefina Tel.: (28) 9253-5331 / 3036-4771

Vende-se Loja de Ves-tidos de Noivas Com-pleto, damas e algu-

mas para madrinhas. Preço a combinar. Ho-rário para contato das 14h às 22h. Contanto: Olga (28) 3511-5047 / 9921-3908

Vende-se terreno no Vila Rica, rua Hum-berto grilo com 288 m². Escriturado, do-cumentação na PMCI em dia, todo liberado para construção. Muito bem localizado. Finan-ciável. Rhamon (28)

9 9 3 8 - 4 9 1 1 - 3 5 1 7 -8014

Vende-se Caminhone-te D-20, Ano 86, re-formada e emplaca-da, Valor R$ 26 mil. Tel.: (28) 9922-3986 / 9253-4390

ANUNCIE

TEl.: (28) 3521-8044

Na folhadoes

Page 11: Domingo 09/12/2012

11Folha do E. SantoDomingo, 09 de Dezembro de 2012www.folhadoes.com

A Agência Nacional de Vigilân-cia Sanitária (Anvisa) vai abrir concurso público para preen-cher 165 vagas, distribuídas por cargos de níveis médio e supe-

rior. A autorização foi dada pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. O número de vagas liberadas, todas para Brasília (DF), foi bem menor do que o pedida pelo órgão, que era de 247 chances.

Os salários iniciais são de R$ 10.019,20 para especialista; de R$ 7.285,87 para analista admi-nistrativo; de R$ 4.984,98 para técnico em re-

gulação e vigilância sanitária; e de R$ 4.760,18 para técnico administrativo. São 100 vagas para especialista em regulação e vigilância sanitária (nível superior), 20 para analista administrativo (nível superior), 35 para técnico em regulação e vigilância sanitária (nível médio) e 10 para téc-nico administrativo (nível médio).

O prazo para publicação do edital de aber-tura do concurso público será de até seis me-ses, contado a partir da data da publicação da portaria.

Leia mais notícias no portal folhadoes.com

CHANCES PARABRASÍLIA

O número de vagas liberadas, todas para Brasília (DF), foi bem menor

do que o pedida pelo órgão, que era de 247 chances.

Da Redação

O prazo para publicação do edital de abertura do concurso público será de até seis meses e as vagas serão para todo o país

notaTom

e

Ministério vai contratarO Ministério da Saúde já iniciou os preparativos para abertura de con-curso público que visa preencher 2,5 mil vagas. Serão chances para car-gos dos níveis médio/téc-nico e superior. Os preparativos continu-am no sentido de publi-car o documento o mais breve possível. O certa-me será elaborado pelo Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UnB).

Empregos em 2013Estados, municípios e o governo federal esti-mam abrir 80 mil va-gas em concursos públi-cos em 2013 para todo o país. As oportunida-des serão para todos os níveis educacionais. As chances mais chamativas serão as seleções para órgãos federais. Segun-do o Ministério do Pla-nejamento, a previsão é abrir 42.841 vagas.

Petróleo egásCom a confi rmação da construção de um Terminal de Gás Na-tural Liquefeito (GNL) em Barra do Riacho (Aracruz), a Petrobras atesta a vocação do Norte do Estado para receber investimen-tos da companhia na área de gás. Serão mais R$ 2,7 bilhões nessa obra e geração de 8 mil empregos na sua implantação.Um protocolo de in-tenções foi assinado, ontem, entre a presi-dente da Petrobras, Graça Foster, e o go-vernador do Estado, Renato Casagrande.

Page 12: Domingo 09/12/2012

12 Folha do E. Santo www.folhadoes.com

notaTom

e

Enganando o cérebroA dica para reduzir o apetite é simples: acredi-te que a refeição é maior do que realmente é. Essa é a conclusão de um es-tudo da Universidade de Bristol, na Inglaterra. Os cientistas mostraram a centenas de homens e mulheres um tigela gran-de ou pequena de sopa. E os que pensavam ter comido bastante se dis-seram mais satisfeitos.

Óleo depeixePessoas que precisam pas-sar longos períodos deita-das geralmente enfrentam problemas com ulcera-ções, chamadas de esca-ras. Pois pesquisadores da Universidade de TelAviv descobriram que as fe-ridas podem ser reduzi-das em até 25% quando a dieta é enriquecida com óleo de peixe.Os ácidos graxos, ricos em ômega 3 e antioxidantes, seriam os responsáveis. As substâncias já ajudam a reduzir a pressão sanguí-nea e a inflamação da pele e das juntas, além de colaborar para a recupe-ração da saúde em geral.

Os males do açúcarIngerir açúcar demais é tão nocivo para a saúde quanto o abuso de ál-cool, afirmam três cien-tistas americanos, que defendem a adoção de restrições ao consu-mo, como as impostas às bebidas alcoólicas e ao tabaco. Para redu-zir o consumo, os cien-tistas propuseram ado-tar uma taxa para as bebidas e os alimentos que contenham açúcar agregado, em particu-lar a frutose.

Antidepressivos podem ajudar no processo de recuperação dos pacientes que sofreram derrames, diz uma nova pes-quisa. A droga pode atuar na

redução da incapacidade física, da depressão e da ansiedade no primeiro ano depois do aci-dente vascular cerebral (AVC), de acordo com o estudo publicado pela Cochrane Library.

O estudo ainda indica que a medicação aju-da no crescimento de novas células nervosas no cérebro e protege as que foram danifica-das pelo ataque. Pesquisadores da Universi-tyof Edinburgh examinaram 52 estudos foca-

dos em inibidores seletivos da reabsorção da serotonina.

O professor Gillian Mead, envolvido na pes-quisa, disse que os resultados da análise são extremamente promissores e que, por se tratar de antidepressivos, também ajudam os pacien-tes a serem mais ativos e isso traz benefícios de um modo geral.No entanto, os especialistas alertaram que ainda é cedo para que este tipo de medicação passe a ser prescrita nestes ca-sos, mas os resultados encorajam novos estu-dos e trazem perspectivas positivas.

Leia mais notícias no portal folhadoes.com

REMÉDIODE DUPLAATUAÇÃO

O estudo ainda indica que a medica-ção ajuda no crescimento de novas cé-lulas nervosas no cérebro e protege as

que foram danificadas pelo ataque

Da RedaçãoAntidepressivos podem ajudar no processo de recuperação dos pacientes que sofreram derrames

Page 13: Domingo 09/12/2012

13Folha do E. SantoDomingo, 09 de Dezembro de 2012www.folhadoes.com

Em Cachoeiro de Itapemirim-ES, uma das ruas no entorno do Hospi-tal Evangélico terá seu fluxo de ve-ículos em sistema de mão única a partir desta segunda-feira (10). A

rua Manoel Braga Machado fica em uma das late-rais do prédio, no bairro Ferroviários, e é endereço ainda do estacionamento principal e de funerárias.

Agora, é fluxo único o trajeto para veículos que vêm do centro da cidade, como os que pas-sam pela região do Detran e precisam acessar o bairro Novo Parque e a entrada principal do hospital. A mudança tem como objetivo dimi-

nuir engarrafamentos e aumentar a segurança principalmente de pacientes e familiares.

Os veículos que trafegam pelo bairro Novo Par-que não podem mais descer pela Manoel Braga Machado. A opção nesses casos, incluindo para os veículos que saem do hospital com destino ao cen-tro, é descer pela rua paralela, a João Mota, para chegar à antiga Cruz Vermelha, por exemplo, sede da Secretaria Municipal de Saúde (Semus). Para as ambulâncias, será permitido entrar no estacio-namento e chegar à antiga Cruz Vermelha.

Leia mais notícias no portal folhadoes.com

TRÂNSITOMUDAAMANHÃ

Os veículos que trafegam pelo bairro Novo Parque não podem mais descer pela Manoel Braga

Machado.

Da Redação

A rua Manoel Braga Machado, na lateral do prédio, no bairro Ferroviários, passa a ter mão única a partir de hoje

notaTom

e

ReceitaliberaA partir de amanhã, os contribuintes que não caíram na malha fina em 2012 terão a con-sulta à restituição do Im-posto de Renda da Pes-soa Física liberada. A lista dos beneficiados pelo último lote de res-tituições do IRPF esta-rá aberta a partir das 9h na página da Recei-ta Federal na internet (www.receita.fazenda.gov.br). Quem não en-trar na relação é por-que ficou na malha fina.

Empregos em 2013Estados, municípios e o governo federal esti-mam abrir 80 mil va-gas em concursos públi-cos em 2013 para todo o país. As oportunida-des serão para todos os níveis educacionais. As chances mais chamativas serão as seleções para órgãos federais. Segun-do o Ministério do Pla-nejamento, a previsão é abrir 42.841 vagas.

EDITAL DE PROCLAMAFaço saber que pretendem contrair matrimônio, ELTON VIEIRA DANTAS, cobrador, filho de JOSÉ VIEIRA DANTAS NETO e de MARIA PEREIRA DANTAS e CAMILA CORREIA INDIO BRASIL, estudante, filha de RONALDO INDIO BRASIL e de SULAMITA MARTINS COR-REIA BRASIL. Sendo ele natural do estado de Alagoas, ela natural desde estado, ambos solteiros e residentes nesta cidade. Se alguém souber de algum impedimento, oponha-se na forma da Lei.

Cachoeiro de Itapemirim, ES, 03 de dezembro de 2012-12Jamile Valadão Missi

Registradora Civil e Notária.

PecuáriabovinaO Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistên-cia Técnica e Exten-são Rural, junto com parceiros, realizará amanhã, na Fazenda Experimental de Pa-cotuba, em Cachoeiro de Itapemirim, a ‘Co-memoração do 100º Curso de Pecuária Bo-vina’. O evento cele-bra a capacitação de mais de 1.200 pesso-as por meio de cursos.

Page 14: Domingo 09/12/2012

14 Folha do E. SantoDomingo, 09 de Dezembro de 2012 www.folhadoes.com

Pesquisado Por Joaquim Neiva - [email protected] Faixa de Gaza é um território palestino composto por uma estreita faixa de terra localizada na costa oriental do Mar Mediterrâneo, no Oriente Médio, que faz fronteira com o Egito no sudoeste (11 km) e com Israel no leste e no norte (51 km). O território tem 41 quilômetros de comprimento e apenas de 6 a 12 quilômetros de largura, com uma área total de 365 quilômetros quadrados. Tem uma das populações mais jovens do planeta, com 48,1% entre 0 e 14 anos. Por isso, quando Israel mata palestinos, na verdade, mata crianças palestinas... É interesse para os israelenses manter os conflitos armados que ocorrem entre Israel e os palestinos restritos à Faixa de Gaza... Quanto mais distante, melhor para eles.

FAIXA DE GAZAA HISTÓRIA DA FAIXA DE GAZADurante centenas de anos, o Império Oto-mano dominou Gaza, até que o território - junto com o restante da Palestina - pas-sou para o controle dos britânicos, no fi nal da Primeira Guerra Mundial (1914-1918).Durante a primeira Guerra árabe-israel-ense, que conduziu à criação do Estado de Israel, Gaza absorveu um quarto das cen-tenas de milhares dos refugiados palesti-nos expulsos das áreas que hoje fazem par-te de Israel.Israel ocupou a Faixa de Gaza, Jerusalém Oriental e a Cisjordânia durante a Guerra dos Seis Dias, em 1967. Desde então, pro-moveu o assentamento de centenas de mil-hares de judeus nos territórios ocupados. Em agosto de 2005, no entanto, o governo israelense, liderado por Ariel Sharon orde-nou remoção de toda presença permanente de Israel no território palestino de Gaza e de quatro colônias no norte da Cisjordânia.

O EPICENTRO DO CONFLITO IS-RAEL/PALESTINOSA população da Faixa de Gaza é de cerca de 1,7 milhões pessoas. Apesar da maior parte da população ter nascido na Faixa de Gaza, uma grande porcentagem se identifi -ca como refugiados palestinos, que fugiram para Gaza durante o êxodo palestino que ocorreu após a Guerra árabe-israelense de 1948. A população é predominantemente muçulmana sunita. Com uma taxa de cres-cimento anual de cerca de 3,2%, a Faixa de Gaza tem a sétima maior taxa de cresci-mento demográfi co do mundo, além de ser um dos territórios mais densamente povoa-dos do planeta. A área sofre uma escassez crônica de água e praticamente não tem in-dústrias. A infraestrutura é precária, e quase nada foi refeito após os bombardeios israel-enses de 2008-2009. A designação Faixa de Gaza deriva do nome da sua principal ci-dade, Gaza, cuja existência remonta à An-tiguidade.A Faixa de Gaza adquiriu suas fronteiras atuais com o fi m dos combates da guerra de 1948, confi rmado pelo Acordo de Ar-mistício entre Israel e Egito em 24 de fe-vereiro de 1949. O Artigo V do Acordo de-clarou que a linha de demarcação não era para se tornar uma fronteira internacional. Primeiramente, a Faixa de Gaza foi ofi cial-mente administrada por um governo com-pletamente palestino estabelecido pela Liga Árabe em setembro de 1948. A partir da dis-solução desse governo em 1959, a Faixa de Gaza tornou-se uma área diretamente admi-nistrada por um governador militar egípcio até 1967.Israel anexou e ocupou a Faixa de Gaza durante a Guerra dos Seis Dias, em 1967. Em conformidade com os Acordos de

Oslo, assinados em 1993, a Autoridade Palestina se tornou o órgão administrati-vo que governa os centros populaciona-is palestinos. Israel manteve o controle do espaço aéreo, das águas territoriais e das fronteiras, além da fronteira com o Egi-to. O governo israelense unilateralmente desocupou Gaza em 2005. Desde julho de 2007, depois das eleições parlamenta-res na Palestina em 2006 e da Batalha de Gaza, o Hamas tem controlado de fato a administração da área.Em 27 de dezembro de 2008, caças israel-enses F-16 lançaram uma série de ataques aéreos contra alvos em Gaza após o co-lapso de uma trégua temporária entre Isra-el e o Hamas. As Forças de Defesa de Is-rael disseram que o ministro da Defesa, Ehud Barak, a instruiu a se preparar para uma operação de seis meses antes do seu início, utilizando planejamento de lon-go prazo e de inteligência. Vários lugares que estavam sendo usados como depósi-tos de armas foram atingidos: delegacias de polícia, escolas, hospitais, mesquitas, armazéns da ONU, vários edifícios do gov-erno do Hamas e outras construções. Isra-el disse que o ataque foi uma resposta aos ataques de foguetes do Hamas ao sul de Israel, que totalizavam mais de 3.000 até 2008 e que se intensifi caram durante as se-manas que antecederam a operação. Equi-pes médicas palestinas afi rmaram que pelo menos 434 palestinos foram mortos e cer-ca de 2.800 fi caram feridos, sendo muitos civis e um número desconhecido de mem-bros do Hamas, nos primeiros cinco dias de ataques israelenses em Gaza. A FDI ne-gou que a maioria dos mortos fossem civis, fornecendo evidências de que o Hamas de-liberadamente escondia suas armas e com-batentes em "mesquitas, pátios de escolas e casas de civis" para deter um ataque e ex-

plorar as regras de combate de Israel. O governo israelense começou uma invasão terrestre da Faixa de Gaza em 3 de janeiro de 2009 e rejeitou muitos pedidos de cessar-fogo, até os dois lados declararem um ces-sar-fogo unilateral.Cerca de 1.100 e 1.400 palestinos e treze is-raelenses foram mortos durante os 22 dias de confl ito. Depois de Israel declarar o ces-sar-fogo, o Hamas prometeu continuar a batalha se as forças israelenses não deixas-sem a Faixa de Gaza.O confl ito danifi cou ou destruiu dezenas de milhares de casas, 15 dos 27 hospitais de Gaza e 43 de suas 110 unidades de cu-idados primários de saúde, 800 poços de água, 186 estufas e quase todos as suas 10 mil fazendas familiares; deixando 50.000 desabrigados, 400.000 a 500.000 sem água corrente, um milhão sem ele-tricidade e resultando em grave escas-sez de alimentos. Em fevereiro de 2009, a disponibilidade de alimentos voltou aos níveis pré-guerra, mas houve falta de produtos frescos devido aos danos sofri-dos pelo setor agrícola.Em 14 de novembro de 2012 as hostili-dades recomeçaram com o lançamento de centenas de mísseis pelo Hamas contra o sul de Israel durante quatro dias consecu-tivos e com o início da "Operação Colu-na de Nuvem", como resposta do gover-no israelense.

A FORÇA DA RELIGIÃO ISLÂMICAO islamismo é a religião de 99.8% da pop-ulação, que segue o ramo sunita do islã. Os outros 0.2% são adeptos do cristianis-mo, população que tende a diminuir. Nem todas as pessoas são muito religiosas, mas ultimamente Gaza como um todo está se tornando mais infl uenciada pela religião. Depois que o Hamas venceu as eleições

de 2006, assumindo efetivamente o pod-er em 2007, havia prometido não impor a religião aos habitantes de Gaza, mas vem forçando a adoção de preceitos religiosos pelos cidadãos. Advogadas, por exemp-lo, passaram a ser obrigadas a usar o hijab nos tribunais, para cobrir os cabelos. Ca-beleireiros do sexo masculino são proibi-dos de cortar os cabelos de mulheres.O número de cristãos na Faixa de Gaza é estimado entre 2.500 e 5.000, muitos deles idosos. A grande maioria é greco-ortodoxa, e há cerca de 300 católicos (rito latino). Em 1894, havia 196.500 cristãos árabes na Pal-estina (incluindo o atual Estado de Israel). De 13% da população, eles passaram a me-nos de 2% hoje.

QUEM CONTROLA A FAIXA DE GAZA?O controle da Autoridade Palestina: Os Acordos de Oslo defi niram a Autoridade Palestina como a autoridade administrati-va da Faixa de Gaza (exceto dos assenta-mentos israelenses e de áreas militares) em 1994. Depois da retirada israelense em 12 de setembro de 2005, a Autoridade Palesti-na tinha autoridade administrativa comple-ta na Faixa de Gaza.Controle do Hamas (2007-presente): Em 2006, o partido Hamas venceu as eleições parlamentares palestinas. Desde junho de 2007, o partido assumiu efetivamente o controle da Faixa de Gaza, após confron-to armado com o Fatah. O espaço aéreo e o acesso marítimo à Faixa de Gaza são at-ualmente controlados pelo Estado de Isra-el, que também ocupava militarmente o território entre junho de 1967 e agosto de 2005.O território da Faixa de Gaza é cercado por muralhas, tanto do lado egípcio quanto is-raelense. Em 2010, Israel anunciou a con-strução de uma barreira de mais de 100 quilômetros, ao longo da fronteira com o Egito, bloqueando metade da linha de sep-aração entre os dois países. "Esta é uma de-cisão estratégica para garantir o caráter ju-daico e democrático do Estado de Israel", declarou o premiê israelense, Benjamin Ne-tanyahu.Desde 2009, o governo egípcio também está construindo uma barreira subterrânea de aço, que deverá ter 11 km de extensão e chegar a uma profundidade de 18 met-ros, visando impedir que túneis clandesti-nos possam romper o isolamento da Faixa de Gaza. A fronteira entre o Egito e Israel tem 255 quilômetros, e as duas cercas pre-vistas vão cobrir quase a metade dessa ex-tensão. As Nações Unidas estimam que até 80% do que é importado pela Faixa - des-de xampú até automóveis - chega por meio dos túneis.

Page 15: Domingo 09/12/2012

15Folha do E. SantoDomingo, 09 de Dezembro de 2012www.folhadoes.com

DOIS MORTOSEM ACIDENTECOM MOTO

notaTom

e

O velocímetro da moto do adoles-cente travou em

120 KM por hora.

Duas pessoas que estava pilotan-do motocicletas morreram na madrugada de ontem. O pri-meiro acidente aconteceu em Castelo-ES e matou o lavrador

Alcimar Carvalho de Souza, 44, que chegou a ser socorrido, mas morreu ao dar entrada no hospital da cidade.

Já o segundo foi na ES 164, já na chega-da de Cachoeiro-ES e matou o adolescente Françuá Coelho Vieira, 17, que residia em Jacutinga zona rural de Vargem Alta. Se-gundo a irmã do adolescente, a dona de casa Carla Aparecida de Souza, 23, ela havia con-versado com seu irmão por volta das 3h30 e foi avisada por ele que havia acabado de che-gar de Campos onde estava trabalhando e se-guia para São José de Fruteiras e que passa-ria na casa dela.

Porem meia hora depois o adolescenteligou novamente para a sua irmã que residia no bair-

ro Vilage da Luz, em Cachoeiro de Itapemirim--ES, dizendo que estava em uma festa no dis-trito de Soturno e estaria indo para a casa dela dormir. Carla disse que estranhou a atitude do irmão, mas aceitou e ficou esperando.

Meia hora depois ela resolveu ligar para ele e quem a tendeu foi um policial militar. Assusta-da ela perguntou o que estava acontecendo e foi informada do acidente ocorrido próximo a uma marmoraria.

No momento do acidente o adolescente mor-to pilotava uma moto Honda 125 de placa MSD 5941, e segundo testemunhas estava em alta ve-locidade e se perdeu na curva colidindo de fren-te com um veiculo Ford fiesta de placa LCF 1327.

O condutor do carro fugiu e não foi localiza-do. O velocímetro da moto do adolescente tra-vou em 120 KM por hora.

Leia mais notícias no portal folhadoes.com

Ronaldo Índio BrasilNo momento do acidente o adolescente (destaque) morto pilotava uma moto Honda 125 de placa MSD 5941

A PM foi acionada para comparecer na rua Sa-muel Levi onde dois ele-mentos em uma moto haviam praticado um roubo. Segundo as in-formações da vitima, o carona estava de posse de uma arma de fogo e roubou um celular e a quantia de R$145 fugin-do em seguida. A placa da moto foi anotada e passada para a PM.

A policia militar foi acio-nada para comparecer na rua Dr. Deolindo, no bairro Baiminas, em Ca-choeiro-ES, onde segun-do a vitima A.Bde 57 anos ele teve a sua resi-dência invadida quando estava no shopping com a sua esposa. Segundo ele, osladrões arromba-ram a porta dos fundos tendo acesso à mesma. Foram levadosuma TV LCD de 12 polegadas, dois aparelhos celulares e um DVD.

A policia militar apre-endeu na tarde da ul-tima sexta feira o ado-lescente W.S.P., 17. O menor foi detido de-pois que a PM recebeu uma denúncia de que um rapaz estaria na Li-nha Vermelha de posse de uma arma de fogoOs militares realiza-ram buscas e consegui-ram localizar o acusa-do. Como é menor de idade, a PM foi até a residência do mesmo e com a autorização dos familiares encontrou um revólver de calibre 22 municiado e uma espin-garda cartucheira de recarregar pela boca.

Roubo emestabelecimento

Furto emresidência

Adolescente épreso com armas

Page 16: Domingo 09/12/2012

Marcos Tristão - [email protected]

Acompanhado do arquiteto Bruno Cruz, o empresário FramptonSuzuki Almeida

aproveita o sába-do para comprar seus móveis no SOHO em Nova York. Arrasou.

Viagem

Festa

Comemoração

O Deputado Camilo Cola está em Roma na Itália, a passeio com sua noiva Ma-ria Luzia Borges. Está na companhia de seu assessor Alberto Moreira e Ana Paula.

No próximo dia 12, no Maison Belas Ar-tes, a revista Cacho-eiro Cult comemora 6 anos de existên-cia. Um pilar para a cultura local, a edi-tora possui três no-vos lançamentos de livros.

No último dia 5, o síndico Paulo Lúcio Gomes e a subsín-dica Fabíola Bona-diman comemora-ram os 17 anos do Shopping Cachoei-ro com uma con-fraternização entre lojistas e clientes. Um momento de satisfação e muita alegria.

O editor do portal fo-lhadoes.com Roney Moraes, lançou seu li-vro “sem palavras”, que é uma coletânea de seus artigos escri-tos em vários veícu-los de comunicação. O evento foi no Cen-tro Operário e contou com a presença de vá-rias personalidades da sociedade local que amam a cultura.

Concurso dos “Mais Elegantes” é o assunto da so-ciedade de Cacho-eiro. A revista Leia está preparan-do um especial de muito bom gosto para prestigiar os mais votados.

Lançamento

Revista Leia

O mercado de arqui-tetura e interiores vai ganhar mais uma ex-celente opção. No dia 29 de dezembro será inaugurado o espaço “Nossa Casa”, que promete trazer novidades na área da arquitetura e interio-res. Sucesso!

Nossa Casa