doença arterial coronariana, revascularização do miocárdio e equipe multiprofissional e suas...

Post on 24-Jul-2015

248 Views

Category:

Education

5 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

Centro Cirurgico

A doença arterial coronariana (DAC) é um tipo de doença cardíaca que causa um fornecimento inadequado de sangue ao músculo cardíaco – uma condição potencialmente danosa. A doença arterial coronariana também é conhecida como DAC.

A doença arterial coronariana

Homens na faixa etária dos 40 anos Hereditariedade Diabetes e hipertensão Colesterol Fumantes Doenças renais crônicas Outros fatores de risco incluem o abuso do

álcool, a falta de exercícios e o acúmulo de estresse.

Fatores de risco

Principal tratamento cirúrgico utilizado na correção da isquemia miocárdica provocada pela obstrução das artérias coronárias de modo a aliviar a angina do peito, melhorar a qualidade de vida e evitar o infarto do miocárdio. Onde um vaso sanguíneo de outra parte do corpo é enxertado no vaso sanguíneo ocluído, de modo que o sangue possa fluir em torno da oclusão.

REVASCULARIZAÇÃO MIOCÁRDICA

Revascularização miocárdica com circulação extra corpórea

Revascularização miocárdica sem circulação extra corpórea

Os cuidados de enfermagem na assistência ao paciente em POI são direcionados no sentido de restaurar o equilíbrio homeostático, prevenindo complicações. O enfermeiro da unidade pós-operatória procede à avaliação inicial do paciente quando este é admitido na unidade. Esta avaliação incluirá as condições dos sistemas neurológico, respiratório, cardiovascular e renal; bem como o suporte nutricional e de eliminações; a verificação e manutenção dos acessos venosos, drenos, ferida cirúrgica; o posicionamento adequado, a identificação da dor, a segurança e conforto do paciente.

CUIDADOS DE ENFERMAGEM NO PÓS-OPERATÓRIO IMEDIATO DE

REVASCULARIZAÇÃO DO MIOCÁRDIO

Ler com atenção a marcação da cirurgia observando a solicitação de materiais , medicamentos equipamentos.

Verificar a limpeza do piso e paredes Prover a sala dos equipamentos solicitados Efetuar a limpeza e desinfecção dos

equipamentos e mobiliários necessários ao ato cirúrgico, conforme rotina.

Rotina para cirurgia cardíacamontagem da sala

Providenciar as medicações necessárias para o procedimento anestésico - cirúrgico, assim como, o material para a anestesia.

Verificar se os impressos que serão utilizados no decorrer da cirurgia estão em ordem e se são suficientes.

Colocar os pacotes de campos e aventais , as luvas, as caixas de instrumentais necessários ao ato cirúrgico, em local acessível.

Conferir os envelopes e fios de sutura.

Equipe de anestesia:Compõe-se de médicos anestesistas. É de responsabilidade prescrever a medicação anestesia, pré- anestésica, planejar e executar a bem como controlar o paciente durante a cirurgia e após a mesma, até o restabelecimento de seus reflexos.

Equipe multiprofissional e suas atribuições

Compõe-se de: cirurgião, assistente e instrumentador.

É da competência do cirurgião planejar e executar o ato cirúrgico, comandar e manter a ordem no campo operatório. Ao primeiro compete auxiliar no campo operatório e substituir o cirurgião, caso necessário

Equipe cirúrgica:

É formada por auxiliares de limpeza pertencentes ao quadro hospitalar ou a uma firma prestadora de serviços. Em qualquer dos casos, no entanto, a equipe sempre trabalha sob a orientação técnica do enfermeiro.

A equipe de limpeza 

A equipe de enfermagem é composta pelo enfermeiro o técnico de enfermagem e o auxiliar de enfermagem. É frequente encontrar também, nessa equipe, um escriturário diretamente subordinado ao enfermeiro-chefe, responsável pelo trabalho burocrático, como, por exemplo, a datilografia e a distribuição dos programas cirúrgicos

 A equipe de enfermagem

Enfermeiro-chefe Prover a unidade de pessoal e de material necessários

ao seu bom funcionamento; Organizar o trabalho a ser feito, distribuindo-o de

forma racional; Comandar o pessoal, baseando-se nos princípios éticos

de relacionamento humano, preocupando-se com o seu crescimento profissional;

Coordenar e supervisionar a assistência prestada ao paciente no trans-operatório,executando-a sempre que houver necessidade.

Atribuições da Enfermagem

top related