cooperação funciona muito bem em colmeia e formigueiro

Post on 30-Jun-2015

441 Views

Category:

Documents

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

Cooperação funciona muito bem em colmeia e formigueiro, não nas empresas.

O modelo de cooperação no trabalho tão recomendado por especialistas e palestrantes e donos de empresas, é

ideal para insetos. Mas só para insetos.

# Temos que trabalhar pelo interesse comum...:# A empresa é de todos, se ela for bem todos vão também....;# Nós somos um grupo e trabalhamos para o bem comum....;# A colaboração é fundamental , juntos... #O nosso ideal...; # Somos uma família....

Primeira evidência:genética

O gene egoísta

Nosso organismo é nada mais nada menos do que uma “maquina de sobrevivência” do gene, que por sua vez tem o objetivo de auto replicação.

Família mesmo, são aqueles que carregam os genes do dono da empresa e pronto! É natural, é evolutivo e biológico. Ninguém se sacrifica por pessoas que não são do seu sangue.

A cooperação só se dá por

interesse próprio. Eu

ajudo porque me interessa e aos meus também!

Segunda evidência:hormônios

Só mesmo em uma colmeia ou num formigueiro é que há cooperação porque a rainha é a única fêmea ativa para reprodução. Isso não gera competição e disputas. Só uma tem hormônios.

Não há entre insetos a preocupação com a seleção sexual, para deixar genes individuais para a prosperidade.

Precisa ficar claro que não há colaboração num ambiente onde todos têm hormônios e ponto. Hormônios geram competição entre machos e também entre fêmeas.

Terceira evidência:seleção natural

Ninguém toca no assunto ou fala sobre isso, mas tudo esta relacionado com as duas bases do

comportamento humano: sobrevivência e reprodução

Para sobreviver, reproduzir e manter seus genes é que alguém colabora com outras pessoas.

O coletivismo funciona até a fronteira da sobrevivência, mas se dissolve no momento em que surge o individualismo reprodutivo. As empresas são formadas de animais humanos do filo cordato, da família dos hominídeos, da espécie homo e do gênero sapiens, com cérebros preparados e adaptados à savana africana de pelo menos 100.000 anos atrás e não de sujeitos extremamente racionais que tem consciência total dos seus atos e comportamentos instintivos.

Terceira evidência:reciprocidade

A reciprocidade é encontrada em todas as espécies de animais em que há oscilação na quantidade de alimentos disponíveis. Um ajuda o outro por interesse. E, se encontramos esse comportamento em outros animais é sinal que é evolutivo, que é biológico e não cultural.

Reciprocidade é uma excelente estratégia de sobrevivência. E de reprodução também, troca-se muito jantar por transa, depois. O grooming (comportamento de um macaco tirar piolho de outro) é uma estratégia ancestral de conseguir sexo, assim como vários animais trazem alimento para as fêmeas em troca de favores sexuais. O verdadeiro “toma lá, dá cá.”

Quarta evidência: evoluir é preciso.

Eu quero lhe mostrar que altruísmo e cooperação, no fundo, no fundo são egoísmos biológicos. Aprenda a trabalhar com esse fato.RH é abreviação de Recursos Humanos, portanto de Recursos Hormonais e de Recursos de Hereditariedade.Evolua seus conhecimentos, aprenda biologia do comportamento.

Livro que trata da biologia do

comportamentais no trabalho.

http://goo.gl/KMttCt

top related