Ídila muniz gomes guimarães sampaio preparatÓrio para ... · rário, definida em legislação...

Post on 11-Mar-2020

5 Views

Category:

Documents

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

INSSASSISTENTE SOCIAL

Ídila Muniz Gomes Guimarães Sampaio

PREPARATÓRIO PARA CONCURSOS DO

INSSASSISTENTE SOCIAL

Ídila Muniz Gomes Guimarães Sampaio

PREPARATÓRIO PARA CONCURSOS DO

Título |Editor |

Projeto gráfico e editoração |Capa |

Revisores Ortográficos |

Conselho Editorial |

Preparatório para concursos do INSS: Assistente SocialMarcelo MedradoFelipe Cerqueira XavierFelipe Cerqueira XavierLeticia RodriguesAndré ChristopheCaio Vinicius Menezes NunesPaulo Costa Lima

Editora 2B Ltda.R. Dr. José Peroba, 275 - Stiep, Cond.Metropolis Empresarial, Salas 109 e 110,CEP: 41770-235, Salvador-BA.Telefone: (71) 3023-2707.www.editora2b.com.bratendimento@editora2b.com.br

© Todos os direitos autorais desta obra são reservados e protegidos à Editora 2B Ltda. pela Lei nº 9.610, de 19 de Fevereiro de 1998. É proibida a duplicação ou reprodução deste volume ou qualquer parte deste livro, no todo ou em parte, sob quaisquer formas ou por quaisquer meios (eletrônico, gravação, fotocópia ou outros), essas proibições aplicam-se também à editoração da obra, bem como às suas características gráficas, sem permissão expressa da Editora.

Dados Internacionais de Catalogação-na-Publicação (CIP)

Ficha Catalográfica: Fábio Andrade Gomes - CRB-5/1513

Preparatório para concursos do INSS : assistentesocial / Ídila Muniz Gomes GuimarãesSampaio, coordenadora ; Uingrid Daltro SãoLeão Ferreira ... [et al.], autores. – Salvador :2B, 2018.80 p. : il. ; 14x21 cm.

ISBN 978-85-54815-07-3

1. Assistentes sociais - Concursos. 2. Serviçosocial - Concursos. 3. Instituto Nacional doSeguro Social (Brasil). I. Sampaio, Ídila MunizGomes Guimarães, coord. II. Ferreira, UingridDaltro São Leão. III. Título: Assistente social.

CDD: 361.3

P926

Ticiana Kilpp Leiria

Ana Cláudia Sokolonski Anton

Trabalha com correção de textos. Tendo seus estudos focados na área de Linguística, ela também dá aulas de Português e já trabalhou com produções de conteúdos de Marketing.

Professora em Matemática, especialista em Educação Matemática com Novas Tecno-logias, em Educação Superior e, em Psicopedagogia. Mestranda em Educação e con-sultora educacional em Matemática. Lecionou Álgebra Linear e Geometria Analítica na UFBA e na Faculdade Estácio, e matemática para os Ensino Fundamental, Médio e cursinho pré-vestibular no programa Universidade para Todos, no Colégio Cândido Portinari e no Colégio Oficina. Foi professora do Programa de Iniciação Científica das Olimpíadas de Matemática. Atualmente leciona nos Colégio Anglo-Brasileiro e Módulo

Autores

Uingrid Daltro São Leão Ferreira

Ídila Muniz Gomes Guimarães Sampaio

Especialista em Serviço Social na Saúde pelo Centro de Estudo, pesquisa e Extensão e Desenvolvimento Humano - CEPEX DH, graduada em Serviço Social pela Faculdade Dom Pedro II, experiência com ênfase na saúde e terceiro setor.

Mestra em Políticas Sociais e Cidadania pela Universidade Católica do Salvador. Pos-sui graduação em SERVIÇO SOCIAL pela Universidade Católica do Salvador (2000). Atuou como assistente social - prestadora de serviços à Petrobras, docente titular do curso de Serviço Social da Faculdade Dom Pedro II, professor convidado da Faculdade Dom Luiz de Bragança e do Centro de Pesquisa, Extensão e Desenvolvimento Humano - CEPEX DH. Dentre outras especializações, é graduada em Pedagogia. Tem experiên-cia na área de Serviço Social, com ênfase em Serviço Social do Trabalho, Pedagogia Empresarial e Escolar.

Victor Marques Cardoso

Formado em Sistemas de informação pela Faculdade de Tecnologia e Ciências de Feira de Santana, trabalhou com sistemas de help desk, erp na área de varejo e afins, hoje é proprietário da empresa Master Solus Tecnologia, com representações de sistemas para diversas áreas e consultoria de serviços para área de tecnologia.

e, na pós-graduação em psicopedagogia na UNIFACS. Faz parte da equipe de elabo-ração das provas regionais da OBM e, da equipe regional de correção das provas da OBMEP.

Os concursos de INSS para Assistente Social estão cada vez mais recorrentes no Brasil. E para obter êxito nesses concursos, o candidato precisa de bastante estudo e dedicação. O livro Preparatório para concursos do INSS - Assistente Social é o mais organizado, abrangente e completo livro para todos que desejam ser aprovados em um concurso do INSS para Assistente Social.

Com mais de 100 questões comentadas, alternativa por alternativa, distribuídas por 4 disciplinas abrangidas nos concursos de INSS para o cargo de Assistente Social, o livro Preparatório para concursos do INSS - Assistente Social é composto exclusiva-mente por questões reais de concursos passados categorizadas por grau de dificulda-de, de acordo com o seguinte modelo:

A didática utilizada em todo o livro auxilia os estudantes na hora de testar os seus conhecimentos e entender novos conceitos, facilitando o processo de aprendizado mesmo nas disciplinas que não são relacionadas à sua área de formação.

Agora é com você. Chegou a hora de iniciar os seus estudos e garantir a sua vaga.Bons estudos!

Marcelo MedradoEditor

FÁCIL

INTERMEDIÁRIO

DÍFICIL

Apresentação

Sumário

Conhecimentos Específicos em Serviço Social .................................................. 11• Uingrid Daltro São Leão Ferreira

1. Legislação Previdenciária ...................................................................................................................112. Legislação da Assistência Social .......................................................................................................183. Políticas Públicas ..................................................................................................................................244. Seguridade Social (Assistência, Previdência e Saúde) ................................................................315. FHTM .........................................................................................................................................................406. Ética e Regulamentação da Profissão ..............................................................................................487. Terceiro Setor .........................................................................................................................................528. Processo de Trabalho ...........................................................................................................................529. Planejamento .........................................................................................................................................5410. Instrumentalidade ................................................................................................................................55

Português ....................................................................................................................59• Ticiana Kilpp Leiria

Matemática ................................................................................................................. 71• Ana Cláudia Sokolonski Anton

1. Raciocínio lógico ...................................................................................................................................712. Combinatória..........................................................................................................................................733. Conjuntos ................................................................................................................................................744. Probabilidade.........................................................................................................................................75

Informática ..................................................................................................................79• Victor Marques Cardoso

Conhecimentos Específicos em Serviço Social1

Uingrid Daltro São Leão Ferreira

LEGISLAÇÃO PREVIDENCIÁRIA

01. Questão

(ASSISTENTE SOCIAL – INSS – FUNRIO – 2009) São segurados obrigatórios da Previdência Social, na forma do determi-nado pela Lei n.º 8.213/91, as seguintes pessoas físicas:

Ⓐ Como empregado: o brasileiro civil e militar que trabalhar para a União, no exterior, em organismos oficiais brasilei-ros, excluídos os estrangeiros, dos quais o Brasil seja membro efetivo ou tempo-rário, ainda que lá domiciliado e con-tratado, salvo se segurado na forma da legislação vigente do país do domicílio.

Ⓑ Como empregado: o brasileiro ou o estrangeiro domiciliado e contratado no Brasil para trabalhar como empregado em sucursal ou agência de empresa na-cional no exterior.

Ⓒ Como empregado: aquele que, con-tratado por empresa de trabalho tempo-rário, definida em legislação específica, prestar serviço para atender a necessi-

dade de substituição de pessoal transi-tório ou a acréscimo extraordinário de serviços de outras empresas.

Ⓓ Como empregado: aquele que pres-tar serviço de natureza urbana, exce-tuada a rural, à empresa, em caráter não eventual, sob sua subordinação e mediante remuneração, inclusive como diretor empregado.

Ⓔ Como empregado: como empregado doméstico: aquele que prestar serviço de natureza contínua à pessoa ou famí-lia, no âmbito residencial desta, mesmo em atividades com fins lucrativos.

DICA DA AUTORA: Algumas alternativas estão com erros que confundem devido às palavras trocadas. Para responder cor-retamente, é bom conhecer a lei citada. Alternativa A: INCORRETA. De acordo com a Lei n.º 8.213/91, no seu art. 11, o segura-do obrigatório é o empregado brasileiro civil, dos quais o Brasil seja membro efe-tivo e não temporário.

Grau de Dificuldade

12 Conhecimentos Específicos em Serviço Social

Alternativa B: CORRETA. Está totalmente em conformidade com a legislação.Alternativa C: INCORRETA. O correto se-ria para atender a necessidade transitó-ria de substituição de pessoal regular e permanente. O fato de a frase não estar completa deixa a alternativa inexata.Alternativa D: INCORRETA. A palavra ex-cetuada é o mesmo que trazer exceção, e, de acordo com a lei, são segurados aqueles que prestam serviço de natureza urbana ou rural. Esta alternativa exclui a natureza rural.Alternativa E: INCORRETA. Esta alterna-tiva estaria correta se não fosse o final, pois a lei assegura empregado domés-tico, que presta serviço no âmbito re-sidual, mesmo em atividades sem fins lucrativos.

02. Questão

(ASSISTENTE SOCIAL – INSS – FUNRIO – 2009) Com relação à manutenção da qualidade de segurado, independente-mente de contribuições, na forma da Lei n.º 8.213/91, é correto afirmar:

Ⓐ Mantém-se a condição de segurado até 6 (seis) meses após o licenciamento, o segurado incorporado às Forças Arma-das para prestar serviço militar.

Ⓑ Mantém-se a condição de segurado até 10 (dez) meses após cessar a segre-gação o segurado acometido de doença de segregação compulsória.

Ⓒ Mantém-se a condição de segurado até 12 (doze) meses após a cessação das contribuições o segurado que deixar de exercer atividade remunerada abrangida pela Previdência Social ou estiver sus-penso ou licenciado sem remuneração.

Ⓓ Mantém-se a condição de segurado até 24 (vinte e quatro) meses após o li-vramento o segurado retido ou recluso.

Ⓓ Mantém-se a condição de segurado até 3 (três) meses após a cessação das contribuições o segurado facultativo.

0Fácil

Alternativa A: INCORRETA. A lei assegura a manutenção de até 3 meses após o li-cenciamento.Alternativa B: INCORRETA. Para o cida-dão acometido de doença de segregação compulsória, a legislação garante até 12 meses ao segurado, e não 10.Alternativa C: CORRETA. A legislação as-segura todo cidadão durante 12 meses após o término do benefício ou cessação das contribuições.Alternativa D: INCORRETA. A manutenção do segurado retido ou recluso é de exa-tamente 12 meses.Alternativa E: INCORRETA. O segurado fa-cultativo tem as condições de segurados mantidas até 6 meses do último recolhi-mento.

03. Questão

(ASSISTENTE SOCIAL – INSS – FUNRIO – 2009) A saúde é de relevância pública e sua organização obedecerá a princípios e diretrizes, na forma da Lei n.º 8.212/91. Assinale a alternativa correta no que se refere a esses princípios e diretrizes.

Ⓐ Participação da iniciativa privada na assistência à saúde, obedecidos os pre-ceitos constitucionais.

Ⓑ Centralização, com direção única na esfera do Governo Federal.

Grau de Dificuldade

13Uingrid Daltro São Leão Ferreira

Ⓑ Participação da comunidade na ges-tão, no acompanhamento e não na fis-calização das ações e serviços de saúde.

Ⓓ Provimento das ações e serviços por meio de rede nacional e hierarquizada, integrados em sistema único.

Ⓔ Atendimento seletivo e parcial, com prioridade para as atividades preventi-vas.

0Intermediário

Alternativa A: CORRETA. A iniciativa pri-vada pode participar na assistência à saúde de forma complementar desde que obedeça aos princípios e diretrizes do SUS.Alternativa B: INCORRETA. O correto é descentralização, em que o Estado exe-cuta a função administrativa por meio de outras pessoas jurídicas e a centraliza-ção mencionada é quando o Estado exe-cuta a função administrativa diretamen-te, o que não ocorre na saúde pública.Alternativa C: INCORRETA. A participação da comunidade se abrange ao acompa-nhamento e fiscalização das ações tam-bém. A alternativa confunde, colocando o não no meio da frase.Alternativa D: INCORRETA. A legislação traz o provimento da rede regionalizada e não nacional. É importante conhecer a lei, pois uma palavra pode confundir as opções. Alternativa E: INCORRETA. Sendo a saúde um direito de todos e dever do Estado, seria muita controvérsia um atendimen-to seletivo e parcial. O atendimento no que diz respeito aos princípios e diretri-zes deve ser integral.

Grau de Dificuldade

04. Questão

(ASSISTENTE SOCIAL – INSS – FUNRIO – 2009) A previdência social será orga-nizada sob a forma de regime geral, de caráter contributivo e de filiação obriga-tória, observados critérios que preser-vem o equilíbrio financeiro e atuarial, e atenderá a:

I. Proteção ao trabalhador em situação de desemprego voluntário;

II. Proteção à maternidade, não incluí-da a proteção à gestante, paternida-de e a infância;

III. Cobertura de eventos de doença, invalidez, morte excetuada à idade avançada;

IV. Salário-família e auxílio-reclusão para os dependentes dos segurados de qualquer renda;

V. Pensão por morte do segurado, ho-mem ou mulher, ao cônjuge ou com-panheiro e dependentes.

Ⓐ As assertivas I e III estão corretas. Ⓑ As assertivas III e V estão corretas. Ⓒ As assertivas II e IV estão corretas. Ⓓ As assertivas II e V estão corretas. Ⓔ As assertivas I e IV estão corretas.

0Difícil

Assertiva I: INCORRETA. A proteção que rege a lei se refere ao desemprego invo-luntário. Assertiva II: INCORRETA. A proteção à maternidade está relacionada especial-mente à gestante, não se abrangendo a paternidade e infância.

Grau de Dificuldade

top related