curso de redaÇÃo - teseconcursos.com.br · texto argumentativo o avanço da ciência beneficiou a...

Post on 08-Nov-2018

222 Views

Category:

Documents

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

CURSO DE REDAÇÃO

O QUE É DISSERTAR?

Discorrer acerca de uma determinadatemática, de forma argumentativa ouexpositiva.

Argumentativo: caráter persuasivo e emotivo.O autor precisa convencer o leitor.

Expositivo: caráter demonstrativo einformativo. O autor precisa “ensinar” ou“informar” o leitor.

TEXTO INFORMATIVO

Nos últimos dias, a sociedade brasileirafoi tomada por uma imensa comoção. A trágicamorte da garota Isabella modificou o cotidianoda população paulista.

Diante de algumas evidências, o pai e amadrasta teriam praticado o crime. Segundo oslegistas, os indícios apontam o casal comoresponsável pelo homicídio. O que motivou opai da criança e a madrasta a tal ato não sesabe, pelo menos por enquanto.

TEXTO ARGUMENTATIVO

O avanço da ciência beneficiou a sociedade epermitiu-lhe, por meio da doação de órgãos, osentimento de solidariedade e amor ao próximo serpraticado com maior intensidade nos últimos dezanos, já que o transplante tornou-se uma práticasimples e espontânea, oferecendo esperanças a quemperecia de alguma deficiência, razão pela qual adoação de órgãos faz-se necessária, inclusive com apermissão de toda a população brasileira.

Essa atitude demonstra o quanto apopulação ainda se sensibiliza com o sofrimentoalheio, sendo capaz de superar até mesmo suacultura católica a qual não permitia tal práticapor considerar um anátema. Famílias, por maistradicionais, hoje, já aceitam a doação de órgãos.Na verdade, essa prática não fere as doutrinasreligiosas, ela salva vidas.

ESTRUTURA DO TEXTO DISSERTATIVO

Introdução – Apresentação

Desenvolvimento – Explanação

Conclusão – Fechamento

ANÁLISE DE UM TEXTODISSERTATIVO.TEMA: Os nossos políticos são sempre idênticos

INTRODUÇÃO

A crise política pela qual passa o Brasil émotivo de muita descrença. Porquanto, entreoito meses de governo, a atual presidenta não semostrou, pelo menos até agora, interessada emresolver os principais problemas sociaisbrasileiros, contrariando a maioria dos eleitores.

DESENVOLVIMENTO

Dessa forma, percebe-se a diferença dodiscurso de candidatos, em período deeleição, quando estes assumem o poder. Asdesculpas e as dificuldades para realizar aspromessas se repetem de candidato acandidato. Isso faz com que a populaçãobrasileira creia que os políticos brasileirossó sanam os problemas sociais quando nãoassumem um cargo público. O discurso ébem mais simples que a prática.

Além disso, ainda há escândalos decorrupção, envolvendo homens públicosligados ao Governo e ao seu partido. Apolítica implantada pela presidenta e pelosseus correligionários torna-se ineficaz parao desenvolvimento do país. Tem-se, naverdade, uma nação cercada deoportunistas, os quais não se preocupamcom a população mais carente nem comseus anseios.

CONCLUSÃO

A fim de não mais serem iludidos com aatual política e com a postura dosdirigentes, cabe ao eleitor brasileiroperceber, infelizmente, como a maioria dosrepresentantes são falsos e inescrupulosos.Usam de artifícios escusos para ludibriar eenganar o povo, o qual os consagrou e nelesconfiou.

Informações essenciais para uma boa produção

1. Não escreva um texto em apenas 3 parágrafos.

2. A introdução não deve ser vista como um resumo. Não a produza em apenas uma linha, nem alongue demais o parágrafo.

3. Não faça uso de coloquialismos ou gírias. Evite os clichês.

4. Os elementos coesivos são importantes em um texto (pronomes, conjunções, advérbios, pontuação correta)

5. Não se prenda a períodos curtos demais, nem muito longos. Busque mesclar.

6. Os períodos devem vir sempre bem articulados.

7. O parágrafo deve estar ligado ao anterior por meio do elemento coesivo ou pela ideia de sentido.

8. Prime pelo uso normativo do idioma.

A ELEGÂNCIA TEXTUAL

Escrever bem é não se preocupar com orebusco vocabular nem com explicaçõesesdrúxulas, as quais dificultem acompreensão do leitor. Escrever bem étão somente atender aos critérios daElegância Textual.

Compõem a Elegância Textual:1. Concisão2. Clareza (coerência e coesão)3. Correção (aplicabilidade da norma

padrão)

VERIFIQUEMOS O TEXTO

Os projetos financiados com recursospúblicos surgem como resultado de umprograma de desenvolvimento nacional,regional ou setorizado. Cujo interesse, porvezes, é mais social e estratégico do quefinanceiro.

Portanto, é necessário detectar eavaliar os impactos diretos e indiretos decada um desses projetos sobre o conjuntoda economia. Verificando assim, o seuenquadramento nas linhas e diretrizessociais e econômicas delineadas pelosorganismos de planejamento edesenvolvimento governamentais.

Para manter a fidelidade a taisdiretrizes, a avaliação a priori dos projetos,utilizada principalmente para defender ejustificar os investimentos necessários,reveste-se de capital importância. Noentanto, não menos importante é aavaliação a posteriori. Sua função é medir oimpacto do projeto sobre o crescimento esua equidade, bem como avaliar os custos ebenefícios obtidos em um determinadoperíodo de tempo após a conclusão doprojeto.

Esse tipo de avaliação desenvolvida emdois momentos deve incluir custos ebenefícios socioeconômicos, diretos eindiretos. E, quando bem realizada, podecontribuir substancialmente para o êxito defuturos projetos.

ELEMENTOS COESIVOS

Principais elementos coesivos:1. Pronomes.2. Conjunções: aditivas (e, nem),

adversativas (mas, porém, todavia,entretanto), alternativa (ou), explicativa(porque) e conclusiva (logo)

3. Advérbios.4. Preposições.5. Pontuação.

Ligação entre os parágrafos por meio de um elemento coesivo

O avanço da ciência beneficiou a sociedade epermitiu-lhe, por meio da doação de órgãos, osentimento de solidariedade e amor ao próximo serpraticado com maior intensidade nos últimos dezanos. Já que o transplante se tornou uma práticasimples e espontânea, oferecendo esperanças a quemperecia de alguma deficiência.

Essa atitude demonstra o quanto a populaçãoainda se sensibiliza com o sofrimento alheio, sendocapaz de superar até mesmo sua cultura católica aqual não permitia tal prática por considerar umanátema. Famílias, por mais tradicionais, hoje, jáaceitam a doação de órgãos. Na verdade, essa práticanão fere as doutrinas religiosas, ela salva vidas.

Essa atitude demonstra o quanto apopulação ainda se sensibiliza com o sofrimentoalheio, sendo capaz de superar até mesmo suacultura católica a qual não permitia tal práticapor considerar um anátema. Famílias, por maistradicionais, hoje, já aceitam a doação de órgãos.Na verdade, essa prática não fere as doutrinasreligiosas, ela salva vidas.

LIGAÇÃO ENTRE OS PARÁGRAFOS POR MEIODA IDEIA DE SENTIDO

Fortaleza, 8 de fevereiro de 2008.Senhor Governador,A criação de novos presídios não

resolverá o problema da violência, apenasonerará o nosso Estado. Somos cientes deque o ideal seria uma punição maisrigorosa, um melhor aparelhamento denossa Polícia e um maior contingente nacorporação. De nada adiantará aconstrução de casa de detenção se nãotomarmos medidas as quais possam reduzira violência urbana.

A capital cearense, Vossa Excelência,tornou-se tão insegura, a ponto de sercomparada a grandes metrópoles como oRio de Janeiro e São Paulo. Tal comparaçãonão constitui um exagero. Assaltos nas ruasjá fazem parte do nosso dia a dia, oshomicídios são frequentes, estamosconvivendo agora com arrastões em sinaisde trânsito e em lojas, chacinas e outrasatrocidades que acometem a populaçãocearense.

A IMPORTÂNCIA DO PRONOME COMOELEMENTOS COESIVO

O Pronome como recurso coesivo

Um texto, para que seja bem escrito eos seus períodos encontrem-se bemarticulados, precisa apresentar a coesãotextual. O pronome é um dos elementostextuais mais importantes, pois evitam asindesejáveis repetições e tornam o textomais expressivo.

LEIAMOS O TEXTO ABAIXO

As catástrofes ambientais já são umaconsequência dos efeitos do aquecimentoglobal, tão discutido em conferênciasinternacionais que, até agora, de nadaadiantaram. Devemos aceitá-lo como umarealidade com a qual conviveremos, masprecisamos combatê-lo a fim de as novasgerações sofrerem menos com o seu impacto.

Os líderes mundiais, diante de talrealidade, precisam entender a necessidade decumprirem com metas simples, cujo objetivo éreduzir a emissão de gases poluentes àatmosfera. Caso nada se faça, a temperatura doplaneta aumentará em menos tempo do que sepossa imaginar.

A PRONOMINALIZAÇÃO PARA EVITARREPETIÇÕES. VEJAMOS:

A criação de uma política geradorade emprego deve partir do princípio deque boa parte da população brasileiraencontra-se desqualificada para omercado de trabalho. O objetivo maiordo mercado de trabalho está nacontratação de bons profissionais. O quedeve ser feito para reduzir o número dedesempregados no país é qualificarfuturos profissionais. Com aqualificação de futuros profissionais, asempresas, certamente, não hesitarão emcontratar os futuros profissionais.

SUBSTITUIÇÃO

A criação de uma política geradora deemprego deve partir do princípio de que boaparte da população brasileira encontra-sedesqualificada para o mercado de trabalhocujo objetivo está na contratação de bonsprofissionais. O que deve ser feito parareduzir o número do desemprego no país équalificar os futuros profissionais. Com aqualificação deles, as empresas, certamente,não hesitarão em contratá-los.

OS DEMONSTRATIVOS ESTE / ESSEE OS OBLÍQUOS ÁTONOS

ESTE

1. Objeto próximo ao falante2. Tempo presente

Exemplos:

1. Envio-lhe este texto para que possa apreciá-lo.

2. A reunião deste mês nada acrescentou paramim.

3. Primemos pelo desenvolvimento deste país.

4. O povo brasileiro deve entender que adiscriminação racial deve ser combatidacom muito rigor e a sexual deve-se dar umaatenção especial, esta não pode ficar àmercê do cumprimento da lei.

6. Acreditemos que as pessoas tenham aciência do efeito estufa e tentem amenizara poluição do planeta. Este encontra-seameaçado.

ESSE

1. Objeto distante do falante

2. Tempo passado

3. Lugar mencionado

EXEMPLOS

1. Paloma, podes emprestar esse livro, o qualse encontra em cima da mesa.

2. Tenho muitas lembranças desse mês, foram,na verdade, fundamentais até aqui.

3. Sempre ouvi falar na Argentina de formamuito agradável. Visitarei esse país assimque puder.

OS SINÔNIMOS E OS QUASESINÔNIMOS PARA EVITARREPETIÇÕES

A SINONÍMIA COMO RECURSO COESIVO

Para evitar as indesejáveisrepetições, o produtor de texto deve terum conhecimento mais amplo do nossovernáculo a fim de garantir umasubstituição de vocábulos, os quaistraduzam a mesma ideia de um jáutilizado. Com tal conhecimento, oprodutor certamente tornará o seu textomais expressivo e mais rico quanto aouso do vocabulário por apresentá-lo deforma variada.

SINÔNIMO OU QUASE SINÔNIMO

Boa parte dos professores da rede pública deEnsino Superior encontra-se em greve. Osprofessores alegam que o salário dos professoresnão mais atende às exigências básicas para amanutenção do professor e da família. Osprofessores chamam atenção também para afalta de estrutura das universidades públicas dopaís. Segundo os professores, a greve não selimita apenas aos proventos dos professores, masa um alerta à sociedade para o descaso com quesão tratadas as universidades brasileiras.

ARTICULAÇÃO DOS PERÍODOS

São responsáveis por uma boaarticulação entre os períodos:

Conjunções Pronomes Advérbios Preposições Pontuação

OBSERVE O PARÁGRAFO

Portanto, é necessário implantar um sistema quevise um destino adequado a tudo aquilo que deixou deser útil. Uma iniciativa do poder público em conjuntocom os responsáveis e a sociedade, a fim de evitar umdano que, talvez, a própria tecnologia seja incapaz.

Portanto, é necessário implantar um sistema quevise a um destino adequado àquilo que deixou de serútil. Uma iniciativa do poder público, em conjunto comos responsáveis e a sociedade, a fim de evitar um danoque, talvez, a própria tecnologia seja incapaz, torna-seimprescindível.

PASSAGEM DESARTICULADA

Tudo indica os próximos passos da tecnologia deeletrônica serão dados na direção de uma maiorintegração entre ainda as diversas mídias.

Ao que tudo indica, os próximos passos datecnologia eletrônica serão dados na direção deuma ainda maior integração entre as diversasmídias.

A INTRODUÇÃO DO TEXTO

Como introduzir um bom texto

Existem algumas maneiras paraapresentarmos o tema, de forma agradável,ao leitor do nosso texto. Observemos asmais importantes:

Declaração Oposição Pergunta Alusão histórica Palavra-chave

DeclaraçãoÉ um grave erro a redução da

maioridade penal. O problema da violênciaurbana não está associado ao joveminfrator, mas ao descaso com o qualtratamos as nossas crianças e adolescentes,vítimas de um sistema que segrega pessoasas quais vivem à margem da sociedade.

OposiçãoSe, por um lado, se acredita em menores

de dezoito anos, beneficiados pela lei,ascenderem a violência urbana, por outro,tem-se a ciência do descaso sofrido porcrianças e adolescentes os quais seencontram nas ruas e drogados. A sociedadee as autoridades precisam entender que aredução da maioridade penal nãoamenizará a violência nas grandesmetrópoles, haja vista a presença decrianças, em morros do Rio de Janeiro, porexemplo, armadas.

PerguntaQuem pode afirmar que a redução da

maioridade penal será a solução para aviolência urbana? A sociedade e asautoridades precisam entender que ascrianças e os adolescentes brasileiros sãomarginalizados constantemente. O descaso,dado a essas pessoas por nós, é o principalresponsável pela ascensão da criminalidadejuvenil. O ideal, para combater a violência,seria um maior investimento em educação.

Alusão Histórica Há algumas décadas, nas grandes

metrópoles, viam-se crianças brincandopelas ruas de futebol, bola de gude,empinando pipa. Hoje, lastimavelmente,vemos crianças e adolescentes brincando dematar com armas de verdade. A violênciainfanto juvenil acentuou-se de formaespantosa, a ponto de acreditarmos naredução da maioridade penal como asolução para o problema da violênciaurbana.

Palavra-chaveAs autoridades e a sociedade, a fim de

resolverem o problema da violência juvenil,procuram soluções com a redução damaioridade penal. Na medida em que, nosúltimos anos, o número de assassinatosacentuou nas grandes metrópoles, tendocomo agentes menores de dezoito anos.

ANÁLISE DE ALGUNS TEXTOSDISSERTATIVOS

A TRANSITORIEDADE DAS LEIS ATENDE AOPERMANENTE SENSO DE JUSTIÇA

INTRODUÇÃOA transitoriedade das leis permite o

alcance de sua finalidade. Porquanto, oordenamento jurídico deve acompanhar astransformações da sociedade à qual ele seaplica, garantindo a convivência harmônicae justa entre os indivíduos.

A BANALIZAÇÃO DO MAL NOS FAZ ESQUECER QUE OPRIMEIRO DOS BENS É O BEM DA VIDA: DE QUALQUERVIDA.

Os constantes atos de violência, emespecial os homicídios, parecem não maissensibilizar ou indignar a sociedade. Sendoque, uma vez que se tornaram tão comunsnos últimos anos, a ponto de aceitarmos abanalização do mal, não nos importandocom a preservação da vida.

ESTUDO DO DESENVOLVIMENTO

- Agora que já falamos como COMEÇAR um textodissertativo, é hora de falar como DESENVOLVERo texto.

QUANTO À FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A sustentabilidade de um processoargumentativo dá-se por uma fundamentaçãoteórica bem embasada. O produtor de um textodeve estar munido de conhecimentos acerca datemática abordada. Sem um bom conhecimento, afundamentação será prejudicada, o quefragilizará o processo argumentativo do texto.

Para desenvolver um texto dissertativo, éessencial se perceber a importância daexplanação da ideia central contida naintrodução. Tal desenvolvimento pode ser feito,consoante a temática abordada, por meio deenumeração de ideias, comparações e contrastes,definições, citações, exemplificações, alusãohistórica e apresentação de causa e efeito.

Texto 1 (enumeração de ideias)

Percebe-se que, em setenta por cento dos casosde homicídio registrados nas grandes metrópoles,há a presença de jovens envolvidos e, na maioriadas vezes, a vítima também é um menor. De junhoa dezembro de 2007, esse percentual chegou apouco mais de oitenta por cento.

Texto 2 (comparações e contrastes)

Consoante tal afirmação, acredita-se,no entanto, que os problemas da violênciajuvenil jamais serão solucionados com aredução da maioridade penal. Equipararmos otratamento dado a um adulto em umapenitenciária ao de um adolescente éaceitarmos a impossibilidade de reabilitação,pois nossas casas de detenção não conseguem areinserção dos detentos à sociedade para teremuma vida digna fora da prisão.

Texto 3 (exemplificações)

Não há mais como conviver com aimpunidade. Enquanto esses menores não forempunidos com rigor, presenciaremos mais crimescom requintes de perversidade como o que ocorreurecentemente no Rio de Janeiro. Um jovem casalde namorados se dirigia à escola, quando foiabordado por três menores armados e levados aum matagal, Lá espancaram o jovem, estuprarama garota e, em seguida, assassinaram os dois.

APRESENTAÇÃO DE UM TEXTO

INTRODUÇÃO

A Copa do Mundo é um dos eventosmundiais mais mobilizador do entusiasmo e dagarra da população do planeta. Visto que,praticamente toda a população desacelera seusafazeres para assistir a ela, mostrando acidadania exercida em sua plenitude.

DESENVOLVIMENTO

Esse evento mobiliza, desde décadas atrás,milhares de pessoas e mostra a paixão do homempelo futebol que, em alguns países, é cultuadocomo um ritual a ser seguido geração apósgeração. Nesse esporte, vemos toda a força de umpovo pela vitória do seu país, numa torcidacolorida e animada. Compram-se os televisores demaior polegada para dar a sensação de estarmoslá no campo jogando junto, num mesmocompasso, num mesmo patriotismo.

É lindo ver todo o espetáculo, os hinostocados com toda a maestria e o coro, no fundo,arrancando lágrimas até dos mais céticos. Maschama a atenção o depois, o restante dos diaspara se chegar a uma próxima Copa. Volta-se aocotidiano e à individualidade como se o paísexistisse somente para aquele instante, avibração finda no apito final, as bandeiras sãorecolhidas e retorna a realidade.

O patriotismo mostrado deve permanecer,afinal continuamos a ser um país formado porcada cidadão, o mesmo que grita chora eblasfema. Um estado respirando por outrosanseios, não somente o de levantar a taça e serproclamado o melhor do mundo.

CONCLUSÃO

Ser o melhor requer eficiência e eficácia noconjunto: na política, na saúde, na educação, notrabalho e no esporte. E a cidadania só se revelaplena quando lutamos por todos esses aspectos,revelando o quanto somos povo de uma nação enão apenas mais um no cenário brasileiro.

Como desenvolver 1

A CULTURA DO JEITINHOBRASILEIRO

A honradez e a honestidade, graças auma cultura equivocada do jeitinho brasileiro,perderam o valor na sociedade atual. Porquantoalgumas pessoas buscam levar vantagenssempre, sem se importarem com o outro,acentuando a existência do individualismo.

Essa cultura, passada de geração a geração,baseia-se no oportunismo e na insensatezhumana. Para um pai, é motivo de orgulho saberque o filho conseguiu ludibriar, enganar umcoleguinha de classe. A criança fica tão satisfeitae enaltece o ato heróico. Imponente, o pai julga-ointeligente.

Atitudes desse tipo fortalecem amalandragem a qual se torna endêmica. Atosheróicos são praticados a cada dia. Os valoresinvertidos geram uma sociedade caótica.Transgredir leis e ludibriar pessoas considera-senatural.

Enquanto não nos respeitarmos epercebermos que a sabedoria de enganar não fazde ninguém um sábio, não conseguiremosmodificar nossos atos e cultura. Ao sorrirmospara uma criança em sinal de aceitação ouaprovação por praticar a esperteza, estaremoscontribuindo para a permanência da mentira, dahipocrisia e da crueldade, consequência de umabanalização cultural.

É necessário implantarmos em nossascrianças o valor do respeito, da honra e dahonestidade. Dessa forma, teremos umasociedade digna e evoluída moralmente.

Como desenvolver 2

LIBERDADE: CONQUISTA INDIVIDUAL ECOLETIVA

A história da humanidade baseou-se emconquistas e lutas constantes pela liberdade.Visto que os povos buscavam adquirir suaidentidade social e cultural, travando conflitosinternos e externos com objetivos comuns.

Esses conflitos eram justificados pelatentativa de não mais serem dependentes de umdeterminado colonizador, o qual explorava suacultura, seus costumes e retirava o direito àescolha de como viverem. Ou de um ditador, cujoobjetivo era demonstrar o seu poder de comandoe sua força diante dos que lhe obedeciam pormedo e submissão.

Munidos pelo desejo de viverem comdignidade e desfrutarem da liberdade, algunsmártires, contrários a essa submissão, doaram-seem benefício comum. Vários paísesconquistaram a liberdade graças a corajosos eintelectuais os quais lutaram por uma causa coma finalidade exclusiva de se libertarem daopressão e da exploração, oriundas de regimesditatoriais, administrados por oportunistas como único propósito de manipular e manter obastão de mando.

Com o passar dos tempos, alguns desseslíderes oportunistas foram perdendo o poder, e oregime, que tanto defendiam, veio ao descréditoda população mundial e, como consequência, asua queda foi inevitável. No entanto, a liberdadecontinua sendo ameaçada a algumas nações asquais sofrem com o impacto econômico,idealizado por países capitalistas.

A fim de os povos conquistarem a liberdade,os países desenvolvidos devem repensar suapolítica capitalista e promover uma cujapreocupação seja oferecer às outras naçõescondições de ascenderem economicamente. Apartir daí, a população mundial do século 21poderá julgar-se livre.

A conclusão

Entende-se por conclusão o fechamento datemática apresentada no texto. De forma natural,a conclusão retoma a introdução pela ideia desentido e não por uma repetição obrigatória.

Na conclusão, o produtor pode reformar o seuposicionamento crítico diante da temática,oferecer sugestões diante da temática abordada.

EXEMPLOS DE CONCLUSÃO

A fim de os povos conquistarem a liberdade,os países desenvolvidos devem repensar suapolítica capitalista e promover uma cujapreocupação seja oferecer às outras naçõescondições de ascenderem economicamente. Apartir daí, a população mundial do século 21poderá julgar-se livre.

É necessário implantarmos em nossascrianças o valor do respeito, da honra e dahonestidade. Dessa forma, teremos umasociedade digna e evoluída moralmente.

Ser o melhor requer eficiência e eficácia noconjunto: na política, na saúde, na educação, notrabalho e no esporte. E a cidadania só se revela plenaquando lutamos por todos esses aspectos, revelando oquanto somos povo de uma nação e não apenas maisum no cenário brasileiro.

EVITE CONCLUIR COM

Diante do exposto acima Como dito anteriormente Conclui-se que Consoante afirmações anteriores Como mencionado acima

A Importância da Coerência

COERÊNCIA

É a manutenção da ideia central dotexto dentro de um processo discursivo.

A coerência é a base de sentido dostextos.

1. Conhecimento linguístico2. O conhecimento de mundo3. O conhecimento partilhado4. A informatividade5. A focalização6. A consistência 7. A relevância

Fatores de Coerência

CONHECIMENTO LINGUÍSTICO

O produtor do texto, antes de pensar emcomo escrever, deve se ater à importânciado conhecimento gramatical e dosignificado das palavras.

É sabido que devemos cobrar dos nossosgovernantes investimentos nas áreas sociais comoeducação e saúde, por exemplo. Os mesmos darãoà população mais carente deste país uma melhorqualidade de vida. Só assim poderão vivermelhor. Assim, o sofrimento dessa população nãomais será assistido por nós, meros espectadores.

TEXTO REFEITO

Sabe-se que cabe ao cidadão exigir dosgovernantes investimentos, direcionados às áreassociais, como educação e saúde. Se a populaçãocarente deste país tiver acesso a esses serviços,certamente, haverá um avanço na qualidade devida desse povo cujo sofrimento é visto por todosnós, mas, por ficarmos inertes, omitimos a nossaresponsabilidade.

.

CONHECIMENTO DE MUNDO

Corresponde a todos os conhecimentosadquiridos ao longo da vida acadêmica. Sãoas experiências e as pesquisas, as quaisgarantirão ao produtor o domínio diante dotema abordado.

CONHECIMENTO PARTILHADO

Cabe ao produtor ter a ciência de queele não deve se deter exclusivamente de umcerto conhecimento. É importante imaginarque o leitor também tem noção do está quelendo. Ciente de que o leitor tem umconhecimento prévio acerca do que seescreve, a preocupação em melhorfundamentar o texto para persuadi-lo passaa ser bem maior.

A INFORMATIVIDADE

Deve o produtor organizar suasinformações consoante o leitor e a temáticaabordada. A quantidade de informaçõesdeve estar relacionada ao emissor emrelação ao receptor (leitor).

A FOCALIZAÇÃO

Ao se trabalhar com um textodissertativo-argumentativo, deve oprodutor apresentar o seu posicionamentoconsoante a maneira como ele visualizauma determinada temática.

A CONSISTÊNCIA

Cabe ao produtor ter a ciência de queos dados textuais devem estar relacionadosde forma consistente, sem que hajaqualquer traço de contradição nasinformações apresentadas

A RELEVÂNCIA

Quanto à relevância, diz-se respeito ao fato de as informações estarem ligadas à mesma temática. Centralizada em uma única ideia.

Analisemos o texto

INTRODUÇÃO

O processo democrático de um paísdepende primordialmente do seu sistemaeleitoral vigente. Visto que, assim, permitea manutenção do regime pela sua lisura edireito concedido a todo cidadão de exercero sufrágio universal, garantindo-lhe o poderde escolher o representante que melhor lheconvém.

DESENVOLVIMENTO

Tal poder foi-lhe retirado por duasdécadas. O regime ditatorial fora para oBrasil a representação de um país frágil ecom poucas condições de se desenvolver. Aopovo, era-lhe tolhido o direito de exercersua cidadania. Com isso, a participaçãopopular em pleitos eleitorais deixou de terimportância, contrapondo-se àsmanifestações contrárias a esse regime, quelevou o país a uma falência cultural e social.

Com o retorno da democracia, apopulação pôde finalmente exercer suacidadania. A lei eleitoral, que atende a umconjunto de normas com a finalidade detornar as eleições claras e eficientes, deveser considerada permanente não selimitando apenas a um único processoseletivo.

Por isso, o sistema eleitoral brasileiro,para que possa assegurar à população umaclareza na realização das eleições, não podese distanciar de sua natureza jurídica, que éexatamente legitimar o representantedestinado pelo povo. Isso,independentemente de interessesparticulares ou partidários, tendo em vistaa sua imparcialidade diante do pleito e dospossíveis postulantes que devem estar aptosa exercerem suas atribuições parlamentaresde acordo com o princípio ético daConstituição Brasileira.

CONCLUSÃO

Para que isso ocorra, é necessário que apopulação e os políticos estejam conscientesde seus direitos e deveres perante a justiçae a nação. Isto é necessário, a fim de que ademocracia possa realmente vigorar nopaís.

Atendendo aos tópicos

OS EFEITOS DA INFLAÇÃO NA ECONOMIA

Tópicos apresentadosA perda do poder aquisitivo da moeda e a distribuição

de renda Impacto da elevação de preço sobre o balanço de

pagamentosComo a inflação afeta o mercado de capitais

INTRODUÇÃO

A tentativa de combater a inflaçãobaseia-se no equilíbrio da balançacomercial. Já que está ligada diretamenteao poder de compra do consumidor e aopoder do Estado em controlá-la, tendo a suaorigem na economia de mercado.

DESENVOLVIMENTO

Em uma economia fraca, seusefeitos podem ser devastadores. Se houver aperda do poder aquisitivo de compra, comoconsequência, teremos uma péssimadistribuição do capital. Dessa forma, haveráprejuízos para alguns e benefícios paraoutros; os consumidores e os assalariadossofrerão mais, pois os preços dos produtossubirão, enquanto o poder de compra sereduzirá, e as taxas de juro elevar-se-ão oque dificulta o acompanhamento do salário,especialmente dos que possuem renda fixa.Em contrapartida, os bancos sesobressairão com o aumento da taxa dejuros, pois emprestarão mais com uma taxabem superior.

Como resultado do aumento dessa taxade juros, a moeda nacional se desvalorizadiante da moeda estrangeira, o dólar, porexemplo. Diante disso, a importação tende aaumentar, pois a nossa produção recai enossas empresas, por não terem condiçõesde competir com os aglomerados, nem comosuportar as altas taxas do mercadofinanceiro, declaram a falência. Comoconseqüência, a exportação se reduz, o querefletirá em diminuição do saldo do capitalnacional.

Diante disso, o mercado de capitaistorna-se afetado, já que os investimentos emsetores produtivos deixam de serprimordiais. As empresas, por decretarem afalência, não têm como cumprir com as suasobrigações nem como negociar suas dívidas,dificultando uma maior distribuição decapital em forma de investimento nossetores produtivos.

CONCLUSÃO

A fim de que a economia de umpaís se desenvolva, é essencial que haja umequilíbrio entre o poder aquisitivo dapopulação e a distribuição correta da rendapara bens e serviços. Além de existir, porparte do Estado, um controle eficiente,objetivando a solidez do mercado decapitais.

Análise de texto específico

TEMA

A democracia e os interesses individuais e

coletivos

INTRODUÇÃO

O Brasil é um Estado Democrático deDireito, cujo objetivo é tutelar os direitos egarantias individuais, de modo a permitir oexercício da cidadania e o respeito à dignidade dapessoa humana. Assegurando assim, aosbrasileiros, o pleno acesso aos direitos sociaisbásicos.

DESENVOLVIMENTO

O acesso a tais direitos e garantias é apremissa maior de uma democracia. Nem sempreé possível a harmonização entre o direitoindividual e o interesse da coletividade, cabendoao Estado estabelecer o equilíbrio para manter apaz social. Apesar de esses direitos e garantiasindividuais estarem presentes no rol dascláusulas pétreas, ou seja, não poderem sersuprimidos, por vezes o Estado é obrigado atomar medidas restritivas de direitos em nome dointeresse público.

Em determinados casos, a democracia é invocada paraprejudicar parte dos indivíduos e beneficiar a outra parte.Como exemplo, as desapropriações de terras particularesimprodutivas para fins de reforma agrária, garantindo aosmais necessitados o direito social à moradia, bem como otombamento de casarões e edifícios para a preservação doacervo histórico e cultural do país.

Porém, em algumas vezes, o Estado, sob o manto dademocracia, edita esses atos administrativos com desvio definalidade para beneficiar certos governantes como tambémapadrinhados políticos. Cabe aos cidadãos a fiscalização detais atos, de forma a impugná-los e preservar os seusdireitos.

CONCLUSÃO

Diante disso, podemos afirmar que o regimedemocrático deve ser respeitado para que haja aefetivação dos direitos e das garantiasindividuais, cabendo ao Estado decidir demaneira a manter o equilíbrio entre o interesseindividual e o coletivo. Ao povo, fiscalizar taisdecisões a fim de assegurar o real exercício dacidadania.

Análise de texto com tema da atualidade

TEMA

Para combater a violência infanto- -juvenil, algumas cidades adotaram o toque derecolher. Posicione-se acerca da temática.

INTRODUÇÃO

O toque de recolher, medida judicial,aplicada em algumas cidades interioranas,configura ato ilegal do poder público, porquantofere princípios constitucionais e invade liberdadesindividuais. Configurando assim, atuaçãoabusiva da administração pública.

DESENVOLVIMENTO

Essa atuação excessiva é verificada em razão deque o ato do juiz, determinando o recolhimento decrianças e adolescentes, a partir de determinadoperíodo noturno, caracteriza afronta ao princípioconstitucional da separação dos poderes. Imiscuindo-seo Poder Judiciário, ilicitamente, na atividadelegislativa, a qual é exclusiva do Poder Legislativo.

Essa ingerência se confirma, porque a decisãojudicial, em comento, caracteriza-se pela abstração egeneralidade, características dos atos legislativos.Além disso, inova na ordem jurídica, prevendolimitação a direitos individuais, como a liberdade delocomoção, insculpidos no artigo 5º da ConstituiçãoFederal.

Há defensores do toque de recolher, os quaisprocuram justificar a decisão com dadosestatísticos que apontam a diminuição dadelinquência nas cidades onde a medida foiimplementada. Isso, todavia, não é o bastantepara tornar a decisão legítima.

CONCLUSÃO

Tais medidas, por conseguinte, estão emdescompasso com nosso ordenamento jurídico,por desrespeito ao princípios, direitos e garantiasconstitucionais, já que são apenas paliativas.Portanto, deve haver gestão pública voltada àeducação, a fim de implantar políticas deconscientização e não de restrição.

Vocábulos indevidos em textos

VOCÁBULOS E EXPRESSÕES QUEDEVEMOS EVITAR

1. O(s) mesmo(s) / A(s) mesma(s)2. Coisa(s)3. Etc.4. É algo que ...5. Cruzar os braços6. Fechar os olhos7. Diante do exposto acima / Como mencionado8. Onde (sem fazer relação a lugar)

FRAGMENTOS DE TEXTOS

Texto 1

Todas essas coisas são importantes parao crescimento da humanidade.

Texto 2

As comunidades religiosas não devem setornar um óbice para o avanço da ciência.As mesmas precisam entender muitaspessoas dependem de uma simples doação.

Texto 3

A felicidade é algo que desejamos conseguir sempre.

Texto 4

São frequentes os casos de corrupção, aausência da ética, os constantes escândalospolíticos e etc. Tudo isso impede odesenvolvimento da nação.

Texto 5

Diante de tais dificuldades, não podemos nossos governantes fechar os olhos para apobreza.

Texto 6

A crise econômica, onde o Brasil se encontrou durante décadas, não mais retornará.

Considerações importantes

ARTICULAÇÃO

Para estruturar bem os períodos, é importantelevar em consideração alguns casos como: apontuação; os conectores (preposições econjunções); ordem direta; o uso de pronomes eadvérbios; não deixar o período inconcluso(iniciar com uma oração subordinada,intercalar, e não apresentar a oração principal);observar o paralelismo sintático.

A LIGAÇÃO ENTRE OS PARÁGRAFOS

Não se esqueça de que o texto é uma unidade,não deve ser fragmentado. Um parágrafodepende do outro. A concatenação entre osparágrafos se dá de duas maneiras: por meio daideia de sentido ou por meio dos elementoscoesivos. Os elementos coesivos responsáveis poressa ligação são: os pronomes (especialmente osdemonstrativos e oblíquos); os advérbios e asconjunções.

A PROGRESSÃO TEMÁTICA

A progressão temática é a maneira pela qualvocê conduz o texto. Pode ser estabelecida poralusão histórica; relação de causa e efeito;exemplificações... Se a instituição oferecertópicos, a progressão fica mais simples. Nessescasos, o ideal é o uso da exemplificação. Noentanto, deve o produtor optar.

A CAPACIDADE ARGUMENTATIVA E AFUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A capacidade argumentativa está ligada aoconhecimento que se tem do assunto. Ao nosposicionarmos diante de uma temática,devemos ter a ciência de que a argumentaçãodeve ser convincente, tendo um caráteruniversal a fim de despertar no leitor, se casoo for, novos posicionamentos.

A fundamentação teórica deve estar sempremuito bem embasada. Uma boa argumentaçãodepende de uma excelente fundamentaçãoteórica.

A ESTRUTURA DO TEXTO

Na introdução, deve-se apresentar o tema. Nãose inicia respondendo aos tópicos, masapresentando a temática abordada. Se foroferecida uma situação-problema (questãodiscursiva), apresente a situação-problema e, nodesenvolvimento, se houver tópicos, comente-os.

No desenvolvimento, deve-se oferecer aprogressão temática do texto, mantendo umasequência lógica do pensamento. Aos responderaos tópicos, não se pode esquecer a ligação entreos parágrafos nem a articulação dos períodos.Não responda de forma fragmentada. Devem serevitados os parágrafos longos ou curtos demais.

Na conclusão, evite usar elementos iniciais osquais já se desgastaram com o tempo como:Diante do exposto acima, Conforme omencionado, Em suma, Por fim, Finalmente,Conclui-se que, Assim se conclui... Faça uso doselementos coesivos como: DIANTE DISSO,DESSA FORMA, RESTA SABER SE ... Não háuma obrigatoriedade para uso desses elementos,você pode concluir iniciando o parágrafo comum substantivo e evite fatos novos.

top related