cultura revivalista - curso intensivo

Post on 07-Jun-2015

531 Views

Category:

Lifestyle

5 Downloads

Preview:

Click to see full reader

DESCRIPTION

Por que voltar-se às referências do passado faz tanto sentido com os tempos atuais? Um intensivão de insights e referências com a pesquisadora de cultura embrionária e tendências, Mariana Nobre. Destinado a: profissionais ou estudantes de moda, design, comunicação, cinema, branding ou qualquer área que necessite de insights conceituais para sua produção ou estratégia. Via Atelier do Futuro

TRANSCRIPT

Cultura Revivalista Por que voltar-se às referências do passado faz tanto

sentido com os tempos atuais?"

Por Mariana Nobre

A profissionais ou estudantes de moda, design, comunicação, cinema, branding ou qualquer área que necessite de insights conceituais para sua produção ou estratégia. "

A quem interessa?

R$ 250,00 por pessoa. 4 Horas + pdf com report. Turma mínima de 4 alunos. "

Investimento

Pocket Show: Um apanhado geral e introdutório. 4 horas de exposição de conceitos e conversa. Este formado pode ser trabalhado com alguma atividade prática, a combinar. "

Carga horária

Ementa do curso

Dando nome aos bois: vamos revisar nomes e conceitos para que não haja nenhuma confusão ao longo do caminho. Serão explicados os termos: vintage, retrô e suas derivações nos neologismos vintagismo, revivalismo, retrofit, upcycle e temporalização. "

1.Introdução Vintage Retrô

O Contexto em que vivemos de onde as manifestações de retorno ao passado surgem."

2.O Zeitgeist

Um pot-pourri de manifestações culturais e estéticas vintagistas, com suas razões e origens. Algumas delas: novos cavalheiros/damas, netstalgia, upcycling, ready-made e assemblagem (Pós-Modernidade), estética industrial, botanica, im-perfeito."

3.Algumas manifestações

O que transmitimos ao adotar um referencial estético? Uma rápida revisão de referências e linhas conceituais em períodos históricos e décadas. Passando do vitoriano aos anos 90. "

4.Resumos estéticos

Estágios de adesão social e abstração conceitual do vintage em uma breve cronologia e analogia à noção dos 5 estágios do Luxo. Vamos falar da nostalgia ao remix."

5.Estágios Conceituais

Os movimentos e estéticas slow, cultura da convivênca, DIY, resgate do Labor e Artesania O vintage se interligando com a sustentabilidade e com a lógica digital."

6. Cultura Revivalista

Trabalha com pesquisa de cultura embrionária. Sua carreira passou por empresas como Editora Abril, Box 1824, Studio Ideias, Voltage e The Future Lab (Brazilian Correspondent). Com formação que une a comunicação e as ciências humanas (Publicidade/ Cásper Líbero; Filosofia/ FFLCH-USP; Semiótica Psicanalítica/ PUC-COGEAE e Coolhunting/ IED), Mariana especializou-se em identificar, mapear, classificar e analisar perfis identitários de acordo com os diferentes estratos da Cadeia de Difusão de Inovação, acrescentando uma visão transdisciplinar e humanista aos seus trabalhos. Com o Atelier do Futuro, Mariana mapeia inovadores e seus hubs identificando cultura embrionária, produzindo relatórios, consultorias e hunting, mas também conduzindo iniciativas autorais de articulação e distribuição destas mesmas inovações, estilos de vida e tendências. É colecionadora de antiguidades e garimpeira desde a infância, já teve uma loja de garimpos, chamada Freddie & Grace no primeiro piso do Otto Bistrot, escreveu sobre garimpos no site da Revista Gloss e hoje produz cenografias e bazares com o selo “Não Guardo Mágoa, mas Guardo Todo o Resto”. "

Mariana Nobre

Em um edifício centenário do centro de São Paulo, que abrigou históricos encontros da semana de arte moderna de 1922, o Atelier do Futuro oferece um espaço de conforto afetivo, com objetos e mobiliário de diferentes tempos co-existentes. "

Atelier do Futuro

Obrigada mariana.dias.nobre@gmail.com 11- 97977-9518

Este e os demais cursos podem s e r r e a l i z a d o s e m o u t r o s ambientes, iniciativas e empresas.

top related