crises mudam 2/2 - aprender com elas

Post on 17-Jun-2015

97 Views

Category:

Self Improvement

1 Downloads

Preview:

Click to see full reader

DESCRIPTION

Tudo tem um fim, incluindo as crises. Por muito que possa estar frente ao desafio de uma delas, pode sempre aprender algo com o momento e tirar o melhor partido disso. Olhar em frente nos momentos críticos, permite reflectir com clareza e tirar as lições que forem necessárias. Só assim as dificuldades do momento terão algum sentido. Para receber mais informações sobre o que faço: goo.gl/nhHjUI

TRANSCRIPT

As Crises geram Mudanças.

Aprenda com elas!

Eunice M Santos

Tudo tem um princípio, um meio e um fim. O mesmo acontece com as crises.

Olhe em frente!

O lado positivo destes momentos críticos da nossa história pessoal ou da geral, que têm a ver com as lições aprendidas.

Se não podemos evitar as crises, podemos aprender com elas!

Se olharmos para grandes momentos críticos da história da humanidade ou de países ou sociedades, vemos que quando surge um acontecimento crítico ele vem trazer à superfície uma verdade que antes não estava visível.

Vou tomar como exemplo as leis da física de Newton.Até aí o movimento dos planetas e de tudo na natureza era explicado por acção sobrenatural. Os anjos e outras entidades moviam os planetas e faziam crescer as plantas.As leis newtonianas vieram abrir uma brecha na forma como se via o mundo. Foram o detonador de uma viragem que permitiu a ciência dar um salto gigantesco.

Havia inicialmente uma falsa verdade, uma ilusão sobre os mecanismos do mundo.A crise veio revelar uma nova verdade e o mundo evoluiu com isso.Graças a isto, hoje deslocamo-nos de carro, avião, temos os nossos electrodomésticos e até a moderna tecnologia informática.

Três pontos são comuns a qualquer momento crítico: acontecimento gerador (nova verdade), as consequências e as lições aprendidas (novas atitudes, formas de ver e de fazer).

Vamos olhar para a nossa história pessoal e aprender a aproveitá-la como o surfista que apanha o impulso da onda que o leva à praia.

1º Se há um acontecimento crítico que vem desestabilizar, seja profissional, de saúde, da vida familiar, em vez de entrar na angústia e/ou no pânico, o que há a fazer é acalmar a mente e as emoções (exercícios no artigo anterior) para encontrar as verdadeiras soluções.

2º Vimos que as crises vêm revelar que algo não está bem. Então, com calma e clareza mental e emocional, é necessário ver qual a lição que o momento crítico nos quer ensinar. O que é que não estava a ver ou a valorizar? O que tem de ser olhado na sua vida e que não viu? Qual a ilusão / falsa verdade em causa?

Pode ter sido o dar demasiada atenção ao trabalho esquecendo a família ou os amigos. Pode ter sido não ter dado espaço ao descanso pessoal, ou ter dado valor demais ou de menos à forma como estava a ver a sua actividade profissional e/ou as suas competências. Pode até ser que não esteja a dar valor a algum sentimento dentro de si em relação a alguma área da sua vida.

O que quer que seja, havia ou ainda há algo que necessita de ser mudado.

3º Tire as lições que o momento lhe está a pedir. Veja-as como uma oportunidade de crescimento pessoal e, quem sabe, da vida à sua volta.

Construa um novo caminho!

Tal como nas sociedades, cada crise acaba sempre, demore mais ou menos tempo a passar.

O resultado, invariavelmente, é a existência de mudanças,

que podem ser de amplitudes diferentes, mas também é aquisição de novos

métodos e competências, mais força interior, mais sabedoria.

Cada crise tem o seu fim!

Espero que este apontamento tenha sido útile

Que nos encontremos num próximo artigo.

Eunice M SantosInternet Marketer, Psicoterapeuta, Facilitadora em Desenvolvimento Pessoal.

Skype: eunicesantos77

Meu blog: http://blog.eunicemsantos.com

top related