cristina de souzaqualidade no acolhimento

Post on 14-Jul-2015

48 Views

Category:

Social Media

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

NIOAQUE-MS

M a i s d o q u e g e s t o , i n t e r e s s a c om o e l e f o i re c e b i d o , M a i s d o q u e a p a l a v ra , n os i n f l u e n c i a c o m o e l a f o i o u v i d a , M a i s d o q u e f a t o , v a l e o n d e , c o m o e q u a n do e l e n o s t oc o u . L y a L u f t

O que é acolhimento? Acolher significa, entre outras coisas, “dar crédito à; dar ouvidos a; tomar consideração”.

Levando em consideração o sistema de saúde como pano de fundo;

o acolhimento pode significar a facilitação do acesso da população aos serviços da saúde e também o oferecimento de assistência adequada.

O acolhimento é uma postura ética do profissional que implica na escuta do usuário em suas queixas, no reconhecimento do seu protagonismo no processo de saúde e adoecimento.

O acolhimento deve estar presente em todas as ações das esquipes de saúde, para tanto, é fundamental que todos os componentes das equipes estejam sensibilizados.

Acolher é um compromisso de resposta às necessidades dos cidadãos que procuram os serviços de saúde.O acolhimento se dá na melhoria do cuidado e na resolutividade da assistência.

O acolhimento não é um espaço ou local, mas uma postura ética e não pressupõe hora ou profissional específico para fazê-lo.

Colocar em ação o acolhimento, como diretriz operacional, implica em uma reorganização do serviço de saúde a partir da problematização do processo de trabalho, de modo a possibilitar a intervenção de toda equipe multiprofissional encarregada da escuta e da resolução do problema do usuário; em promover mudanças estruturais na forma de gestão do serviço de saúde, ampliando os espaços democráticos de discussão e decisão. A equipe neste processo pode também garantir acolhimento para seus profissionais e às dificuldades de seus componentes na acolhida à demanda da população.

TECENDO A MANHÃ

Um galo sozinho não tece a manhã:Ele precisa de outros galos.De um que apanhe esse grito que ele lançouE o lance a outro; e de outro galoQue apanhe o grito que um galo antesE o lance a outro; e de outros galosQue com muitos outros galos se cruzemOs fios de sol de seus gritos de galo.

Para que a manhã, desde uma teia tênue, se vá tecendo, entre todos os galos.E se incorpando em tela, entre todos,Se erguendo tenda, onde entrem todos,Se entretendendo para todos, no toldo(a manhã) que plana livre de armação.A manhã, toldo de um tecido tão aéreo Que, tecido, se eleva por si: luz balão.

A SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE NIOAQUE,

AGRADECE A PRESENÇA E A ATENÇÃO DE TODOS!

CRISTINA DE SOUZA

ASSISTENTE SOCIAL

67-9605-7539/9216-9340 celular67-3236-2177- fax 67-3236-2624 horário comercial

67 – 3236-2498 residencial

ph.cristina@hotmail.com

top related